III Seminário Institucional de Avaliação dos Programas Formativos PIBID e Residência Pedagógica/UERN: (trans)formar-se professor(a) para uma sociedade em mudança

III Seminário Institucional de Avaliação dos Programas Formativos PIBID e Residência Pedagógica/UERN: (trans)formar-se professor(a) para uma sociedade em mudança

online UERN - Campus Universitário Central - Mossoró - Rio Grande do Norte - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

II Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino (II SINALLEN)

Terça-Feira, 27 de Agosto

Pau dos Ferros, RN

Congresso Nursing

Quarta-Feira, 28 de Agosto

Fortaleza, CE

57th Congress of The International Society for Applied Ethology

Segunda-Feira, 22 de Julho

Curitiba, PR

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O III Seminário Institucional de Avaliação dos Programas Formativos PIBID e Residência Pedagógica/UERN: (trans)formar-se professor(a) para uma sociedade em mudança objetiva compartilhar as experiências vivenciadas nos programas formativos ao longo da edição 2022-2024. O evento acontecerá nos dias 18 e 19 de abril de 2024 em formato híbrido, com programação que contempla: conferência de abertura, programação cultural, sessões de comunicação oral, mesas de avaliação, cenários formativos e conferência de encerramento. 

Durante o evento serão abordadas diferentes temáticas inerentes à formação docente. Além disso, os participantes compartilharão suas experiências, pesquisas e ações realizadas a partir do Residência Pedagógica e Pibid, quer na universidade, quer na escola.

O evento é aberto ao público para participação na condição de ouvinte. Para submissão de trabalho é obrigatório ser membro dos programas formativos PIBID/UERN ou Residência Pedagógica/UERN na edição 2022/2024. O evento contará com certificação de até 40 horas.


Contamos com a sua participação,
Comissão organizadora.

Orientações gerais para realização das inscrições

Para apresentação de trabalho é obrigatório que todos/as os/as autores/as estejam participando (ou tenham participado) do PIBID ou Residência Pedagógica/UERN na edição 2022/2024.  

Os discentes voluntários são isentos da taxa de inscrição. 

Antes de submeter o artigo todos os/as autores/as devem realizar a inscrição no evento.  Em hipótese alguma será devolvida a taxa de inscrição.

Os ouvintes inscritos receberão certificados se participar das atividades do evento, cujas presenças serão registradas em listas de frequência a cada atividade. 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes, expositores e mediadores

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Normas e formatação para envio dos trabalhos

Cada trabalho terá no máximo 5 autores, incluso obrigatoriamente o(a) coordenador(a) de área e/ou docente orientador(a) e/ou supervisor(a) e/ou preceptor(a) como orientador(a) do trabalho.

Os autores dos trabalhos poderão submeter apenas 1 artigo, exceto professores(as) orientadores(as) que poderão estar como coautores/orientadores em mais de um trabalho.

O artigo deverá ser apresentado com a seguinte formatação:

·         Formato do arquivo: Microsoft Word (.doc; ou .docx); 

·         Estar de acordo com o template disponibilizado no site do evento;

·         No mínimo 12 páginas e no máximo 15 páginas, com tamanho de página A4;

·         Margens: 2,5 cm (Superior a direito e inferior a esquerda);

·         Fonte: Times New Roman, tamanho 12;

·         Espaçamento entre linhas: 1,5 cm e alinhamento do texto justificado;

·         Título: centralizado, em letras maiúsculas e negrito;

·         Nome dos(as) autores(as): logo abaixo do título, negrito, alinhados à direita. Logo após cada nome do(a) autor(a), inserir instituição/programa entre parênteses, assim como o e-mail de contato (destacar quem dos autores é o(a) orientador(a));

·         O texto deve estar formatado de acordo com as normas da ABNT e correções ortográficas da língua portuguesa são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as). Este item é essencial para a posterior publicação no e-book do evento.

 

Todos os autores deverão inscrever-se com apresentação de trabalho, mas apenas um dos autores deverá submeter o arquivo com o texto integral.

