Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia - SECAM

Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia - SECAM

presencial UEA - Escola Normal Superior - Manaus - Amazonas - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O SECAM tem como finalidade principal promover um encontro para a congregação de conhecimentos científicos visando o desenvolvimento de estratégias para o fomento à formação de professores na Amazônia. Pretende reunir estudantes do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia (PPGEEC), licenciandos, pesquisadores, comunidades tradicionais, comunidade acadêmica e professores da educação básica para uma reflexão sobre o ensino de Ciências e sua relação com os saberes e tecnologias dos povos e comunidades tradicionais brasileiros, no sentido do desenvolvimento técnico para o aprimoramento dos debates e práticas do conhecimento científico no Amazonas. Em sua décima terceira edição, o SECAM assumirá o tema “Povos em confluência: Saberes e Tecnologias” com o objetivo de proporcionar um encontro de saberes, experiências e inventividades no ensino de Ciências, através de teorias e práticas das/nas múltiplas realidades de diferentes povos tradicionais e suas manifestações. A partir de pesquisas que englobam saberes populares e as diversas tecnologias na área de ensino de Ciências, sob a perspectiva da decolonialidade, buscará envolver estudos que problematizam currículos, práticas pedagógicas e tecnologias, oportunizando momento de socialização de novas ideias e realizações práticas que mostrem formas pensadas e/ou inventadas de resistência, preservação e ações no que diz respeito a redução do impacto ambiental do cenário hodierno de extinção de vidas no planeta.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Orientações para Submissão

Os trabalhos deverão ser submetidos pelo primeiro autor, que não será, necessariamente, o apresentador, já que todos os coautores também deverão estar inscritos no evento.


Cada inscrito poderá submeter até dois (02) trabalhos como autor e não há limite para número de participações como coautor. Cada trabalho poderá conter no máximo seis (06) coautores, totalizando 7 pessoas vinculadas ao trabalho.


Os trabalhos deverão ter dentre os autores e coautores pelo menos 01(um) doutor.


O autor(a), os coautores e todos os participantes devem realizar o pagamento no ato da inscrição para submissão e apreciação do(s) trabalho(s) no evento.


O formulário para Inscrição no Evento e Submissão de Trabalhos está disponível na página Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia - SECAM


Importante lembrá-los (as) que, no ato da submissão, é indispensável a identificação dos elementos de estrutura dos trabalhos ao simpósio, a saber: o Tipo de Trabalho a ser submetido, seguindo o devido template disponível no site do evento; os Eixos Temáticos que ele se enquadra; a Modalidade de Apresentação que será realizada.


Não serão aceitas reapresentações, ou seja, os trabalhos devem ser inéditos. Os resumos constarão nos ANAIS do evento.


No ato da submissão do trabalho, o(a) autor(a) irá fazer upload de dois arquivos em Word:

a) resumo sem identificação, conforme template disponibilizado, para correção às cegas;

b) resumo com identificação, conforme template disponibilizado, pois caso o trabalho seja aprovado sem ressalvas, essa versão será a versão final e não poderá ser substituída.

 

TIPO DE TRABALHO:

         Resumo Expandido.

         Resumo Simples.

 

EIXOS TEMÁTICOS: Os trabalhos submetidos devem pertencer a um dos eixos temáticos do evento:

 

1. Alfabetização/Letramento Científico, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: Políticas e práticas relacionadas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente com a Educação em Ciências; Debates sociocientíficos no Ensino de Ciências; Políticas e práticas de educação ambiental para o Ensino de Ciências; Ensino de Ciências e desenvolvimento tecnológico e socioambiental. Alfabetização/Letramento científico e tecnológico.

 

2. Currículo na Educação em Ciências: Políticas que impactam práticas curriculares, a comunicação da Ciência, a avaliação e o uso de livros didáticos; análise de propostas curriculares para a Educação em Ciências; análises de perspectivas teóricas de currículo para a Educação em Ciências; história das disciplinas escolares no âmbito da Educação em Ciências.


3.  Educação Em Ciências e Contextos Digitais: Estudos centrados no uso de recursos digitais e ambientes virtuais para a educação científica. Análise dos usos da Internet para difusão de negacionismos científicos, fake News. A inteligência artificial na educação em ciências.


4. Educação em Ciências e Saúde: Políticas e práticas de Educação em Ciências para a promoção da Saúde; Práticas de saúde popular e comunitária e educação em Ciências; Educação em ciências para promoção da saúde; experiências e ações de Educação em Ciências e saúde em defesa do SUS.

 

5. Educação em Ciências em Espaços Não Formais e Divulgação Científica: História, políticas e práticas de divulgação e popularização da ciência e suas relações com a educação em Ciências; Relações entre comunicação e Educação em Ciências; educação em museus e centros de ciências; feiras e exposições de Ciências.


