XVI Semana de História e I Encontro de Estágio Supervisionado em História do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

XVI Semana de História e I Encontro de Estágio Supervisionado em História do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

online Universidade Federal do Piauí - Picos - Picos - Piauí - Brasil
presencial Com transmissão online

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finalizado

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XVI Semana de História e I Encontro de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura de História da UFPI/ CSHNB

História Pública e Ensino de História: com o público e para o público nas disputas de narrativas do capitalismo tardio

O evento unificado XVI Semana de História e I Encontro de Estágio Supervisionado em História do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros objetiva proporcionar debates relevantes sobre História Pública e Ensino de História no contexto da conjuntura de atuação dos profissionais e estudantes de História no Brasil atual, dentro do contexto neoliberal no capitalismo tardio, bem como compartilhar as experiências de estágios e a troca entre estudantes, docentes e profissionais da educação básica, de maneira a fomentar um espaço de discussão sobre a importância do estágio na formação de futuras/os professoras/es de História.

O tema geral do evento é: História Pública e Ensino de História: com o público e para o público nas disputas de narrativas do capitalismo tardio. Dessa maneira, todas as discussões, Simpósios Temáticos, Oficinas, Mesas, Conferências e demais atividades tenderão a abordar diferentes experiências e possibilidades de vivências e debate público da História na sociedade em geral, juntamente com ela.

Esperamos que, com a participação de vocês, possamos realizar um evento inesquecível! Nesta página, vocês poderão fazer a inscrição para o evento, na modalidade pleiteada (veja a seção "Inscrições", mais abaixo) e, também, acessar os links para submissões de propostas de Simpósios Temáticos, Oficinas, resumos para apresentação nos STs aprovados e textos completos para os anais do evento. Para tanto, seguem abaixo algumas informações essenciais:


Cronograma de inscrições e submissões


Inscrição de Propostas de Simpósios Temáticos e Oficinas

30 de setembro a 6 de outubro

Divulgação dos resultados das propostas de Simpósios Temáticos e Oficinas

10 a 12 de outubro

Inscrição de Trabalhos nos Simpósios Temáticos Aprovados

14 a 25 de outubro

Resultado das inscrições de Trabalhos nos Simpósios Temáticos e envio das cartas de aceite

28 de outubro a 1 de novembro

Inscrição para apresentação de painel (I ENCONTRO DE ESTÁGIO)

30 de setembro a 4 de novembro de 2024

Avaliação das propostas de painel (resumo I ENCONTRO DE ESTÁGIO):

5 a 7 de novembro de 2024

Emissão das cartas de aceite das propostas de painéis (I ENCONTRO DE ESTÁGIO)

8 de novembro de 2024

Período de Inscrições – ouvinte

30 de setembro a 12 de novembro de 2024

Inscrições para participação em oficinas

30 de setembro a 12 de novembro de 2024

Realização do evento

11 a 14 de novembro de 2024




COMO FAÇO MINHA INSCRIÇÃO?


Inscrições de ouvintes

 

  • Na seção Inscrições deste site (mais abaixo), selecione a sua modalidade e você será redirecionado(a) para um formulário dentro do próprio site, a ser preenchido. Também é nesta etapa que você indica de qual Oficina pretende participar. Após o preenchimento e pagamento da taxa, o processo de inscrição está concluído.
    • Lembramos que não haverá reembolso das taxas de inscrição em hipótese alguma. 

 

 Inscrições para apresentação de trabalhos em Simpósios Temáticos

 

  • Veja a lista de Simpósios Temáticos aprovados abaixo e escolha aqueles que melhor se afinam com a comunicação oral que você pretende apresentar.
    • Não se esqueça de escolher até três opções de Simpósios Temáticos.

  • Na seção Inscrições deste site, selecione a sua modalidade e você será redirecionado(a) para um formulário dentro do próprio site, para que você o preencha e realize o pagamento da taxa. Não serão aceitas submissões de resumos que não tenham cumprido com esta etapa.
    • Escolha atentamente sua modalidade;
    • Não haverá reembolso das taxas de inscrição.
    • Importante: Coordenadores de simpósios temáticos aprovados são isentos das taxas de inscrição, devem se inscrever somente submetendo o resumo via formulário Google.

  • Em seguida, clique no link abaixo para preencher um segundo formulário para submeter o resumo da comunicação a ser apresentada.

https://forms.gle/52suTg1dRkUgzdFX8


  • Aguarde o envio da Carta de Aceite e a publicação no nosso perfil do Instagram, @

    xvisemhipi

    , da lista de trabalhos aprovados para serem apresentados nos STs.


  • Não se esqueça de submeter o trabalho completo até o prazo especificado no Cronograma para que ele seja publicado nos Anais dos Simpósios Temáticos. O link para a submissão se encontra na listagem geral de links do site.



SIMPÓSIOS TEMÁTICOS APROVADOS


ST 01 - Ensino de História e as Novas Metodologias de Ensino: Limites e Superações

 

Coordenador: Prof. Dr. Cleberson Vieira de Araújo

E-mail: cleberson.historiador@gmail.com

Formato: Online

 

O simpósio temático ENSINO DE HISTÓRIA E AS NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO: LIMITES E SUPERAÇÕES, pretende reunir reflexões que problematizem o ensino de história mediante a abordagem da inovação metodológica. Nesse sentido, ele espera congregar trabalhos ocupados com a compreensão dos embates relacionados à História Ensinada, especialmente aqueles cujo enfoque busque problematizar o lugar da História e do Ensino de História nos processos de formação na Educação Básica a partir da BNCC. Assim, a disciplina escolar e suas matrizes epistemológicas, a literatura didática e suas narrativas, a História Pública, a História Oral, a formação de professores de história, os desafios que a História Ensinada enfrenta diante da implementação da BNCC e da Reforma do Ensino Médio, o uso da tecnologia educacional e as discussões sobre as perspectivas do Ensino de História são alguns dos aspectos que se espera ver discutidos no presente simpósio.

 

ST 02 - Historiografia, Biografias e Representações: Trajetórias e Perspectivas de Análise

 

Coordenador: Almerito Francisco Oliveira da Silva

E-mail: almerito1980@gmail.com

Formato: Online

 

Este simpósio temático visa promover discussões historiográficas de trabalhos em torno do uso da(Auto) biografia e da análise de trajetórias individuais e coletivas como ferramentas de compreensão histórica. Partindo do princípio de que as biografias são formas complexas de representação do passado, o simpósio propõe uma reflexão sobre como as trajetórias de indivíduos ou grupos refletem e influenciam as dinâmicas sociais, culturais, políticas e economicas de diferentes períodos históricos. A proposta inclui o exame das representações construídas em torno dessas trajetórias e como essas narrativas biográficas se relacionam com questões mais amplas, como identidade, poder e memória. No campo Teorico autores como François Dosse, Pierre Bourdieu, Michel de Certeau, Michel Pollack, Roger Chartier, entre outros, serão utilizados para embasar as discussões acerca do papel das biografias e das trajetórias na construção da historiografia. Objetivos: .Discutir o uso da biografia e das trajetórias individuais como metodologia historiográfica para o estudo das relações entre indivíduo e sociedade; .Debater diferentes abordagens teóricas e metodológicas sobre biografia, trajetórias e suas interseções com o campo da História; .Refletir sobre o papel da memória e das narrativas biográficas no processo de construção da história pública e popular.

 

ST 03 - História, memória, política e subjetividades urbanas

 

Coordenadores: Ana Ester de Matos Silva (UFPI); Antonio Jeferson de Sousa (UFPI), Andreia Rodrigues de Andrade (UFSM); Natália Ferreira de Sousa (UFPI)

E-mail: antoniojefersonsousa5@gmail.com

Formato: Online

 

O simpósio tem como objetivo reunir trabalhos dedicados ao estudo da cidade, da literatura e da política como objetos de análise e reflexão em distintos momentos da História do Brasil. Nessa perspectiva, a cidade não é vista apenas como palco de eventos históricos; ela também se torna protagonista de ações, uma vez que o elemento central que a constitui é a aglomeração humana. Nesse agrupamento, as relações de poder se fragmentam em múltiplas gentes, espaços e tempos, expressando-se em diferentes modos de ser e existir, configurando o ethos urbano.Assim, com base em Sandra Pesavento (2007), compreendemos que a cidade pode ser interpretada por meio de sua materialidade, sociabilidade e sensibilidade. Esperamos reunir, neste simpósio, estudos sobre bairros, praças, ruas, prédios, lugares e não-lugares; cidades visíveis e cidades imaginárias; em diferentes tempos e espaços, cujas fontes principais incluem relatos orais, fontes hemerográficas (jornais), crônicas e poesias, entre outros.Esses estudos também podem discutir o viver urbano em períodos de governos autoritários, tanto do passado quanto do presente, apontando as transformações dos espaços e das gentes em suas caminhadas pela cidade como reflexos das ideologias governamentais vigentes. Na contemporaneidade, diversos estudos trazem contribuições significativas sobre a nova história política, seguindo as pistas de autores como René Remond (1997). O campo teórico da nova história política agrega investigações sobre mídia, opinião pública, partidos políticos e sociabilidades.Esperamos reunir neste simpósio estudos sobre ruas, prédios, lugares e não-lugares, bem como sobre sujeitos políticos em diferentes tempos e espaços e sua representação na sociedade brasileira.