É obrigatório e necessário quando do envio do trabalho indicar o Grupo de Trabalho (GT) para o qual será submetido. A lista com os Grupos de Trabalho está indicada no site do evento.

As demais orientações para a formatação do trabalho poderão ser visualizadas no template, disponível na página de submissão de trabalhos. Trabalhos submetidos em desacordo com as normas e/ou fora do template serão reprovados.

Ementas Grupos de Trabalhos/Áreas temáticas

GT 01 - Formação docente e educação digital

Formação docente, experiências e desafios para uma educação tecnológica e digital. Diferentes linguagens e o processo de ensino-aprendizagem. Processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias.

 

GT 02 - Formação docente, inclusão e diversidade

Diversidade e inclusão social e escolar. O direito à diferença. Perspectivas teóricas e metodológicas na atuação e formação de professores para a educação inclusiva. Desafios da prática inclusiva na sala de aula.

 

GT 03 - Práticas pedagógicas e BNCC

Reflexões, discussões, práticas e experiências pedagógicas articuladas à Base Nacional Comum Curricular.

 

GT 04 - Práticas de alfabetização, letramentos e multiletramentos 

Práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem da língua vernácula e adicional em contextos diversos. Reflexões acerca da aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita. Cibercultura, múltiplas linguagens, práticas e desafios contemporâneos. 

 

GT 05 - Formação inicial e continuada e as relações Escola - Universidade

A necessidade da relação Escola - Universidade para a formação inicial e continuada dos(as) professores(as) e pesquisadores(as) da educação e do ensino. Desafios para a relação teórico-prática entre Escola e Universidade.

 

GT 06 - Experiências e metodologias de ensino

Experiências de ensino e aprendizagem com uso de metodológicas diversas e inovadoras no contexto da escola e sala de aula e em ambientes não-escolares.

GT 07 - Política educacional, formação docente e o(s) sentido(s) da profissão

 

Formação inicial na perspectiva das políticas educacionais e da profissão docente com reflexões acerca do ser e tornar-se professor para a sociedade atual.

 

GT 08 - PIBID, PRP e a construção da identidade docente

A construção da identidade docente nos programas formativos Pibid e Residência Pedagógica e suas implicações para formação profissional e humana.

 

GT 09 - Currículo e formação de professores

Análise do currículo e seus sentidos para/nas práticas pedagógicas. Saberes e conhecimentos construídos na formação de professores a partir do currículo escolar e suas nuances. 

 

GT 10 - Residência pedagógica e estágios supervisionados

Experiências e possibilidades oriundas das práticas nos estágios supervisionados vivenciados durante a participação no Programa Residência Pedagógica.

 

 

 

 

 

 

Normas para apresentação dos artigos

O tempo de apresentação de cada trabalho será de 10 minutos. A apresentação deverá ser elaborada em template (modelo de apresentação) disponível para download aqui na página no link abaixo.

Modelo de slides para apresentação

O trabalho deve ser apresentado por pelo menos 1 dos autores(as) do artigo. Não será aceita apresentação por terceiros. As apresentações ocorrerão conforme a programação do evento, em dias e horários estabelecidos. Não disponibilizamos computadores, apenas projetor. 

Todos os trabalhos aceitos pela comissão científica estão aptos a serem apresentados no respectivo Grupo de Trabalho (GT) ao qual foi submetido. Não será possível a mudança de Grupo de Trabalho após aprovação do trabalho por qualquer motivo.

Na área do participante é possível ver qual sala será apresentação do trabalho. 

A condição para receber certificado é que o trabalho seja apresentado. Os certificados de apresentação dos trabalhos serão emitidos com nome de todos os autores(as).

Sobre a publicação dos trabalhos (e-book)

Prezados/as,

 Informamos que os artigos aprovados e apresentados irão compor o e-book do “II Seminário Institucional de Avaliação dos Programas Formativos PIBID e Residência Pedagógica/UERN: (trans)formar-se professor(a) para uma sociedade em mudança

O e-book será organizado em volume único, subdivido em temas, em acordo com os Grupos Temáticos.

