O Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática é
um evento que nasceu a partir de um movimento de pesquisadores envolvidos com o
tema, com o propósito de ampliar as discussões sobre as possibilidades desse
processo de desenvolvimento profissional para promover a formação de professores
e favorecer a aprendizagem matemática dos alunos.
Sua primeira edição foi realizada no ano
de 2021, por iniciativa do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática
(GIEM), da Universidade de Brasília (UnB), e do Grupo de Pesquisa Prática
Pedagógica em Matemática (PraPeM), da Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP), com o apoio de outros grupos, associações e instituições de Ensino
Superior. Durante o evento, foram realizadas 6 (seis) Mesas-Redondas e 63
(sessenta e três) Comunicações Científicas, organizadas e apresentadas em 14
(quatorze) Salas Virtuais, além de 3 (três) Atividades Culturais. Das 937
(novecentas e trinta e sete) pessoas que se inscreveram no evento, 648
(seiscentas e quarenta e oito) participaram regularmente das atividades, sendo
esse público composto por estudantes de graduação e de pós-graduação,
professores da Educação Básica e do Ensino Superior, representando 8 (oito)
países, localizados nas Américas, na Europa e na Ásia. Os Anais da edição
inaugural do evento estão disponíveis em https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1540.
Já a segunda edição foi realizada em 2023
a partir de uma parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação
Matemática e Tecnologias (GEPEM@T), da Universidade Federal da Fronteira Sul
(UFFS), o Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), da Universidade
de Brasília (UnB) e o Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática
(PraPeM), da Universidade de Campinas (UNICAMP), com o apoio de pesquisadores
de diferentes instituições de Ensino Superior. A programação do II SILSEM
contemplou 2 (duas) conferências (abertura e encerramento), 5 (cinco)
Mesas-Redondas, 2 (duas) Rodas de Conversa, organizadas em 7 (sete) Salas
Virtuais que envolveram professores e pesquisadores; 1 (uma) Sessão de Pôster,
na qual foram apresentados 20 (vinte) trabalhos; 2 (duas) Sessões de
Comunicação Científica, organizadas em 27 (vinte e sete) Salas Virtuais em que
foram apresentados 58 (cinquenta e oito) trabalhos; 2 (duas) Sessões de
Lançamento de Livros, nas quais foram divulgados 10 (dez) livros de
pesquisadores brasileiros, chilenos, portugueses e espanhóis; além de 6 (seis)
Atividades Culturais, contemplando elementos da cultura de todas as regiões do
Brasil. Foram mais de 1.600 (mil e seiscentos) inscritos no evento, que
envolveram pesquisadores do Japão, sudeste Asiático, Portugal, Espanha, Estados
Unidos e da América Latina, particularmente, do Brasil. Houve um aumento no
número de participantes do evento que, em relação à edição inaugural,
representou 71%. Os Anais desta segunda edição estão disponíveis em https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/silsem/issue/view/174/57.
A terceira
edição, aguardada por pesquisadores do Brasil e do exterior devido ao fato do
evento constituir-se em importante espaço de divulgação e socialização do Lesson Study no Ensino de Matemática, será realizada nos dias 14, 15 e 16 de
maio de 2025, no formato on-line, e
será organizado a partir de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Interfaces em
Educação Matemática (GPIEM), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
(UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias
(GEPEM@T), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), da Universidade de
Brasília (UnB) e o Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PraPeM),
da Universidade de Campinas (UNICAMP),
com o apoio de pesquisadores de diferentes instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior.
O Lesson
Study nasceu no Japão, na transição do século XIX para o século XX, em face
às mudanças educacionais implementadas no referido país, e caracteriza-se como
um processo de desenvolvimento profissional de professores apoiado em dois
princípios centrais: a colaboração e a reflexão. Tem sido divulgada em todos os
continentes como uma possibilidade de melhorar as práticas profissionais dos
professores e as aprendizagens dos alunos.
