Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do 1º Simpósio do Grupo de Estudos e Pesquisas Porlibras, realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIOESTE, campus de Cascavel. O evento, composto por simpósio, apresentação de trabalhos e mesa redonda, abordou seis eixos temáticos relacionados à linguagem, cultura e ensino, contemplando tanto as pesquisas em línguas orais quanto de sinais.
O primeiro eixo temático enfocou o Léxico e os Estudos Linguísticos, com ênfase nas línguas de Sinais, em especial a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O segundo eixo enfocou o estudo e a descrição de fenômenos linguísticos, culturais e de diversidade, explorando aspectos fonético-fonológicos, morfossintáticos, semântico-lexicais, argumentativos, onomásticos e de variação linguística.
O terceiro eixo as práticas linguísticas, culturais e de ensino relacionadas à formação de professores e as manifestações da linguagem em diversos contextos, incluindo línguas estrangeiras, contato linguístico, bilinguismo, imigração, fronteira e fenômenos midiáticos.
O quarto eixo concentrou-se em análises de processos discursivos que emergem das interações entre linguagem, imagens e contexto, explorando sua relação com a memória e o interdiscurso.
No quinto eixo, direcionou-se aos estudos das diversas linguagens artísticas e culturais, abordando sua aplicação nos diferentes níveis de ensino e práticas relacionadas à formação leitora nos processos educacionais e culturais.
Por fim, no sexto eixo foram realizados estudos comparados no âmbito da literatura comparada, investigando as relações entre literatura, outras formas de arte e sua correlação com a linguagem e a sociedade.
O Simpósio foi realizado de forma online síncrona, com uma carga horária de 20 horas, nos dias 25 e 26 de maio de 2023. O evento contou com uma palestra de abertura proferida pela renomada pesquisadora convidada, a Dra. Liona Paulus, da Universidade de Köln, Alemanha. Além disso, mesas-redondas abordaram os seis eixos temáticos mencionados anteriormente.
No segundo dia, as Comunicações foram apresentadas em duas salas virtuais, utilizando as Plataformas de Conferências Web da RNP. Os trabalhos submetidos foram previamente inscritos na modalidade de resumo expandido e artigo completo, com posterior publicação nos Anais digitais do evento.
Cabe ressaltar que o Simpósio adotou o Português e a Libras como as duas línguas oficiais, garantindo acessibilidade linguística aos participantes surdos, com a presença de intérpretes de Libras durante o evento.
Palestra de abertura: O Contato linguístico entre Libras e Português no caso de orações condicionais
A palestra foi proferida pela renomada palestrante, Dra. Liona Paulus, da Universidade de Colônia (UzK) - Alemanha.
Nesta palestra, Dra. Liona Paulus trouxe à luz a pesquisa recente que investiga o uso de métodos modernos, como o jogo de cartas, para examinar o uso de orações subordinadas condicionais na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, a palestrante realizou uma análise minuciosa do contato linguístico entre a Libras e o português escrito, assim como com a Língua de Sinais Francesa (LSF).
Através dessa pesquisa inovadora, Dra. Liona Paulus demonstrou evidências do contato linguístico bimodal, onde a Libras interage com a língua escrita, bem como o contato linguístico bimodal e simultaneamente unimodal, envolvendo a Libras e a LSF. Esses resultados promovem uma compreensão mais profunda sobre o surgimento e o desenvolvimento das línguas de sinais, com foco na Libras.
A Palestra de Abertura foi um momento enriquecedor para todos os participantes, oferecendo uma oportunidade única de explorar as complexas interações linguísticas entre a Libras e o português, em especial no contexto das orações condicionais. A pesquisa apresentada pela Dra. Liona Paulus abre caminhos para novos estudos e investigações no campo do contato linguístico entre línguas de sinais e línguas faladas e escritas.
Mesa Redonda: "Linguagem, Cultura e Educação: Interfaces e Diálogos"
A Mesa Redonda intitulada "Linguagem, Cultura e Educação: Interfaces e Diálogos" neste evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UNIOESTE, reuniu renomados professores que debateram os eixos temáticos fundamentais para a compreensão e o desenvolvimento dos estudos linguísticos, culturais e educacionais.
O primeiro eixo temático, abordado pela debatedora Dra. Tânia Aparecida Martins, concentrou-se no Léxico e nos Estudos Linguísticos, com especial ênfase nas línguas de Sinais e na Libras. A discussão desse tema relevante proporcionou insights valiosos sobre a importância da compreensão e valorização das línguas de sinais como formas de expressão e inclusão social.
No segundo eixo temático, sob a coordenação do Dr. Jorge Bidarra, foram explorados os fenômenos linguísticos, culturais e de diversidade. As análises abrangeram aspectos fonético-fonológicos, morfossintáticos, semântico-lexicais, argumentativos, onomásticos e de variação linguística. Aprofundar-se nesses fenômenos permitiu uma compreensão mais ampla e rica da diversidade linguística presente em nossas comunidades.
Já o terceiro eixo, conduzido pela Dra. Greice Castela Torrentes, enfocou as práticas linguísticas, culturais e de ensino relacionadas à formação de professores e às manifestações da linguagem em diversos contextos. As discussões abrangeram línguas estrangeiras, contato linguístico, bidialetais, bilíngues, imigração, fronteira e fenômenos midiáticos. Essa abordagem contribuiu para o aprimoramento das práticas educacionais e o entendimento das dinâmicas linguísticas e culturais em contextos variados.
No quarto eixo, sob a orientação do Dr. Alexandre Ferrari, foram realizadas análises dos processos discursivos que se constituem a partir de discursividades linguístico/imagético-contextuais e sua relação com a memória e o interdiscurso. Esse debate permitiu uma reflexão aprofundada sobre as interações entre linguagem e imagem, bem como sua influência na construção de significados e na produção discursiva.
Por fim, o quinto eixo temático, debatido pela Dra. Valdeci Batista de Melo Oliveira, concentrou-se nos estudos das diversas linguagens artísticas e culturais, sua aplicação nos diferentes níveis de ensino e práticas relacionadas à formação leitora nos processos educacionais e culturais. Essa discussão promoveu uma compreensão mais ampla do papel das linguagens artísticas na formação de leitores críticos e na construção de uma educação culturalmente enriquecedora.
Os debates da Mesa Redonda "Linguagem, Cultura e Educação: Interfaces e Diálogos" são uma valiosa contribuição para a pesquisa acadêmica e para a promoção de práticas educacionais inovadoras e inclusivas. Agradecemos a todos os participantes, professores debatedores e colaboradores que tornaram possível a realização deste evento enriquecedor.
Os Anais do 1º Simpósio do Grupo de Estudos e Pesquisas Porlibras representam um importante registro das pesquisas e debates apresentados, contribuindo para o avanço do conhecimento nas áreas de linguagem, cultura e ensino. Agradecemos a todos os participantes e pesquisadores pelo compartilhamento de seus trabalhos e reflexões, e esperamos que este material inspire novas investigações e práticas educacionais inclusivas.
Desejamos a todos uma ótima leitura e que essas reflexões inspirem novas investigações e aprimoramentos nas áreas de linguagem, cultura e educação.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Grupo de Estudos e Pesquisas Porlibras
gruporlibras@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}