DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE CORTE CERÂMICA TEXTURIZADA POR MEIO DE MANUFATURA ADITIVA POR FOTOPOLIMERIZAÇÃO EM CUBA.

Publicado em 05/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1074-0

Título do Trabalho
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE CORTE CERÂMICA TEXTURIZADA POR MEIO DE MANUFATURA ADITIVA POR FOTOPOLIMERIZAÇÃO EM CUBA.
Autores
  • Nathália Aparecida Soares da Cruz
  • João Victor Buosi de Souza Fontes
  • Italo Leite de Camargo
  • Renan Luis Fragelli
Modalidade
Poster
Área temática
3) Aplicações (uso de impressão 3D de materiais cerâmicos na área médica, odontológica, energia, industrial...)
Data de Publicação
05/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Inglês
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ceramicam-2024/855109-desenvolvimento-de-ferramenta-de-corte-ceramica-texturizada-por-meio-de-manufatura-aditiva-por-fotopolimerizacao-
ISBN
978-65-272-1074-0
Palavras-Chave
Ferramenta de corte cerâmica, texturização, manufatura aditiva, fotopolimerização em cuba, usinagem.
Resumo
O torneamento de materiais duros requer a utilização de máquinas operatrizes adequadas, além da necessidade de ferramentas de corte com elevada dureza, resistência ao desgaste em altas temperaturas e inércia química, dentre outras características necessárias. Nesse contexto, as ferramentas de corte cerâmicas se destacam. Dessa forma, a fim de desenvolver e otimizar o processo de fabricação destas ferramentas, este trabalho tem por objetivo desenvolver ferramentas de corte cerâmicas através do processo de manufatura aditiva por fotopolimerização em cuba, uma vez que este processo vem se mostrando promissor por produzir estruturas com excelente precisão dimensional e bom acabamento superficial. Além disso, busca-se avaliar a capacidade deste processo em produzir superfícies texturizadas e, por fim, preencher estes espaços com lubrificante sólido. Baseado em pesquisas já realizadas, um modelo 3D de ferramenta foi desenvolvido em software CAD, considerando a presença de ranhuras paralelas ao sentido de escoamento do cavaco na superfície de saída da ferramenta. Então, as ferramentas cerâmicas foram produzidas por fotopolimerização em cuba no equipamento LD-002H (Creality). Para isso, suspensões fotopolimerizáveis de alumina foram preparadas em um moinho de bolas por 24 horas para desagregar aglomerados e assegurar homogeneização. Depois, as ferramentas de corte foram impressas, sinterizadas e foi feita a análise da sua densidade pelo princípio de Arquimedes. Resultados preliminares apontaram para a possibilidade de fabricar corpos com a geometria desejada, apresentando, contudo, baixa densidade relativa. Para contornar tal problema, aumento de carregamento cerâmico na suspensão (até 50 vol%) e na temperatura de sinterização serão avaliados, buscando-se obter uma ferramenta de corte cerâmica com condições de ser aplicada em processos de usinagem de forma satisfatória, além da possibilidade de produção de texturas em sua superfície.
Título do Evento
CeramicAM 2024 - 1º Encontro Brasileiro de Manufatura Aditiva de Cerâmica
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Proceedings of the Brazilian Meeting on Ceramic Additive Manufacturing (CeramicAM Brasil)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CRUZ, Nathália Aparecida Soares da et al.. DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE CORTE CERÂMICA TEXTURIZADA POR MEIO DE MANUFATURA ADITIVA POR FOTOPOLIMERIZAÇÃO EM CUBA... In: Proceedings of the Brazilian Meeting on Ceramic Additive Manufacturing (CeramicAM Brasil). Anais...São Carlos(SP) University of São Paulo, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ceramicam-2024/855109-DESENVOLVIMENTO-DE-FERRAMENTA-DE-CORTE-CERAMICA-TEXTURIZADA-POR-MEIO-DE-MANUFATURA-ADITIVA-POR-FOTOPOLIMERIZACAO-. Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes