O III Congresso Nacional de Avaliação da Aprendizagem – III CONAAP ocorrerá na cidade de Salvador/BA, tendo como tema desta terceira edição “Avaliação para Aprendizagem: olhar sensível às práticas pedagógicas”. O evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), vinculado a linha de pesquisa Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEDU/FACED/UFBA).
O evento tem como finalidade principal dialogar e refletir sobre a Avaliação que favorece a construção das aprendizagens, a partir do olhar sensível que enxerga o/a outro/a como ser de potencial no processo de (re)construção de conhecimentos, conceitos e aprendizagens diversas.
III Congresso Nacional de Avaliação da Aprendizagem – III CONAAP foi antecedido por duas edições, que ocorreram na FACED/UFBA, em Salvador/BA, sendo que o I CONAAP ocorreu no período de 15 a 17 de Maio de 2019 com a participação de 450 pessoas e o II CONAAP ocorreu no período de 24 a 26 de julho de 2023 com a participação de 470 pessoas advindas de diversos municípios do estado da Bahia e do Brasil. Destacamos o envolvimento de Pesquisadores/as da área de Avaliação; Educadores/as, Coordenadores/as e Gestores/as da Educação Básica; Professores/as do Ensino Superior; discentes da Graduação e Pós-Graduação; e profissionais das mais diversas áreas educacionais da rede pública municipal, estadual e federal. As duas edições do evento contaram com apresentação cultural, conferências de abertura com palestrantes nacionais, mesas temáticas, apresentação de trabalhos em seis áreas temáticas e minicursos.
Além disso, enquanto Grupo de Pesquisa da FACED/UFBA, organizamos outros eventos, a saber: Seminário “Avaliação da aprendizagem: diálogo necessário" em 2017 com 170 pessoas; Simpósio “Práticas Avaliativas na Educação de Jovens e Adultos: uma introdução” que ocorreu em 2018 com 330 professoras atuantes na rede municipal de Educação de Salvador/BA; Colóquio “Avaliação para Aprendizagem: formação e práxis” realizado em 2020 com 360 participantes; Seminário “Avaliação para Aprendizagem: formação em movimento”, em 2022 com 350 participantes. Todas as propostas mencionadas foram cadastradas, aprovadas e certificadas pelas instâncias superiores da UFBA.
Credenciamento na FACED/UFBA - manhã, tarde e noite.
Quinta-feira (31/07/2025) - 09:00 às 20:30
> MATUTINO – Reitoria da UFBA
09h00 às 09h30 - Intervenção artístico-cultural: NEOJIBA
09h30 às 10h00 - Abertura:Reitor da UFBA, Representante da Secretaria Municipal de Educação, Diretora da FACED/UFBA e Coordenadoras do Evento
10h30 às 12h00 -Conferência de Abertura - “Formação em Movimento: os sentidos do erro na Avaliação” - Profa. Maria Teresa Esteban(UFF) - Mediação: Profa.Edna Telma Fonseca e Silva Vilar(PGEDU/UFBA)
> VESPERTINO – Reitoria do IFBA
14h00 às 17h30 - Mesa Redonda: “Avaliação na Formação de Professores/as” -
Profa.Edileuza Fernandes da Silva(UnB),Profa. Claudia de Oliveira Fernandes(UNIRIO) Profa. Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino(UESPI) - Mediação:Prof. Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves (PGEDU/UFBA)
17h30 - Pausa para lanche (coffee break)
> NOTURNO – Faculdade de Educação da UFBA
18h30 às 21h00 - Minicursossobre Avaliação da/para Aprendizagemna Faculdade de Educação da UFBA
●Minicurso 01 - Avaliação e as Relações Étnico-Raciais - Profa. Joana Paula dos Santos Gomes de Oliveira (UFF e Secretaria Municipal de Niterói);
●Minicurso 02 - Avaliação no contexto da Educação Inclusiva - Profa. Taiane Abreu Machado (UFBA);
●Minicurso 03 - Avaliação no contexto da Educação Infantil - Profa. Marlene Oliveira dos Santos (UFBA);
●Minicurso 04 - Avaliação no contexto da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas - Profa. Daniela de Jesus Lima (PGEDU/UFBA e SMED/BA).
