VIII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática

VIII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática

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Sobre o evento

O Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática (SHIAM) se tornou um evento tradicionalmente muito importante para o campo da Educação Matemática e aguardado por todos. Espaço de encontro privilegiado em que professores que ensinam matemática e pesquisadores têm a oportunidade de socializar, discutir, analisar e refletir especificamente suas diferentes experiências, necessidades e investigações de e em aulas de matemática.

A cada edição, o SHIAM amplia o seu alcance e promove a participação de professores que ensinam matemática nas redes públicas e privadas da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Superior, além de futuros professores, pós-graduandos e gestores educacionais.

O SHIAM é uma iniciativa do Grupo de Sábado (GdS), subgrupo do PraPeM-CEMPEM (Prática Pedagógica em Matemática - Círculo de Estudo Memória e Pesquisa em Educação Matemática), da Faculdade de Educação da Unicamp, e está em sua oitava edição, com um histórico de pesquisa e colaboração em diferentes temáticas: “a necessidade de uma mudança de foco na formação de professores e o papel central do conhecimento especializado do professor e dos contextos formativos”; “colaboração e desenvolvimento profissional”; “aprendizagens e desafios em comunidades de professores que ensinam matemática”; “experiências sobre formação de professores que ensinam matemática”; “estudos e problematizações de aulas como alternativas ao desenvolvimento profissional docente e à melhoria do ensino e da aprendizagem matemática”. A última edição, o VII SHIAM, foi realizada pelo GdS, PraPeM-FE/Unicamp e Grupo de Pesquisa e Formação de Professores (CIESPMAT) - FE/Unicamp.

Em razão dos desafios impostos aos educadores e às instituições educacionais pelo contexto pandêmico, neste ano de 2021, nos preocupamos em não nos ausentarmos do debate necessário e do convite ao diálogo, que prima as trocas de histórias e experiências acerca das aventuras e desafios que professores e pesquisadores têm vivenciado, especialmente no ensino remoto. Nesse sentido, o VIII SHIAM tem como temática: “aventuras e desafios em tempos de pandemia: (re)inventar a prática docente”.

Essa oitava edição, organizada pelo GdS, PraPeM-FE/Unicamp e Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (GPEMATEC) - IFSP/Câmpus Hortolândia, conta com o apoio da Unicamp e dos IFSP - Hortolândia, São João da Boa Vista e Bragança Paulista. Atendendo às orientações do Ministério da Saúde no que se refere ao distanciamento social, devido à seriedade da pandemia causada pelo vírus SARSCoV-2, da COVID-19, o VIII SHIAM realizará todas as suas atividades no formato remoto.

Em decorrência dessa mudança, teremos algumas novidades, como: sessões de rodas de conversa, oficinas em dois formatos, as quais poderão contar com partes assíncronas e síncronas, e muito mais! Será uma edição especial, planejada e organizada com todo carinho e entusiasmo de sempre. Não diferente dos demais, buscaremos garantir os espaços de fala a todos, de troca e construção coletiva, tão característico desse tradicional evento.

Acreditamos na Educação, na importância da escola e do papel do professor frente à escolarização dos brasileiros e defendemos o direito e necessidade dos educadores e pesquisadores constituírem comunidades investigativas, com o propósito de discutir, analisar, sistematizar, teorizar e escrever sobre seus trabalhos, buscando compreendê-los e transformá-los conforme os desafios e as necessidades de cada realidade escolar.

Certamente sentiremos as ausências dos que partiram ou dos abraços que não poderemos trocar, mas também contemplamos a oportunidade de expandirmos à participação de muitos que desejavam e não podiam se deslocar. Esperamos por vocês!


Objetivos do VIII SHIAM:

  • Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinar e aprender matemática na Educação Básica;
  • Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades para o ensino e para a aprendizagem da matemática nos Ensinos Fundamental e Médio;
  • Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na Educação Básica;
  • Compreender e discutir diferentes metodologias que promovam o desenvolvimento profissional do professor, da pesquisa do professor sobre sua própria prática e da melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na Educação Básica;
  • Valorizar histórias e experiências compartilhadas por professores que ensinam matemática na Educação Básica e pesquisadores, nas ações docentes e investigações em/sobre aulas de matemática.
  • Refletir sobre as experiências matemáticas compartilhadas por professores que atuam na Educação Infantil, promovendo novas aprendizagens matemáticas.
 
