Os Fóruns de Inclusão têm como objetivo reunir gestores e servidores públicos de todas as esferas, representantes e membros de associações, de sindicatos e de instituições culturais, além da comunidade local, para debater políticas públicas e propostas de ações inclusivas nas regiões do Rio Grande do Norte com foco na capacitação. O evento faz parte de uma estratégia de implementação do programa de ações da Escola de Governo (EGRN) dentro do Plano RN Inclusivo.
Esse Programa de Capacitação da EGRN visa atender com diversas atividades educativas os servidores e gestores públicos estaduais e municipais, conselheiros municipais, lideranças comunitárias, estudantes universitários, professores e atores políticos em geral. Em resumo, objetiva promover cursos, seminários, fóruns, debates e palestras, contemplando as diversas áreas de atuação governamental, tais como Saúde, Educação e Cidadania.
O III Fórum de Inclusão vai acontecer no dia 15 de junho de 2021, direcionado para os municípios de Arez, Canguaretama, Goianinha, Japi, Jundiá, Monte das Gameleiras, Parnamirim , São José Mipibu e Senador Georgino Avelino.
A programação do evento é dividida em dois turnos. Pela manhã acontece a solenidade de abertura e a Webinar "Premissas da cidadania ativa e desenvolvimento local", sob responsabilidade do diretor da Escola de Governo, Prof. Dr. João Emanuel Evangelista de Oliveira, além de outras atividades específicas.
No turno vespertino, os participantes se dividirão em grupos focais, nos quais debaterão sobre as políticas públicas e demandas de capacitação existentes em cada município. O objetivo é implementar um conjunto de ações formativas, voltadas para o fortalecimento da inclusão social, da cidadania ativa e do desenvolvimento local, com base nos Focos do RN Inclusivo (Inclusão pela saúde, segurança e valorização humano-profissional; Inclusão pela educação, pelo esporte e lazer, pela cultura e pela identidade local; Inclusão pelos direitos e cidadania ativa; Inclusão pelo desenvolvimento local; e Inclusão pela gestão participativa e integrada).