 

ST 04 - Economia Política Brasileira

 

Coordenador: Prof. Hugo Gonçalves

E-mail: hugofg@live.com

Formato: Presencial

 

Discutir elementos centrais da reprodução do capital no Brasil na contemporaneidade a partir da perspectiva crítica latino-americana.

 

ST 05 - Ensino de História e os desafios do tempo presente: currículo, formação docente e práticas pedagógicas

 

Coordenadoras: Profa. Dra Carla Silvino de Oliveira e Profa. Me. Nádia Narcisa de Brito Santos

E-mail: carlasilvino@ufpi.edu.br

Formato: Híbrido

 

Este simpósio temático agrega trabalhos de pesquisa e relatos reflexivos de experiências docentes no campo do Ensino de História e os desafios do tempo presente articuladas à história do ensino de história, à formação docente e às práticas pegagógicas, no contexto da cultura escolar e não-escolar, com o compromisso pelo pluralismo democrático, pela valorização do pensamento científico e pela garantia do direito à educação. Dessa maneira, aceitam-se trabalhos que se debrucem sobre disciplina escolar no Brasil, as relações entre a produção do conhecimento histórico e as práticas da história escolar, a educação histórica, a cultura escolar, currículo, os saberes e as práticas docentes produzidas no espaço escolar e em outros contextos - como museus, memoriais, centros culturais, oficinas, ambientes virtuais, bem como as questões relacionadas aos processos de formação do professor-pesquisador através do uso metodologias de ensino e pesquisa que envolvem as diferentes linguagens e fontes históricas no ensino de história e a produção de materiais didáticos. Enfim, o simpósio também acolhe trabalhos que tenham como objeto de pesquisa o ensino de história e suas interfaces com a aprendizagem e formação histórica, nas diferentes etapas da educação básica: anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

 

ST 06 - Formação docente em História: experiências e saberes na produção do conhecimento histórico.

 

Coordenadores: Francisco Gleison da Costa Monteiro e Dinorah França Lopes

E-mail: gleison.monteiro@ufpi.edu.br

Formato: Online

 

O presente simpósio temático procura discutir as atividades desenvolvidas nas monitorias e nos estágios como práticas de iniciação à docência. Portanto, nosso objetivo é ampliar o debate que marca indelevelmente o exercício da teoria e da prática nesse processo de formação. Também analisar e problematizar as conexões entre a universidade e a escola básica, tendo em vista que os graduandos ao chegarem à universidade são levados a romperem com o conhecimento adquirido na sala de aula básica, sobretudo, de uma história factual, etapista e linear. Estas questões conceituais estão intimamente ligadas às concepções de educação, história e conhecimentos construídos e perpetuados no meio educacional; dessa forma, as atividades de monitoria e estágio propunham no ato formativo dos graduandos propunham uma aprendizagem histórica-crítica pautada na autonomia intelectual e sinalizam como estas podem encontrar ecos na prática da educação básica. Assim, nos interessa reunir nesse simpósio comunicações que tem como mote as metodologias aplicadas nas aulas, à produção do conhecimento histórico e a discussão sobre o fazer docente.

 

ST 07 - História, Arte e Invenção: Narrativas da História

 

Coordenadores: Edwar de Alencar Castelo Branco e Fábio Leonardo Castelo Branco Brito

E-mail: fabioleobrito@hotmail.com

Formato: Presencial

 

Desdobramento de encontros anteriores, este simpósio se propõe a discutir questões referentes à escrita da História e, por consequência, às diferentes modalidades de abordagem do passado. Espera-se que o simpósio favoreça uma reflexão sobre as múltiplas estratégias através das quais nós, os historiadores, apropriamo-nos de objetos tais como músicas, filmes, impressos, etc. e, ao narrá-los, os transformamos em fatos históricos. Imagina-se que será possível reunir variados estudos incidindo sobre a narrativa histórica como uma das dimensões acontecimentais da história. Se a História é um discurso sobre o passado, o que torna possível repensá-la continuamente (JENKINS, 2007), os debates no interior do simpósio poderão ser, por um lado, articulados à ideia de que, entre “incertezas e inquietudes” (CHARTIER, 2002), a História tende, crescentemente, a se abrir a novas referências temáticas, enquanto, por outro lado, ao se reconhecer como uma proto-arte, a qual oscilaria entre os critérios de cientificidade e as exigências estéticas de seu discurso, a História poderia, finalmente, pensar sobre um “mundo verdadeiro das coisas de mentira” (PESAVENTO, 2002) sem se sentir necessariamente à beira do precipício.

