XII Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (XII SICIT), VII Workshop de Pós-graduação e Mostra de Pesquisa /DDPA/SEAPI

XII Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (XII SICIT), VII Workshop de Pós-graduação e Mostra de Pesquisa /DDPA/SEAPI

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

Evento online

IV Encontro Técnico e Científico para Construção de Cidades Verdes

Quarta-Feira, 29 de Maio

II Workshop do INCT ADAPTA II

Quinta-Feira, 13 de Junho

,

II Simpósio Brasileiro de Engenharia da Nanotecnologia

Segunda-Feira, 30 de Setembro

Rio de Janeiro, RJ

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

Temática XII SICIT 2023 " Mudanças climáticas e Sustentabilidade"

O XII Salão de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica (XII SICIT), o VII Workshop de Pós-Graduação e a Mostra de Pesquisa/2023 têm como objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio, graduação, pós-graduação e pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) apresentarem os resultados de suas atividades de pesquisa, estimulando  interesse, curiosidade científica, raciocínio lógico, senso crítico, responsabilidade e entusiasmo pela Ciência, assim como incentivar o desenvolvimento de produtos e processos inovadores,  a geração de conhecimento e a transferência de novas tecnologias e serviços para a agropecuária gaúcha. Nosso tema de abertura do evento será " Mudanças climáticas e Sustentabilidade", com a presença de dois palestrantes referências no assunto. Pretendemos disponibilizar um espaço envolvente e perspicaz para que possamos discutir as mudanças climáticas e seus efeitos na agropecuária, para que acadêmicos, pesquisadores e entusiastas se reúnam e troquem ideias.

As áreas para envio de resumo são: Animal, Vegetal e Desenvolvimento Rural

Para mais informações acesse: https://www.agricultura.rs.gov.br/inscricoes-abertas-para-o-12-salao-de-iniciacao-cientifica-e-tecnologica-da-agricultura

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Normas para participar no XII SICIT (EDITAL)

Modelo de resumo (Áreas: Animal, Vegetal e Desenvolvimento Rural ) e dicas para gravar o vídeo da apresentação oral

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente com confiança média 

 

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação 

Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) 

Edital 04/2023 Regulamento do XII Salão de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica (XII SICIT) e VII Workshop de Pós-Graduação e Mostra de Pesquisa 

Tema das palestras: “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade”  

 

1. Data e local de realização 

Período: 04 e 05 de outubro de 2023. 

Local: O evento será on-line e transmitido ao vivo pelo canal do YouTube Eventos e SICIT DDPA - RS (https://www.youtube.com/channel/UCyklF8-z3LotlsNQf_FVy1A). 

Horário: 9h às 18h nos dias do evento. 

 

2. Informações e cronograma 

2.1. Informações 

Informações sobre o evento podem ser acessadas no site da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e na plataforma de inscrições Even3, através dos links abaixo: 

E através do e-mail: sicit@agricultura.rs.gov.br 

Informações adicionais não serão efetuadas por telefone. 

 

2.2. Cronograma 

Etapa 

Data 

Lançamento do Edital 

03/08/2023 

Inscrição e envio de resumos impreterivelmente 

03/08 até 03/09/2023 

Divulgação dos aceites dos resumos 

A partir de 12/09/2023 

Envio eletrônico do vídeo gravado da apresentação oral de resumos aceitos 

Até 25/09/2023 

Inscrição de ouvintes 

Até 03/10/2023 

Data do evento 

04 e 05/10/2023 

 

Os resumos deverão ser enviados, de acordo com o modelo do Anexo I, para o e-mail sicit@agricultura.rs.gov.br até 03 de setembro de 2023. Serão aceitos somente resumos com resultados parciais/preliminares ou finais. 

 

3. Orientações para elaboração do resumo 

Somente serão aceitos os resumos que rigorosamente seguirem o modelo que consta no Anexo I e com identificação determinada por este edital. As orientações seguem abaixo: 

 O resumo deverá ser enviado para o e-mail sicit@agricultura.rs.gov.br, em arquivo anexo, identificado com o nome e último sobrenome do apresentador/autor seguido da palavra “resumo” e da área na qual deverá ser inscrito (exemplo: Maria-Silva-resumo área animal, área vegetal ou desenvolvimento rural), obedecendo a seguinte formatação (Modelo no Anexo I): 

  1. Programa MS Word formato “.doc”, fonte Times New Roman, tamanho 11, formato de papel A4, retrato, cor preta, espaçamento 1,5 entre linhas;  

  1. Margem superior e inferior 1,0 cm, esquerda e direita 2,0 cm, texto justificado; 

  1. Resumo: no máximo 250 palavras, sem referências (conforme exemplo ANEXO I); 

  1. O título deve ser grafado em letras minúsculas, exceto a letra inicial, em negrito, sem ponto final e centralizado; seguido da versão em inglês; preferir nomes populares de espécies no título e nomes científicos nas palavras-chave; 

  1. Nome completo dos autores, sendo o aluno inscrito o primeiro autor e o orientador/supervisor, o último, seguido da indicação entre parênteses (orient.); 

  1. Na identificação deverá constar Instituição/Centro de Pesquisa onde é realizado o trabalho (conforme exemplo ANEXO I). Inserir afiliação somente do primeiro autor e do orientador no resumo pela aba do MS Word “Referências” e depois botão “Inserir Nota de Rodapé”; 

  1. Inserir o e-mail do aluno e do orientador/supervisor após as instituições de vínculo; 

  1. Breve introdução sobre o assunto estudado, objetivos claramente definidos, descrição de material e métodos utilizados, síntese dos resultados e conclusões, mesmo que preliminares; 

  1. Palavras-chave: 3 (três) palavras diferentes das que compõem o título, separadas por ponto (.), logo após o resumo, com espaço de uma linha; 

Apoio: Indicação do suporte financeiro e/ou da fonte de apoio da bolsa no final do texto, quando houver. 

