II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática

II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática

Quinta-Feira, 23 de Maio

Campina Grande, PB

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

III CIPAII - Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras; V RIEC – Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas; XII INCREA - Fórum Internacional de Innovación y Creatividad. Tema: “Jornada Os sete saberes necessários à educação e a Agenda 2030

Quarta-Feira, 22 de Maio

Maceió, AL

Evento online

III Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Quarta-Feira, 8 de Maio

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Idioma

Sobre o evento

II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de

Matemática – II SILSEM


O Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática é um evento que nasceu a partir de um movimento de pesquisadores envolvidos com o tema, com o propósito de ampliar as discussões sobre as possibilidades dessa abordagem para promover a formação de professores e favorecer a aprendizagem matemática dos alunos. Sua primeira edição foi realizada em 2021, por iniciativa do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática, da Universidade de Brasília (GIEM/UnB) e Prática Pedagógica em Matemática, da Universidade Estadual de Campinas (PRAPEM/Unicamp), com apoio de outros grupos, associações e instituições de Ensino Superior. O evento foi um sucesso, contando com a participação de pesquisadores de vários países das Américas e da Europa, bem como do Japão. Os anais da edição inaugural do evento estão disponíveis em https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1540.


O Lesson Study, originário do Japão na transição do século XIX para o século XX em face das mudanças educacionais implementadas, caracteriza um processo de desenvolvimento profissional de professores apoiado em dois princípios centrais: a colaboração e a reflexão. Alcançou visibilidade no Ocidente a partir do estudo com vídeos da Third International Mathematics and Science Study (TIMSS). Em todos os continentes estão a ter lugar experiências e pesquisas para explorar as possibilidades dessa abordagem a fim de melhorar as práticas profissionais dos professores e as aprendizagens dos alunos.


Atualmente, o Lesson Study, por meio de um processo de aculturação, vem ganhando espaço em diversos países da América, Europa e África, além de países da Ásia e do Sudeste Asiático. Assim, vem se destacando no cenário internacional como uma promissora abordagem de desenvolvimento profissional de professores em distintos domínios do conhecimento e níveis de ensino. No Brasil, a partir do trabalho pioneiro de Yuriko Baldin (UFSCar), há um movimento crescente de disseminação do Lesson Study e de pesquisa em torno dessa abordagem abrangendo todas as regiões do país.


Assim, o SILSEM se insere nesse movimento de divulgação do Lesson Study pelo mundo, caracterizando-se como um evento que mobiliza pesquisadores, formadores de professores, professores e futuros professores que trabalham ou já trabalharam com Lesson Study no Ensino de Matemática e/ou na Formação de Professores, assim como a todos aqueles que têm interesse em conhecer este processo, visando desenvolvê-lo em suas práticas profissionais e/ou de investigação. Em sua segunda edição, o SILSEM visa (i) reunir pesquisadores nacionais e internacionais em torno da discussão sobre Lesson Study na formação de professores que ensinam matemática e (ii) discutir as possibilidades do Lesson Study para promover mudanças nas práticas dos professores e na aprendizagem dos alunos.


O II SILSEM será realizado a partir de uma parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), da Universidade de Brasília (UNB) e Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PRAPEM), da Universidade de Campinas (UNICAMP), com o apoio de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.


A programação do II SILSEM está sendo construída de modo que os participantes de vários países possam socializar suas experiências em Lesson Study e conhecer outras. Contará com conferências e mesas-redondas, rodas de conversa, sessões de comunicação científica e sessões de lançamento de livros nos idiomas português, inglês e espanhol. O evento receberá propostas de pesquisas concluídas e em desenvolvimento.


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Convidados(as)

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Submissões - Encerradas

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Informações Gerais

Para participar das atividades do Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (II SILSEM) e receber a certificação, você deve estar inscrito(a) no evento.

Para a submissão de trabalhos, é preciso que todos os autores estejam inscritos no evento e na plataforma Even3, mas apenas um [primeiro(a) autor(a)] deve submeter o arquivo referente ao trabalho. São dois procedimentos diferentes (inscrição no evento e submissão de trabalho) e necessários para aqueles que vislumbram participar do evento com apresentação de trabalho.

Todos os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica e os aceitos serão disponibilizados para que os participantes possam consultá-los ao longo do evento.

A presença no evento será contabilizada pelo próprio acesso na plataforma even3, ou seja, para que as participações sejam registradas, os inscritos precisarão acessar cada atividade pelo link disponibilizado na plataforma e, automaticamente, será contabilizada sua presença.

Comunicação Científica

A Comunicação Científica é uma modalidade que visa socializar pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, de natureza teórica e empírica, que tenham foco em Lesson Study no Ensino e Aprendizagem da Matemática, nas diferentes áreas temáticas que compõem o evento. Para tanto, as propostas devem contemplar o problema de pesquisa, a base teórica, a abordagem metodológica empreendida e os resultados. As propostas de trabalho nessa modalidade devem ter no máximo cinco autores. Um autor pode submeter no máximo quatro propostas de Comunicação Científica, sendo primeiro(a) autor(a) em apenas uma delas e coautor(a) nas outras três. Os trabalhos aprovados serão reunidos de acordo com as áreas temáticas em Salas Virtuais com no máximo 5 trabalhos - dispostas na área de apresentação de trabalhos da plataforma do evento. Cada trabalho será apresentado oralmente (sem apoio de slides) pelos autores(as) em até 20 minutos (10 minutos para a apresentação e 10 minutos para discussão a partir dos questionamentos feitos pelos participantes e coordenador(a) da Sala Virtual). A opção pela apresentação oral visa minimizar imprevistos técnicos e ampliar o diálogo entre os participantes nas Salas Virtuais. Caso autor/autora e coautor/coautora façam uso da fala, eles (elas) devem dividir o tempo, de maneira que a soma das falas não ultrapasse 10 minutos. Sugerimos aos autores(as) que leiam previamente os trabalhos dos colegas da Sala Virtual e que elaborem 1 (um) questionamento/reflexão/comentário para enriquecer o debate.

Templates para a modalidade Comunicação Científica

Template English

Template Espanhol

Template Português

Roda de Conversa

A Roda de Conversa é uma modalidade de atividade dinâmica e interativa que visa promover espaços de socialização de experiências e/ou investigações em Lesson Study em todos os níveis de ensino, bem como fomentar o diálogo sobre essa abordagem. Essa modalidade de trabalho destina-se aos coletivos de professores, grupos de estudos, grupos de pesquisa, às secretarias de educação e/ou aos grupos de estudantes universitários ou de pós-graduação que queiram partilhar experiências em Lesson Study na formação de professores ou no ensino em sala de aula. Para tanto, as propostas devem contemplar o foco da proposta, a relevância, a descriçao da experiência, a abordagem metodológica empreendida e os resultados. As propostas de trabalhos nessa modalidade devem ser coletivas, envolvendo no mínimo três e no máximo cinco autores. As propostas de Roda de Conversa devem ser apresentadas mediante resumo expandido (duas a cinco páginas, incluindo resumo, palavras-chave, figuras, tabelas, referências, anexos e agradecimentos), conforme template (template roda de conversa), destacando-se o tema, o objetivo, a relevância e a dinâmica do diálogo. As Rodas de Conversa serão organizadas em sessões de acordo com as áreas temáticas do evento e distribuídas no programa do SILSEM. Cada sessão de Roda de Conversa contará com um mediador, que organizará e fomentará o diálogo a partir das experiências relatadas. Será aceita apenas uma proposta de Roda de Conversa por equipe.

Templates para a modalidade Roda de Conversa

Template English

Template Espanhol

Template Português

 Pôster

O Pôster destina-se à apresentação de trabalhos ou de experiências de sala de aula envolvendo Lesson Study. Essa modalidade de trabalho destina-se a professores, pesquisadores, estudantes de graduação ou pós-graduação que almejam partilhar suas pesquisas ou relatos de experiências sobre Lesson Study na formação de professores ou no ensino de Matemática em sala de aula. As propostas de trabalhos nessa modalidade podem ser individuais ou em coautoria (limite de dez autores). As propostas de Pôster devem ser apresentadas conforme template (resumo simples), destacando-se o tema, o objetivo, a justificativa/relevância e as principais conclusões. Será aceito apenas um pôster por autor ou grupo de autores. As sessões de pôsteres serão organizadas em salas de acordo com as áreas temáticas do II SILSEM e distribuídas no programa do evento. Cada Sessão terá duração de 90 minutos, na qual cada trabalho será apresentado brevemente pelo autor ou autores e, em seguida, será objeto de discussão no grupo. Cada sessão contará com dois mediadores, os quais farão perguntas aos apresentadores e fomentarão a discussão entre os autores dos diversos trabalhos e participantes. Mediante a aprovação do pôster, os autores deverão gravar uma apresentação do trabalho com, no máximo, oito minutos e enviar via plataforma do evento, de acordo com o cronograma de submissões. Os vídeos de apresentação dos pôsteres devem ser assistidos previamente por todos os participantes da sessão. No momento da sessão de apresentação dos pôsteres, serão levantadas questões a partir dos vídeos. Orientações para a produção e envio do vídeo de apresentação para as sessões de pôsteres

Templates para a modalidade Pôster

Template English

Template Espanhol

Template Português

 


Lançamento de Livros

A seção Lançamento de Livros constitui-se em um espaço destinado à divulgação de livros que relatam resultados de pesquisa ou de experiências relacionadas ao desenvolvimento profissional de professores ou aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática em Lesson Study. Podem submeter proposta de Lançamento de Livros autores de obras de autoria, organizadores de coletâneas de capítulos, bem como autores de capítulos de coletâneas. As propostas de lançamento não têm limite de autores. Os autores e coautores precisam combinar o envio da proposta para evitar que a mesma obra seja submetida por meio de propostas distintas. Para submeter propostas de Lançamento de Livros, os proponentes devem enviar uma sinopse da obra de até 500 palavras, indicar o objetivo da proposta e, quando for o caso, informar os nomes dos coautores que participarão da sessão de apresentação. Devem enviar, também, uma imagem da capa do livro, com resolução adequada, e o link de divulgação da obra na página da editora. Informações detalhadas serão enviadas aos autores por email.

Envie aqui a sua proposta (Envio até 12/04/2023) - Encerrada


Fração à moda antiga

Organizadores: Camila Augusta do Nascimento Amaral, Maria Alice Veiga F. e Souza e
Arthur Belford Powell

Editora: EDIFES
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602100



Espaços e Contornos da Praça dos Sonhos (Série Lesson Study em Matemática)

Organizadores: Luanda Firme de Mello, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza E
Julia Schaetzle Wrobel

Editora: EDIFES
https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2640




Estudos de Aula na Formação Inicial e Continuada de Professores


Organizadores: Adriana Richit, João Pedro da Ponte e Encarnación Soto Gómez

Editora: LIVRARIA DA FÍSICA
https://www.livrariadafisica.com.br/



Enseñanza universitaria. Cómo mejorarla


Organizador: Rafael Porlán

Editora: MORATA
https://edmorata.es/



Docentes universitarios. Una formación centrada en la práctica


Organizador: Nicolás de Alba e Rafael Porlán

Editora: MORATA
https://edmorata.es/



Aprendizaje universitario. Resultados de investigaciones para mejorarlo


Organizador: Rafael Porlán e Ángel F. Villarejo-Ramos

Editora: MORATA
https://edmorata.es/


Lesson Study em Matemática

Organizadores: Adriana Richit e Mauri Luís Tomkelski

Editora: CRV
https://www.editoracrv.com.br


Memórias e Trajetórias de Professores e Formadores que participaram
de um Projeto de Pesquisa envolvendo a metodologia Lesson Study
no Ensino de Matemática


Organizadores: Edda Curi, Priscila Bernardo Martins, Suzete de Souza Borelli

Editora: Mundo Acadêmico
https://www.casaletras.com


Lesson Study. Aprender a enseñar para enseñar a aprender

Organizadores: Ángel I. Pérez Gómez, Encarnación Soto Gómez

Editora: MORATA
https://edmorata.es/


Narrativas de aulas de matemática no Ensino Médio:
aprendizagens docentes no contexto de Lesson Study Hibrido


Organizadores: Ana Leticia Losano, Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros,
láudia Rodrigues de Andrade, Cristina Meyer, Juliet Sarkis, Maria Aparecida de Jesus Salgado,
Thaís de Oliveira Ferrasso


Editora: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
http://www.sbembrasil.org.br

Coordenação Geral

  • Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

  • Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas

  • Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

Comissão Organizadora

  • Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

  • Adriana Breda, Universidade de Barcelona

  • Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul

  • Aluska Dias Ramos Macedo, Universidade Federal de Campina Grande

  • Andrey de Paula, Universidade Federal do Tocantins

  • André Gustavo Scheffer, Universidade Federal da Fronteira Sul

  • Andriceli Richit, Instituto Federal Catarinense

  • Alex Henrique Alves Honorato, Universidade Estadual de Campinas

  • Carina Maia de Castro Mundim, Universidade de Brasília

  • Bruna Mayara Rodrigues, Universidade de Lisboa

  • Bruno Teilor, Universidade do Paraná

  • Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas

  • Janaína Mendes Pereira da Silva, Universidade Federal do ABC

  • Jorge Valdair Psidonik, Universidade Federal da Fronteira do Sul

  • Juan Pablo Vargas Herrera, Universitat de Barcelona

  • Mauri Luís Tomkelski, Universidade de Lisboa

  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo

  • Maria Dalvirene Braga, Universidade de Brasília

  • Neila Tonin Agranionih, Universidade Federal do Paraná

  • Ranuzy Borges Neves - Instituto Federal Catarinense

  • Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

  • Tania Zimer, Universidade do Paraná

  • Telesforo Sol, Universidade de Barcelona

  • Thuysa de Souza, Universidade de Lisboa

  • Valéria Espindola Lessa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

  • Yuriko Yamamoto Baldin, Universidade Federal de São Carlos

  • Wesley Pereira da Silva,  Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal/Universidade de Brasília

