II Encontro de Saúde sobre Prevenção ao Suicídio

II Encontro de Saúde sobre Prevenção ao Suicídio

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Sobre o evento

PROGRAMAÇÃO OFICIAL



RESULTADO DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

-Avaliação do número de óbitos decorrentes do suicídio no estado da Paraíba

-A centralização e a descentralização das práticas de atenção à crise em saúde mental: Uma revisão de literatura

-A gênese do suicídio nos discentes de medicina

-A importância das políticas públicas na prevenção de suicídio pela população indígena

-A prevalência do suicídio no Brasil

-A relação entre o suicídio e o consumo de álcool por estudantes de medicina

-Comportamento suicida na adolescência

-Depressão como gatilho para a tentativa de suicídio - Relato de caso 

- Fatores de risco associados ao suicídio na população idosa

-O efeito do isolamento social do COVID19 na saúde mental dos idosos

-O impacto da pandemia do covid-19 no comportamento suicida

-Perspectivas do diálogo entre Promoção de saúde e saúde mental

-Promoção da qualidade de vida, da saúde mental e da assistência nas unidades de saúde em pacientes com transtorno de ansiedade

-Suicídios causados por lesões autoprovocadas nos adolescentes brasileiros

-SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS PERSPECTIVAS DO SUS

-Suicídio no Estado de Pernambuco e a perda pelo sentido da vida

-Transtornos emocionais ocasionados nos profissionais da saúde pela pandemia COVID-19

-Violência Sexual Infanto-Juvenil e sua relação com o suicídio

- Edição cultural -> Imagem com título: Mira teu olhar, constantemente, na direção que você busca atingir.







Informaçoes Sobre o envio de Resumos


 

Edital de regras

Regras para Submissão de Resumos de Trabalhos Científicos

 

1. DO PRAZO PARA ENVIO DOS RESUMOS

 1.1 A data limite para o recebimento dos resumos será: 02 de Setembro de 2020.

Atenção

Serão selecionados para apresentação os 30 (trinta) melhores trabalhos.

 

 1.2 A submissão do resumo não está vinculada a inscrição no simpósio. Favor, fazer a inscrição gratuitamente em: https://www.even3.com.br/iiesps2020, no setor “INSCRIÇÕES”.

 

2. DO ENVIO DOS RESUMOS

2.1 Os resumos deverão ser encaminhados através do link doformulário:

 

LINK PARA ENVIO DO RESUMO:

 

 

 

2.2 Serão aceitos o máximo de 1 (um) resumo por autor apresentador;

2.3 TODOS os trabalhos deverão indicar um autor ORIENTADOR que deverá ser o ÚLTIMO autor cadastrado no sistema;

2.4 NÃO existem restrições quanto a participação de autores de instituições diferentes;

2.5 TODOS OS AUTORES deverão estar inscritos no II Encontro de Saúde sobre Prevenção ao Suicídio.

2.6 Cada trabalho deverá ter no máximo 7 (sete) autores incluindo o AUTOR APRESENTADOR e o  ORIENTADOR e deverão ser indicados no texto conforme exemplo:

Autor 1 (apresentador)

Autor 2

Autor 3

Autor 4

Autor 5

Autor 6

Autor 7 (orientador)

 

3. DAS ÁREAS DE CLASSIFICAÇÃO

3.1 Os resumos devem ser classificados em uma das seguintes áreas:

·     Promoção da qualidade de vida e da Saúde mental

  • Aspectos éticos relacionados ao comportamento suicida
  • Comportamentos de risco
  • Prevenção do comportamento suicida
  • Posvenção ou luto por suicídio
  • Intervenção em comportamentos de risco e comportamento suicida
  • Psicoterapia
  • Políticas Públicas em saúde mental
  • Aspectos epidemiológicos dos comportamentos de risco  e comportamento suicida
  • Comportamentos de risco e comportamento suicida na pandemia pós COVID-19

 

3.2 A Comissão Julgadora se reserva o direito de readequar a área de classificação de submissão do resumo quando considerar conveniente.