 

ST 08 - História no espaço escolar: vivências e metodologias de ensino-aprendizagem

 

Coordenadores: José Jhonys Ferreira e Karine Maria Lima Lopes

E-mail: jhonys35251476@gmail.com

Formato: Online

 

Este simpósio temático tem como objetivo discutir acerca da sala de aula como espaço de planejamento, experimentação e reflexão de metodologias ativas. Esse processo, conforme analisou Antoni Zabala, pressupõe a articulação entre currículo, estratégias de ensino e o processo de ensino-aprendizagem no chão da escola, na perspectiva de proporcionar aos alunos e professores o trabalho com documentos históricos na sala de aula de modo associado aos conteúdos programáticos para cada série e nível da Educação Básica, especialmente no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Nesse sentido, receberemos propostas de trabalho que reflitam sobre metodologias de ensino de História, relatos de experiências, aplicações de projetos de estágio docente, elaboração de materiais didáticos, propostas de intervenção pedagógica, historiografia do ensino de História e cursos de capacitação interdisciplinar.

 

ST 09 - A construção do campo da história militar: desafios, tendências e debates historiográficos entre os séculos XIX- XXI

 

Coordenadores: Jonhy Santana Araújo; Italo Andrade Lopes; Maira Delmondes de Matos

E-mail: mairamatos18@gmail.com

Formato: Online

 

As pesquisas inseridas no campo da história militar elucidam inúmeros apontamentos e novas abordagens possibilitando a ampliação do escopo analítico, colocando perspicuidade na aplicação metodológica e interdisciplinares na analise de fontes de pesquisa. Depois de um longo interstício no âmbito historiográfico, as temáticas vinculadas à história das guerras e dos conflitos, bem como das organizações cuja a função é a própria execução da guerra, retornam aos debates acadêmicos. Esse modus operandi de reinterpretação histórica revela uma preocupação crescente com a forma como a historiografia militar, outrora restrita à escrita institucional, é agora revisitada com novos subsídios teóricos, além de maior disponibilidade de fontes provindas dos arquivos virtuais. Portanto, a proposta desse simpósio temático, abarca pesquisas que versem sobre instituições militares e a relação com a sociedade, as estruturas de poder e ações de armadas militares entre os séculos XIX e XXI, que privilegiem o campo da História Militar, visando a construção de uma historiografia para a sociedade, alinhando o campo temático aos impactos econômicos, sociais e políticos dos acontecimentos bélicos globais e regionais.

Palavras-chave: História; História Militar; Autoritarismo; Campo Historiográfico.

Referências

ARAÚJO, Johny Santana de. Bravos do Piauí! Orgulhai-vos. Sois dos mais bravos batalhões do Império: A propaganda nos jornais piauienses e a mobilização para a Guerra do Paraguai 1865-1866.- 2. ed. Teresina: EDUFPI, 2015.

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro. Jorge Zahar,2001. p.10. CLAUSEWITZ, Carl Von. Da Guerra. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

CERTEAU, Michel. A Escrita da História. Forense Universitária. Rio de Janeiro. 1982.p.55.

HOBSBAWM, Eric, 1982. A Era do Capital, 1948-1875. Rio de Janeiro, Paz e Terra; 1998.

HOBSBAWM, Eric. A era dos Extremos- O Breve Século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.p.25.

LE GOFF. Jacques. História e Memória. Campinas, SP Editora da UNICAMP,1990. p.234.

REMOND, René. Por uma história política. Rio de Janeiro: Ed UFRJ e FGV, 1996, p. 441-443.

 

ST 10 - Fontes, sujeitos e perspectivas historiográficas nos estudos sobre a História do Império português (séculos XVI – XIX).

