III Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática

III Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática

online Este é um evento online

III Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática


O Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática é um evento que nasceu a partir de um movimento de pesquisadores envolvidos com o tema, com o propósito de ampliar as discussões sobre as possibilidades desse processo de desenvolvimento profissional para promover a formação de professores e favorecer a aprendizagem matemática dos alunos.

Sua primeira edição foi realizada no ano de 2021, por iniciativa do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), da Universidade de Brasília (UnB), e do Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PraPeM), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com o apoio de outros grupos, associações e instituições de Ensino Superior. Durante o evento, foram realizadas 6 (seis) Mesas-Redondas e 63 (sessenta e três) Comunicações Científicas, organizadas e apresentadas em 14 (quatorze) Salas Virtuais, além de 3 (três) Atividades Culturais. Das 937 (novecentas e trinta e sete) pessoas que se inscreveram no evento, 648 (seiscentas e quarenta e oito) participaram regularmente das atividades, sendo esse público composto por estudantes de graduação e de pós-graduação, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, representando 8 (oito) países, localizados nas Américas, na Europa e na Ásia. Os Anais da edição inaugural do evento estão disponíveis em https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1540.

Já a segunda edição foi realizada em 2023 a partir de uma parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), da Universidade de Brasília (UnB) e o Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PraPeM), da Universidade de Campinas (UNICAMP), com o apoio de pesquisadores de diferentes instituições de Ensino Superior. A programação do II SILSEM contemplou 2 (duas) conferências (abertura e encerramento), 5 (cinco) Mesas-Redondas, 2 (duas) Rodas de Conversa, organizadas em 7 (sete) Salas Virtuais que envolveram professores e pesquisadores; 1 (uma) Sessão de Pôster, na qual foram apresentados 20 (vinte) trabalhos; 2 (duas) Sessões de Comunicação Científica, organizadas em 27 (vinte e sete) Salas Virtuais em que foram apresentados 58 (cinquenta e oito) trabalhos; 2 (duas) Sessões de Lançamento de Livros, nas quais foram divulgados 10 (dez) livros de pesquisadores brasileiros, chilenos, portugueses e espanhóis; além de 6 (seis) Atividades Culturais, contemplando elementos da cultura de todas as regiões do Brasil. Foram mais de 1.600 (mil e seiscentos) inscritos no evento, que envolveram pesquisadores do Japão, sudeste Asiático, Portugal, Espanha, Estados Unidos e da América Latina, particularmente, do Brasil. Houve um aumento no número de participantes do evento que, em relação à edição inaugural, representou 71%. Os Anais desta segunda edição estão disponíveis em https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/silsem/issue/view/174/57.

A terceira edição, aguardada por pesquisadores do Brasil e do exterior devido ao fato do evento constituir-se em importante espaço de divulgação e socialização do Lesson Study no Ensino de Matemática, será realizada nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2025, no formato on-line, e será organizado a partir de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Interfaces em Educação Matemática (GPIEM), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), da Universidade de Brasília (UnB) e o Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PraPeM), da Universidade de Campinas (UNICAMP), com o apoio de pesquisadores de diferentes instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior.

O Lesson Study nasceu no Japão, na transição do século XIX para o século XX, em face às mudanças educacionais implementadas no referido país, e caracteriza-se como um processo de desenvolvimento profissional de professores apoiado em dois princípios centrais: a colaboração e a reflexão. Tem sido divulgada em todos os continentes como uma possibilidade de melhorar as práticas profissionais dos professores e as aprendizagens dos alunos.

Ao longo das últimas décadas, o Lesson Study, por meio de um processo de aculturação, tem ganhado espaço em diversos países da América, Europa e África, além de países da Ásia e do Sudeste Asiático. Assim, vem se destacando no cenário internacional como um processo de desenvolvimento profissional promissor em distintos domínios do conhecimento e níveis de ensino.

