O evento tem como objetivo debater as especificidades da formação inicial de professores que ensinam Matemática em contextos diversos, tais como cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo, Educação Indígena, dentre outros, para uma Educação Matemática que seja mediadora na formação de estudantes críticos e solidários. Considerando as especificidades desses diversos contextos de formação, objetiva-se discutir acerca do conhecimento matemático, o perfil dos formadores de professores, bem como políticas públicas curriculares incluindo estágio, RP e PIBID.
Podem apresentar propostas de resumos pessoas pertencentes aos seguintes grupos:
– Professoras/es de instituições de ensino superior;
– Professoras/es da educação básica e de cursos técnicos e tecnológicos;
– Pesquisadoras/es da área com mestrado ou doutorado;
– Estudantes de doutorado e de mestrado; e
– Estudantes de graduação.
No evento será aceita a submissão de resumos que abordem as temáticas dos Grupos de Discussão do evento, a saber:
- GD1 - Licenciatura em Matemática e os conhecimentos próprios da docência.
- GD2 - Perfil profissional e acadêmico de formadores de professoras e professores.
- GD3 - Políticas Públicas Curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática (PIBID, RP, PET, e BNC e outras)
- GD4 - O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas, do campo e na licenciatura em Pedagogia.
No link a seguir você encontrará o modelo/template do resumo.
A submissão de trabalhos deve ser feita pelo autor principal do trabalho por meio do formulário a seguir:
Submeter trabalho
ATENÇÃO!
- Todos os autores devem estar inscritos no evento e pagarem a taxa de inscrição no momento de credenciamento.
- Cada trabalho pode ter no máximo 3 autores.
- Um autor pode submeter no máximo um trabalho.
- A pessoa pode estar como autor(a) ou coautor(a) de somente um trabalho.
PERÍODO DE SUBMISSÃO
06/07/2023 a 09/08/2023
AVALIAÇÃO
O resultado da avaliação será divulgado até o dia 14/08/2023.
IMPRESSÃO DOS PÔSTERES
É de responsabilidade dos autores a impressão dos pôsteres para apresentação no evento.
Ementas dos Grupos de discussão
Grupo de Discussão 01: Licenciatura em
Matemática e os conhecimentos próprios da docência: Este GD tem como
objetivo promover discussões a respeito das especificidades dos processos
formativos de professores e professoras de matemática. A intencionalidade é
problematizar: (i) os conhecimentos e os saberes próprios de professores e
professoras de matemática; (ii) elementos constitutivos de sua Identidade
Profissional; (iii) aspectos da profissionalidade docente; (iv) novos ambientes
de aprendizagens e (v) desafios urgentes da Licenciatura em Matemática frente
aos contextos atuais.
Grupo de Discussão 02: Perfil profissional e
acadêmico de formadores de professoras e professores: O GD2 propõe
reflexões/discussões acerca de aspectos relacionados ao formador de professores
que ensinam Matemática na educação básica, tais como: perfil e trajetória
profissional, percurso formativo, conhecimentos necessários para o
desenvolvimento do trabalho e suas especificidades, exigências dos editais de
concurso das universidades públicas, atuação junto às políticas públicas,
dentre outros, que podem vir a se somar.
Grupo de Discussão 03: Políticas Públicas Curriculares para a
formação inicial de professores que ensinam matemática: Pesquisas que
discutem o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica
(RP) na perspectiva de políticas públicas; as Diretrizes Curriculares Nacionais
para a formação inicial de professores que ensinarão matemática; Implementação
das políticas públicas nos cursos de licenciatura em Matemática, em Pedagogia e
em Educação no Campo.
Grupo de Discussão 04: O ensino de Matemática na
formação de educadores indígenas, quilombolas, do campo e na licenciatura em
Pedagogia
Este grupo de discussão visa fomentar o debate acerca da Educação
Matemática em contextos socioculturais específicos, como a Educação (Escolar)
Indígena, Educação (Escolar) Quilombola a Educação do Campo e no âmbito dos
cursos de Pedagogia. Além disso, se discutirá à formação inicial de professores
que ensinam Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, nos cursos de Pedagogia, tanto na modalidade presencial, como na
EAD, à luz das atuais políticas públicas.