 

Coordenador: Rafael Ricarte da Silva

E-mail: rafaelricarte@ufpi.edu.br

Formato: Presencial

 

Este Simpósio Temático pretende reunir pesquisadores, estudantes e demais interessados na História do Império português entre os séculos XVI e XIX. Almeja-se congregar estudos sobre: as dinâmicas ultramarinas da monarquia lusitana no contexto colonial; as hierarquias sociais estabelecidas; a composição e os arranjos familiares; as relações entre os povos nativos e os colonizadores; as políticas indígena e indigenista; as trajetórias política, administrativa, religiosa e militar dos agentes coloniais; as redes de poder político-econômicas formadas pelos conquistadores; o processo de conquista e expansão territorial pela política sesmarial; a justiça e a ordenação social nos sertões; os espaços de negociação; a dimensão cultural e religiosa; o aspecto do trabalho e as atividades econômicas desenvolvidas; e pesquisas sobre acervos documentais e metodologias de trabalho com as diversas tipologias de fontes acerca do Brasil Colônia. Desta forma, objetiva-se contribuir com o debate historiográfico sobre a sociedade na América lusa a partir do estreitamento de diálogos entre a historiografia brasileira sobre o período colonial e a historiografia lusitana sobre o Império português moderno.

 

ST 11 - Cidade, história e patrimônio cultural: novas abordagens, novas dinâmicas e políticas públicas.

 

Coordenadores: Prof. Dr. José Lins Duarte; Profa. Ma. Maria Izadora Rodrigues Teixeira; Profa. Ma. Maria de Lourdes Andrade dos Santos

E-mail: jlinsduarte@ufpi.edu.br

Formato: Online

 

O simpósio temático visa abranger uma melhor compreensão na busca pelo equilíbrio entre o antigo e o moderno, em que o progresso venha a respeitar as novas áreas apropriadas e produzidas pela sociedade. Em que podem se destacar as necessárias adaptações e inovações em consonância com os espaços existentes. Enfim, criar uma “boa convivência” entre as partes, sem um subjugar o outro. No entanto, para haver essa órbita consensual, percebe-se a necessidade da interferência do poder público conjuntamente com a participação social, pois há o risco de não serem observadas valorações de diversos espaços e símbolos que remontam a um determinado período histórico que guarda significados importantes. Nesse transcurso, as cidades, ao longo de suas trajetórias marcadas pela participação de pessoas, passaram a gerar demandas cada vez maiores em variadas esferas, dentre as quais podem ser destacadas habitação, saúde e transporte. Esses, notadamente, se apresentam como elementos essenciais. Assim sendo, buscamos agregar questões que agrupem pesquisas envolvendo aspectos relacionados a políticas públicas e promovam discussões que tratam de pontos que fazem parte desse contexto, assim como proporcionar análises e reflexões em temas mais amplos como preservação do patrimônio cultural e discursos e práticas modernizadoras no âmbito das cidades.




OFICINAS APROVADAS


Todas as oficinas são presenciais

 

OFICINA 1 - A Reforma do "Novíssimo" Ensino Médio: da legislação ao cotidiano da escola pública.

 

Proponente: LeHIST (Profa. Dra Carla Silvino de Oliveira; Monitora Andréia Cardoso da Silva; Monitora Kacya Ellen de Sousa; Monitora Maria Lanilda Ribeiro Oliveira; Monitora Estella Rodrigues de Carvalho; Monitora Ludmila dos Santos Gonçalves; Monitora Lara Gabriela de Moura Rocha; Monitor Ademar Hendres de Sousa Chagas)

E-mail: lehist.ufpi.cshnb@gmail.com

 

A oficina A Reforma do Novíssimo Ensino Médio: da legislação ao cotidiano da escola pública abordará o processo de recontextualização e atualizações da Reforma do Ensino Médio, a partir dos seguintes eixos: A reforma do Novo Ensino Médio e a legislação educacional brasileira; Estrutura e organização curricular do Ensino Médio atual e por fim, a reconstextualização da Reforma do Ensino Médio no Piauí. O minicurso identificará a etapa de transformação, ou recontextualização, das prescrições oficiais federais nas seguintes dimensões curriculares: Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), Programas de Formação Docente, Elaboração dos Currículos Estaduais e Municipais, Elaboração dos PPP das Escolas Públicas, Prática Docente e Avaliação Externa.

 

OFICINA 2 - Ensino de História e História Regional: o lugar da História do Piauí nos livros didáticos de História.