No Brasil, a professora Dra. Yuriko Baldin, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é considerada a pioneira no que se refere à divulgação do Lesson Study no Ensino de Matemática, além de ter sido a orientadora da primeira dissertação (mestrado profissional), de autoria do professor Me. Thiago Francisco Felix, defendida em 2010 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a respeito desse tema. Outros dois trabalhos na pós-graduação inauguram o desenvolvimento de pesquisas nessa temática, a saber: a primeira dissertação (mestrado acadêmico) de autoria do professor Me. Fellipe Gomes Coelho, orientada pela professora Dra. Claudia Coelho de Segadas Vianna e coorientada pela professora Dra. Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira, defendida em 2014 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a primeira tese de doutorado (doutorado acadêmico) de autoria da professora Dra. Renata Camacho Bezerra, orientada pela professora Dra. Maria Raquel Miotto Morelatti, defendida em 2017 na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Presidente Prudente. Gradativamente, tem ocorrido um movimento de crescimento e de disseminação do Lesson Study no Ensino de Matemática, bem como de pesquisas em torno desse processo de desenvolvimento profissional, abrangendo todas as regiões do país.

Assim, o SILSEM tem se consolidado como um importante evento que visa a divulgação do Lesson Study pelo mundo, agregando pesquisadores, formadores de professores, professores e futuros professores que trabalham ou já trabalharam com o Lesson Study no Ensino de Matemática e/ou na Formação de Professores que ensinam Matemática, assim como a todos aqueles que têm interesse em conhecer este processo, visando desenvolvê-lo em suas práticas profissionais e/ou de investigação.

Em sua terceira edição, o SILSEM visa:

  • reunir pesquisadores nacionais e internacionais em torno da discussão sobre Lesson Study na Formação de Professores que ensinam Matemática;
  • discutir as possibilidades do Lesson Study para promover mudanças nas práticas dos professores e na aprendizagem dos alunos, e
  • aproximar pesquisadores de vários países do mundo que investigam a temática do Lesson Study no processo de ensino e aprendizagem da Matemática em todos os níveis de ensino

A programação do III SILSEM está sendo construída de modo que os participantes de vários países possam socializar suas experiências com/no Lesson Study no Ensino de Matemática e conhecer outras. Com este intuito, o evento contará com Conferências e Mesas-Redondas, Rodas de Conversa, Sessões de Comunicação Científica e Sessões de Lançamento de Livros nos idiomas português, inglês e espanhol. As áreas temáticas do evento envolvem os seguintes temas:


(a) Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica;

(b) Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Superior;

(c) Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática;

(d) Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática; e

(e) Desenvolvimento profissional de Professores que Ensinam Matemática e de Formadores de Professores.


As modalidades de apresentação de trabalho serão:


(a) Comunicação Científica Longa;

(b)  Comunicação Científica Curta; e

(c)  Roda de Conversa (Relato de Experiência).


O evento receberá propostas de pesquisas concluídas e em desenvolvimento, desde que apresente dados parciais e que, obrigatoriamente, trabalhem com o Lesson Study no processo de ensino e aprendizagem da Matemática em suas diferentes vertentes.

Para que o evento seja o mais inclusivo possível, contaremos com a participação de intérpretes de Libras nas atividades, além disso, todas as informações serão disponibilizadas no site em três idiomas: espanhol, inglês e português. 

Informações Gerais

Para participar das atividades do Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (III SILSEM) e receber a certificação, você deve estar inscrito(a) no evento.

Para a submissão de trabalhos, é preciso que todos os autores estejam inscritos no evento e na plataforma Even3, mas apenas um [primeiro(a) autor(a)] deve submeter o arquivo referente ao trabalho. Na nomeação do arquivo, o pesquisador brasileiro deve inserir o seu CPF, conforme instruído no template. No caso de pesquisador estrangeiro, substitua o CPF pelo Número de Passaporte. Observe que são dois procedimentos diferentes (inscrição no evento e submissão de trabalho) e necessários para aqueles que vislumbram participar do evento com apresentação de trabalho.

Um autor pode submeter, no máximo, quatro propostas de trabalhos, sendo primeiro(a) autor(a) em apenas uma delas e coautor(a) nas demais propostas.

Todos os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica, pela avaliação duplo-cego, e os aceitos serão disponibilizados para que os participantes possam consultá-los ao longo do evento. Além disso, todos os trabalhos aceitos e apresentados nas distintas modalidades serão rigorosamente revisados no que tange à estrutura, aos aspectos linguísticos e às normas técnicas de formatação. Apenas os trabalhos aprovados após esse processo de revisão é que serão incorporados aos Anais do evento.

A presença no evento será contabilizada pelo acesso na plataforma Even3, ou seja, para que os/as participações sejam registradas, os/as inscritos(as) precisarão acessar cada atividade pelo link disponibilizado na plataforma e, automaticamente, será contabilizada sua presença.