Sexta-feira (01/08/2024) - 09:00 às 17:00
> MATUTINO – Faculdade de Educação da UFBA (FACED/UFBA)
09h00 às 12h00 - Apresentações de Trabalhos
Área Temática 01 - Avaliação na Educação Infantil (Sala 01);
Área Temática 02 - Avaliação no Ensino Fundamental I e II (Salas 02 e 03);
Área Temática 03 - Avaliação no Ensino Médio (Sala 08);
Área Temática 04 - Avaliação no Ensino Superior (Salas 10 e 11);
Área Temática 05 - Avaliação nas Modalidades Educacionais (Sala 15);
10h00 - Pausa para lanche (coffee break)
> VESPERTINO – Reitoria da UFBA
14h00 às 14h30 - Intervenção artístico-cultural com Neojiba
14h30 às 16h30h - Conferência Final
Conferência de Encerramento: “Avaliação na Educação Especial/Inclusiva”-Profa. Alexandra Ayach Anache (UFMS) - Mediação: Profa.Rejane de Oliveira Alves(PGEDU/UFBA)
17h00 - Encerramento com os agradecimentos aos apoiadores do Evento
Locais/Endereços de Realização do Evento:
1.Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA)
a.Endereço completo:Av. Reitor Miguel Calmon, s/n - Canela, Salvador - BA, 40110-100
2.Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Reitoria da UFBA)
a.Endereço completo:R. Dr. Augusto Viana - Canela, Salvador - BA, 40110-100
3.Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Reitoria do IFBA)
Local de Realização: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA)
Data: 01 de Agosto de 2025 (Sexta-feira)
Horário: 09h00 até 12h00 (Noturno)
Orientações Gerais:
As apresentações dos trabalhos serão de forma oral, disponibilizado até 10 minutos para cada trabalho aprovado;
Autores(as) e/ou Co-autores(as) poderão apresentar o mesmo trabalho juntos(as), devendo respeitar o tempo máximo (10 minutos);
Haverá uma discussão coletiva após todos os trabalhos serem apresentados, mediado pelo(a) coordenador(a) da sala;
A ordem de apresentação será definida pelo(a) coordenador(a) de sala;
Recomendamos a chegada com 05 (cinco) minutos de antecedência do horário de início das apresentações (09h00).
O modelo/layout do Slide, disponibilizado no site do evento, é opcional.
O evento ocorrerá integralmente na modalidade presencial. Assim, não haverá possibilidade de transmissão de quaisquer atividade programada ou apresentação online do trabalho aprovado.
Caso deseje utilizar slide/materiais para apresentação, recomendamos:
Salvar os slides no formato .pdf, para preservar as configurações/layout;
Salvar os slides/materiais de apresentação no pen-drive ou dispositivo de armazenamento offline, levando-o no dia de apresentação.
Observação: A conexão de internet da FACED é instável. Indicamos salvar os materiais de apresentação em um pen-drive ou dispositivo de armazenamento não dependente de conexão.
Minicursos / Oficinas
31/07/2025 - 18h30 até 21h00 - FACED/UFBA
Local de Realização: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA)
Data: 31 de Julho de 2025 (Quinta-feira)
Horário: 18h30 até 21h00 (Noturno)
Observações:
Cada minicurso terá a disponibilidade de 50 vagas, devido ao espaço físico de realização. Ao atingir o limite das vagas, o minicurso se tornará indisponível para novas inscrições.
Apenas os participantes com inscrição confirmada (pagamento realizado) poderão se inscrever nos minicursos.
Cada participante apenas poderá realizar a inscrição em apenas UM minicurso/oficina, tendo em vista que estes acontecerão simultaneamente, na mesma data/horário.
Inscrições exclusivas pelo site (https://www.even3.com.br/iiiconaap/), com login realizado. Observação: Não teremos lista de espera ou inscrições via e-mail.
