{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática (SHIAM) se tornou um evento tradicionalmente muito importante para o campo da Educação Matemática e aguardado por todos. Espaço de encontro privilegiado em que professores que ensinam matemática e pesquisadores têm a oportunidade de socializar, discutir, analisar e refletir especificamente suas diferentes experiências, necessidades e investigações de e em aulas de matemática.

A cada edição, o SHIAM amplia o seu alcance e promove a participação de professores que ensinam matemática nas redes públicas e privadas da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Superior, além de futuros professores, pós-graduandos e gestores educacionais.

O SHIAM é uma iniciativa do Grupo de Sábado (GdS), subgrupo do PraPeM-CEMPEM (Prática Pedagógica em Matemática - Círculo de Estudo Memória e Pesquisa em Educação Matemática), da Faculdade de Educação da Unicamp, e em 2021, ocorreu a sua oitava edição, com um histórico de pesquisa e colaboração em diferentes temáticas: “a necessidade de uma mudança de foco na formação de professores e o papel central do conhecimento especializado do professor e dos contextos formativos”; “colaboração e desenvolvimento profissional”; “aprendizagens e desafios em comunidades de professores que ensinam matemática”; “experiências sobre formação de professores que ensinam matemática”; “estudos e problematizações de aulas como alternativas ao desenvolvimento profissional docente e à melhoria do ensino e da aprendizagem matemática”.

Em razão dos desafios impostos aos educadores e às instituições educacionais pelo contexto pandêmico, em 2021, preocupamo-nos em não nos ausentarmos do debate necessário e do convite ao diálogo, que prima as trocas de histórias e experiências acerca das aventuras e desafios que professores e pesquisadores vivenciaram, especialmente no ensino remoto. Nesse sentido, o VIII SHIAM teve como temática: “aventuras e desafios em tempo de pandemia: (re)inventar a prática docente”. Além disso, foi possível cumprir os seguintes objetivos:

Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinar e aprender matemática na Educação Básica;

Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades para o ensino e para a aprendizagem da matemática nos Ensinos Fundamental e Médio;

Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na Educação Básica;

Compreender e discutir diferentes metodologias que promovam o desenvolvimento profissional do professor, da pesquisa do professor sobre sua própria prática e da melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na Educação Básica;

Valorizar histórias e experiências compartilhadas por professores que ensinam matemática na Educação Básica e pesquisadores, nas ações docentes e investigações em/sobre aulas de matemática.

Refletir sobre as experiências matemáticas compartilhadas por professores que atuam na Educação Infantil, promovendo novas aprendizagens matemáticas.

A oitava edição, organizada pelo GdS, PraPeM-FE/Unicamp e Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (GPEMATEC) - IFSP/Câmpus Hortolândia, contou com o apoio da Unicamp e dos IFSP - Hortolândia, São João da Boa Vista e Bragança Paulista. Atendendo às orientações do Ministério da Saúde no que se refere ao distanciamento social, devido à seriedade da pandemia causada pelo vírus SARSCoV-2, da COVID-19, o VIII SHIAM realizou todas as suas atividades no formato remoto.

Nessa edição especial, tivemos a inscrição de 71 estudantes da graduação, 100 professores e profissionais da Educação Básica, 22 pós-graduandos, 40 professores universitários e 466 ouvintes. Esses números demonstram que, mais uma vez, o evento alcançou seu público alvo, mesmo na modalidade totalmente remota. 

Das submissões de trabalhos, em formato de resumo expandido, foram aprovados pela Comissão Científica e apresentados: 62 comunicações científicas; 72 comunicações de experiência; 21 oficinas; e 7 rodas de conversas. Desses estudos, 38 eram sobre Experiências sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática, 35 sobre Histórias de Aulas de Matemática, 27 sobre Investigações de Aulas de Matemática e 37 sobre Investigações sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática. 

As apresentações das palestras, mesas redondas, rodas de conversas e lançamentos de livros, foram gravadas e os vídeos estão distribuídos entre os canais do GdS e do GPEMATEC, onde estão disponíveis e podem ser consultados nos endereços abaixo, respectivamente:  

https://www.youtube.com/channel/UCI2GFnmX6qUuYnXaYxIL7oQ/featured   https://www.youtube.com/channel/UCyLJ8ueInPkrYHwJ54YKrGw.

Um E-book tem sido produzido pela Comissão Científica e por palestrantes das mesas redondas. Quando finalizado, o E-book será divulgado no site (https://www.even3.com.br/viiishiam/) e nas redes sociais do evento.

Após a apresentação das comunicações científicas e de experiências, das oficinas e das rodas de conversas, os autores foram convidados a enviarem a versão completa dos trabalhos a serem publicados nos Anais. Os autores desses trabalhos completos ficaram responsáveis pelo conteúdo e pela redação final desses artigos, inclusive pela correção ortográfica e gramatical. Assim, os Anais dos trabalhos completos do VIII SHIAM contém: 14 Experiências sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática; 17 Histórias de Aulas de Matemática; nove Investigações de Aulas de Matemática; 15 Investigações sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática; duas oficinas; e duas rodas de conversas.  

Finalmente, o leitor encontrará aqui, trabalhos interessantes relacionados ao (re)inventar a prática docente no contexto das aventuras e desafios em tempo de pandemia.







{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

shiam.trabalhos@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}