ANAIS DO VIII SHIAM: 
https://www.even3.com.br/anais/viiishiam/


Público alvo:
Professores que ensinam matemática; 
Estudantes de graduação e pós-graduação; 
Profissionais da Educação; 
Formadores de professores; 
Pesquisadores.

Programação

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Calendar

Palestrantes

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Orientações Gerais

1. Inscrição

  • Gratuita - Aos participantes que não pretendem submeter e, portanto, não pretendem apresentar trabalhos.

  • Paga - Aos participantes que pretendem submeter e apresentar trabalhos. Se você pretende apresentar uma Comunicação ou Sessão de Roda de Conversa (seja como autor ou co-autor) e não for o primeiro autor de uma oficina, deverá, obrigatoriamente pagar uma taxa de inscrição. Essa taxa cobrirá os custos relativos à submissão de trabalhos na plataforma Even3 e da elaboração dos Anais do evento com os trabalhos completos (após aceite). Nesse caso, todos os autores de um trabalho de Comunicação ou Roda de Conversa devem pagar uma taxa de inscrição, conforme os valores da tabela a seguir:
   

Participantes

Valores

Estudante de graduação

R$ 20,00

Professores e profissionais da Educação Básica

R$ 20,00

Estudante de Pós-Graduação

R$ 40,00

Professores universitários

R$ 40,00


  • Se você for oferecer uma oficina, sua inscrição será isenta e, caso deseje, poderá submeter outros trabalhos.  Assim, no ato da inscrição, faça o preenchimento na categoria “Oficineiro”. Se a Oficina tiver mais de um autor, somente o primeiro autor não pagará a taxa de inscrição. Os demais deverão pagar. Assim, os coautores devem realizar a inscrição paga nas respectivas categorias, conforme tabela acima. 
  • Ao realizar a inscrição e o pagamento, o resumo passará pelo processo de avaliação. Caso seja aceito, o autor será notificado. Aqueles que tiverem interesse em submeter o trabalho completo após o evento, terão seu texto avaliado pela Comissão Científica e, sendo aceito, será publicado nos anais do evento.
  • Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido.
  • Após a inscrição, realize também o cadastro na plataforma Even3. É um outro procedimento necessário para a participação em todas as atividades.

2. Participação com trabalhos
Serão aceitos trabalhos nas modalidades: I) Comunicação Científica, II) Comunicação de Experiência, III) Roda de Conversa e IV) Oficinas.


I) A seguir, estão descritos os eixos temáticos de Comunicação Científica:

a) Investigações de Aulas de Matemática

Os trabalhos deste eixo temático são caracterizados por serem relatos de ações em sala de aula que foram planejadas e desenvolvidas com propósitos intencionalmente investigativos na Educação Básica, envolvendo questões ou objetivos investigativos, registro e análise de informações de sala de aula, e produção de resultados. A apresentação deve trazer elementos acerca dos resultados dessa investigação, que pode ter sido concluída ou estar em desenvolvimento.


b) Investigações sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática

Os trabalhos deste eixo temático são caracterizados por serem relatos de investigações planejadas e desenvolvidas com propósitos intencionalmente investigativos no âmbito da formação de professores que ensinam matemática. O resumo e a apresentação devem conter questões ou objetivos investigativos, registro e análise de informações do processo de formação, e produção de resultados. A apresentação deve trazer elementos acerca dos resultados dessa investigação que pode ter sido concluída ou estar em desenvolvimento.