 

4. DAS CATEGORIAS

4.1 Serão aceitas as seguintes categorias:

ü  TRABALHO ORIGINAL

ü  RELATO DE CASO

ü  RELATO DE EXPERIÊNCIA

ü  REVISÃO DE LITERATURA (NARRATIVA, LITERAL, CONCEITUAL, INTEGRATIVA E SISTEMÁTICA)

 

5. DA FORMATAÇÃO

5.1 O resumo deverá ter no máximo 2.500 caracteres (com espaços) e obedecer, rigorosamente, as regras de formatação abaixo anunciadas. Resumos fora da padronização destacada abaixo não serão considerados para análise.

a) incluir no campo “TÍTULO” o título completo do trabalho, primeira letra em maiúsculo e o restante em minúsculo, ressalvadas as regras para utilização de maiúsculas.

b) os autores devem ser cadastrados no site com os nomes completos por extenso, sua maior titulação e afiliação institucional. O nome do apresentador deverá estar identificado, conforme exemplo:

Maria de Oliveira Aguiar – Doutora em Ciências Biológicas pela UFAL (apresentadora)

Maria Silva – Doutora em Ciências Biológicas pela UFAL

Maria Silva – Doutora em Ciências Biológicas pela UFAL

Maria Silva – Doutora em Ciências Biológicas pela UFAL

Maria Silva – Doutora em Ciências Biológicas pela UFAL

Maria Silva – Doutora em Ciências Biológicas pela UFAL

Maria de Aguiar Silva – Doutora em Ciências Biológicas pela UFAL (Orientadora)

c) texto do resumo: Fonta arial tamanho 12. Texto em parágrafo único estruturado com subdivisões (Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusão). O texto deve estar em caixa baixo com a primeira letra de cada frase em maiúscula. Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso na primeira vez em que elas são usadas. O resumo deve ser seguido por três palavras-chaves (DeCS - Descritores em Ciências da Saúde). Não serão aceitas referências, figuras e/ou tabelas.

d) Solicita-se que sejam anexados dois documentos em formato PDF

1- Primeiro documento: deverá conter título, os nomes completos dos autores sua maior titulação concluída e afiliação institucional, o texto do resumo  e as palavras chave;

2- Segundo documento: deverá conter apenas o texto do resumo e as palavras chave sem a identificação dos autores.

Os anexos deverão ser nomeados de maneira distinta para que a comissão julgadora possa diferenciá-los, um deve ser nomeado com o título do resumo adicionado da palavra “identificação” e o outro somente com o título do trabalho.

 

6. DA COMISSÃO JULGADORA

6.1 Os resumos serão analisados pela Comissão de Trabalhos Científicos do II Encontro de Saúde sobre Prevenção ao Suicídio.

6.2 A comissão julgadora fará análise cega dos resumos, ou seja, não terá acesso aos nomes dos autores ou instituição de origem do trabalho. Esse processo garante uma análise justa e transparente.

6.3 A Equipe Organizadora está encarregada do direito de avaliar, selecionar, aceitar ou recusar os resumos para a apresentação.

6.4 Não caberá nenhum tipo de recurso relativo ao processo de aprovação dos resumos submetidos.

 

7. DO RESULTADO

7.1 A comunicação sobre a aprovação, ou não, será por meio do correio eletrônico (e-mail) pelo qual o resumo foi submetido.

7.2 A data prevista para divulgação da lista dos selecionados é até as 22:00 horas do dia 09 de setembro de 2020.

7.3 A Comissão pode alterar os prazos de divulgação das respostas a qualquer momento sem avisos prévios.

 

8. DA PREMIAÇÃO (MENÇÃO HONROSA) E APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS SELECIONADOS

 

8.1 TODOS OS AUTORES deverão estar inscritos II Encontro de Saúde sobre Prevenção ao Suicídio.

8.2 Os 30 (trinta) trabalhos que obtiverem as pontuações mais elevadas na análise da comissão, serão apresentados durante o evento e receberão um certificado adicional com uma menção honrosa do evento em forma de premiação. Este certificado será encaminhado em até 30 (trinta) dias após o evento, através de e-mail para o autor apresentador.

