Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia - SECAM

Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia - SECAM

presencial UEA - Escola Normal Superior - Manaus - Amazonas - Brasil

Sobre o Evento

O XIV Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia (SECAM) é um evento científico que acontecerá em formato híbrido, promovendo o diálogo entre pesquisadores, professores, estudantes e comunidades amazônicas sobre temas relevantes para a Educação em Ciências. Em sua edição de 2026, o simpósio terá como tema “Mulheres na Ciência: Educação, Tecnologia e Sustentabilidade na Amazônia”, destacando o protagonismo feminino na produção científica, na educação e no desenvolvimento sustentável da região. A programação inclui mesas temáticas, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos e atividades culturais, integrando saberes científicos, tecnológicos e tradicionais e fortalecendo a formação e a cooperação acadêmica na Amazônia.

Cronograma do Evento


ATIVIDADES

PERÍODO

1. Período de Inscrições

27/04/2026 a 18/09/2026

2. Submissões de Trabalhos conforme os Eixos Temáticos

27/04/2026 a 12/07/2026

3. Divulgação do resultado preliminar dos trabalhos, conforme Eixos Temáticos

21/08/2026

4. Período de recursos

22/08/2026 a 23/08/2026

5. Resultado final

01/09/2026

6. Envio das cartas de aceite

03/09/2026

7. Realização do Evento

23, 24 e 25/09/2026

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}
{{item.ingressoPrecoAtual.titulo}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Orientações para Submissão

1) Os trabalhos deverão ser submetidos pelo primeiro autor, que não será, necessariamente, o apresentador, já que todos os coautores também deverão estar inscritos no evento. 

2) Cada inscrito poderá submeter até três (03) trabalhos como autor e não há limite para número de participações como coautor. Cada trabalho poderá conter no máximo cinco (05) coautores

3) Os trabalhos deverão ter dentre os autores e coautores pelo menos 01(um): professor da Pós Graduação, do Ensino Superior ou da Educação Básica, demais pesquisadores da área com graduação, mestrado ou doutorado, estudantes de doutorado ou de mestrado. 

4) O autor(a), os coautores e todos os participantes devem realizar o pagamento no ato da inscrição para submissão e apreciação do(s) trabalho(s) no evento. 

5) O formulário para Inscrição no Evento e Submissão de Trabalhos está disponível na página do Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia – SECAM 

Obs.: Importante lembrá-los (as) que, no ato da submissão, é indispensável a identificação dos elementos de estrutura dos trabalhos ao simpósio, a saber: o Tipo de Trabalho a ser submetido, seguindo o devido template disponível no site do evento; os Eixos Temáticos que ele se enquadra; a Modalidade de Apresentação que será realizada. 

6) Não serão aceitas reapresentações, ou seja, os trabalhos devem ser inéditos. Os resumos constarão nos ANAIS do evento

7) No ato da submissão do trabalho, o(a) autor(a) irá fazer upload de dois arquivos em Word

    a) resumo sem identificação, conforme template disponibilizado, para correção às cegas; 

    b) resumo com identificação, conforme template disponibilizado, pois caso o trabalho seja aprovado sem ressalvas, essa versão será a versão final e não poderá ser substituída. 


TIPO DE TRABALHO

        Resumo Expandido (Conter de cinco a seis páginas) 

        Trabalho Completo (Conter de doze a quinze páginas)


EIXOS TEMÁTICOS: Os trabalhos submetidos devem pertencer a um dos eixos temáticos do evento que visa proporcionar um encontro de saberes, com enfoque nas Mulheres na Ciência: Educação, Tecnologia e Sustentabilidade na Amazônia.


            Eixo 1: Educação Científica e Saberes Tradicionais

Espaço de convergência de ideias sobre práticas de ensino de Ciências sob a perspectiva dos saberes populares; Considerações epistemológicas sobre produção de conhecimento científico e sua relação com saberes de diferentes povos. Estudos sobre interculturalidade, decolonialidade, contra colonialidade e direitos humanos.              

 

     Eixo 2: Tecnologia e Inovação Educacional

Abordagem dos conhecimentos teóricos/metodológicos no campo da Educação em Ciências, com foco nas Mulheres na Ciência e tecnologia a serviço da sustentabilidade amazônica. Relações entre Cultura, Arte, Tecnologias e Educação em Ciências; práticas e estudos que articulem produção e criação artística e cultural com o uso de diferentes mídias e linguagens na Educação em Ciências.

 

       Eixo 3: Sustentabilidade e Justiça Ambiental na Amazônia
Experiências femininas no campo da educação em espaços formais ou não formais
na Educação em Ciências; Políticas e práticas de educação ambiental para o Ensino de Ciências; Desenvolvimento socioambiental.


       Eixo 4: Formação de Professores e Práticas Educativas em Ciências

Políticas e práticas de formação de professores da área de Ciências; Desenvolvimento profissional de professores; Saberes docentes. Estudos sobre planejamento, produção de recursos didáticos e avaliação de processos de ensino-aprendizagem em diferentes perspectivas para o Ensino de Ciências.


       Eixo 5: Currículos na Educação em Ciências: 

Políticas que impactam práticas curriculares, diferentes epistemologias de currículo para educação em ciências; história das disciplinas escolares no âmbito do ensino em Ciências; experiências curriculares para a Educação em Ciências.


                                                                    RESUMO E TRABALHO COMPLETO

MODALIDADE

FORMATO

APRESENTAÇÃO

Trabalho de natureza empírica concluído ou em andamento

Resumo expandido / Trabalho completo

Comunicação Oral

Trabalho de natureza teórica 

Comunicação Oral

Relato de Experiência 

Comunicação Oral

Projetos Educacionais / Produção de material didático ou Produto Artístico não performável

Exposição Artística / Comunicação Oral

Performance Artística

Exposição Artística / Comunicação Oral

   
                                                                          

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Comunicação Oral

Novidades sobre a Apresentação de Trabalhos!

Preparando um evento ainda mais dinâmico e interativo, informamos que o formato das Comunicações Orais passará por atualizações: saem os slides e entram as rodas de conversa e discussão.

Em breve, publicaremos aqui no site e enviaremos por e-mail as diretrizes completas de como funcionarão as apresentações. Fiquem atentos!

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}