Minicurso 01 - Avaliação e as Relações Étnico-Raciais
Professorra Responsável: Joana Paula dos Santos Gomes de Oliveira (SME-Niterói & UFF)
Fomentar a reflexão crítica sobre a avaliação, compreendendo-a como uma prática de investigação comprometida com a Educação das Relações Étnico-Raciais. Articular práticas pedagógicas, vivências estéticas e reflexões teóricas por meio de materiais produzidos no cotidiano escolar como instrumentos legítimos do processo avaliativo.
Minicurso 02 - Avaliação no contexto da Educação Inclusiva
Promover a reflexão crítica e o aprimoramento das práticas avaliativas no contexto educacional, com ênfase na construção de uma cultura inclusiva que reconheça e valorize a diversidade dos estudantes. Para isso, busca-se fomentar a incorporação dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), assegurar a acessibilidade em seus múltiplos aspectos (físico, pedagógico, comunicacional e atitudinal) e estimular estratégias que valorizem as potencialidades, interesses e modos de expressão de todos os estudantes, contribuindo para uma avaliação mais participativa e significativa.
Minicurso 03 - Avaliação no contexto da Educação Infantil
Professora Responsável:Marlene Oliveira dos Santos (UFBA)
Refletir sobre princípios, critérios e instrumentos de avaliação para/dos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças de 0 a 6 anos de idade, em diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e com outras abordagens pedagógicas que compreendem a criança como sujeito de direitos, rica de iniciativas e produtora de cultura.
Minicurso 04 - Avaliação no contexto da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
Professora Responsável:Daniela de Jesus Lima (PGEDU/UFBA e SMED-BA)
Promover a reflexão crítica sobre os paradigmas avaliativos na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI), com base na perspectiva freireana, a fim de contribuir para a construção de práticas avaliativas inclusivas, centradas nas especificidades e diversidade dos sujeitos. Para tanto, a oficina propõe repensar os sistemas tradicionais de avaliação, incorporando a perspectiva formativa e emancipatória, que reconhece a apropriação do conhecimento como instrumento de transformação pessoal, comunitária e social, reforçando o papel da avaliação como um processo ético, dialógico, político e libertador.
Templates para escrita dos trabalhos científicos disponíveis no item "Modalidades" abaixo. Realize o download do arquivo editável para "Comunicação Científica ou "Relato de Experiência". Submissões de trabalhos prorrogadas até 28/02/2025
*Informamos que a Comissão Organizadora do III CONAAP não se responsabiliza pelas reservas realizadas com respectivos agentes de turismo e empreendimentos de hospedagem.
Critérios Avaliativos dos Trabalhos Submetidos ao III CONAAP
- - - Templates para Submissão no III CONAAP - - -
(Templates estão disponíveis para download nos links anteriores e também no item "Modalidades")
--
Submissões de Trabalhos encerradas!
Critérios Avaliativos
Relação do trabalho com as discussões sobre Avaliação para Aprendizagem nos diversos níveis, etapas e modalidades de Educação, conforme áreas temáticas do evento;
Relevância/originalidade do tema;
Adequação às normas e orientações do Template, de acordo a modalidade (Comunicação Científica ou Relato de Experiência) à ser submetida;
Adequação teórico-metodológica aos objetivos propostos no texto submetido.
Observações: - Cada participante poderá submeter apenas 01 trabalho como autor(a) principal.
- Cada trabalho submetido poderá ter, no máximo, 03 autores(as)/co-autores(as)
Ex.: 01 autor(a) principal + 02 co-autores(as);
- O envio do trabalho só poderá ser realizado caso o(a) autor(a) principal estiver inscrito(a) no evento, com inscrição paga e registrada no sistema.
Informações para Submissão dos Trabalhos na Plataforma Even3
No formulário de submissão do trabalho, seja Comunicação Científica e/ou Relato de Experiência, a primeira versão do arquivonãodeve conter a identificação de autores(as) ou co-autores(as). Após análise da Comissão Científica, será solicitado ao autor principal o envio da versão completa e identificada.
Especificamente, no ato de submissão do trabalho, o(a) autor(a) principal deve estar atento(a) aos três itens presentes na plataforma Even3, sendo eles: i. "trabalho identificado"; ii. "trabalho não identificado"; e iii. "upload do arquivo".