 

Proponentes: Profa. Dra. Carla Silvino de Oliveira; Monitora Raquel Leal Souza; Monitor Antônio Paulo de Sousa Alves

E-mail: carlasilvino@ufpi.edu.br

 

A presente proposta de oficina, intitulada “Ensino de História e História Regional: o lugar da História do Piauí nos livros didáticos de História,” objetiva proporcionar aos discentes inscritos um espaço de debate acerca dos usos e potencialidades do ensino de História Regional. Além disso, visa discutir a abordagem da História do Piauí nos materiais didáticos utilizados nas escolas públicas nos anos que compreendem o ensino fundamental anos finais, destacando a importância de valorizar a história local no contexto educacional e suas implicações na formação dos alunos. Amparados na metodologia desenvolvida por Isabel Barca (2004), a oficina será desenvolvida ao longo de três momentos, onde inicialmente será realizada uma mobilização e avaliação diagnóstica com os discentes por meio de perguntas investigativas com a finalidade de conhecer seus diálogos e perspectivas relacionadas à temática. Em um segundo momento, trabalharemos as fontes utilizadas para o seu desenvolvimento, assim também abordando as relações entre livro didático e currículo do Piauí, analisando em que medidas a História Regional é pensada e trabalhada na grade curricular dos anos finais no estado Piauí. Por fim, será realizada uma análise de três livros didáticos do componente curricular de história disponibilizados pelo PNLD 2024-2027, investigando em que medidas tais livros adotados, dialogam ou não com o currículo estadual, bem como, suas potencialidades e desafios no ensino de história regional piauiense.

 

OFICINA 3 - A Produção e Utilização de Podcasts como Estratégia de Articulação entre Historiadores e Grupos Historicamente Silenciados.

 

Proponente: Graziela Reis da Silva

E-mail: grazielareis11@gmail.com

 

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) vem possibilitando novas e complexas formas de interação entre diversos sujeitos, circulação de informações e saberes. Nesse contexto, os historiadores podem utilizar essas ferramentas para estabelecer debates com públicos diversos e produzir conteúdo em conjunto com grupos historicamente excluídos e silenciados pelos meios de comunicação (Pereira, 2016). Por isso, o objetivo desta oficina é possibilitar a vivência teórica e prática da produção de podcasts para estudantes e profissionais da área de História, enfatizando a possibilidade de utilização da mídia digital como espaço de expressão dos subalternos, em conformidade com os estudos desenvolvidos por Spivak (2010). Para tanto, iremos explorar o que são podcasts e suas potencialidades, como gravá-los, editá-los e disponibilizá-los no Spotify (serviço de streaming de música, podcast e vídeo).

 

OFICINA 4 - História, memória e oralidade: entre teoria, métodos e prática de pesquisa.

 

Proponentes: Maria Manuela de Sousa Rocha; Maria Edwirges de Jesus Sá; José Clecionarton Teixeira.

E-mail: manuela.s.rocha18@gmail.com

 

A presente oficina tem como objetivo introduzir um diálogo que contemple as discussões teóricas acerca da relação entre história e memória, no viés conceitual e sua articulação com a prática de pesquisa. Desse modo, busca-se dar ênfase na metodologia da história oral, em suas diferentes perspectivas, como: trajetória de vida, história temática e tradição oral. Portanto, articulando a discussão teórica acerca da memória, com a metodologia da história oral, desembocando por fim, na análise de algumas pesquisas realizadas sobre a temática, na relação com diversos objetos que englobam o conteúdo de cidades, práticas educativas, modernização do âmbito citadino, entre outros. Com isso, apresentando trabalhos que voltam-se para o estudo da memória.

 

Referências:

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas . 3.ed. São Paulo: Contexto, 2011.

NORA, Pierre. Entre memória e história a problemática dos lugares . Tradução de Yara Aun Khoury. Proj. História. São Paulo, (10), dez. 1993.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

 

OFICINA 5 - Fazendo as pazes com a ABNT: normatização e formatação de trabalhos acadêmicos.

 

Proponente: Ana Geórgia Bezerra

E-mail: anageorgia20n@gmail.com

 

A Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT) estabelece regras para padronização de trabalhos científicos, que podem ser consideradas “inimigas” de muitos acadêmicos. O objetivo da oficina é instruir os participantes quanto ao uso correto da ABNT em trabalhos acadêmicos, facilitando na escrita de artigos científicos, monografias, dissertações, teses e etc., e contribuindo para uma experiência acadêmica mais agradável. Com esse intuito, apresentaremos as principais normas, ressaltando a importância da uniformização dos trabalhos científicos, e demonstraremos o passo a passo na formatação de um trabalho acadêmico, seguindo as normas dispostas na última atualização da ABNT. Concluiremos com a realização de um exercício, envolvendo os participantes, para que possam assimilar o conhecimento teórico adquirido, por meio da prática.

 

OFICINA 6 - História, Música e Debates Públicos: Propostas de Diálogos e Sensibilidades Compartilhadas.

