A FÁBULA DA ARCA DE NOÉ: ESTUDO COMPARATIVO NA PERSPECTIVA DA LÍNGUAGEM LITERARIA E INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA

Publicado em 09/06/2023 - ISBN: 978-85-5722-792-7

DOI
10.29327/1257027.1-8  
Título do Trabalho
A FÁBULA DA ARCA DE NOÉ: ESTUDO COMPARATIVO NA PERSPECTIVA DA LÍNGUAGEM LITERARIA E INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA
Autores
  • Carmen Elisabete de Oliveira
  • Taísa Aparecida Carvalho Sales
Modalidade
Artigo Completo
Área temática
EIXO 6 - LINGUAGEM LITERÁRIA E INTERFACES SOCIAIS: ESTUDOS COMPARADOS
Data de Publicação
09/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1-simposio-porlibras/639583-a-fabula-da-arca-de-noe--estudo-comparativo-na-perspectiva-da-linguagem-literaria-e-interpretacao-sociologica
ISBN
978-85-5722-792-7
Palavras-Chave
Literatura, Interpretação Sociológica, Cultura, Estudos Comparados.
Resumo
RESUMO: Este artigo apresenta um estudo comparado entre histórias análogas, e que tem como tema a Arca de Noé para crianças. As histórias apresentam versões distintas, pois são sustentadas pela diferença linguística e cultural tanto dos contadores (um surdo e outro ouvinte) quanto do público alvo. A Fábula da Arca de Noé, do autor surdo Cláudio Mourão (2014) por ser uma obra da Literatura Surda, destinada especialmente às crianças surdas, traz elementos que destacam a surdez na perspectiva antropológica, é contada em Libras pelo autor; tem como protagonista um cachorrinho surdo, e em vários momentos no passeio pela arca destaca algumas marcas culturais do povo surdo. A história da Arca de Noé contada por Juçara Batichoti, no canal “Varal de Histórias” na plataforma do Youtube traz a narrativa bíblica já conhecida, porém em uma linguagem acessível às crianças ouvintes. Como objetivo buscou-se evidenciar a função social das Literaturas envolvidas como elemento de identificação e fortalecimento cultural e linguístico para ambos os públicos, à luz das teorias dos Estudos Comparados e ancorado em autores como: Antônio Cândido (2011); Tania Carvalhal (2006); já na área de Literatura Surda, fundamentou-se em Rachel Sutton-Spence (2021); Carmen Oliveira (2019); Cláudio Mourão (2006). A presente investigação é desenvolvida metodologicamente a partir da análise da narrativa em Língua Brasileira de Sinais- Libras e da narrativa em Língua Portuguesa - LP, o qual envolve observações em relação às questões linguísticas, culturais, e a utilização de recursos visuais, para posteriormente descrevê-las, compará-las com uma abordagem qualitativa. Buscou-se responder à questão-chave: Qual o papel social da Literatura em relação a consolidação do aspecto identitário e cultural das crianças e, em especial para a criança surda? As análises revelaram que a narrativa da Literatura Surda contada por um surdo, apresenta aspectos culturais e linguísticos no qual a criança surda se reconhece como pertencente ao povo surdo o que contribui para construção e/ou fortalecimento de sua identidade.
Título do Evento
1º Simpósio Porlibras - Estudos Linguísticos e Culturais das Línguas: interface entre linguagem e sociedade
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Porlibras - Estudos Linguísticos e Culturais das Línguas: Interface entre Linguagem e Sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

OLIVEIRA, Carmen Elisabete de; SALES, Taísa Aparecida Carvalho. A FÁBULA DA ARCA DE NOÉ: ESTUDO COMPARATIVO NA PERSPECTIVA DA LÍNGUAGEM LITERARIA E INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA.. In: Anais do Simpósio Porlibras - Estudos Linguísticos e Culturais das Línguas: Interface entre Linguagem e Sociedade. Anais...Cascavel(PR) UNIOESTE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1-simposio-porlibras/639583-A-FABULA-DA-ARCA-DE-NOE--ESTUDO-COMPARATIVO-NA-PERSPECTIVA-DA-LINGUAGEM-LITERARIA-E-INTERPRETACAO-SOCIOLOGICA. Acesso em: 10/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes