Orientações para Submissão
Os trabalhos deverão ser
submetidos pelo primeiro autor, que não será,
necessariamente, o apresentador, já que todos os coautores também deverão estar
inscritos no evento.
Cada inscrito poderá
submeter até dois (02) trabalhos como autor e não há limite para número de
participações como coautor. Cada trabalho poderá conter no máximo seis (06)
coautores, totalizando 7 pessoas vinculadas ao trabalho.
Os trabalhos deverão ter dentre os autores e coautores pelo menos 01(um) doutor.
O autor(a), os coautores
e todos os participantes devem realizar o pagamento no ato da inscrição para submissão e apreciação do(s)
trabalho(s) no evento.
O formulário para
Inscrição no Evento e Submissão de Trabalhos está disponível na página Simpósio de Educação em Ciências na
Amazônia - SECAM
Importante lembrá-los (as) que, no
ato da submissão, é indispensável a identificação dos elementos de estrutura
dos trabalhos ao simpósio, a saber: o Tipo
de Trabalho a ser submetido, seguindo o devido template disponível no site do
evento; os Eixos Temáticos que ele
se enquadra; a Modalidade de
Apresentação que será realizada.
Não serão aceitas reapresentações,
ou seja, os trabalhos devem ser inéditos. Os resumos constarão nos ANAIS do
evento.
No ato da submissão do trabalho,
o(a) autor(a) irá fazer upload de dois
arquivos em Word:
a)
resumo sem identificação, conforme template disponibilizado, para correção às
cegas;
b)
resumo com identificação, conforme template disponibilizado, pois caso o
trabalho seja aprovado sem ressalvas, essa versão será a versão final e não
poderá ser substituída.
TIPO DE TRABALHO:
•
Resumo
Expandido.
•
Resumo
Simples.
EIXOS TEMÁTICOS: Os trabalhos submetidos devem pertencer a um dos
eixos temáticos do evento:
1. Alfabetização/Letramento Científico, Ciência, Tecnologia, Sociedade e
Ambiente: Políticas e práticas relacionadas à ciência, tecnologia,
sociedade e ambiente com a Educação em Ciências; Debates sociocientíficos no
Ensino de Ciências; Políticas e práticas de educação ambiental para o Ensino de
Ciências; Ensino de Ciências e desenvolvimento tecnológico e socioambiental.
Alfabetização/Letramento científico e tecnológico.
2. Currículo na Educação em Ciências: Políticas que impactam práticas curriculares, a comunicação da Ciência, a avaliação e o uso de livros didáticos; análise de propostas curriculares para a Educação em Ciências; análises de perspectivas teóricas de currículo para a Educação em Ciências; história das disciplinas escolares no âmbito da Educação em Ciências.
3. Educação Em Ciências e Contextos Digitais: Estudos centrados no uso de recursos digitais e ambientes virtuais para a educação científica. Análise dos usos da Internet para difusão de negacionismos científicos, fake News. A inteligência artificial na educação em ciências.
4. Educação em Ciências e Saúde: Políticas e práticas de Educação em
Ciências para a promoção da Saúde; Práticas de saúde popular e comunitária e
educação em Ciências; Educação em ciências para promoção da saúde; experiências
e ações de Educação em Ciências e saúde em defesa do SUS.
5. Educação em Ciências em Espaços Não Formais e Divulgação Científica: História, políticas e práticas de divulgação e popularização da ciência e suas relações com a educação em Ciências; Relações entre comunicação e Educação em Ciências; educação em museus e centros de ciências; feiras e exposições de Ciências.
6. Educação em Ciências, Cultura, Arte E Tecnologias: Abordagem das relações entre Cultura, Arte, Tecnologias e Educação em Ciências; análise de práticas e estudos que articulem produção e criação artística e cultural com o uso de diferentes mídias e linguagens na Educação em Ciências.
7. Educação em Ciências, Inclusão e Diferença: Políticas e práticas de Educação em ciências para inclusão de pessoas com deficiência, pessoas com transtornos globais do desenvolvimento e pessoas com altas habilidades/superdotação; interseccionalidade de gêneros, grupos étnicos e socialmente subalternizados. Estudos sobre interculturalidade, decolonialidade, contracolonialidade, direitos humanos e outros.
8. Formação de Professores em Ciências: Análise de programas,
políticas e práticas de formação de professores da área de Ciências;
Desenvolvimento profissional de professores; Saberes docentes.
9. Perspectivas e Potencialidades dos Saberes Populares na Educação em
Ciências: Práticas de ensino de Ciências sob a perspectiva dos saberes
populares; Considerações epistemológicas sobre produção de conhecimento
científico e sua relação com saberes de diferentes povos.
10. Produção, Implementação e Avaliação De Propostas Pedagógicas para o
Ensino-Aprendizagem De Ciências: Estudos sobre desenho, planejamento,
implementação e avaliação de processos e produtos didáticos para o
ensino-aprendizagem baseadas em diferentes perspectivas para educação em
Ciências (ensino por investigação, modelização, resolução de problemas, entre
outros)
RESUMO
MODALIDADE
|
FORMATO
|
SUBMISSÃO
|
APRESENTAÇÃO
|
Trabalho de natureza empírica concluído
ou em andamento
|
Resumo
expandido
|
Comunicação
Oral
|
Trabalho de natureza teórica
|
Comunicação Oral
|
Relato de Experiência
|
Comunicação Oral
|
Projetos Educacionais/Produção de
material didático ou Produto Artístico não performável
|
Resumo
simples
|
Exposição
/ Comunicação Oral
|
Performance Artística
|
Exposição Artística / Comunicação Oral
|
CRONOGRAMA DE SUBMISSÕES DE
TRABALHOS AO XIII SECAM
ATIVIDADES
|
PERÍODO
|
|
1
|
Início das inscrições
|
07/01/2025 a 20/05/2025
|
2
|
Submissões de Trabalhos conforme os
Eixos Temáticos
|
07/01/2025 a 21/03/2025
|
3
|
Divulgação do resultado preliminar dos
resumos, conforme Eixos Temáticos.
|
23/04/2025
|
4
|
Período de ajuste de trabalhos Aprovados com Ressalvas
|
24/04 até 01/05
|
5
|
Resultado final
|
11/05/2025
|
6
|
Envio das cartas de aceite
|
12/05/2025
|
7
|
Realização do Evento
|
21, 22 e 23/05/2025
|
|
|
|
|
|
VALORES ATRIBUÍDOS/CATEGORIA PARA
PARTICIPAÇÃO NO XIII SECAM
CATEGORIAS
|
1°
LOTE
|
2°
LOTE
|
3°
LOTE
|
4º
LOTE
|
07/01 a 15/02
|
16/02 a 15/03
|
16/03
a 19/04
|
20/04
a 20/05
|
Estudante da Educação Básica
|
R$ 15,00
|
R$ 20,00
|
R$ 25,00
|
R$ 30,00
|
Graduandos(as)
|
R$ 20,00
|
R$ 25,00
|
R$ 30,00
|
R$ 35,00
|
Mestrandos(as),
Doutorando(as) ou Professores do Ensino Superior/Pesquisador
|
R$
45,00
|
R$
50,00
|
R$
55,00
|
R$
60,00
|
Professores da Educação Básica
|
R$ 25,00
|
R$ 30,00
|
R$ 35,00
|
R$ 40,00
|
Público geral
|
R$ 45,00
|
R$ 50,00
|
R$ 55,00
|
R$ 60,00
|
Resultado Processo Seletivo Monitoria SECAM 2025
RESULTADO - PROCESSO SELETIVO DE MONITORES
XIII SECAM - POVOS EM CONFLUÊNCIA: SABERES E TECNOLOGIAS
21, 22 e 23 de maio de 2025
A Coordenação do XIII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia - SECAM
faz saber aos estudantes da Escola Normal Superior - ENS, da Universidade do
Estado do Amazonas interessados, o resultado do processo seletivo de monitores
que atuarão em atividades que serão realizadas durante o evento.
Os estudantes abaixo listados serão convocados, via e-mail, para um encontro para
orientações a ser realizado no dia 14 de maio de 2025, na sala Martha Falcão, às
18h30, na Escola Normal Superior - ENS.
