PEDAGOGIA DIALÓGICA DE PAULO FREIRE: CONSIDERAÇÕES A FORMAÇÃO DO SUJEITO

Publicado em 12/02/2025 - ISBN: 978-65-272-1190-7

Título do Trabalho
PEDAGOGIA DIALÓGICA DE PAULO FREIRE: CONSIDERAÇÕES A FORMAÇÃO DO SUJEITO
Autores
  • Wiviane Lopes Venancio
Modalidade
01 Artigo (Trabalho Completo - Comunicação Oral)
Área temática
015 - Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação
Data de Publicação
12/02/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/31-congresso-de-educacao-do-sudoeste-goiano-conade-2024-4-edicao-internacional-7-edicao-nacional-31-ongresso-de-eduacao-do-sudoeste-goiano-413423/831130-pedagogia-dialogica-de-paulo-freire--consideracoes-a-formacao-do-sujeito
ISBN
978-65-272-1190-7
Palavras-Chave
Pedagogia Dialógica, Paulo Freire, Educação.
Resumo
O presente artigo tem como tema: “Pedagogia Dialógica de Paulo Freire: considerações a formação do sujeito”. Desta forma, a problemática central deste estudo é compreender e refletir a proposta da teoria da Educação de Paulo Freire a partir do diálogo, compreendendo este como um elemento inerente a condição humana e a formação do sujeito. Portanto, o objetivo desse artigo encontra-se em explicitar os pressupostos da Pedagogia Dialógica e suas implicações a prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que se consolidou por meio de uma revisão em literaturas clássicas e contemporâneas. Assim, a partir do levantamento bibliográfico desta teoria é possível compreender as vivências, experiências e desafios enfrentados por Paulo Freire em busca de uma educação humanizadora que a partir de sua teoria filosófica contribui para formação do sujeito.
Título do Evento
31º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO (CONADE 2024) - 4ª Edição Internacional e 7ª Edição Nacional -
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, edição internacional e edição nacional: os desafios das licenciaturas no Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VENANCIO, Wiviane Lopes. PEDAGOGIA DIALÓGICA DE PAULO FREIRE: CONSIDERAÇÕES A FORMAÇÃO DO SUJEITO.. In: Anais do Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, edição internacional e edição nacional: os desafios das licenciaturas no Brasil. Anais...Jataí(GO) Faculdade de Educação / UFJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/31-congresso-de-educacao-do-sudoeste-goiano-conade-2024-4-edicao-internacional-7-edicao-nacional-31-ongresso-de-eduacao-do-sudoeste-goiano-413423/831130-PEDAGOGIA-DIALOGICA-DE-PAULO-FREIRE--CONSIDERACOES-A-FORMACAO-DO-SUJEITO. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes