IX EMEMCE e IX SIMPERGEN: Mulheres Latino-americanas: percepções na Ciência, na Tecnologia e na Educação / Mujeres latinoamericanas: Percepciones en Ciencia, Tecnología y Educación

IX EMEMCE e IX SIMPERGEN: Mulheres Latino-americanas: percepções na Ciência, na Tecnologia e na Educação / Mujeres latinoamericanas: Percepciones en Ciencia, Tecnología y Educación

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PPGED/UFPI

Terça-Feira, 18 de Junho

Teresina, PI

Cérebro em Ação 10 anos: minicursos

Sábado, 8 de Junho

Brasília, DF

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

Evento online

I Simpósio de Educação: Construindo Pontes para a Diversidade de Conhecimentos

Quarta-Feira, 19 de Junho

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

HISTÓRICO DOS EMEMCEs

O Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar (EMEMCE), e o Simpósio Maranhense de Pesquisadoras(es) sobre Mulher, Relações de Gênero e Educação (SIMPERGEN) são frutos da atuação acadêmica do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (GEMGe), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O GEMGe iniciou suas atividades, em 15 de fevereiro de 2002, com apoio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Mulher, Cidadania e Relações de Gênero (NIEPEM), afiliado a Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR). A partir de 2003, o GEMGe tem realizado, regular e bianualmente, o EMEMCE e o SIMPERGEN, conforme o quadro abaixo, e, neste ano de 2023, completa sua IX edição.

EMEMCE SIMPERGEN

TEMA

ANO

I

Memória de mulheres professoras

2003

II

Territorialidade e cultura escolar

2009

III

Masculinidades nas relações de gênero no espaço escolar

2011

IV

Diversas faces da violência contra a mulher no cotidiano escolar

2013

V

Intergeracionalidade, gênero e educação

2015

VI

A mulher afrodescendente no cotidiano escolar

2017

VII

Feminismos nos espaços educativos

2019

VIII

Mulher e educação nos espaços alternativos

2021

               Fonte: GEMGe (2023).

Desde 2011, as edições passaram a ter abrangência internacional com a participação da Universidade Aberta de Lisboa e da Universidad Complutense/Madrid.

Em todos os oito eventos foi outorgada a Medalha “Professora Laura Rosa” em reconhecimento às mulheres professoras por suas atuações no magistério e na constituição da história das mulheres, sobretudo, na política educacional maranhense. Nesta edição de 2023 serão homenageadas mulheres professoras latino-americanas que trabalham ou trabalharam na Universidade Federal do Maranhão, na Cidade Universitária Dom Delgado.


HISTORIA DE LOS EMEMCEs

El Encuentro en Maranhão sobre Educación, Mujeres y Relaciones de Género en la Vida Escolar Cotidiana (EMEMCE) y el Simposio en Maranhão de Investigadores sobre Mujeres, Relaciones de Género y Educación (SIMPERGEN) son el resultado del trabajo académico del Grupo de Estudio e Investigación sobre Educación, Mujeres y Relaciones de Género (GEMGe) del Programa de Posgrado en Educación (PPGE) de la Universidad Federal de Maranhão (UFMA).

El GEMGe inició sus actividades el 15 de febrero de 2002 con el apoyo del Centro Interdisciplinario de Estudios e Investigaciones sobre las Mujeres, la Ciudadanía y las Relaciones de Género (NIEPEM), afiliado a la Red Feminista del Norte y Nordeste de Estudios e Investigaciones sobre las Mujeres y las Relaciones de Género (REDOR). Desde 2003, el GEMGe organiza EMEMCE y SIMPERGEN de forma periódica y bianual, como se muestra en el cuadro a continuación, y este año, 2023, celebrará su IX edición.

EMEMCE SIMPERGEN

TEMA

ANO

I

Recuerdos de maestras

2003

II

Territorialidad y cultura escolar

2009

III

Masculinidades en las relaciones de género en la escuela

2011

IV

Diversas faces da violência contra a mulher no cotidiano escolar

2013

V

Intergeneracionalidad, género y educación

2015

VI

Mujeres afrodescendientes en la vida escolar cotidiana

2017

VII

Feminismos en los espacios educativos

2019

VIII

Mujeres y educación en espacios alternativos

2021

          Fonte: GEMGe (2023). 