No item “Arquivos”, três itens são necessários para submissão de arquivos na plataforma. A orientação completa de submissão é apresentada a seguir:
·No item intitulado “trabalho identificado”, deve ser submetido o arquivo referente ao Relato de Experiênciacom identificação completade autor(es) e/ou co-autor(es), com descrição das respectivas instituições e grupo de pesquisa (se houver) ao qual possuem vinculação. Formatos de arquivos permitidos: .doc, .docx ou .odt.
·No item intitulado “trabalho não identificado”, deve ser submetido o arquivo referente ao Relato de Experiênciasem identificaçãode autor(es) e/ou co-autor(es). Ressaltamos ainda para que na escrita do trabalho à ser submetida, nesta etapa, não conste quaisquer menções, trechos ou elementos no texto que possam permitir a identificação de autoria ou vinculação. Formatos de arquivos permitidos: .doc, .docx ou .odt.
·No item intitulado “upload de arquivo”, localizado ao final do formulário de submissão, solicitamos que envie novamente a versão doarquivo não identificado, nos formatos permitidos (.doc, .docx ou .odt)
Este procedimento permitirá a análise dos trabalhos submetidos ao III CONAAP por meio da “revisão duplo-cega”, com encaminhamento dos arquivos aos/às pareceristas-avaliadores(as) convidados(as) e especialistas nas respectivas Áreas Temáticas, sob a responsabilidade da Coordenação Acadêmica e Ciêntífica do III CONAAP.
Dúvidas acerca da Submissão de Trabalhos devem ser encaminhadas para conaap@ufba.br
Local do Evento
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Rejane de Oliveira Alves (PGEDU/FACED/UFBA)
Edna Telma Fonseca e Silva Vilar (PGEDU/FACED/UFBA)
Vice-Coordenação
Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves (PGEDU/FACED/UFBA)
Coordenação Acadêmica e Científica
Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino (PGEDU/FACED/UFBA e UESPI-Campus Parnaíba)
Elisama de Jesus Gonzaga Santos (SMED - Salvador/BA)
Erivelto Santiago Souza (IFSP - Campus São João da Boa Vista)
Izabel Cristina Silva Xavier (PGEDU/FACED/UFBA)
Michelle Rios Lopes (PGEDU/FACED/UFBA e UEFS)
Nadivan dos Santos Costa (SEC/BA)
Rita Lee Lopes Vieira de Jesus (PGEDU/FACED/UFBA e SMED - Bom Jesus da Lapa/BA)
Coordenação de Monitoria
Kellen Laís Souza Ferreira (PGEDU/FACED/UFBA)
Leilane Elisabete Santa Clara (AVALIAÇÃO/FACED/UFBA)
Jéssica dos Santos Nascimento (AVALIAÇÃO/FACED/UFBA)
Sara Fontes Santana (AVALIAÇÃO/FACED/UFBA)
Coordenação Administrativa
Clara Lopes Guimarães (AVALIAÇÃO/FACED/UFBA)
Laís Araújo de Albuquerque (PGEDU/FACED/UFBA)
Sheylla Cristina Silva do Nascimento (AVALIAÇÃO/FACED/UFBA)
Tereza Maria Gomes Figueiredo (PGEDU/FACED/UFBA)
Coordenação de Acessibilidade
Aline Ferreira Suzart (PGEDU/FACED/UFBA)
Cristiane de Jesus Oliveira (IPS/UFBA)
Jeane de Oliveira Santos (NAPE/UFBA)
Patrícia Mercês dos Santos (PGEDU/FACED/UFBA)
Coordenação de Comunicação e Tecnologias
Fernanda Freitas Caldas (PGEDU/FACED/UFBA)
Ticiane Beatriz do Carmo Santos (PGEDU/FACED/UFBA)
Coordenação de Eventos Artísticos e Acolhida
Andréia Bárbara Serpa Dantas (SEC/BA)
Cátia Souza de Jesus (AVALIAÇÃO/FACED/UFBA)
Erinaldo Suzart Ferreira (SEC/Conceição do Jacuípe-BA)
Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem (FACED/UFBA)