6. Educação em Ciências, Cultura, Arte E Tecnologias: Abordagem das relações entre Cultura, Arte, Tecnologias e Educação em Ciências; análise de práticas e estudos que articulem produção e criação artística e cultural com o uso de diferentes mídias e linguagens na Educação em Ciências.


7. Educação em Ciências, Inclusão e Diferença: Políticas e práticas de Educação em ciências para inclusão de pessoas com deficiência, pessoas com transtornos globais do desenvolvimento e pessoas com altas habilidades/superdotação; interseccionalidade de gêneros, grupos étnicos e socialmente subalternizados. Estudos sobre interculturalidade, decolonialidade, contracolonialidade, direitos humanos e outros.


8. Formação de Professores em Ciências: Análise de programas, políticas e práticas de formação de professores da área de Ciências; Desenvolvimento profissional de professores; Saberes docentes.

 

9. Perspectivas e Potencialidades dos Saberes Populares na Educação em Ciências: Práticas de ensino de Ciências sob a perspectiva dos saberes populares; Considerações epistemológicas sobre produção de conhecimento científico e sua relação com saberes de diferentes povos.

 

10. Produção, Implementação e Avaliação De Propostas Pedagógicas para o Ensino-Aprendizagem De Ciências: Estudos sobre desenho, planejamento, implementação e avaliação de processos e produtos didáticos para o ensino-aprendizagem baseadas em diferentes perspectivas para educação em Ciências (ensino por investigação, modelização, resolução de problemas, entre outros)

 


 

RESUMO

MODALIDADE

FORMATO

SUBMISSÃO

APRESENTAÇÃO

Trabalho de natureza empírica concluído ou em andamento

Resumo expandido

Comunicação Oral

Trabalho de natureza teórica

Comunicação Oral

Relato de Experiência           

Comunicação Oral

Projetos Educacionais/Produção de material didático ou Produto Artístico não performável

Resumo simples

Exposição / Comunicação Oral

Performance Artística

Exposição Artística / Comunicação Oral

 

CRONOGRAMA DE SUBMISSÕES DE TRABALHOS AO XIII SECAM

ATIVIDADES

PERÍODO

 

1

Início das inscrições

07/01/2025 a 20/05/2025

2

Submissões de Trabalhos conforme os Eixos Temáticos

07/01/2025 a 21/03/2025

3

Divulgação do resultado preliminar dos resumos, conforme Eixos Temáticos.

23/04/2025

4

Período de ajuste de trabalhos Aprovados com Ressalvas

24/04 até 01/05

5

Resultado final

11/05/2025

6

Envio das cartas de aceite

12/05/2025

7

Realização do Evento

21, 22 e 23/05/2025

 

VALORES ATRIBUÍDOS/CATEGORIA PARA PARTICIPAÇÃO NO XIII SECAM

CATEGORIAS

1° LOTE

2° LOTE

3° LOTE

4º LOTE

07/01 a 15/02

16/02 a 15/03

16/03 a 19/04

20/04 a 20/05

Estudante da Educação Básica

R$ 15,00

R$ 20,00

R$ 25,00

R$ 30,00

Graduandos(as)

R$ 20,00

R$ 25,00

R$ 30,00

R$ 35,00

Mestrandos(as), Doutorando(as) ou Professores do Ensino Superior/Pesquisador

R$ 45,00

R$ 50,00

R$ 55,00

R$ 60,00

Professores da Educação Básica

R$ 25,00

R$ 30,00

R$ 35,00

R$ 40,00

Público geral

R$ 45,00

R$ 50,00

R$ 55,00

R$ 60,00



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Template Comunicação Oral

Acesse abaixo o link para download do Template de Slide para Comunicações Orais.

Template Comunicações Orais.


Obs.: Faça o download do template e utilize-o em seu office offline para maiores resultados, informamos que a utilização do office online pode não funcionar corretamente.

Resultado Processo Seletivo Monitoria SECAM 2025

RESULTADO - PROCESSO SELETIVO DE MONITORES

XIII SECAM - POVOS EM CONFLUÊNCIA: SABERES E TECNOLOGIAS
21, 22 e 23 de maio de 2025


A Coordenação do XIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia - SECAM faz saber aos estudantes da Escola Normal Superior - ENS, da Universidade do Estado do Amazonas interessados, o resultado do processo seletivo de monitores que atuarão em atividades que serão realizadas durante o evento.

Os estudantes abaixo listados serão convocados, via e-mail, para um encontro para orientações a ser realizado no dia 14 de maio de 2025, na sala Martha Falcão, às 18h30, na Escola Normal Superior - ENS.