Desde 2011, las ediciones se han internacionalizado con la participación de la Universidade Abierta de Lisboa y la Universidad Complutense/Madrid.

En los ocho eventos se concedió la Medalla "Profesora Laura Rosa" en reconocimiento a las profesoras por su labor en la enseñanza y en la configuración de la historia de las mujeres, especialmente en la política educativa de Maranhão. Esta edición de 2023 honrará a las profesoras latinoamericanas que trabajan o han trabajado en la Universidad Federal de Maranhão, en la Ciudad Universitaria Dom Delgado.


IX EMEMCE e IX SINPERGEN

Para a realização do IX EMEMCE e do IX SINPERGEN partimos do reconhecimento de que somos América Latina, apesar de pouco assim nos reconhecermos. A expressão “América” foi inicialmente usada em 1507, por Martin Waldseemüller (1475-1520), baseado na crença errônea de haver sido descoberto o “Novo Mundo” por Américo Vespúcio (1451-1512). E o termo “América Latina”, foi utilizado pela primeira vez pelo filósofo chileno Francisco Bilbao (1823-1865), em 1856. Mas, desde 2004, a expressão Abya Yala, na língua do povo Kuna, que significa "Terra Madura", "Terra Viva" ou "Terra em Florescimento", vem sendo usada como uma autodesignação dos povos originários do continente, como contraponto à América.

Este vasto território foi dividido pelo acordo internacional feito entre espanhóis e portugueses, assinado em Tordesilhas, na Espanha, no ano de 1494, e extinto em 1750. E no processo de dominação e colonização a que os povos originários foram submetidos estavam inseridas as mulheres, a quem também foi imposto o patriarcado, o machismo e o marianismo. As lutas e as insurreições, ocorridas ao longo da história, tiveram a participação de mulheres com audácia e resistência.

E nas lutas das mulheres latino-americanas foram incluídas: a conquista dos espaços públicos, dos seus direitos políticos e à educação. Do protagonismo de mulheres como a Sor Juana Inés de La Cruz (1651-1695), freira mexicana, considerada a primeira feminista das Américas e Nísia Floresta (1810-1885) considerada a primeira feminista brasileira, chegamos a mais de meio século de Feminismo na América Latina.

Hoje, as mulheres latino-americanas são a maioria da população e atuam na ciência, na tecnologia, na arte e na educação, mas a historiografia latino-americana não lhes faz referência, assim como a outros grupos de excluídos da história.  E é inegável o apagamento das mulheres, se entrecruzando com a discriminação socioeconômica e racial, visto que a América Latina é multirracial.

Assim sendo, o GEMGe, por meio do IX EMEMCE e IX SINPERGEN, pretende dar visibilidade às mulheres latino-americanas, suas percepções na ciência, na tecnologia e na educação. Para tanto, os dois eventos visam divulgar as produções das mulheres latino-americanas nas áreas artísticas, científicas e tecnológicas e quanto às temáticas relativas ao seu ser mulher; evidenciar as atuações femininas na história e na educação na América Latina; e discutir sobre matizes étnico-religiosos latino-americanos nos estudos feministas.

IX EMEMCE e IX SINPERGEN

Para la IX EMEMCE y la IX SINPERGENIA partimos del reconocimiento de que somos América Latina, aunque difícilmente nos reconozcamos así. El término "América" fue utilizado por primera vez en 1507,por Martin Waldseemüller (1475-1520), basándose en la creencia errónea de que el "Nuevo Mundo" había sido descubierto por Américo Vespucio (1451-1512). Y el término "América Latina" fue utilizado por primera vez por el filósofo chileno Francisco Bilbao (1823-1865), en 1856. Pero desde 2004, la expresión Abya Yala, en la lengua del pueblo Kuna, que significa "Tierra Madura", "Tierra Viva" o "Tierra Floreciente", ha sido utilizada como autodenominación por los pueblos originarios del continente, como contrapunto a América.