 

4. Orientações para a produção do vídeo com a apresentação oral: 

Recomenda-se o cuidado com o conteúdo, a clareza e a qualidade visual do vídeo a ser elaborado, com duração mínima de 06 e máxima de 10 minutos (Tutorial no Anexo II). Após a apresentação do vídeo, haverá um tempo de cinco (5) minutos para perguntas, caso houver, realizadas exclusivamente pela banca avaliadora. 

O link do vídeo gravado deverá ser enviado para sicit@agricultura.rs.gov.br até 25/09/2023. 

Ao se inscrever, os participantes autorizam ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), sem qualquer ônus, a utilização de imagem e voz nos meios de comunicação destinados à divulgação do Evento, no canal do YouTube Eventos e SICIT DDPARS, no site oficial da SEAPI e demais meios digitais utilizados pelo DDPA/SEAPI. 


 ANEXO I 

Título 

Title (versão do título no idioma inglês) 

 

Nome Sobrenome1, Nome Sobrenome2, Nome Sobrenome3 (orient.) 

Área:   (  ) Vegetal   (  ) Animal   (  ) Desenvolvimento Rural 

 

Resumo - Resumo de até 250 palavras, em fonte Times New Roman, corpo 11pt, normal, com alinhamento justificado e espaçamento 1,5 entre linhas, deverá ser escrito em um só parágrafo. Margem superior e inferior 1,0 cm, esquerda e direita 2,0 cm, texto justificado. O texto deve ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir referências bibliográficas), os principais procedimentos metodológicos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões. Título: deve ser claro, breve, conciso e informar o conteúdo do trabalho. Não deve conter abreviações, fórmulas e símbolos. Deve ser grafado em letras minúsculas, exceto a letra inicial, em negrito, sem ponto final e centralizado, seguido da versão do título em inglês. Preferir nomes populares de espécies no título e nomes científicos nas palavras-chave. Autoria: separados com espaço de uma linha abaixo do título, os nomes dos autores serão escritos completos, por extenso e em sequência, centralizados e separados por vírgula, com nota de rodapé (Times New Roman, corpo 10pt, normal, com alinhamento justificado e espaçamento 1,0 entre linhas), para identificar a instituição a que pertence e o endereço eletrônico do apresentador e do orientador. Os autores da mesma instituição deverão utilizar o mesmo número de afiliação. 

 

Palavras-chave: logo após o resumo, com espaço de uma linha, devem ser indicadas até três (3) palavras adicionais para indexação, diferentes das que compõem o título e separadas por ponto (.). Exemplo: Pesquisa. Iniciação científica. Inovação tecnológica. 

Apoio: indicar a(s) agência(s) de fomento pós as palavras-chave. 

 

ANEXO II 

ORIENTAÇÕES PARA GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEOS 

1. CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO 

Sua apresentação em vídeo será exibida durante o XII Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do DDPA. O tempo do vídeo deverá ser de duração mínima de 06 e máxima de 10 minutos. Por isso, é importante que você estruture bem sua apresentação, observando que ela deve cobrir o seguinte conteúdo mínimo: 

- Título do trabalho; 

- Identificação do aluno (nome, curso e instituição) e do(a) orientador(a) (nome e instituição); 

- Introdução/Justificativa: deverá apresentar o tema, problema e a visão geral do trabalho, suas motivações, origem e sua relevância; 

- Objetivos: deverão contemplar quais as finalidades e os propósitos do trabalho; 

- Metodologia: deverá explicar como foi desenvolvido e executado o trabalho e qual o método utilizado para obtenção dos resultados; 

- Resultados parciais ou finais: deverão apresentar o que é possível afirmar acerca do trabalho e estudos realizados; 

- Conclusões/considerações finais: deverão consistir no desfecho a partir dos resultados e responder aos objetivos propostos, bem como elencar os benefícios do trabalho, sua importância e contribuições. 

 

2. REQUISITOS, FORMATO E ACESSIBILIDADE 

Duração: de 06 até 10 minutos. 

Formato: o vídeo deve ser gravado na horizontal e enviado para o Youtube com visibilidade pública ou não-listado (saiba como carregar vídeos no Youtube aqui). 

Legendas: para possibilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência, recomenda-se a inserção de legendas e/ou janela de Libras. O próprio Youtube gera uma transcrição automática alguns minutos após a publicação de um vídeo, facilitando a elaboração dessas legendas. 

 

3. CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGENS 

Para fazer sua apresentação em um notebook ou computador com webcam, você pode utilizar as funções do Google Meet ou do Zoom, gravando uma “reunião” e compartilhando a tela. Antes do envio verificar a qualidade de imagem e som. 

Softwares livres para edição em PC: Movavi; Shotcut; Openshot; Kdenlive. 

 

REFERÊNCIA 

TUTORIAL E DICAS PARA GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DOS VÍDEOS – 6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. Disponível em https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2021/09/TUTORIAL-E-DICAS-PARA-A-GRAVACAO-E-EDICAO-DE-VIDEOS.pdf. 

Certificados

 Os certificados de participação no Evento ficarão disponíveis gratuitamente na plataforma Even3 por 90 dias.

Recomenda-se baixar o arquivo, assim que forem disponibilizados.

ANAIS DO XII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, VII WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E MOSTRA DE PESQUISA DDPA - SEAPI

 Link de acesso dos Anais: https://www.agricultura.rs.gov.br/anais-do-sicit

Comissão Organizadora


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}