Comissão Científica

  • Abigail Fregni Lins, Universidade do Estado da Paraíba (UEPB)
  • Adriana Breda, Universidade de Barcelona (UB)
  • Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Alexandre Cortés, Universidade de Barcelona
  • Alicia Sánchez Brualla, Universidade de Barcelona (UB)
  • Aluska Dias Ramos Macedo, Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Letícia Losano, Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros, Instituto Federal de São Paulo (IFSP-Hortolândia)
  • Andriceli Richit, Instituto Federal Catarinense (IFC-Concórdia)
  • Bruna Maiara Rodrigues (Universidade de Lisboa)
  • Bruno Teilor, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Carlos Miguel da Silva Ribeiro, Universidade de Campinas (UNICAMP)
  • Carmem Silvia Lima Fluminhan, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)
  • Danyal Farsani, Norwegian university of Science and Technology, Noruega
  • Eduardo Rafael Zimdars, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFSC-Rio do Sul)
  • Edda Cury, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSul)
  • Encarnación Soto Gomes, Universidade do Málaga
  • Eulalia Calle, Universidad de Cuenca, Ecuador
  • Etienne Guérios, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Gemma Sala Sebastià , Universidade de Barcelona
  • Gorete Fonseca, Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
  • Jáima Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Jenny Patricia Acevedo-Rincón, Universidad Del Norte
  • João Pedro Antunes de Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFSC-Rio do Sul)
  • Juliane Colling, Universidade de Lisboa (UL)
  • Lidiane Ronsoni Maier, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Maria Alice de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES, Vitória)
  • Maria Raquel M. Morelatti, Universidade Estadual Paulista (UNESP, Pres. Prudente)
  • Marisa Quaresma, Universidade de Lisboa (UL)
  • Marisol Vieira Melo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Mauri Luís Tomkelski, Universidade de Lisboa (UL)
  • Morgana Scheller, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFSC-Rio do Sul)
  • Natalia Fátima Sgreccia, Universidad Nacional de Rosario, Argentina
  • Neila Tonin Agranionih, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Neus Inglada Rodriguez, Universidade de Barcelona
  • Paula Gomes, Universidade de Lisboa (UL)
  • Patrícia Pérez-Morales, Universidad Nacional de Educación (UNE- Ecuador)
  • Pere Joan Falcó Solsona, Universidade de Barcelona
  • Rafael Porlán, Universidade de Sevilha (US)
  • Ranuzy Neves, Instituto Federal Catarinense (IFC - São Bento do Sul)
  • Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Roberta Menduni, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Rodrigo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Tania Zimer, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Telesforo Sol, Unversidade de Barcelona (Universidade de Barcelona)
  • Valéria Espindola Lessa, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS-Erechim)
  • Viviane Hummes, Universidade de Barcelona (Universitat de Barcelona)
  • Victor Sumba Arévalo, Universidad Nacional de Rosario, (UNR-Argentina)
  • Yuriko Yamamoto Baldin, Universidade Federal de São Carlos

Realização


Apoio


Parcerias


Com o intuito de ampliar a divulgação dos resultados de pesquisa apresentados no âmbito do II SILSEM será publicado na Revista Paranaense de Educação Matemática (RPEM), em dezembro de 2023, um Número Temático Especial, organizado a partir das Comunicações Científicas.  A RPEM é uma publicação vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). O referido número terá a editoria das professoras Adriana Richit (UFFS) e Regina da Silva Pina Neves (UnB) e do professor Dario Fiorentini (Unicamp). Os textos que integrarão o Número Temático serão selecionados pela Comissão Científica do II SILSEM juntamente com os coordenadores(as) das Salas Virtuais que acompanharão as apresentações das Comunicações Científicas. Posteriormente, os artigos já no template da revista passarão por avaliação duplo-cego de acordo com as normas de publicação do periódico.

Para informações sobre o periódico acesse: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/index

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}