8.3 Os 30 (trinta) trabalhos selecionados para menção honrosa deverão ser obrigatoriamente apresentados no formato ORAL nas sessões de apresentação dos trabalhos.

8.4 A apresentação será gravada com, NO MÁXIMO, 10 minutos e será exposta nas páginas relacionadas ao evento.

8.5 Os apresentadores cujos trabalhos forem selecionados receberão as orientações para a gravação por e-mail.

8.5 Os demais trabalhos selecionados pela comissão receberão certificado relacionado à “autoria do trabalho no II Encontro de Saúde sobre Prevenção ao Suicídio”.

 

9. CERTIFICADO

9.1 O certificado será em formato eletrônico.

9.2 A não apresentação do trabalho (para os 30 trabalhos selecionados) no evento implicará em não fornecimento do certificado.


9.3 O recebimento do certificado estará condicionado à resposta de pesquisa de satisfação. O link para responder estará disponível no momento da live.

 

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

10.1 Os trabalhos inscritos devem observar rigorosamente os preceitos éticos, legais e normativos vigentes, que regem a realização e a publicação de pesquisas em saúde, resguardando a integridade e a privacidade dos sujeitos da pesquisa.

 10.2 As inscrições dos trabalhos implicam na concordância pelo(s) autor (es) com as normas estabelecidas pela Comissão Científica para julgamento dos mesmos, bem como na autorização para sua reprodução por via eletrônica em publicações nas páginas oficiais do evento.


11. CONTATO

Em caso de dúvidas, entre em contato:

E-mail: iiesps2020psec@gmail.com


 

Edital de regras

Regras para Submissão de Fotos e Vídeos para o Concurso Cultural

 

1. DO PRAZO PARA ENVIO DAS FOTOS E VIDEOS

 1.1 A data limite para o recebimento será: 28 de Agosto de 2020 (serão selecionados 30 (trinta) submissões encaminhadas pelo formulário, sendo 15 (quinze) para modalidade fotos e 15 (quinze) para modalidade vídeo.

 1.2 A submissão do material não está vinculada à inscrição no simpósio. Favor, fazer a inscrição gratuitamente em: https://www.even3.com.br/iiesps2020, no setor “INSCRIÇÕES”.

 

2. DO ENVIO DAS FOTOS E VÍDEOS

2.1 Os materiais deverão ser encaminhados através do

 

LINK PARA ENVIO DO VÍDEO OU FOTO:

 

 

2.2 Serão aceitos o máximo de 1 (um) envio de cada caterogira por participante (uma foto e um vídeo por participante).

2.3 Todos os autores ao submeter seu material estarão de acordo com o uso da imagem e/ou vídeo durante a realização do evento e deverão anexar junto ao material uma cópia devidamente identificada e assinada do termo de autorização de reprodução de imagem ou vídeo. (anexo 1 deste edital).

2.4 As fotos e vídeos produzidos são de inteira responsabilidade dos autores bem como as imagens e áudios pertencentes a terceiros que possam estar presentes na produção do arquivo.

2.5 Não serão avaliados e/ou contabilizados os materiais que não encaminharem devidamente preenchido (todos os campos) e assinado o anexo 1 deste documento.

 

3. DAS ÁREAS DE CLASSIFICAÇÃO

3.1 As fotos ou vídeos devem ser classificados pelo autor em uma das seguintes áreas durante o processo de submissão no formulário:

·       Representação da tristeza

·       Representação da alegria

·       Representação da desesperança

·       Representação da esperança

·       Representação da resiliência

·       Representação da fé

·       Representação da ansiedade

·       Representação da depressão

·       Representação da saudade

·       Representação do medo


3.2 A Comissão Julgadora se reserva o direito de readequar a área de classificação de submissão do material quando considerar conveniente.