II) A seguir, estão descritos os eixos temáticos de Comunicação de Experiência:

a) Histórias de Aulas de Matemática no contexto da pandemia 

Os trabalhos deste eixo temático podem ser relatos, histórias ou narrativas de experiências de aulas de matemática que foram investigadas, mas não pensadas e desenvolvidas intencionalmente como investigações acadêmicas, mas que destacam experiências interessantes vivenciadas por professores ou futuros professores, bem como os aprendizados a partir dessa experiência. É uma apresentação reflexiva que aborda, de forma contextualizada e objetiva, uma ação ou um conjunto de ações que versem sobre aulas de matemática. As histórias de aulas podem contemplar, por exemplo: episódios com foco de reflexão no professor e suas práticas de interações discursivas com os estudantes, ou com foco nos estudantes, por meio dos comentários, respostas orais e escritas, ou com outros focos em oportunidades de aprendizagem.  É relevante que sejam abordados, na apresentação oral, o objetivo da situação, a motivação, a justificativa, as observações e as reflexões do autor relacionadas aos resultados, que podem ter sido positivos ou negativos. As propostas podem contar com o suporte de registros, por exemplo: fotos, materiais utilizados (como tarefas) na aula de matemática, resoluções dos estudantes, memória registradas pelos professores, dentre outros.

b) Experiências sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática no contexto da pandemia.

Os trabalhos deste eixo temático podem ser relatos, histórias ou narrativas de práticas, de formação de professores que ensinam matemática, que foram investigadas, mas não pensadas e desenvolvidas intencionalmente como pesquisas acadêmicas, mas que destacam experiências interessantes, bem como os aprendizados a partir dessas experiências. É uma apresentação reflexiva que aborda, de forma contextualizada e objetiva, uma ação ou um conjunto de ações que versem sobre práticas de formação inicial ou continuada de professores que ensinam matemática. As experiências podem contemplar episódios que tragam oportunidades de aprendizagens no âmbito da Educação Matemática, com foco tanto no formador de professor como nos professores participantes da formação (inicial, continuada, grupos de estudos, etc.). É relevante que sejam abordados, na apresentação oral, o objetivo da situação, a motivação, a justificativa, as observações e as reflexões do autor relacionadas aos resultados, que podem ter sido positivos ou negativos.


III) Sessões de Roda de Conversa no contexto da Pandemia

Esta modalidade é uma grande novidade na nossa oitava edição do SHIAM. Trata-se de um espaço aberto às experiências ou investigações inovadoras de um coletivo de professores que gostariam de compartilhar e discutir suas aventuras e desafios de ensinar e aprender matemática em tempo de pandemia.  Espera-se que as experiências sejam interessantes e que tenham sido desenvolvidas na escola ou na Universidade, ou ainda, na interação universidade-escola, e que reflitam o (re)inventar da prática docente no contexto da pandemia. A inscrição de trabalhos nessa modalidade deve ser coletiva, envolvendo no mínimo 3 e no máximo 5 professores que terão um tempo de 100 minutos para desenvolver a Sessão de Roda de Conversa, prevendo um bom espaço desse tempo para discutir e trocar experiências com os ouvintes. O resumo da Roda de Conversa deve conter uma apresentação da proposta, justificando sua relevância e pertinência.


IV) Oficinas

Mais novidades por aqui. Também nos (re)inventamos para proporcionar a vocês momentos de muitas aprendizagens nesse evento no formato remoto. Nesse sentido, as oficinas poderão ser ofertadas em dois formatos. Formato 1: misto, em que as atividades serão realizadas de forma assíncrona (sem interação ao vivo) e síncrona (com interação ao vivo). Formato 2: síncrona, em que as atividades serão realizadas apenas de forma síncrona.

As oficinas no Formato 1 terão no máximo 6 horas de desenvolvimento, as atividades síncronas (ao vivo) devem ter duração entre2 e 3 horas. A parte assíncrona (sem interação ao vivo) será disponibilizada para que o participante realize as atividades, no tempo e ritmo dele, a partir do primeiro dia do evento. Para tanto, o(s) proponente(s) da oficina poderão escolher entre duas possibilidades para as propostas de atividades assíncronas: por meio da plataforma Moodle, que será oferecida pela organização do evento e que deverá ser alimentada pelo(s) proponente(s); ou de forma livre, com uso de um site pessoal ou envio de arquivo para ser disponibilizado no site do evento. A parte síncrona acontecerá em tempo real, no último dia do evento, na plataforma do evento, assim como as oficinas no Formato 2.

As oficinas no Formato 2 terão 3 horas de duração e serão desenvolvidas de forma síncrona, ou seja, em tempo real, com recursos do proponente, na plataforma do evento.

Mais informações sobre como oferecer as oficinas, acesse este podcast tutorial

O número máximo de participantes por oficina será de 30 pessoas. Uma semana antes da realização do evento, as inscrições para as oficinas serão abertas.


3. Submissão

  • Para a submissão de resumos, é preciso que todos os autores estejam inscritos no evento e na plataforma Even3, mas apenas um (primeiro autor) deve submeter o arquivo. São dois procedimentos diferentes (inscrição no evento e submissão do trabalho), porém que são necessários para a participação integral no evento.
  • A inscrição deverá ser paga por todos os autores do trabalho, pois os resumos só serão avaliados após a efetivação do pagamento da inscrição.
  • Cada trabalho pode conter no máximo 5 (cinco) autores. O participante poderá ser primeiro autor 2 (duas) vezes entre as quatro modalidades (Comunicação Científica, Comunicação de Experiência, Roda de Conversa e Oficinas) de submissão trabalhos. Por exemplo, o participante poderá ser primeiro autor somente em uma comunicação científica e em uma oficina. Não restringiremos a quantidade de coautoria.
  • Para todas as modalidades, é necessário o envio de resumo para avaliação seguindo o template disponibilizado na seção de submissão abaixo. Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica e, se aceitos, serão disponibilizados para que os participantes possam consultá-los ao longo do evento, visando escolher a sala de comunicação de seu interesse.
  • Após a realização do evento, os participantes que tiverem seus resumos aceitos para apresentação, terão a possibilidade de submeter o trabalho completo para publicação nos anais do evento: Comunicações Científica e de Experiência (mínimo 7 e máximo de 8 páginas), Sessões de Roda de Conversa (mínimo 8 e máximo 10 páginas) e Oficinas (mínimo 5 e máximo 6 páginas). As orientações e os templates serão encaminhados aos autores. O prazo para essa segunda etapa será de 18 de outubro a 30 de novembro de 2021. Os trabalhos que não forem apresentados no evento não serão publicados nos anais.

4. Certificação

  • O certificado de participação está condicionado à frequência mínima de 75% nas atividades do evento, que compreende a presença nas mesas-redondas e nas sessões de comunicações. A própria plataforma Even3 faz a contabilização das presenças, bastando o participante sempre acessar as atividades pela plataforma.
  • Os certificados de participação no evento terão carga horária de 30 horas.
  • O certificado de apresentação de trabalho será emitido para os autores, se for realizada a identificação do pagamento de todos os autores e se o trabalho for efetivamente apresentado.


5. Para os autores

  • Recomendamos que todos os autores estejam presentes no dia da apresentação, mas, se não for possível, pelo menos um deles deve estar presente para apresentar o trabalho.
  • Os trabalhos que não tiverem nenhum autor presente não serão apresentados, nem publicados e nem receberão certificado.
  • As apresentações acontecerão nas datas e horários descritos na programação.
  • As salas virtuais, onde acontecerão as apresentações, serão disponibilizadas na própria plataforma Even3, em sua área de participante, uma semana antes de iniciar o evento.
  • As sessões de comunicações científicas e de experiência terão 100 minutos de duração, com 4 trabalhos a serem apresentados em cada sessão, de modo que cada comunicação terá 15 minutos para apresentação e 10 minutos para discussão.
  • O tempo para a apresentação e para a discussão será rigorosamente respeitado para que todos tenham a oportunidade de ter seus trabalhos apresentados e discutidos. Portanto, o mediador e os monitores da sala intervirão para que esse tempo seja respeitado por todos.
  • Recomendamos que as apresentações sejam previamente gravadas, no tempo de 15 minutos, para que no dia o vídeo seja reproduzido para todos da sala. Assim, os autores poderão estar mais seguros de que suas apresentações não ultrapassem o tempo permitido. No entanto, os autores podem optar em apresentar no dia da sessão, respeitando o tempo estipulado.
  • Os vídeos não precisarão ser enviados na inscrição. Os autores devem ser responsáveis por compartilhar a tela no dia da apresentação. Recomendamos que tenham a apresentação em mãos para apresentá-la, caso tenha alguma intercorrência técnica na transmissão do vídeo.
  • É recomendável que os autores testem a apresentação do vídeo anteriormente ao momento da apresentação.
  • Pedimos que todos os autores responsáveis pela apresentação compareçam às salas virtuais com 10 minutos de antecedência para acertos pontuais acerca das apresentações com os monitores.

