Uso da IA na escrita científica - PPGAIS

Uso da IA na escrita científica - PPGAIS

online Este é um evento online

Uso da IA na escrita científica - PPGAIS

Palestra: Uso da IA para escrita científica, na elaboração e avaliação de artigos científicos
Palestrante: Professor Me.Neimar Plack Brauwers
Data: 13/11/2026

A Inteligência Artificial (IA) vem transformando os processos de produção, comunicação e avaliação do conhecimento científico, oferecendo novas possibilidades para a elaboração, revisão e análise crítica de artigos científicos. Nesse contexto, torna-se fundamental compreender suas aplicações, potencialidades e limitações, bem como os aspectos éticos envolvidos em sua utilização no ambiente acadêmico.

A palestra tem como objetivo apresentar ferramentas de IA aplicadas à escrita científica e aos processos de elaboração e avaliação de artigos, incluindo iniciativas e recursos disponibilizados pela CAPES. Busca-se promover uma reflexão sobre o uso ético, crítico e responsável dessas tecnologias, considerando questões como integridade científica, confiabilidade das informações, transparência e responsabilidade dos pesquisadores.

                                                        *****PROGRAMAÇÃO*****

Data / período

Programação

Ministrante/Palestrante

13/11/2026

Data: 13 de novembro de 2026
Horário: das 14h às 18h
Modalidade: online, via Google Meet.

Título da palestra: Uso da Inteligência Artificial para a Escrita Científica: elaboração e avaliação de artigos científicos.

Palestrante: Professor Me. Neimar Plack Brauwers.

Titulação e experiência: Mestre em Teologia, com ênfase em Teologia Pública, e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui experiência nas áreas de Educação, tecnologias educacionais e estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), com atuação em temas relacionados às tecnologias e suas aplicações nos processos educacionais.

Programação: Abertura e apresentação do palestrante; palestra sobre o uso da Inteligência Artificial na escrita científica, com foco na elaboração e avaliação de artigos científicos, apresentação de ferramentas de IA, incluindo recursos disponibilizados pela CAPES, e discussão sobre o uso ético e responsável dessas tecnologias na pesquisa acadêmica; espaço para perguntas e discussão; encerramento.

Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e demais interessados em comunicação científica e no uso da Inteligência Artificial na pesquisa acadêmica.

 


Inscreva-se : https://www.even3.com.br/uso-da-ia-na-escrita-cientifica-ppgais-803833/
Certificação: Sim, com lista de presença pelo Google Forms
Local: Transmissão online pelo Google Meet.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}
{{item.ingressoPrecoAtual.titulo}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}