VII FÓRUM DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA DO ESTADO DE GOIÁS.

VII FÓRUM DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA DO ESTADO DE GOIÁS.

presencial Universidade Federal de Goiás Campus Samambaia - Goiânia - Goiás - Brasil

O evento já encerrou

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Evento online

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Evento online

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Terça-Feira, 5 de Dezembro

Crateús, CE

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Sobre o evento

O evento tem como objetivo debater as especificidades da formação inicial de professores que ensinam Matemática em contextos diversos, tais como cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo, Educação Indígena, dentre outros, para uma Educação Matemática que seja mediadora na formação de estudantes críticos e solidários. Considerando as especificidades desses diversos contextos de formação, objetiva-se discutir acerca do conhecimento matemático, o perfil dos formadores de professores, bem como políticas públicas curriculares incluindo estágio, RP e PIBID.

Notícias

ATENÇÃO!!


Inscrições encerradas, alcançamos o limite da capacidade do espaço físico reservado para o evento

Inscrições

Esse evento tem gratuidade somente para sócios da SBEM ativos. Por motivos técnicos a cobrança da taxa de inscrição não poderá ser feita via plataforma even. Por isso a taxa deverá ser paga no ato de credenciamento no dia do evento.

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Submissão de trabalhos

Podem apresentar propostas de resumos pessoas pertencentes aos seguintes grupos:

– Professoras/es de instituições de ensino superior;

– Professoras/es da educação básica e de cursos técnicos e tecnológicos;

– Pesquisadoras/es da área com mestrado ou doutorado; 

– Estudantes de doutorado e de mestrado; e

– Estudantes de graduação.

No evento será aceita a submissão de resumos que abordem as temáticas dos Grupos de Discussão do evento, a saber:

  • GD1 - Licenciatura em Matemática e os conhecimentos próprios da docência.
  • GD2 - Perfil profissional e acadêmico de formadores de professoras e professores.
  • GD3 - Políticas Públicas Curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática (PIBID, RP, PET, e BNC e outras)
  • GD4 - O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas, do campo e na licenciatura em Pedagogia.
No link a seguir você encontrará o modelo/template do resumo.

Baixe o modelo/template do resumo

A submissão de trabalhos deve ser feita pelo autor principal do trabalho por meio do formulário a seguir:


Submeter trabalho


ATENÇÃO! 

  1. Todos os autores devem estar inscritos no evento e pagarem a taxa de inscrição no momento de credenciamento.
  2. Cada trabalho pode ter no máximo 3 autores.
  3. Um autor pode submeter no máximo um trabalho.
  4. A pessoa pode estar como autor(a) ou coautor(a) de somente um trabalho.


PERÍODO DE SUBMISSÃO

06/07/2023  a 09/08/2023


AVALIAÇÃO

O resultado da avaliação será divulgado até o dia 14/08/2023.


IMPRESSÃO DOS PÔSTERES

É de responsabilidade dos autores a impressão dos pôsteres para apresentação no evento.

Pôsteres aceitos para apresentação


Título do trabalhoAutores
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) À LUZ DAS CONCEPÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Cristian Andrey Pinto Lima; Cláudio Pires Viana;

Marlene Barbosa de Freitas Reis 
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEG/INHUMAS À LUZ DAS CONCEPÇÕES FREIRIANAS 

Ester Gomes Souza;

Cristian Andrey Pinto Lima; Simone de Magalhães Vieira Barcelos
PIBID: UMA PERSPECTIVA DIFERENTE PARA O DISCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA

JASMYNY BHEATRYZ DA SILVA FERREIRA;

GEOVANA ALVES MARTINS
A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA ALÉM DO ENSINO-APRENDIZADO DE MATEMÁTICA

Kethlen Muriely Inácio Correia; 

Túlio Rezende Eleutério da Silva 
O PAPEL DO PENSAMENTO MATEMÁTICO ELEMENTAR E AVANÇADO NA GRADUAÇÃO NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Maria Gabriela Pereira dos Santos;

Marcos Fernandes Amorim
PIBID: INCENTIVO PARA LECIONAR 
João Gonçalves de Melo Neto Yasmin Judith Nascimento dos Santos; Arthur Policarpo Miranda


Atividades

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Calendar

Ementas dos Grupos de discussão

Grupo de Discussão 01: Licenciatura em Matemática e os conhecimentos próprios da docência: Este GD tem como objetivo promover discussões a respeito das especificidades dos processos formativos de professores e professoras de matemática. A intencionalidade é problematizar: (i) os conhecimentos e os saberes próprios de professores e professoras de matemática; (ii) elementos constitutivos de sua Identidade Profissional; (iii) aspectos da profissionalidade docente; (iv) novos ambientes de aprendizagens e (v) desafios urgentes da Licenciatura em Matemática frente aos contextos atuais.

 

Grupo de Discussão 02: Perfil profissional e acadêmico de formadores de professoras e professores: O GD2 propõe reflexões/discussões acerca de aspectos relacionados ao formador de professores que ensinam Matemática na educação básica, tais como: perfil e trajetória profissional, percurso formativo, conhecimentos necessários para o desenvolvimento do trabalho e suas especificidades, exigências dos editais de concurso das universidades públicas, atuação junto às políticas públicas, dentre outros, que podem vir a se somar.

 

Grupo de Discussão 03: Políticas Públicas Curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: Pesquisas que discutem o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica (RP) na perspectiva de políticas públicas; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores que ensinarão matemática; Implementação das políticas públicas nos cursos de licenciatura em Matemática, em Pedagogia e em Educação no Campo.

 

Grupo de Discussão 04: O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas, do campo e na licenciatura em Pedagogia

Este grupo de discussão visa fomentar o debate acerca da Educação Matemática em contextos socioculturais específicos, como a Educação (Escolar) Indígena, Educação (Escolar) Quilombola a Educação do Campo e no âmbito dos cursos de Pedagogia. Além disso, se discutirá à formação inicial de professores que ensinam Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Pedagogia, tanto na modalidade presencial, como na EAD, à luz das atuais políticas públicas.

Palestrantes

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Local do Evento

AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DA UFG

Apoio

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