Este vasto territorio fue repartido por el acuerdo internacional entre españoles y portugueses, firmado en Tordesillas, España, en 1494, y anulado en 1750. El proceso de dominación y colonización al que fueron sometidos los pueblos originarios incluyó a las mujeres, que también fueron sometidas al patriarcado, al machismo y al marianismo. En las luchas e insurrecciones que han tenido lugar a lo largo de la historia han participado mujeres con audacia y resistencia.

Y las luchas de las mujeres latinoamericanas incluyeron la conquista de los espacios públicos, sus derechos políticos y la educación. A partir del protagonismo de mujeres como Sor Juana Inés de La Cruz (1651-1695), monja mexicana, considerada la primera feminista de América, y Nísia Floresta (1810-1885), considerada la primera feminista brasileña, hemos llegado a más de medio siglo de Feminismo en América Latina.

Hoy en día, las mujeres latinoamericanas constituyen la mayoría de la población y participan activamente en la ciencia, la tecnología, el arte y la educación, pero la historiografía latinoamericana no hace referencia a ellas ni a otros grupos excluidos de la historia.  Y es innegable el borrado de las mujeres, que se cruza con la discriminación socioeconómica y racial, dado que América Latina es multirracial.

Así, a través de la IX EMEMCE y la IX SINPERGEN, el GEMGe pretende dar visibilidad a las mujeres latinoamericanas y a sus percepciones en la ciencia, la tecnología y la educación. Para ello, los dos eventos pretenden dar a conocer las producciones de las mujeres latinoamericanas en los ámbitos artístico, científico y tecnológico, así como las cuestiones relacionadas con su condición de mujeres; destacar el papel de la mujer en la historia y la educación en América Latina; y debatir los matices étnico-religiosos latinoamericanos en los estudios feministas.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

    

ATIVIDADES

PERÍODOS

Inscrições do IX EMEMCE e IX SIMPERGEN com Resumo: Comunicações Orais

1º de setembro a 02 de outubro de 2023

Avaliação dos Resumos

10 de setembro a 09 de outubro de 2023

Resultado dos Resumos aprovados

13 de outubro de 2023

Inscrições do IX EMEMCE e IX SIMPERGEN sem Resumo

1º de setembro a 17 de outubro de 2023

Realização do IX EMEMCE e IX SIMPERGEN

17 a 20 de outubro 2023

Divulgação dos Anais do evento

Dezembro de 2023

 

                   CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES

  

ACTIVIDADES

PERÍODOS

Inscripción en el IX EMEMCE y IX SIMPERGEN con resúmenes: Comunicaciones orales

1º de septiembre al 02 de octubre de 2023

Evaluación de resúmenes

10 de septiembre al 09 de octubre de 2023

Resultados de resúmenes aprobadas

13 de octubre de 2023

Inscripción en IX EMEMCE y IX SIMPERGEN sin resúmenes

1º de septiembre al 17 de octubre de 2023

Realización de IX EMEMCE y IX SIMPERGEN

17 al 20 de octubre de 2023

Publicación de las actas del evento

Diciembre de 2023

 

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES

                           

CALENDARIO DE INSCRIPCIÓN

 

CATEGORIAS

 

 

 

VALORES

Del 1 de septiembre al 17 de octubre

Investigadores y profesores de enseñanza superior sin presentación de resúmenes

  R$ 40,00

 

 

Estudiantes de posgrado que no presentan resúmenes

R$ 25,00

 

 

Otros profesionales sin presentación de resúmenes

R$ 40,00

Profesores de primaria sin presentación de resúmenes

Gratuito

 

 

Estudiantes universitarios que no presentan resúmenes

Gratuito

Estudiantes de secundaria

Gratuito

Comité organizador del         IX EMEMCE y IX SIMPERGEN

Gratuito

 

CATEGORIAS

 

VALORES

Del 1 de septiembre al 2 de octubre

Presentación de resúmenes por investigadores y profesores de enseñanza superior

R$ 50,00

 