 

Proponente: Fernando Muratori Costa

E-mail: fernandomuratori@ufpi.edu.br

 

A música e as musicalidades acompanham o ser humano, sua história e sua historicidade em todo momento. Ouvir uma canção é um ato de apreciação estética, de consumo, de distração ou reflexão, de celebração ou de luto, de luta ou de resignação… Enfim, canções são polifônicas e polissêmicas e, desde que se admitiu que podem (e devem) ser fontes históricas, são sempre desafiadoras as questões metodológicas que acompanham os historiadores que se aventuram por essa área. Na seara da análise de gravações musicais, o olhar atento do historiador é indispensável, mas não apenas ele. A escuta, também, com todas as sensibilidades que isso requer, também se faz necessária. Da mesma forma, é necessário ter em mente que nós, historiadores da música, não somos os únicos que têm uma vivência ou percepção das canções que permeiam a sociedade mais do que como trilhas sonoras de suas vidas, mas como parte inalienável de suas existências e até mesmo de suas formas de perceber o mundo. Através da música nós somos, enquanto sujeitos sociais, capazes de pensar, sentir e viver o mundo dentro de uma percepção estética que veicula inúmeros símbolos e sentidos socialmente construídos, mas impulsionados pelas sensibilidades artísticas de compositores, intérpretes e produtores musicais que conseguem dialogar conosco. Nesse sentido, propõe-se aqui uma oficina que discuta possibilidades de diálogos com a sociedade em geral que envolvam discussões sobre música e história, sobre como a sociedade consome produtos musicais, quais são seus usos, como esses usos se situam historicamente, como os sujeitos fazem sentir que a música está presente em sua vida. É sobre discutir música com o público, não para lhe ensinar como ouvir, mas para debater com ele criticamente sobre como as formas de consumo se relacionam com os momentos históricos, políticos e sociais. Até que ponto a realidade socioeconômica do momento ajuda a impulsionar certas tendências estéticas dentro da música? Como a sociedade percebe isso? Como ela reflete isso criticamente? Essas questões, uma vez que dialoguemos com o público podem vir a contribuir imensamente com o debate, em uma perspectiva de História Pública.


OFICINA 7 - História, cultura visual e análise de imagens.

Proponentes: Prof. Dr. Jaison Castro Silva- IFPI; Prof. Dr. Mairton Celestino da Silva-UFPI.

E-mail: mairton.silva@ufpi.edu.br 


Introduzir o historiador/estudante de história na análise de imagens e na reflexão sobre a dimensão visual do mundo. Nosso público alvo são estudantes de graduação do Curso de História vinculados a NUPEDOCH/ estudantes de humanidades em geral/estudantes de pós-graduação. 1. *Introdução à cultura visual e visualidades: Ulpiano Meneses, Michael Baxandall e Svetlana Alpers 2. O historiador diante da imagem: Georges Didi-Huberman, Walter Benjamin e Marc Ferro 3. Análise de imagens: Exercício de reflexão  partir da documentação do NUPEDOCH. 4. O visual e a história: Cinema, fotografia e artes plásticas, análise contextual e para além do contexto.





INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PÔSTER (BANNER) 

Formatação e informações básicas

  • Dimensão: 120 cm de altura por 90 cm de largura, com cordão preso em travessa de madeira ou PVC, para ser pendurado, devendo ser impresso em gráfica.  
  • Fonte: Arial ou Times New Roman em tamanho que permita a leitura a 1 metro de distância (no mínimo 60, caixa alta, negrito, para o título e subtítulos, se houver); 36, normal, para os nomes e dados dos autores; 45, caixa alta, negrito para títulos das seções primárias subtítulos; 40, normal, para o texto. 
  • Margem: Deverá ser definida uma margem de no mínimo 2,5 cm em torno da área de apresentação do pôster (banner), sendo reservada uma faixa de 5 cm a partir da margem superior, para colocação de título e logomarcas institucionais (Universidade/Identificação do Evento etc.). Em seguida, deve constar o título e subtítulo (se houver) do relato de experiência, o(s) nome(s) do(s) autor (es), orientador de estágio, supervisão da unidade escolar e campo de estágio, conforme as informações que constam no trabalho.
  • Tipo de Papel: Os pôsteres (banners) deverão, preferencialmente, ser feitos com papel firme, de boa gramatura, podendo ser fosco ou glossy, em lona ou similar. 
  • Cor do Papel: A cor do plano de fundo dos pôsteres (banners) será de livre escolha dos autores, mas é recomendável a utilização de cores suaves para o fundo visto que cores intensas tornam a leitura cansativa.
  • Modelo: O modelo está disponível na aba SUBMISSÕES,  intitulado "Modelo de Painel - I Encontro de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em História da UFPI/CSHNB"

Lembre-se, o modelo já está disponível na aba SUBSMISSÕES, como descrito acima. 