Comunicação Científica Longa

A Comunicação Científica Longa é uma modalidade que visa socializar pesquisas concluídas, de natureza teórica e empírica, que tenham foco em Lesson Study no Ensino e na Aprendizagem da Matemática, nas diferentes áreas temáticas que compõem o evento. Para tanto, as propostas devem contemplar o problema de pesquisa, a base teórica, a abordagem metodológica empreendida e os resultados. As propostas de trabalho nessa modalidade devem ter no máximo cinco autores. Os trabalhos aprovados serão reunidos de acordo com as áreas temáticas em Salas Virtuais com no máximo 5 trabalhos, dispostas na área de apresentação de trabalhos da plataforma do evento. Cada trabalho será apresentado oralmente (sem apoio de slides) pelos autores(as) em até 20 minutos (10 minutos para a apresentação e 10 minutos para discussão a partir dos questionamentos feitos pelos participantes e coordenador(a) da Sala Virtual). A opção pela apresentação oral visa minimizar imprevistos técnicos e ampliar o diálogo entre os participantes nas Salas Virtuais. Caso o/a autor/autora e coautor/coautora façam uso da fala, eles (elas) devem dividir o tempo, de maneira que a soma das falas não ultrapasse 10 minutos. Sugerimos aos autores(as) que leiam previamente os trabalhos dos colegas da Sala Virtual e que elaborem 1 (um) questionamento/reflexão/comentário para enriquecer o debate.

Templates para a modalidade Comunicação Científica Longa:


Template – English


Plantilla – Español


Template – Português

Comunicação Científica Curta

A Comunicação Científica Curta é uma modalidade que visa socializar pesquisas em desenvolvimento, de natureza teórica e empírica, que tenham foco em Lesson Study no Ensino e na Aprendizagem da Matemática, nas diferentes áreas temáticas que compõem o evento. Para tanto, as propostas devem contemplar o problema de pesquisa, a base teórica, a abordagem metodológica empreendida e os resultados preliminares. As propostas de trabalho nessa modalidade devem ter no máximo cinco autores. Os trabalhos aprovados serão reunidos de acordo com as áreas temáticas em Salas Virtuais com no máximo 5 trabalhos, dispostas na área de apresentação de trabalhos da plataforma do evento. Cada trabalho será apresentado oralmente (sem apoio de slides) pelos autores(as) em até 10 minutos (5 minutos para a apresentação e 5 minutos para discussão a partir dos questionamentos feitos pelos participantes e coordenador(a) da Sala Virtual). A opção pela apresentação oral visa minimizar imprevistos técnicos e ampliar o diálogo entre os participantes nas Salas Virtuais. Caso autor/autora e coautor/coautora façam uso da fala, eles (elas) devem dividir o tempo, de maneira que a soma das falas não ultrapasse 5 minutos. Sugerimos aos autores(as) que leiam previamente os trabalhos dos colegas da Sala Virtual e que elaborem 1 (um) questionamento/reflexão/comentário para enriquecer o debate.

Templates para a modalidade Comunicação Científica Curta:


Template – English


Plantilla –Español


Template – Português

Roda de Conversa (Relato de Experiência)

A Roda de Conversa (Relato de Experiência) é uma modalidade de atividade dinâmica e interativa que visa promover espaços de socialização de experiências e/ou investigações em Lesson Study no Ensino e na Aprendizagem da Matemática em todos os níveis de ensino, bem como fomentar o diálogo sobre esse processo de desenvolvimento profissional. Essa modalidade de trabalho destina-se aos coletivos de professores, grupos de estudos, grupos de pesquisa, às secretarias de Educação e/ou aos grupos de estudantes universitários ou de pós-graduação que queiram partilhar experiências em Lesson Study na Formação de Professores ou no ensino em sala de aula. Para tanto, as propostas devem contemplar o foco da proposta, a relevância, a descrição da experiência, a abordagem metodológica empreendida e os resultados. As propostas de trabalhos nessa modalidade devem ser coletivas, envolvendo no mínimo três e no máximo cinco autores. As propostas de Roda de Conversa devem ser apresentadas mediante Resumo Expandido (duas a cinco páginas, incluindo resumo, palavras-chave, figuras, tabelas, referências, anexos e agradecimentos), conforme o Template, destacando-se o tema, o objetivo, a relevância e a dinâmica do diálogo. As Rodas de Conversa serão organizadas em sessões de acordo com as áreas temáticas do evento e distribuídas na Programação do III SILSEM. Cada sessão de Roda de Conversa contará com um mediador, que organizará e fomentará o diálogo a partir das experiências relatadas oralmente (sem apoio de slides). Será aceita apenas uma proposta de Roda de Conversa por equipe.