 

Profesores de primaria que presentan resúmenes

R$ 35,00

 

 

Estudiantes de posgrado que presentan resúmenes

R$ 35,00

 

 

Estudiantes universitarios que presentan resúmenes

R$ 20,00

 

 

Otros profesionales

R$ 50,00








































PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO - PIX

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS ATÉ 09 DE OUTUBRO

A DESCRIÇÃO DE PAGAMENTO DEVE ESTAR NO COMPROVANTE DO PIX 

CHAVE ALEATÓRIA: 4cfc5688-45eb-4023-802c-fff4bef73419


INSCRIÇÕES

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

ATIVIDADES

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Salas Comunicações orais

HORA

DATA/ATIVIDADE

18/10/2023 (Quarta-Feira)

8h às 12h

Comunicações Orais: por Eixo Temático

SALA 1

Eixo 1

  1. CORPOS E SEXUALIDADES EM DIÁLOGO NA PRODUÇÃO DE INTELECTUAIS BRASILEIRAS
  2. GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURSO CORPOS E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO: Tecendo aspectos da luta feminista nas práticas pedagógicas
  3. CORPORALIDADES E OPRESSÕES: sociabilidades de meninas e jovens adolescentes no interior do Maranhão
  4. PEDAGOGIA ENGAJADA X COLONIALIDADE EPISTÊMICA: questões para serem refletidas em gênero, sexualidade e educação.

SALA 2

Eixo 2

  1. FEMINISMOS E CONSERVADORISMO NA AMÉRICA LATINA: o caso brasileiro
  2. O PENSAMENTO DECOLONIAL DE LÉLIA GONZALEZ E O FEMINISMO AFRO-LATINO-AMERICANO
  3. FEMINISMOS LÉSBICOS NA AMÉRICA LATINA: primeiras percepções de uma história pouco contada
  4. MULHERES E FEMINISMOS NA AMAZÔNIA: Formas de mobilizações desde o espaço acadêmico

Eixo 5 

  1. DIGNIDADE, VOCAÇÃO E IDENTIDADE DA MULHER NA AMÉRICA LATINA: Uma Análise Filosófico-Teológica de “Mulieris Dignitatem” e do “Documento de Aparecida”

SALA 3

Eixo 4

  1. MULHERES, MOVIMENTOS EDUCACIONAIS POPULARES E O GOLPE NA EDUCAÇÃO: um desfecho sem final feliz
  2. EDUCAÇÃO DE MULHERES E ACESSO À EDUCAÇÃO COM BASE NA OBRA: “Análise Narrativa Transatlânticas de Mulheres Negras”

 

  1. SUJEITOS HISTÓRICOS BRASILEIROS: um recorte sobre as mulheres negras na área educacional Pós-abolição
  2. MULHERES NEGRAS EDUCADORAS: intersecções de raça, gênero e classe
  3. PERSPECTIVAS LADINOAMEFRICANAS NO MAGISTÉRIO SUPERIOR: Saberes de professoras AfroUniversitárias
  4. A ESCOLA COMO ESPAÇO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO

19/10/2023 (Quinta-Feira)

8h às 12h

Comunicações Orais: por Eixo Temático

SALA 1

Eixo 1

  1. A CASA DA MULHER MARANHENSE NA AMAZÔNIA LEGAL: uma análise dos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência em Imperatriz/MA
  2. “NAMORAR ALUNA É ASSÉDIO?”: analisando eticamente a violência de gênero no Instituto Federal do Maranhão
  3. MULHERES NARRADAS: um estudo sobre a invisibilidade da mulher no centro sul maranhense
  4. RESPEITO E SOLIDARIEDADE NOS CONTEÚDOS SOBRE DIVERSIDADES ÉTNICAS E SEXUAIS NO IFMA/CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ

 

SALA 2

Eixo 2

  1. DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO BRASIL
  2. ATUAÇÃO E CONQUISTAS DO MOVIMENTO “CATÓLICAS PELO DIREITO DE DECIDIR”
  3. ASSOCIATIVISMO NEGRO E PRÁTICAS CULTURAIS: ações coletivas no reconhecimento do Quilombo Urbano Liberdade/MA
  4. O MIQCB COMO ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DAS MULHERES QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
  5. “O TERRITÓRIO É A MINHA VIDA, MINHA MÃE”: a organização das mulheres Guajajara para a proteção da Amazônia Maranhense.