IDNomeÁrea de Conhecimento
1Adrieny Souza CunhaGeografia
2Alcilene Alves do NascimentoPedagogia
3Ana Luiza Conceição de SouzaLetras
4Cristiane Duque de Souza PantojaMestrado Educação em Ciências na Amazônia
5Edla dos Anjos CardosoMestrado Educação em Ciências na Amazônia
6Eyshilen Ketheryn da Silva e SilvaBiologia
7Francielle Costa de Souza BarrosMestrado Educação em Ciências na Amazônia
8Gean dias de OliveiraGeografia
9Herisson de Lima NeryPedagogia
10Hetha Cristina Pereira PinheiroPedagogia
11Ingrid Aparecida Castelo AlencarBiologia
12Isabelle Drumond SousaPedagogia
13Isabelly Ottoni GomesBiologia
14Jackeline dos Santos MonteiroMestrado Educação em Ciências na Amazônia
15Julie Saruby de SouzaMestrado Educação em Ciências na Amazônia
16Julio SousaMestrado Educação em Ciências na Amazônia
17Liane Maria de CastroMestrado Educação em Ciências na Amazônia
18Manoel do Espírito Santo Souza NetoBiologia
19Michel Douglas Macedo MirandaMestrado Educação em Ciências na Amazônia
20Rejane Pereira CardosoMestrado Educação em Ciências na Amazônia
21Richelle Santos PimentelPedagogia
22Sarah Clarissa de Mendonça CaldasGeografia
23Sofia Manuela Furtado LimaBiologia
24Vithor Christian Nascimento de MoraesBiologia
25William Santos da CostaMestrado Educação em Ciências na Amazônia
26Yara de Sousa BasílioMestrado Educação em Ciências na Amazônia
27Zanaila Santos de SouzaMestrado Educação em Ciências na Amazônia

Manaus, 09 de maio de 2025.

Comitê Científico - XIII SECAM/UEA 2025

Ementa das Áreas Temáticas

1. Alfabetização/Letramento Científico, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

Políticas e práticas relacionadas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente com a Educação em Ciências; Debates sociocientíficos no Ensino de Ciências; Políticas e práticas de educação ambiental para o Ensino de Ciências; Ensino de Ciências e desenvolvimento tecnológico e socioambiental. Alfabetização/Letramento científico e tecnológico.

 

2. Currículo na Educação em Ciências

Políticas que impactam práticas curriculares, a comunicação da Ciência, a avaliação e o uso de livros didáticos; análise de propostas curriculares para a Educação em Ciências; análises de perspectivas teóricas de currículo para a Educação em Ciências; história das disciplinas escolares no âmbito da Educação em Ciências.


3.  Educação Em Ciências e Contextos Digitais

Estudos centrados no uso de recursos digitais e ambientes virtuais para a educação científica. Análise dos usos da Internet para difusão de negacionismos científicos, fake News. A inteligência artificial na educação em ciências.


4. Educação em Ciências e Saúde

Políticas e práticas de Educação em Ciências para a promoção da Saúde; Práticas de saúde popular e comunitária e educação em Ciências; Educação em ciências para promoção da saúde; experiências e ações de Educação em Ciências e saúde em defesa do SUS.

 

5. Educação em Ciências em Espaços Não Formais e Divulgação Científica

História, políticas e práticas de divulgação e popularização da ciência e suas relações com a educação em Ciências; Relações entre comunicação e Educação em Ciências; educação em museus e centros de ciências; feiras e exposições de Ciências.


6. Educação em Ciências, Cultura, Arte E Tecnologias

Abordagem das relações entre Cultura, Arte, Tecnologias e Educação em Ciências; análise de práticas e estudos que articulem produção e criação artística e cultural com o uso de diferentes mídias e linguagens na Educação em Ciências.


7. Educação em Ciências, Inclusão e Diferença

Políticas e práticas de Educação em ciências para inclusão de pessoas com deficiência, pessoas com transtornos globais do desenvolvimento e pessoas com altas habilidades/superdotação; interseccionalidade de gêneros, grupos étnicos e socialmente subalternizados. Estudos sobre interculturalidade, decolonialidade, contracolonialidade, direitos humanos e outros.


8. Formação de Professores em Ciências

Análise de programas, políticas e práticas de formação de professores da área de Ciências; Desenvolvimento profissional de professores; Saberes docentes.

 

9. Perspectivas e Potencialidades dos Saberes Populares na Educação em Ciências

Práticas de ensino de Ciências sob a perspectiva dos saberes populares; Considerações epistemológicas sobre produção de conhecimento científico e sua relação com saberes de diferentes povos.

 

10. Produção, Implementação e Avaliação De Propostas Pedagógicas para o Ensino-Aprendizagem De Ciências

Estudos sobre desenho, planejamento, implementação e avaliação de processos e produtos didáticos para o ensino-aprendizagem baseadas em diferentes perspectivas para educação em Ciências (ensino por investigação, modelização, resolução de problemas, entre outros)

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}