Templates para a modalidade Roda de Conversa (Relato de Experiência):


Template – English


Plantilla –Español


Template – Português

Lançamento de Livros

A seção Lançamento de Livros constitui-se em um espaço destinado à divulgação de livros que relatam resultados de pesquisa ou de experiências relacionadas ao desenvolvimento profissional de professores ou aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática que envolvam o contexto do Lesson Study. Podem submeter propostas de Lançamento de Livros autores de obras de autoria, organizadores de coletâneas de capítulos, bem como autores de capítulos de coletâneas. As propostas de lançamento não têm limite de autores. Os autores e coautores precisam combinar o envio da proposta para evitar que uma mesma obra não seja submetida em propostas distintas. Para submeter propostas de Lançamento de Livros, os proponentes devem enviar uma sinopse da obra com até 600 palavras, indicar o objetivo da proposta e, quando for o caso, informar os nomes dos coautores que participarão da sessão de apresentação. Devem enviar, também, uma imagem da capa do livro, com resolução adequada, e o link de divulgação da obra na página da editora. Informações detalhadas serão enviadas aos autores por e-mail.

Envie aqui a sua proposta (Envio até 10/04/2025). 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

Atenção!!! Prorrogado o prazo para submissão de trabalhos.

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Coordenação Geral

Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Coordenação Científica

Richael Silva Caetano, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Coordenação Adjunta

  • Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas

  • Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília 

Coordenação de Mídias

Eliane Nascimento Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Apoio

  • Julia Gabrilly Kao, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Manoela de Oliveira Arcaro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marhlon Bhrendo Fernandez Braga, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Wesley Pereira da Silva,  Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal/Universidade de Brasília

Coordenação Cultural

  • Giordana Galvam Lube, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Thiago Luis Leandro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Comissão Organizadora


  • Adriana Breda, Universidade de Barcelona
  • Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Alex Henrique Alves Honorato, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP
  • Aluska Dias Ramos Macedo, Universidade Federal de Campina Grande
  • Andrey de Paula, Universidade Federal de Tocantins
  • Andriceli Richit, Instituto Federal Catarinense
  • Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas
  • Janaína Mendes Pereira da Silva, Universidade Federal do ABC
  • Lidiane Ronsoni Maier, Universidade Fronteira Sul
  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria Raquel Miotto Morelatti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Marieli Vanessa Rediske de Almeida, Universidade Estadual do Paraná
  • Mauri Luís Tomkelski, Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul
  • Ranuzy Borges Neves, Instituto Federal Catarinense
  • Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília
  • Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Richael Silva Caetano, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná
  • Valéria Espíndola Lessa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Wesley Pereira da Silva,  Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal
  • Yuriko Baldin, Universidade Federal de São Carlos

Comissão Científica Nacional

  • Abigail Fregni Lins, Universidade Estadual da Paraíba
  • Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Alex Henrique Alves Honorato, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP
  • Alexandra Rocha Okidoi Felipe, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho
  • Aluska Dias Ramos de Macedo Silva, Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Karen Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ana Letícia Losano, Universidade de Sorocaba
  • André Gustavo Oliveira da Silva, Universidade Estadual do Paraná
  • Andrey Patrick Monteiro de Paula, Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Andriceli Richter, Instituto Federal Catarinense
  • Carla Renata Garcia Xavier da Silva, Instituto Federal do Paraná
  • Carmem Silvia de Souza Lima, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
  • Carolina Cordeiro Batista, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Catia Piano, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Celina Amélia da Silva, Universidade Estadual do Maranhão
  • Cleide Oliveira Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Denise Schwendler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul
  • Eduardo Zimdars, Instituto Federal Catarinense
  • Francisco Eteval da Silva Feitosa, Universidade Federal do Amazonas
  • Grace Zaggia Utimura, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Janaína Mendes Pereira da Silva, Universidade Federal do ABC
  • Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Leonardo Lira de Brito, Universidade Federal de Campina Grande
  • Lidiane Ronsoni Maier, Servidora Pública Federal
  • Liliane dos Santos Gutierre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luani Griggio Langwinski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luciana Del Castanhel Peron da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maria Raquel Miotto Morelatti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Marta Cristina Cezar Pozzobon, Universidade Federal de Pelotas
  • Mauri Luís Tomkelski, Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul
  • Miriam Pinheiro Bitencurti Ruzgar, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Natiele Silva Lamera, Instituto Federal do Paraná
  • Neila Tonin Agranionih, Universidade Federal do Paraná
  • Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul
  • Priscila Gleden Novaes Da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Ranúzy Borges Neves, Instituto Federal Catarinense
  • Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília
  • Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Richael Silva Caetano, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rodrigo Sychocki da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosa Monteiro Paulo, Universidade Estadual Paulista
  • Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná
  • Thaís de Sá Gomes Novaes, Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Thais Mendes Rocha, Universidade Estadual do Maringá
  • Valéria Espíndola Lessa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Vilma Martins, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Wesley Pereira da Silva,  Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal
  • Yuriko Baldin, Universidade Federal de São Carlos 