 

4. DAS CATEGORIAS

4.1 Serão aceitas as seguintes categorias:

ü  FOTO

ü  VÍDEO

 

5. DA FORMATAÇÃO

5.1 Para categoria foto, o autor deverá criar uma foto horizontal ou vertical com resolução mínima de 300 dpi devendo-se considerar a largura máxima de 16,5 cm. Podem ser coloridas ou preto e branco (tons de cinza). Deverão estar no formato JPG (Graphics Interchange Format). E não ultrapassar o tamanho de 1Mb (megabites).

5.2 Para categoria vídeo o autor deverá criar um vídeo inédito de sua autoria em formato curto (até 1 minuto de duração) com arquivo no tamanho máximo de até 10Mb (megabites). Serão aceitos arquivos apenas na extensão “MP4”. 

 

6. DA COMISSÃO JULGADORA

6.1 Os materiais serão analisados pela Comissão de Trabalhos Científicos do II Encontro de Saúde sobre Prevenção ao Suicídio.

6.2 A comissão julgadora fará análise cega do material, ou seja, não terá acesso aos nomes dos autores ou instituição de origem do trabalho. Esse processo garante uma análise justa e transparente.

6.3 A Equipe Organizadora está encarregada do direito de avaliar, selecionar, aceitar ou recusar os materiais para a apresentação.

6.4 Não caberá nenhum tipo de recurso relativo ao processo de aprovação dos materiais submetidos.

 

7. DO RESULTADO

7.1 A comunicação sobre a aprovação, ou não, será por meio do correio eletrônico pelo qual o material foi submetido, no dia 07 de setembro de 2020.

 

8. DA PREMIAÇÃO (MENÇÃO HONROSA) E APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS SELECIONADOS

 

8.1 O autor apresentador deverá estar inscrito II Encontro de Saúde sobre Prevenção ao Suicídio.

8,2 Os 30 (trinta) materiais que obtiverem as pontuações mais elevadas na análise da comissão, receberão um certificado adicional com uma menção honrosa do evento em forma de premiação. Este certificado será encaminhado em até 30 (trinta) dias após o evento, através de e-mail para o autor apresentador.

 8.3 Os 30 (trinta) materiais (15 fotos e 15 vídeos) serão selecionados para exposição a sessão de intervalo cultural do evento.

8.5 Os demais trabalhos selecionados pela comissão receberão certificado relacionado a “autoria do trabalho no II Encontro de Saúde sobre Prevenção ao Suicídio”.

 

9. CERTIFICADO

9.1 O certificado será em formato eletrônico.

 

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

10.1 Os materiais inscritos devem observar rigorosamente os preceitos éticos, legais e normativos vigentes, que regem a Lei de proteção e uso de dados, resguardando a integridade e a privacidade dos sujeitos que aparecerem nas imagens e/ou vídeos.

 10.2 As inscrições dos trabalhos implicam na concordância pelo(s) autore(s) com as normas estabelecidas pela Comissão Científica para julgamento dos mesmos, bem como na autorização para sua reprodução por via eletrônica em publicações nas páginas oficiais do evento.

11. CONTATO

Em caso de dúvidas, entre em contato:

E-mail: iiesps2020psec@gmail.com




Anexo 1

Autorização de reprodução de imagem fotográfica, áudio e/ou vídeo

Anexar cópia desde documento preenchido, assinado e datado no formulário de submissão

Pelo presente cedo os direitos de reprodução da minha imagem ou imagem e vídeo por mim produzida, retrato e/ou voz, quer sejam registrados em áudio, vídeo e/ou fotografia, à Organização do II Encontro de Saúde sobre Prevenção ao Suicídio.

Reconheço que sou inteiramente responsável e obtive a autorização de todos os envolvidos no material por mim produzido (foto ou vídeo), e que a exposição destes no meu material entregue a organização do evento, é de minha inteira responsabilidade.

Me responsabilizo inteiramente pela propriedade intelectual e autoria do material entregue e informo que sou único responsável legal pelo material.