Ao longo das últimas décadas, o Lesson Study, por meio de um processo de
aculturação, tem ganhado espaço em diversos países da América, Europa e África,
além de países da Ásia e do Sudeste Asiático. Assim, vem se destacando no
cenário internacional como um processo de desenvolvimento profissional promissor
em distintos domínios do conhecimento e níveis de ensino.
No Brasil, a professora Dra. Yuriko
Baldin, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é considerada a
pioneira no que se refere à divulgação do Lesson
Study no Ensino de Matemática, além de ter sido a orientadora da primeira
dissertação (mestrado profissional), de autoria do professor Me. Thiago
Francisco Felix, defendida em 2010 na Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar), a respeito desse tema. Outros dois trabalhos na pós-graduação
inauguram o desenvolvimento de pesquisas nessa temática, a saber: a primeira
dissertação (mestrado acadêmico) de autoria do professor Me. Fellipe Gomes
Coelho, orientada pela professora Dra. Claudia Coelho de Segadas Vianna e
coorientada pela professora Dra. Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira,
defendida em 2014 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a primeira
tese de doutorado (doutorado acadêmico) de autoria da professora Dra. Renata
Camacho Bezerra, orientada pela professora Dra. Maria Raquel Miotto Morelatti,
defendida em 2017 na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
(UNESP), campus de Presidente
Prudente. Gradativamente, tem ocorrido um movimento de crescimento e de
disseminação do Lesson Study no
Ensino de Matemática, bem como de pesquisas em torno desse processo de
desenvolvimento profissional, abrangendo todas as regiões do país.
Assim, o SILSEM tem se consolidado como
um importante evento que visa a divulgação do Lesson Study pelo mundo, agregando pesquisadores, formadores de
professores, professores e futuros professores que trabalham ou já trabalharam
com o Lesson Study no Ensino de
Matemática e/ou na Formação de Professores que ensinam Matemática, assim como a
todos aqueles que têm interesse em conhecer este processo, visando
desenvolvê-lo em suas práticas profissionais e/ou de investigação.
Em sua terceira edição, o SILSEM visa:
- reunir
pesquisadores nacionais e internacionais em torno da discussão sobre Lesson Study na Formação de Professores
que ensinam Matemática;
- discutir as possibilidades do Lesson Study para promover mudanças nas práticas dos professores e na aprendizagem dos alunos, e
- aproximar pesquisadores de vários países do mundo que investigam a temática do Lesson Study no processo de ensino e aprendizagem da Matemática em todos os níveis de ensino
A programação do III SILSEM está sendo
construída de modo que os participantes de vários países possam socializar suas
experiências com/no Lesson Study no
Ensino de Matemática e conhecer outras. Com este intuito, o evento contará com Conferências
e Mesas-Redondas, Rodas de Conversa, Sessões de Comunicação Científica e Sessões
de Lançamento de Livros nos idiomas português, inglês e espanhol. As áreas
temáticas do evento envolvem os seguintes temas:
(a) Ensino e Aprendizagem da Matemática
na Educação Básica;
(b) Ensino e Aprendizagem da Matemática
no Ensino Superior;
(c) Formação Inicial de Professores que
Ensinam Matemática;
(d) Formação Continuada de Professores
que Ensinam Matemática; e
(e) Desenvolvimento profissional de
Professores que Ensinam Matemática e de Formadores de Professores.
As modalidades de apresentação de
trabalho serão:
(a) Comunicação Científica
Longa;
(b) Comunicação Científica Curta; e
(c) Roda de Conversa (Relato de Experiência).
O evento receberá propostas de pesquisas
concluídas e em desenvolvimento, desde que apresente dados parciais e que, obrigatoriamente,
trabalhem com o Lesson Study no
processo de ensino e aprendizagem da Matemática em suas diferentes vertentes.
Para
que o evento seja o mais inclusivo possível, contaremos com a participação de
intérpretes de Libras nas atividades, além disso, todas as informações serão
disponibilizadas no site em três idiomas: espanhol, inglês e português.