SALA 3

Eixo 4

  1. A TRAJETÓRIA DE MULHERES CEGAS NA ESCOLA DE CEGOS DO MARANHÃO (ESCEMA)
  2. FEMINISMO SURDO: as ausências nas pesquisas e as presenças nas redes sociais
  3. ANNA JUSTINA FERREIRA NERY: Pioneira da Enfermagem no Brasil
  4. A INVISIBILIDADE POLÍTICA E EDUCACIONAL DAS MULHERES CIGANAS NO BRASIL: uma abordagem de gênero em São Luís – MA
  5. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: Segregação de gênero nas áreas de formação acadêmica
  6. O PIONEIRISMO DE CREUSA CAPALBO EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL NA FILOSOFIA LATINO-AMERICANA

                                    20/10/2023 (Sexta-Feira)

10:30h às 12:30

Comunicações Orais: por Eixo Temático

SALA 1

Eixo 1

  1. RELAÇÕES DE GÊNERO NA INTERGERACIONALIDADE NO IFMA/CAMPUS SÃO LUÍS-MARACANÃ
  2. AS PERCEPÇÕES DOS/AS ALUNOS/AS SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NAS AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO
  3. A AUTONOMIA ECONÔMICA DE MULHERES PERIFÉRICAS NO BAIRRO BELA VISTA DO JÚA EM FRENTE A AÇÃO ´´EMPREENDEDORISMO FEMININO DE IMPACTO SOCIAL¨

SALA 2

Eixo 2

  1. MARIA ARAGÃO: uma história de conquistas
  2. MULHERES MILITANTES DE PERNAMBUCO: Perfil Educacional das Presas e/ou Perseguidas Durante o Regime Civil-Militar (1964-1979)
  3. HISTÓRIA E MEMÓRIA DE RESISTÊNCIA: O Caso de Helena Mota Quintela Durante o Período Ditatorial (1964-1979)

SALA 3

Eixo 4

  1. MULHER, DOCÊNCIA FEMININA E INFÂNCIA: Entre relações e representações historicamente construídas
  2. HISTÓRIAS DE MULHERES: Memórias de professoras da educação infantil em Caxias – MA
  3. MULHER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: Um breve estudo sobre gênero, ciência e presença da mulher docente da região Tocantina do Maranhão

SALA 4

Eixo 3

  1. ESTUDOS FEMINISTAS DA “DIFERENÇA” E INTERSECCIONALIDADE NO ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO
  2. OS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO FEMININA NO TEATRO ARTHUR AZEVEDO DE 1830 a 1850
  3. O BORDADO COMO EXPRESSÃO DO PRINCÍPIO VITAL FEMININO

 

CONVIDADAS

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Comissão Científica:

Prof.ª Dr.ª Maria das Dores Cardoso Frazão (UFMA/São Luís/MA) (Coordenadora)

Prof.ª Dr.ª Amanda Gomes Pereira (UFMA/São Bernardo/MA)

Prof.ª Dr.ª Georgina Helena Lima Nunes (UFPel/Pelotas/RS)

Prof.ª Dr.ª Herli de Sousa Carvalho (UFMA/ Imperatriz/MA) 

Prof. Dr. Jónata Ferreira de Moura (UFMA/Imperatriz/MA) 

Prof.ª Dr.ª Kelly Almeida de Oliveira (UFMA/Codó/MA) 

Prof.ª Dr.ª Kilza Fernanda Moreira de Viveiros (UFRN/RN) 

Prof.ª Dr.ª Maria José Lobato Rodrigues (UFMA/Pinheiro/MA)

Prof.ª Dr.ª Maria Natália Pereira Ramos (UAb, CEMRI, Lisboa/PT)