Reconheço que faço a cessão destes direitos de forma permanente sem esperar em troca pagamento nem retribuição. Estou ciente de que a minha imagem pode ser editada, copiada, exibida, publicada ou distribuída e renuncio ao direito de examinar e/ou autorizar a reprodução do produto final em que apareçam a minha imagem, o meu retrato e/ou a minha voz.

Além disso, renuncio a qualquer direito, regalias ou outra compensação resultante do uso da minha imagem, retrato e/ou voz ou relacionados a elas. Também entendo que este material pode ser usado em diversos ambientes educacionais e sem limitações geográficas. Os registros fotográficos e as gravações de áudio e/ou vídeo podem ser usados, entre outras, para as seguintes finalidades:

• Apresentações em conferências

• Apresentações informativas

Entendo que, com a assinatura desta autorização, os registros fotográficos e/ou as gravações de vídeo em que aparece a minha imagem ou imagem por mim produzida podem ser divulgados e/ou reproduzidos eletronicamente pela internet ou no meio educacional, o que inclui, entre outros meios, vídeos internacionais.

Para qualquer finalidade diferente das mencionadas anteriormente, eu deverei ser consultado(a) quanto ao uso das fotografias e/ou gravações de vídeo. A presente autorização não tem data de validade nem se restringe a um limite geográfico quanto à distribuição e/reprodução destes materiais.

Esta autorização faz referência aos registros fotográficos e às gravações de áudio e/ou vídeo realizados como parte das sessões mencionadas exclusivamente neste documento. Ao assinar esta autorização, reconheço que li na íntegra e entendi plenamente a autorização acima e, ciente das implicações legais, aceito me ater a ela.

Pelo presente renuncio ao direito de fazer qualquer reclamação contra uma pessoa ou organização que use este material para as finalidades e na forma aqui descritas.

2 Autorização de reprodução de imagem fotográfica, áudio e/ou vídeo

Nome e sobrenome____________________________________________________________ Endereço para correspondência/Caixa Postal ________________________________________

Cidade ________________________________________________________

Cep_____________Telefone___________________________

E-mail ____________________________________________________

Assinatura ____________________________ Data ____________________________

 

Se esta autorização for assinada por uma pessoa menor de 18 anos de idade, também será exigida a assinatura do pai ou da mãe e ou do tutor. Assinatura do pai ou da mãe/tutor ____________________________________________________________________________

Data:________________________ 

 

 

 

 

 

Comissão Científica

Membro da Comissão Científica


André Luiz de Souza Barros

 

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), Mestre em Inovação terapêutica pela UFPE (2010), Doutor em Ciências Biológicas pela UFPE (2015) e Pós-doutorado em Biotecnologia Industrial (2016). Possui experiência em anatomia aplicada a cirurgia experimental, desenvolvimento pré-clínico de novas terapias aplicadas à oncologia e análises de processos fisiopatológicos. Professor Titular I do curso de medicina da Faculdade Integrada Tiradentes, atuando como supervisor de tutores e tutor no método PBL (Aprendizagem Baseada em problemas), Supervisor do eixo morfofuncional e professor de Anatomia Humana. Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) atuando na capacitação de docentes em PBL e outras metodologias ativas de aprendizagem.


Antônio Adriano Rodrigues dos Santos

 

Médico pela Faculdade de Medicina Nova Esperança em João Pessoa - PB (2015). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2009). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPB, na área de Enfermagem na Atenção à Saúde. Médico concursado pela Prefeitura Municipal de Recife, desde 2016. Atuando na área de Urgência/Emergência e Atenção Básica, desde 2015, sendo concursado pela Prefeitura Municipal de Paulista- PE, desde 2018, como médico plantonista em Clínica Médica.


