I Simpósio Design & Escola

I Simpósio Design & Escola

presencial Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Resultados divulgados!

Confira o seu e-mail cadastrado na plataforma.

Todos os resumos aprovados ou aprovados com ressalvas estão aptos a se apresentar no I Simpósio Design & Escola, no dia 27 de setembro de 2025.

Os textos aprovados com ressalvas deverão enviar a versão revisada até o dia 17 de outubro de 2025, que será novamente avaliada para a publicação nos anais do I Simpósio Design & Escola.

Maiores informações serão divulgadas em breve.

Estamos à disposição para qualquer dúvida!

Mais uma vez agradecemos a sua atenção e participação!

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

I Simpósio Design & Escola

Design participativo em territórios de aprendizagem: pedagogia crítica, saberes situados e experimentação tecnológica


O Núcleo Design & Escola (D&E ESDI/UERJ) promove o I Simpósio Design & Escola e torna pública a chamada para submissão de propostas de resumos expandidos com a temática “Design participativo em territórios de aprendizagem: pedagogia crítica, saberes situados e experimentação tecnológica” e será realizado nos dias 26 e 27 de setembro de 2025 de forma presencial. O evento será gratuito mediante inscrição. O público-alvo é formado por graduandos, professores e pesquisadores das áreas de Educação, Design e áreas afins. O foco principal do evento é o entrelace entre o campo do Design e da Educação voltado para a Educação Básica em escolas públicas. 

O D&E é um projeto de extensão fundado em 2020 pela professora e pesquisadora Bianca Martins, vinculado ao Laboratório Design e Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Design- PPDESDI, ambos da ESDI/UERJ -, é composto por cerca de 20 pesquisadores provenientes dos campos do Design e da Educação, sendo parte significativa delas/es professoras da Rede Pública de Educação Básica. Dentre os integrantes do grupo destaca-se a participação de professores do CAp/UERJ, Colégio Pedro II, NAVE e Instituto Benjamin Constant. O Grupo, guiado pelo Design Participativo, objetiva investigar conceitos e práticas convergentes entre os campos do Design e da Educação que oportunizam o uso do pensamento projetual em aprendizagens inventivas.


EDITAL

O edital pode ser acessado através deste link.


 EIXOS TEMÁTICOS

 E1. Professores-designers de experiências de ensino-aprendizagem  

Levando em consideração que a ação do Design consiste no processo de configuração de objetos, sistemas ou serviços, entendemos que ele pode ser usado como estratégia para problematizar subjetividades e mundos na proposição de práticas de aprendizagem engajadas em ações transformadoras. Nesse sentido, o eixo pretende dialogar a respeito dos atravessamentos existentes entre o pensamento projetual e a ação docente, indagando em que medida esta articulação favorece uma pedagogia crítica, capaz de provocar discernimento ético, estético e político.

Palavras-chaves: Professores-designers; Processos de ensino-aprendizagem; Pensamento projetual; Aprendizagem inventiva; Pedagogia crítica.


E2. Design, educação e saberes situados.

Entendemos que as ações de design articulam as múltiplas dimensões do cotidiano, como os sujeitos (seus conflitos, subjetividades e saberes); os meios (territórios, espaços, artefatos e insumos); e os conhecimentos construídos. Nesta perspectiva, o eixo lança luz às propostas de design e educação em territórios de saberes situados, ou seja, contextos onde os conhecimentos são produzidos a partir da experiência vivida levando em consideração a multiplicidade de corpos, gêneros, etnias, posição social, cultural e histórica dos sujeitos envolvidos. Desse modo, enfatizamos o uso do pensamento projetual na co-criação de propostas educativas inclusivas e integradoras de conhecimentos, procedimentos e afetos. Desejamos dialogar a respeito de  experiências de construção de conhecimentos outros, experimentações práticas e o uso de tecnologias apropriadas e comprometidas com o lugar de onde se fala. 

Palavras-chaves: Design participativo; Saberes situados; Inclusão; Territórios; Epistemologias do sul.


E3. Aprender projetando na Educação Básica 

Neste eixo, exploramos a relevância do desenvolvimento de projetos de design participativo como estratégia pedagógica significativa para a Educação Básica da rede pública. Pretendemos debater estratégias pedagógicas que levam em consideração a experimentação tecnológica por meio de práticas de sevirologia: desenvolvimento de protótipos funcionais, soluções improvisadas e/ou tecnologias sociais. Também buscamos examinar práticas de ensino-aprendizagem em salas de aula e em espaços makers, atravessadas pelo pensamento projetual, que estejam engajadas na construção de subjetividades e mundos a partir da  apropriação intencional de tecnologias envolvidas na produção de artefatos digitais e analógicos.

Palavras-chaves: Design participativo; Pensamento projetual; Educação básica; Experimentação tecnológica; Sevirologia.


MODELOS DE SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO

O resumo expandido deve ser submetido em duas versões, uma com e outra sem a identificação do(s) autor(es), a fim de garantir a lisura do processo de seleção e revisão dos trabalhos. Para mais detalhes sobre a submissão, consultar o edital do evento.


Para baixar o modelo do resumo com identificação, acesse o link:
https://bit.ly/resumoexpandidoidentificadoDeE

Para baixar o modelo do resumo sem identificação, acesse o link:
https://bit.ly/resumoexpandidosemidentificacaoDeE


MATERIAIS GRÁFICOS DO EVENTO

Para acessar ao material gráfico do evento para produção de apresentações, por gentileza, acessem:

https://bit.ly/materialdeapoioDeE


NOSSAS MÍDIAS 

Instagram | https://www.instagram.com/designeescola/

LinkedIn | www.linkedin.com/company/núcleo-design-escola-esdi-uerj/ 



Siga nossas redes sociais e fiquem ligados no calendário do Simpósio D&E!

Local do Evento

I Simpósio Design & Escola ESDI/UERJ

Design participativo em territórios de aprendizagem: pedagogia crítica, saberes situados e experimentação tecnológica

Equipe de Organização e Produção:  

Núcleo Design & Escola ESDI/UERJ   

Bianca Martins        bmartins@esdi.uerj.br

Christiane Mello     cmoliveira@esdi.uerj.br

Felipe Correia           frodrigues@esdi.uerj.br

Juan Mahet               jmahet@esdi.uerj.br

Pedro Cunha             pcunha@esdi.uerj.br

Vanessa França      vfranca@esdi.uerj.br

Vitoria Souza           vsouza@esdi.uerj.br 


Apoio:

Andréia Resende

Luana Batista










 


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}