Para o envio da versão final do artigo atenção para as informações abaixo:

Data limite para envio: 30/06/2024

E-mail para envio: ebookpibidprp2024@gmail.com (somente serão aceitos artigos enviados para este endereço de e-mail)

O (s) artigo (s) deve (m) ser enviado (s) pelo professor/a orientador/a, ou seja, apenas ele/a envia o (s) trabalho (s) - Todos os trabalhos que orientou em anexos em um único e-mail;

O título do artigo só poderá sofrer alterações caso necessite de correção ortográfica;

Formatação do artigo: a formatação do artigo deve seguir o mesmo modelo utilizado para a elaboração do trabalho para o evento. Inclusive o template deverá ser mantido, em word. As normas poderão ser encontradas no endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/iii-seminario-institucional-de-avaliacao-dos-programas-formativos-pibid-e-residencia-pedagogicauern-transformar-se-professor-para-uma-sociedade-em-mudanca-432275/, no item submissões.

Revisão de língua portuguesa: é de responsabilidade dos autores a submissão do artigo para um revisor da língua portuguesa, devidamente habilitado, para a versão final. Em casos de artigos cuja digitação comprometa a linguagem vernacular, o mesmo será reprovado sem possibilidade de revisão.

Revisão de ABNT: é de responsabilidade dos autores. Seguir normas atuais e em vigor.

Editoração: a editoração do artigo será feita por equipe profissional especializada que seguirá as orientações apresentadas pela Coordenação do Evento “II Seminário Institucional de Avaliação dos Programas Formativos...”. Isso incluirá os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, além da divisão de temas e concepção estética.

Trabalhos submetidos em desacordo com as normas e/ou fora do template serão rejeitados;

Não será aceito trabalho fora do prazo;

Só serão aceitos para publicação no e-book os trabalhos apresentados no evento.

 

 

 

 

Seleção de monitores


A Comissão do III Seminário Institucional de Avaliação dos Programas Formativos PIBID e Residência Pedagógica/UERN torna público o Edital de seleção de monitores para atuar na organização do evento nos dias 18 e 19 de Abril de 2024, no formato híbrido. 



Link do Edital: Edital 01/2024 – Seleção de monitores 




A inscrição será realizada dos dias 20 a 23 de fevereiro de 2024

 

resultado final será divulgado até o dia 26 de fevereiro de 2024, aqui no site do evento. 


Resultado seleção Resultado divulgado em 26/02/2024



Agradecemos a todos os inscritos e parabenizamos os selecionados. Em breve a comissão organizadora entrará em contato para marcar uma reunião de alinhamento das atividades. Fiquem atentos/as aos e-mails e a página do evento. 

 

Comissão organizadora

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Antonia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira (PIBID/UERN)

Profa. Dra. Aline Almeida Inhoti (CAMPUS PATU/PIBID/UERN)

Prof. Dr. Antônio Julio Garcia Freire (CAMPUS NATAL/PIBID/UERN)

Prof. Dr. Benjamim Julião de Góis Filho (CAMPUS CAICÓ/ PIBID/UERN)

Profa. Dra Edmar Peixoto de Lima (PIBID/UERN)

Prof. Dr. Fábio Ricardo Silva Beserra (PRP/UERN)

TNS Fernando Henrique Soares Fernandes (PRP/UERN)

TNS Francisco Carlos Rodrigues Santos (PIBID/UERN)

Profa. Dra. Joseane Abílio de Sousa Ferreira (CAMPUS PATU/PRP/UERN)

Prof. Me. Luiz Eduardo do Nascimento Neto (CAMPUS PAU DOS FERROS/PRP/UERN)

Profa. Dra. Maria da Conceição Vieira de Almeida (PRP/CAMPUS CENTRAL/UERN)

Prof. Dr. Marcos Nonato de Oliveira (CAMPUS PAU DOS FERROS/PIBID/UERN)

Profa. Dra. Maria Leidiana Alves (PIBID/UERN)

Profa. Ma. Míria Helen de Souza Andrade  (CAMPUS CENTRAL/ PIBID/UERN)

Profa. Dra. Nádia Maria Silveira Costa de Melo  (CAMPUS ASSU/PIBID/UERN)

Local do Evento

Título da Área

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}