Atividade Cultural

Com o intuito de promover um ambiente cultural no VIII SHIAM, nos (re)inventamos e criamos um espaço para compartilhar Momentos Culturais, sendo eles: apresentações de dança, música, teatro, desenhos, declamações de poemas e poesias etc. Desse modo, contamos com a sua colaboração para compor este momento. Será aberta a pré-inscrição entre os dias 01 e 31 de agosto para participação, individual ou em grupo, a fim de compartilhar sua produção artística com vídeos de até 5 minutos.


ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

1) Para a primeira etapa, basta preencher este formulário de inscrição. Se inscreva o quanto antes, pois aceitaremos um número limitado de propostas. Essa primeira etapa se configura como uma pré-seleção; apenas após o envio do vídeo e análise da comissão organizadora, é que as atividades culturais propostas serão homologadas;

2) Se atente ao e-mail para contato, pois, caso sua inscrição seja homologada, entraremos em contato com você.

3) É necessário que os integrantes estejam inscritos no evento para obter o certificado de participação. Se você for apresentar algum trabalho e já estiver inscrito em outra modalidade, é suficiente enviar a proposta para o e-mail indicado. Por outro lado, se você for apenas propor um momento cultural, faça a inscrição na modalidade “Atividade Cultural” (Gratuita);

4) Menores de 18 anos deverão solicitar ao responsável o preenchimento da Autorização do responsável (https://docs.google.com/document/d/1BGirAcsVDpd1aZHq0JNoOo5DU2gUmihC4kiqfWPGo04/edit), conforme o modelo, para o uso da imagem, que deverá ser enviado juntamente com o formulário de inscrição até a data limite de inscrição.

5) Para os professores, que queiram mostrar um vídeo de algo que os alunos fizeram no passado, precisam, também, da Autorização de Imagem (https://docs.google.com/document/d/1BGirAcsVDpd1aZHq0JNoOo5DU2gUmihC4kiqfWPGo04/edit) deles.

6) Maiores de 18 anos deverão preencher o Termo de Compromisso e Cessão de Imagem (https://docs.google.com/document/d/1VUsnYMnsNx5xVK98VdErvySRIUUXyN33_czfJURTD58/edit), conforme o modelo, que deverá ser enviado juntamente com formulário de inscrição até a data limite de inscrição.


REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO

1) A resolução mínima é de 720p, caso contrário, o vídeo não será aceito;

2) Produções que extrapolarem o tempo indicado na pré-inscrição não serão aceitos;

3) É vedado qualquer tipo de conteúdo ilícito ou que fira os direitos humanos;

4) Direito a certificado de participação, se inscritos na plataforma, aos autores dos vídeos que forem apresentados no evento. 

Lançamento de livros

A oitava edição do SHIAM manterá a tradição e oferecerá um espaço especial para todos e todas que desejam lançar livros.
Os(as) autores(as) interessados(as) terão 30 minutos para a apresentação de sua(s) obra(s) e a organização da dinâmica da apresentação ficará a cargo dos(as) próprios(as) autores(as). O meio de transmissão ainda será definido pela Comissão Organizadora, no entanto, assim que possível, instruções serão encaminhadas aos inscritos para a apresentação
Se você tem interesse em lançar seu livro durante o VIII Shiam, preencha este formulário. No caso de obras com mais de um(a) autor(a), todos(as) os(as) autores(as) devem preencher o formulário e concordar estar de acordo com o Termo de Consentimento.

