Normas para participar no XII SICIT (EDITAL)
Modelo de resumo (Áreas: Animal, Vegetal e Desenvolvimento Rural ) e dicas para gravar o vídeo da apresentação oral
Recomenda-se o cuidado com o conteúdo, a clareza e a qualidade visual do vídeo a ser elaborado, com duração mínima de 06 e máxima de 10 minutos (Tutorial no Anexo II). Após a apresentação do vídeo, haverá um tempo de cinco (5) minutos para perguntas, caso houver, realizadas exclusivamente pela banca avaliadora.
Ao se inscrever, os participantes autorizam ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), sem qualquer ônus, a utilização de imagem e voz nos meios de comunicação destinados à divulgação do Evento, no canal do YouTube Eventos e SICIT DDPA – RS, no site oficial da SEAPI e demais meios digitais utilizados pelo DDPA/SEAPI.
ANEXO I
Title (versão do título no idioma inglês)
Nome Sobrenome, Nome Sobrenome, Nome Sobrenome (orient.)
Área: ( ) Vegetal ( ) Animal ( ) Desenvolvimento Rural
Resumo - Resumo de até 250 palavras, em fonte Times New Roman, corpo 11pt, normal, com alinhamento justificado e espaçamento 1,5 entre linhas, deverá ser escrito em um só parágrafo. Margem superior e inferior 1,0 cm, esquerda e direita 2,0 cm, texto justificado. O texto deve ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir referências bibliográficas), os principais procedimentos metodológicos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões. Título: deve ser claro, breve, conciso e informar o conteúdo do trabalho. Não deve conter abreviações, fórmulas e símbolos. Deve ser grafado em letras minúsculas, exceto a letra inicial, em negrito, sem ponto final e centralizado, seguido da versão do título em inglês. Preferir nomes populares de espécies no título e nomes científicos nas palavras-chave. Autoria: separados com espaço de uma linha abaixo do título, os nomes dos autores serão escritos completos, por extenso e em sequência, centralizados e separados por vírgula, com nota de rodapé (Times New Roman, corpo 10pt, normal, com alinhamento justificado e espaçamento 1,0 entre linhas), para identificar a instituição a que pertence e o endereço eletrônico do apresentador e do orientador. Os autores da mesma instituição deverão utilizar o mesmo número de afiliação.
Palavras-chave: logo após o resumo, com espaço de uma linha, devem ser indicadas até três (3) palavras adicionais para indexação, diferentes das que compõem o título e separadas por ponto (.). Exemplo: Pesquisa. Iniciação científica. Inovação tecnológica.
Apoio: indicar a(s) agência(s) de fomento pós as palavras-chave.
ORIENTAÇÕES PARA GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEOS
1. CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO
Sua apresentação em vídeo será exibida durante o XII Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do DDPA. O tempo do vídeo deverá ser de duração mínima de 06 e máxima de 10 minutos. Por isso, é importante que você estruture bem sua apresentação, observando que ela deverá cobrir o seguinte conteúdo mínimo:
- Identificação do aluno (nome, curso e instituição) e do(a) orientador(a) (nome e instituição);
- Introdução/Justificativa: deverá apresentar o tema, problema e a visão geral do trabalho, suas motivações, origem e sua relevância;
- Objetivos: deverão contemplar quais as finalidades e os propósitos do trabalho;
- Metodologia: deverá explicar como foi desenvolvido e executado o trabalho e qual o método utilizado para obtenção dos resultados;
- Resultados parciais ou finais: deverão apresentar o que é possível afirmar acerca do trabalho e estudos realizados;
- Conclusões/considerações finais: deverão consistir no desfecho a partir dos resultados e responder aos objetivos propostos, bem como elencar os benefícios do trabalho, sua importância e contribuições.
2. REQUISITOS, FORMATO E ACESSIBILIDADE
Duração: de 06 até 10 minutos.
Formato: o vídeo deve ser gravado na horizontal e enviado para o Youtube com visibilidade pública ou não-listado (saiba como carregar vídeos no Youtube aqui).
Legendas: para possibilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência, recomenda-se a inserção de legendas e/ou janela de Libras. O próprio Youtube gera uma transcrição automática alguns minutos após a publicação de um vídeo, facilitando a elaboração dessas legendas.
3. CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGENS
Para fazer sua apresentação em um notebook ou computador com webcam, você pode utilizar as funções do Google Meet ou do Zoom, gravando uma “reunião” e compartilhando a tela. Antes do envio verificar a qualidade de imagem e som.