O Núcleo Design & Escola (D&E ESDI/UERJ) promove o I Simpósio Design & Escola e torna pública a chamada para submissão de propostas de resumos expandidos com a temática “Design participativo em territórios de aprendizagem: pedagogia crítica, saberes situados e experimentação tecnológica” e será realizado nos dias 26 e 27 de setembro de 2025 de forma presencial. O evento será gratuito mediante inscrição. O público-alvo é formado por graduandos, professores e pesquisadores das áreas de Educação, Design e áreas afins. O foco principal do evento é o entrelace entre o campo do Design e da Educação voltado para a Educação Básica em escolas públicas.
O D&E é um projeto de extensão fundado em 2020 pela
professora e pesquisadora Bianca Martins, vinculado ao Laboratório Design e
Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Design- PPDESDI, ambos da ESDI/UERJ
-, é composto por cerca de 20 pesquisadores provenientes dos campos do Design e
da Educação, sendo parte significativa delas/es professoras da Rede Pública de
Educação Básica. Dentre os integrantes do grupo destaca-se a participação de
professores do CAp/UERJ, Colégio Pedro II, NAVE e Instituto Benjamin Constant.
O Grupo, guiado pelo Design Participativo, objetiva investigar conceitos e
práticas convergentes entre os campos do Design e da Educação que oportunizam o
uso do pensamento projetual em aprendizagens inventivas.
EDITAL
O edital pode ser acessado através deste link.
EIXOS TEMÁTICOS
E1. Professores-designers de experiências de ensino-aprendizagem
Levando em consideração que a ação do Design consiste no processo de configuração de objetos, sistemas ou serviços, entendemos que ele pode ser usado como estratégia para problematizar subjetividades e mundos na proposição de práticas de aprendizagem engajadas em ações transformadoras. Nesse sentido, o eixo pretende dialogar a respeito dos atravessamentos existentes entre o pensamento projetual e a ação docente, indagando em que medida esta articulação favorece uma pedagogia crítica, capaz de provocar discernimento ético, estético e político.
Palavras-chaves: Professores-designers; Processos de ensino-aprendizagem; Pensamento projetual; Aprendizagem inventiva; Pedagogia crítica.
E2. Design, educação e saberes situados.
Entendemos que as ações de design articulam as múltiplas dimensões do cotidiano, como os sujeitos (seus conflitos, subjetividades e saberes); os meios (territórios, espaços, artefatos e insumos); e os conhecimentos construídos. Nesta perspectiva, o eixo lança luz às propostas de design e educação em territórios de saberes situados, ou seja, contextos onde os conhecimentos são produzidos a partir da experiência vivida levando em consideração a multiplicidade de corpos, gêneros, etnias, posição social, cultural e histórica dos sujeitos envolvidos. Desse modo, enfatizamos o uso do pensamento projetual na co-criação de propostas educativas inclusivas e integradoras de conhecimentos, procedimentos e afetos. Desejamos dialogar a respeito de experiências de construção de conhecimentos outros, experimentações práticas e o uso de tecnologias apropriadas e comprometidas com o lugar de onde se fala.
Palavras-chaves: Design participativo; Saberes situados; Inclusão; Territórios; Epistemologias do sul.
E3. Aprender projetando na Educação Básica
Neste eixo, exploramos a relevância do desenvolvimento de projetos de design participativo como estratégia pedagógica significativa para a Educação Básica da rede pública. Pretendemos debater estratégias pedagógicas que levam em consideração a experimentação tecnológica por meio de práticas de sevirologia: desenvolvimento de protótipos funcionais, soluções improvisadas e/ou tecnologias sociais. Também buscamos examinar práticas de ensino-aprendizagem em salas de aula e em espaços makers, atravessadas pelo pensamento projetual, que estejam engajadas na construção de subjetividades e mundos a partir da apropriação intencional de tecnologias envolvidas na produção de artefatos digitais e analógicos.
Palavras-chaves: Design participativo; Pensamento projetual; Educação básica; Experimentação tecnológica; Sevirologia.
O resumo expandido deve ser submetido em duas versões, uma com e outra sem a identificação do(s) autor(es), a fim de garantir a lisura do processo de seleção e revisão dos trabalhos. Para mais detalhes sobre a submissão, consultar o edital do evento.
Para baixar o modelo do resumo com identificação, acesse o link:
https://bit.ly/resumoexpandidoidentificadoDeE
Para baixar o modelo do resumo sem identificação, acesse o link:
https://bit.ly/resumoexpandidosemidentificacaoDeE
MATERIAIS GRÁFICOS DO EVENTO
Para acessar ao material gráfico do evento para produção de apresentações, por gentileza, acessem:
https://bit.ly/materialdeapoioDeE
NOSSAS MÍDIAS
Instagram | https://www.instagram.com/designeescola/
LinkedIn | www.linkedin.com/company/núcleo-design-escola-esdi-uerj/
Siga nossas redes sociais e fiquem ligados no calendário do Simpósio D&E!