Links para as submissões

Submissão de propostas de oficinas: https://forms.gle/H9SZjd2x3enhgQms6
Submissão de propostas de Simpósios Temáticos: https://forms.gle/QgsvhzbRtUfxag557
Submissão de resumos para comunicações orais em Simpósios Temáticos aprovados: https://forms.gle/52suTg1dRkUgzdFX8
Submissão de textos completos para os anais dos Simpósios Temáticos: https://forms.gle/MA1AqZKn4faLoRHT8
Submissão de pôsteres para a apresentação no I Encontro de Estágio Supervisionado (exclusivo para os cursistas das disciplinas de Estágio do curso de Licenciatura Plena em História do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros): https://forms.gle/j7WRrLhQdftf6zNJA


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Inscrições

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Informações para Coordenadores de Simpósios Temáticos e Proponentes de Oficinas aprovados

Estimados(as) Coordenadores de Simpósios Temáticos e Proponentes de Oficinas.


Em primeiro lugar, em nome da organização do evento, quero agradecer imensamente a todos(as) vocês, que trouxeram excelentes propostas para nossa Semana de História e Encontro de Estágio. Tenho certeza de que tudo transcorrerá da melhor forma possível, com inúmeros debates proveitosos para as áreas de discussão que serão contempladas.

Para que todas as atividades possam ser realizadas da forma mais eficiente, rica e humanamente proveitosa possível, trago apenas algumas poucas orientações que serão relevantes para tanto, já certo de que poderemos contar com a colaboração de todos(as). Para dúvidas eventuais, não hesitem em entrar em contato através do nosso e-mail: cchistoriacshnb@gmail.com.

 

Simpósios Temáticos

 

  • Os Simpósios Temáticos serão realizados dias 12 e 13 de novembro, de 9h às 12h, em salas presenciais ou virtuais conforme divulgação oficial. Pede-se aos coordenadores que fiquem atentos ao site e ao perfil do Instagram oficial do evento.
  • No caso dos STs em formato híbrido, a organização da dinâmica (se haverá um dia específico para as apresentações online e outro para as presenciais ou não, se um dia será numa sala presencial e o outro numa sala remota ou se haverá transmissão enquanto o grupo estará reunido presencialmente em sala, os horários de apresentações etc.) ficará por conta dos coordenadores do ST.
    • Inclusive, caso haja transmissão de dentro de uma sala presencial, a coordenação do ST precisa planejar e executar a logística para isso (providenciar câmera/web cam, por exemplo).
  • Cada coordenador deverá estipular quantas vagas estarão disponíveis para apresentação de trabalho no seu Simpósio Temático de acordo com o tempo hábil disponível nos horários previstos na programação.
    • O tempo de apresentação de cada trabalho também deverá ser decidido pela coordenação de cada ST.
  • Cada Simpósio Temático terá um monitor para acompanhar e auxiliar nas atividades nos dias e horários de apresentação de trabalhos.
  • Os coordenadores dos STs serão responsáveis por fazer a seleção, dentre os trabalhos inscritos, daqueles que serão aceitos e enviar a lista dos aprovados (contendo os nomes dos proponentes e os dos trabalhos, além dos e-mails dos mesmos) à Coordenação do Evento até o dia 30 de outubro, para que haja tempo hábil para a divulgação e emissão das cartas de aceite.
  • Pedimos aos coordenadores que, se possível, ajudem na divulgação do evento e, em particular, do seu próprio Simpósio Temático.

 

Oficinas

 

  • Cada proponente deverá estipular a quantidade de vagas para sua oficina.
  • As oficinas ocorrerão no dia 14 de novembro, das 14h às 18h, em salas conforme divulgação oficial. Pede-se aos proponentes que fiquem atentos ao site e ao perfil do Instagram oficial do evento.
  • Cada Oficina terá um monitor para acompanhar e auxiliar nas atividades nos dias e horários de apresentação de trabalhos.
  • Pedimos a cada proponente que, se possível, ajude na divulgação do evento e, principalmente, da sua própria Oficina.

 

Mais uma vez, agradeço e desejo um excelente evento a todos(as). Até lá!

 

 Prof. Fernando Muratori Costa

Coordenador do evento

Convidados

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Atividades

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Calendar

Submissões

Veja as informações sobre submissão acima, no segundo campo abaixo da imagem de cabeçalho do evento.

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Local do Evento

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