Comissão Científica Internacional

  • Adriana Breda, Universitat de Barcelona - Espanha
  • Alicia Sánchez Brualla, Universitat de Barcelona - Espanha
  • Carola Manolino, Università della Valle d'Aosta - Itália
  • Cristina Esteley, Universidad Nacional de Córdoba - Argentina
  • Eulalia Calle, Universidade de Cuenca - Equador
  • Gabriel Rubén Soto, Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco
  • Geraldo Vernijo Deixa, Universidade Licungo - Moçambique
  • Gemma Sala Sebastià, Universidad de Barcelona - Espanha
  • Gorete Fonseca, Escola Superior de Educação da Lusofonia - Portugal
  • Guillermo Enrique Ramírez-Montes, Universidad de Costa Rica - Costa Rica
  • Jenny Patricia Acevedo Rincón, Universidad Industrial de Santander - Colômbia
  • Juan Pablo Vargas Herrera, Instituto de Matemáticas, física y estadística - Universidad de las américas - Chile
  • Luis Fabián Gutiérrez-Fallas, Universidad de Costa Rica - Costa Rica
  • Marisa Quaresma, Universidade de Lisboa, Portugal
  • Patricia Pérez Morales, Universidad Nacional de Educación - Equador
  • Pere Joan Falcó Solsona, Universitat de Barcelona - Espanha
  • Telesforo Sol, Universidade de Barcelona - Espanha
  • Victor Miguel Sumba Arévalo, Universidad Nacional de Educación - Equador
  • Thuysa Schlichting de Souza, Universidade de Lisboa - Portugal

Traduções realizadas por:

  • Espanhol - Dulcimar Albuquerque de Sousa – Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – (dullce2014@gmail.com)


  • Inglês - Aline dos Santos Maciel– Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – (traducoespontoevirgula@gmail.com)

Realização



Apoio




Parceria para publicação



        Com o intuito de ampliar a divulgação dos resultados das pesquisas apresentadas no âmbito do III SILSEM, será publicado, na Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC), após a realização do evento, um Número Temático Especial, organizado a partir da Comunicações Científicas. A REMATEC é uma publicação gratuita do Grupo de Pesquisas Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA). O referido número terá a editoria dos professores Adriana Richit (UFFS), Dario Fiorentini (Unicamp), Regina da Silva Pina Neves (UnB), Renata Camacho Bezerra (UNIOESTE), Richael Silva Caetano (UNIOESTE) e Yuriko Yamamoto Baldin (UFSCar). Os textos que integrarão o Número Temático serão selecionados pela Comissão Científica do III SILSEM, conjuntamente com os coordenadores(as) das Salas Virtuais que acompanharão as apresentações das Comunicações Científicas. Posteriormente, os artigos, já no template da REMATEC, passarão por avaliação duplo-cego de acordo com as normas de publicação do referido periódico. De acordo com a Avaliação Quadrienal 2017-2020, a REMATE encontra-se no estrato A4. Para informações adicionais, acesso o seguinte link: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/.

Eventos anteriores



I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática

I SILSEM

II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática

II SILSEM

Instagram

Não esqueça de nos seguir no Instagram! 

Curtam. Compartilhem. Comentem.

Fique por dentro das novidades: https://www.instagram.com/iiisilsem/ 

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}