O pão está relacionado sobretudo ao cultivo e ao consumo dos cereais, constituindo uma das bases da alimentação. O vinho, além de bebida, possui forte dimensão social e cultural, especialmente nas práticas de convivência e nos banquetes. O azeite, por sua vez, ultrapassa a função alimentar, tendo usos domésticos, econômicos, religiosos e corporais.
Um aspecto muito interessante do capítulo é mostrar que os alimentos circulavam entre diferentes regiões. Portanto, conhecer a origem de determinado produto permite perceber relações comerciais, deslocamentos, contatos entre comunidades e formas de integração do Mediterrâneo.
A pesquisa também mostra que os hábitos alimentares ajudam a construir identidades. O que uma sociedade come, como prepara os alimentos, de onde vêm seus produtos e como os consome são elementos que distinguem grupos e regiões.
Assim, para Hecko, estudar a alimentação permite observar o cotidiano por uma perspectiva mais ampla: produção → circulação → preparação → consumo.
Para obter o certificado de participação é necessário estar inscrito no Canal Linha de Divisa e se inscrever neste evento pela plataforma EVEN.
https://www.youtube.com/watch?v=GfqYd_LlqtE
https://www.even3.com.br/pao-vinho-e-azeite-alimentacao-na-antiguidade-785206/