Prof.ª Dr.ª Neuzeli de Maria Almeida Pinto (UEMA/São Luís/MA)

Prof.ª Dr.ª Odaleia Alves da Costa (IFMA– Timon/MA)

Prof.ª Dr.ª Raimunda Nonata da Silva Machado (UFMA/ São Luís/MA)

Prof. Dr. Raimundo Nonato Assunção Viana (UFMA/ São Luís/MA)

Prof.ª Dr.ª Rarielle Rodrigues Lima (UFMA/Pinheiro/MA)

Prof.ª Dr.ª Sirlene Motta Pinheiro da Silva (UFMA/ São Luís/MA)

Prof.ª Dr.ª Tatiane da Silva Sales (UFMA/ São Luís/MA)

Prof.ª Dr.ª Viviane de Oliveira Barbosa (UFMA/ São Luís/MA)

Prof.ª Dr.ª Walquíria de Jesus França Martins (UFMA/ São Luís/MA)

Prof.ª Dr.ª Zuleide Paiva da Silva (UNEB/Jacobina/BA)


SUBMISSÕES

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

CRITÉRIOS

DOS PROCEDIMENTOS E DAS NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS E DA COAUTORIA

 

1. São admitidos Resumos escritos em coautoria de, no máximo, 04 autoras(es).

 

2. Cada autora(r) poderá submeter até 2 (dois) Resumos como autora(r) principal e estar presente como coautor em até 2(dois) Resumos.

 

3. Em caso de coautoria, o Resumo deverá ser submetido apenas pela(o) autora(r) principal, que, no próprio procedimento de submissão, deverá indicar a(o) coautora(r).

 

4. Para a submissão do Resumo a(o) autora(r) deverá acessar a plataforma do Evento através do link o site https://www.even3.com.br/ixememceeixsimpergen efetuar a inscrição com submissão de Resumos e o pagamento da taxa de inscrição até o prazo indicado.

 

PASSO 1: Início:

- Indicar o Eixo Temático para o qual irá submeter o Resumo;

- Declarar que o Resumo é original e inédito;

- Declarar que foram observadas as regras desta Chamada;

- Declarar concordância com a política de privacidade;

- O preenchimento do campo “Comentários para o editor” é opcional e deve ser utilizado apenas em caso de necessidade ou esclarecimento a ser feito pelo(a) autor(a).

 

PASSO 2: Transferência do Arquivo do Resumo:

- Fazer o upload do arquivo com o Resumo em formato Word (nos termos do item 8), clicando em “Enviar arquivo” e, depois da transferência completa, no botão “Salvar e continuar”.

 

PASSO 3: Inserir metadados:

- Inserir obrigatoriamente o título principal (havendo subtítulo, esse deverá ser inserido no campo próprio indicado pela plataforma); o resumo (mínimo de 300 e máximo de 500 palavras); e as palavras-chave (entre 3 e 5 palavras-chave), sem a necessidade de utilização do ponto-e-vírgula (basta pressionar a tecla Enter após inserir cada palavra);

- Nesse passo, a(o) autora(r) poderá indicar adicionalmente a(s) agência(s) de fomento financiadora(s) da pesquisa e, em caso de coautoria, deverá indicar o nome e os dados da(o) coautora(r).

 

PASSO 4: Confirmação:

- Finalizar a submissão clicando no botão indicado.

 

DA SUBMISSÃO E DA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

 

5. Os Resumos são inicialmente submetidos à Comissão Científica, que fará uma análise prévia apenas dos seus aspectos formais. Estando o Resumo compatível com as normas de apresentação do Congresso, será aceito para avaliação, sendo rejeitado no caso de não cumprimento das regras desta Chamada.

 

6. Os Resumos são avaliados e selecionados pela Comissão Científica, de acordo com os seguintes critérios: Pertinência do Tema; Identificação do Problema de Pesquisa; Objetivos do Estudo; Metodologia; Relevância dos Resultados esperados/obtidos.