Caique Silveira Martins da Fonseca


Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutorado com período sanduíche na University of Cincinnati (Ohio, EUA) por 18 meses, sob supervisão do Prof David Y. Hui. Sempre trabalhei com metabolismo lipídico e distúrbios associados (resistência à insulina e diabetes), seja em humanos ou animais. No início avaliei compostos sintetizados e nos últimos anos tenho participado de projetos utilizando produtos de origem natural (plantas e líquens). Paralelo a isso, durante um bom tempo estive envolvido com a investigação de distúrbios metabólicos associados à presença de esquistossomose crônica, que está intrinsecamente relacionada à função hepática e hemostasia. Fui professor substituto do Departamento de Bioquímica da UFPE e professor das disciplinas de Bioquímica Clínica, Genética, Bioquímica e TCC do Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP Wyden). Atualmente sou professor da disciplina de Fisiologia e Tutor (PBL) para o curso de Medicina na Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes. Também sou colaborador de disciplinas do programa de pós-graduação em Bioquímica e Fisiologia da UFPE.




Elizabeth Cordeiro Fernandes


Graduada em Medicina pela UFPE (1979). Doutora em Saúde Materno Infantil (IMIP, Recife, 2011). Mestre em Pediatria pela Universidade Federal de PE (UFPE), 1984. Professora Adjunta de Neonatologia e Puericultura da UFPE (1994 a 2016), aposentando-se voluntariamente. Professora adjunta da Faculdade Integrada Tiradentes de Medicina, Fits, desde agosto 2019. Coordenadora da disciplina Assistência Integral à Saúde do Adolescente da Faculdade de Medicina Maurício de Nassau, UniNassau, polo Recife, de setembro 2014 a novembro 2019. Médica de Adolescente desde 1984, com aperfeiçoamento pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, USP, e Ministério da Saúde, 1991. Título de Especialização na área da Medicina do Adolescente pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Implantou o Programa Saúde Integral do Adolescente na Unidade de Saúde Prof Romero Marques, SUS, Ministério da Saúde, em 1995. Responsável pelo Ambulatório de Pediatria do Comportamento do Hospital das Clínicas - UFPE - enfocando problemas psicossociais (janeiro 2005 a junho 2015). Formação em Psicoterapia de base psicanalítica desde 1995, atendendo crianças, adolescentes e jovens. Atuante em ensino-aprendizagem com metodologias ativas - TBL, PBL, aula invertida etc. Pesquisadora sobre questões de gênero, relacionamento familiar, violência e saúde integral de Crianças e Adolescentes. Coordenadora e professora de diversos cursos nessas áreas, em nível de graduação, pós-graduação em faculdades e no SUS. Autora e coautora de artigos e vários capítulos em livros técnicos sobre Medicina do Adolescente, Desenvolvimento psicossocial, Violência contra crianças e adolescentes, Questões de gênero em crianças e adolescentes. Coordenadora do Comitê de Adolescência da Sociedade Pernambucana de Pediatria, Sopepe, gestão 2016 - 2018 e 2019 - 2021. Membro efetivo do Comitê Nacional de Medicina do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP desde 2016 e no atual triênio 2019-2021.



Juliana Gonçalves

 

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Especialista em Política e Gestão do Cuidado, com Ênfase em Apoio Matricial pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015) e Doutoranda em Saúde Pública no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - FIOCRUZ/PE. Trajetória de formação acadêmica e profissional alicerçada pela Saúde Coletiva. É membro do grupo de pesquisa em Economia Política da Saúde CNPq/UFPE. Professora do curso de Medicina da Faculdade Tiradentes (FITS), onde coordena um eixo denominado Programa de Integração do Ensino em Saúde da Família (PIESF). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão e Planejamento, Avaliação de Políticas de Saúde, Atenção Primária em Saúde e Educação Permanente em Saúde.



Ricardo Ferreira dos Santos Junior

 

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é professor auxiliar e vice coordenador da COREME-FITS , Professor auxiliar da Universidade de Pernambuco , preceptor da Residência Medicina de Família e Comunidade (UPE/SESAU), da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Família (UPE), Preceptor do curso de medicina da Universidade de Pernambuco. Médico de Família de Recife e supervisor do Programa Mais Médicos (MS). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}