Inscrições

Com submissão - Pago / Ouvinte e Oficineiro - Gratuito

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Submissões

Templates abaixo (Trabalho Completo)

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Material de Divulgação

Ajude-nos na divulgação do evento!

Acesse as artes aqui.

Comissão Científica

  • Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (IFSP - Hortolândia) - Presidente
  • Dario Fiorentini (UNICAMP)
  • Adair Mendes Nacarato (UFS)
  • Adriana Richit (UFFS)
  • Alessandra Almeida (PUC-Campinas)
  • Alessandro Jacques Ribeiro (UFABC)
  • Ana Karina Cancian Baroni (IFSP - Capivari)
  • Ana Leticia Losano (UNISO)
  • Ana Paula dos Santos Malheiro (UNESP - São José do Rio Petro)
  • Celi Espasandin Lopes (Unicsul)
  • Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)
  • Fernando Luís Pereira Fernandes (UFTM)
  • Jenny Patricia Acevedo-Rincón (Uninorte)
  • Keli Cristina Conti (UFMG)
  • Kênia Cristina Pereira Silva (IFSP - Hortolândia)
  • Klinger Teodoro Ciriaco (UFSCar)
  • Lilian Karam Parente Cury Spiller (IFSP - Bragança Paulista)
  • Gilmer Jacinto Peres (CEFET-MG)
  • Marcos Antonio Gonçalves Júnior (CEPAE/UFG)
  • Maria Raquel Miotto Morelatti (UNESP - Presidente Prudente)
  • Marlova Estela Caldatto (UTFPR)
  • Maurício Rosa (UFRGS)
  • Miguel Ribeiro (UNICAMP)
  • Priscila Marques Dias Correa (UWindsor)
  • Priscila Kabbaz Alves da Costa (UEPG)
  • Regina da Silva Pina Neves (UnB)
  • Régis Forner (SEE-SP)
  • Rosana Catarina de Lima (PSIEM-GEPEMAI-FE/Unicamp; GPEMATEC-IFSP/HTO)
  • Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues (IFSP - São João da Boa Vista)
  • Rúbia Barcelos Amaral Schio (UNESP - Rio Claro)
  • Sueli Liberatti Javaroni (UNESP - Bauru)
  • Thaís de Oliveira Ferrasso (IFSP - São João da Boa Vista)
  • Tiago Giorgetti Chinellato (IFSP - Hortolândia)
  • Vanessa Moreira Crecci (COGNA)
  • Vanessa Oechsler (IFSC - Gaspar)

Comissão Organizadora

  • Dario Fiorentini (Coordenador Geral)
  • Alex Henrique Alves Honorato (Coordenador Executivo)
  • Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (Coordenadora Científica)
  • Allan Clayton dos Santos (Comissão Executiva)
  • Andrey Patrick Monteiro de Paula (Comissão Executiva)
  • Cristina Meyer (Comissão Executiva)
  • Fernanda Cristina Gaspar Lemes (Comissão Executiva)
  • Flávia Oliveira Barreto (Comissão Executiva)
  • Flavio Margarito Martins de Barros (Comissão Executiva)
  • Giovanni Torres de Melo (Comissão Executiva)
  • Isabela Marques Correa dos Santos (Comissão Executiva)
  • Juscier Albertino Mamoré de Melo (Comissão Executiva)
  • Maria Aparecida de Jesus Salgado (Comissão Executiva)
  • Marilia Franceschinelli de Souza (Comissão Executiva)
  • Rodrigo Rafael Gomes (Comissão Executiva)
  • Talita Moreira (Comissão Executiva)
  • Uilson Lima de Almeida (Comissão Executiva)
  • Vagner do Nascimento (Comissão Executiva)
  • Valdete Aparecida do Amaral Mine (Comissão Executiva)
  • Victor Hugo Gama de Castro (Comissão Executiva)
  • Vinícius da Costa Garcia (Comissão Executiva)

Realização

        

Apoio

            

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