 

7. Apenas a lista de Resumos aprovados será publicada na página oficial do Encontro, sendo as(os) autoras(es) dos Resumos não aprovados informados da decisão via correio eletrônico, sem que seja necessário qualquer justificativa.

 

DAS INSCRIÇÕES

 

8. Todas(os) as(os) autoras(es) que tiverem os respectivos Resumos aprovados em um dos Eixos Temáticos deverão confirmar, até 02 de outubro de 2023, a participação no Encontro mediante o preenchimento da ficha individual de inscrição na página oficial do evento e o pagamento do respetivo valor indicado, após o que se considera efetivada a inscrição.

 

9. As Cartas de Aceite serão fornecidas somente às(aos) autoras(es) que efetivarem a inscrição no Encontro.

 

10. Caso a/o(s) autora/r(as/es) de Resumos aprovados não efetivarem a inscrição, no prazo previsto, considera-se que houve uma desistência tácita de participar do Encontro.

 

11. Em hipótese de desistência de participação pela(o) autora(r), em momento posterior à efetivação da inscrição, não será restituído o montante pago a título de inscrição.

 

DA REALIZAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS, DOS CERTIFICADOS E DAS PUBLICAÇÕES

 

12. Os dias e horários dos Eixos Temáticos são definidos pela Comissão Organizadora, que publicará o cronograma definitivo até o dia 13 de outubro de 2023.

 

13. Cada Eixo terá um/a coordenador/a indicado pela Comissão Científica e será responsável pela organização e a condução do respetivo Eixo, devendo ser garantida às(aos) autoras(es) a duração mínima de 10 minutos para apresentação de cada trabalho, assim como a oportunidade de debate com as(os) demais colegas de Eixo.

 

14. Toda(os) as(os) autoras(es) que estiverem presentes nos Eixos Temáticos receberão o respetivo Certificado de Apresentação no Encontro, eletronicamente, via e-mail.

 

15. A todas(os) as(os) participantes que tiverem Resumos aprovados e que efetivarem a inscrição regularmente, nos termos do presente nesta Chamada, será garantida a sua publicação nos Anais Eletrônicos de Resumos do Encontro.

 

16. Para publicação dos Resumos em coautoria, nos Anais Eletrônicos de Resumos do Encontro, deverão ambas(os) as(os) autoras(es) efetivar a inscrição no Congresso. Na ausência de uma das inscrições, será o Resumo publicado apenas com o nome do(a) coautora(r) que se inscreveu no Encontro.

 

17. O acompanhamento das publicações, dos aditamentos, dos avisos e dos comunicados referentes à presente Chamada é de responsabilidade exclusiva das pessoas interessadas.

 

18. As ocorrências não previstas nesta Chamada, os casos omissos e os casos duvidosos serão resolvidos, em caráter irrecorrível, pela Comissão Organizadora. 

PROCEDIMIENTOS Y NORMAS PARA LA PRESENTACIÓN DE RESÚMENES Y LA COAUTORÍA

 

1. Se aceptarán resúmenes escritos en coautoría por un máximo de 04 autores.

 

2.Cada autor puede presentar hasta 2 (dos) resúmenes como autor principal y estar presente como coautor en un máximo de 2 (dos) resúmenes.

 

3. En caso de coautoría, el resumen sólo deberá ser presentado por el autor o autores principales, que deberán indicar los coautores en el propio procedimiento de presentación.

 

4. Para presentar un resumen, el autor o autores deberán acceder a la plataforma del Evento a través del enlace de la página web https://www.even3.com.br/ixememceeixsimpergen, registrarse para presentar resúmenes y abonar la cuota de inscripción antes de la fecha límite indicada.

 

PASO 1: Comienza:

- Re Indique el eje temático para el que presenta el resumen;

- Declarar que el resumen es original e inédito;

- Declarar que se han respetado las normas de esta Convocatoria;

- Declarar su acuerdo con la política de privacidad;

- Rellenar el campo "Comentarios para el editor" es opcional y sólo debe utilizarse en caso de necesidad o aclaración por parte del autor.