ID | Nome | Área de Conhecimento |
1 | Adrieny Souza Cunha | Geografia |
2 | Alcilene Alves do Nascimento | Pedagogia |
3 | Ana Luiza Conceição de Souza | Letras |
4 | Cristiane Duque de Souza Pantoja | Mestrado Educação em Ciências na Amazônia |
5 | Edla dos Anjos Cardoso | Mestrado Educação em Ciências na Amazônia |
6 | Eyshilen Ketheryn da Silva e Silva | Biologia |
7 | Francielle Costa de Souza Barros | Mestrado Educação em Ciências na Amazônia |
8 | Gean dias de Oliveira | Geografia |
9 | Herisson de Lima Nery | Pedagogia |
10 | Hetha Cristina Pereira Pinheiro | Pedagogia |
11 | Ingrid Aparecida Castelo Alencar | Biologia |
12 | Isabelle Drumond Sousa | Pedagogia |
13 | Isabelly Ottoni Gomes | Biologia |
14 | Jackeline dos Santos Monteiro | Mestrado Educação em Ciências na Amazônia |
15 | Julie Saruby de Souza | Mestrado Educação em Ciências na Amazônia |
16 | Julio Sousa | Mestrado Educação em Ciências na Amazônia |
17 | Liane Maria de Castro | Mestrado Educação em Ciências na Amazônia |
18 | Manoel do Espírito Santo Souza Neto | Biologia |
19 | Michel Douglas Macedo Miranda | Mestrado Educação em Ciências na Amazônia |
20 | Rejane Pereira Cardoso | Mestrado Educação em Ciências na Amazônia |
21 | Richelle Santos Pimentel | Pedagogia |
22 | Sarah Clarissa de Mendonça Caldas | Geografia |
23 | Sofia Manuela Furtado Lima | Biologia |
24 | Vithor Christian Nascimento de Moraes | Biologia |
25 | William Santos da Costa | Mestrado Educação em Ciências na Amazônia |
26 | Yara de Sousa Basílio | Mestrado Educação em Ciências na Amazônia |
27 | Zanaila Santos de Souza | Mestrado Educação em Ciências na Amazônia |
Manaus, 09 de maio de 2025.
Comitê Científico - XIII SECAM/UEA 2025
Ementa das Áreas Temáticas
1. Alfabetização/Letramento Científico, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
Políticas e práticas relacionadas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente com a Educação em Ciências; Debates sociocientíficos no Ensino de Ciências; Políticas e práticas de educação ambiental para o Ensino de Ciências; Ensino de Ciências e desenvolvimento tecnológico e socioambiental. Alfabetização/Letramento científico e tecnológico.
2. Currículo na Educação em Ciências
Políticas que impactam práticas curriculares, a comunicação da Ciência, a avaliação e o uso de livros didáticos; análise de propostas curriculares para a Educação em Ciências; análises de perspectivas teóricas de currículo para a Educação em Ciências; história das disciplinas escolares no âmbito da Educação em Ciências.
3. Educação Em Ciências e Contextos Digitais
Estudos centrados no uso de recursos digitais e ambientes virtuais para a educação científica. Análise dos usos da Internet para difusão de negacionismos científicos, fake News. A inteligência artificial na educação em ciências.
4. Educação em Ciências e Saúde
Políticas e práticas de Educação em Ciências para a promoção da Saúde; Práticas de saúde popular e comunitária e educação em Ciências; Educação em ciências para promoção da saúde; experiências e ações de Educação em Ciências e saúde em defesa do SUS.
5. Educação em Ciências em Espaços Não Formais e Divulgação Científica
História, políticas e práticas de divulgação e popularização da ciência e suas relações com a educação em Ciências; Relações entre comunicação e Educação em Ciências; educação em museus e centros de ciências; feiras e exposições de Ciências.
6. Educação em Ciências, Cultura, Arte E Tecnologias
Abordagem das relações entre Cultura, Arte, Tecnologias e Educação em Ciências; análise de práticas e estudos que articulem produção e criação artística e cultural com o uso de diferentes mídias e linguagens na Educação em Ciências.
7. Educação em Ciências, Inclusão e Diferença
Políticas e práticas de Educação em ciências para inclusão de pessoas com deficiência, pessoas com transtornos globais do desenvolvimento e pessoas com altas habilidades/superdotação; interseccionalidade de gêneros, grupos étnicos e socialmente subalternizados. Estudos sobre interculturalidade, decolonialidade, contracolonialidade, direitos humanos e outros.
8. Formação de Professores em Ciências
Análise de programas, políticas e práticas de formação de professores da área de Ciências; Desenvolvimento profissional de professores; Saberes docentes.
9. Perspectivas e Potencialidades dos Saberes Populares na Educação em Ciências
Práticas de ensino de Ciências sob a perspectiva dos saberes populares; Considerações epistemológicas sobre produção de conhecimento científico e sua relação com saberes de diferentes povos.
10. Produção, Implementação e Avaliação De Propostas Pedagógicas para o Ensino-Aprendizagem De Ciências
Estudos sobre desenho, planejamento, implementação e avaliação de processos e produtos didáticos para o ensino-aprendizagem baseadas em diferentes perspectivas para educação em Ciências (ensino por investigação, modelização, resolução de problemas, entre outros)