 

PASO 2: Descargue el Fichero Resumen:

- Cargue el archivo con el Resumen en formato Word (de acuerdo con el punto 8) haciendo clic en "Enviar archivo" y, una vez finalizada la transferencia, en el botón "Guardar y continuar".

 

PASO 3: Insertar metadatos:

- Hay que insertar el título principal (si hay subtítulo, hay que insertarlo en el campo correspondiente indicado por la plataforma); el resumen (mínimo de 300 y máximo de 500 palabras); y las palabras clave (entre 3 y 5 palabras clave), sin necesidad de utilizar punto y coma (basta con pulsar la tecla Intro después de insertar cada palabra);

- En este paso, el autor o autores también pueden indicar el organismo o los organismos de financiación de la investigación y, en caso de coautoría, el nombre y los datos del coautor o coautores.

 

PASO 4: Confirmación:

- Finalice la presentación pulsando el botón indicado.

 

PRESENTACIÓN Y EVALUACIÓN DE LOS RESÚMENES

 

 

5. Los resúmenes se presentan inicialmente al Comité Científico, que sólo analizará sus aspectos formales. Si el resumen cumple con las normas de presentación del Congreso, será aceptado para su evaluación, y será rechazado si no cumple con las normas de esta Convocatoria.

 

6. Los resúmenes son evaluados y seleccionados por el Comité Científico de acuerdo con los siguientes criterios: Relevancia del Tema; Identificación del Problema de Investigación; Objetivos del Estudio; Metodología; Relevancia de los Resultados Esperados/Obtenidos.

 

7. Sólo se publicará en la página web oficial de la Reunión la lista de los resúmenes aprobados, y los autores de los resúmenes no seleccionados serán informados de la decisión por correo electrónico, sin que sea necesaria justificación alguna.

 

INSCRIPCIÓN

 

8.Todos los autores cuyos resúmenes hayan sido aprobados para uno de los Ejes Temáticos deberán confirmar su participación en la reunión antes del 2 de octubre de 2023, rellenando el formulario de inscripción individual en la página web oficial del evento y abonando la cuota respectiva, tras lo cual la inscripción se considerará efectiva.

 

9.Las cartas de aceptación sólo se entregarán a los autores que se hayan inscrito en la reunión.

 

10.Si el autor o autores de los resúmenes aprobados no se inscriben en el plazo establecido, se considerará que renuncian tácitamente a participar en la reunión.

 

11.En caso de que el autor renuncie a participar una vez realizada la inscripción, no se reembolsará el importe abonado en concepto de inscripción.

 

REALIZACIÓN DE LOS EJES TEMÁTICOS, CERTIFICADOS Y PUBLICACIONES

 

12. Los días y horarios de los Ejes Temáticos los define el Comité Organizador, que publicará el calendario definitivo antes del 13 de octubre de 2023.

 

13.Cada Eje contará con un coordinador designado por el Comité Científico que se encargará de organizar y dirigir el Eje respectivo, y se deberá garantizar a los autores un mínimo de 10 minutos para presentar cada trabajo, así como la oportunidad de debatir con otros colegas del Eje.

 

14.Todos los autores presentes en los Ejes Temáticos recibirán su Certificado de Presentación en la Reunión por correo electrónico.

 

15.Todos los participantes cuyos resúmenes sean aprobados y que se inscriban regularmente, de acuerdo con los términos de esta Convocatoria, tendrán garantizada su publicación en los Anales Electrónicos de Resúmenes de la Reunión.

 

16.Para que los resúmenes en coautoría se publiquen en las Actas Electrónicas de Resúmenes de la Reunión, ambos autores deberán inscribirse en el Congreso. En ausencia de una de las inscripciones, el resumen se publicará únicamente con el nombre del coautor que se haya inscrito en la Reunión.

 

17.Es responsabilidad exclusiva de los interesados seguir las publicaciones, adiciones, avisos y comunicaciones relativos a esta Convocatoria.

 

18. Las incidencias no previstas en la presente Convocatoria, las omisiones y los casos dudosos serán resueltos por el Comité Organizador con carácter inapelable.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}