O Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas – ENEI é um evento que tem por objetivo reunir estudantes indígenas de todo o país, visando promover o debate entre indígenas inseridos na Educação Superior. Nesse sentido, o ENEI também é construído enquanto espaço de discussão para que os estudantes possam debater sobre suas pesquisas e produções acadêmicas a partir de suas respectivas áreas, sob pontos de vista intercientíficos, o que possibilita aos participantes e comissão organizadora ter uma dimensão da educação superior para os povos indígenas se encontrar a nível nacional, considerando avanços e dificuldades.
As ciências indígenas oferecem alternativas inovadoras para a adaptação e mitigação das mudanças climáticas, como o uso de plantas nativas para a recuperação de áreas degradadas e o conhecimento sobre ciclos naturais e padrões climáticos. a defesa dos direitos territoriais e culturais dos povos indígenas é crucial para a preservação dos recursos naturais. Respeitar esses direitos é uma questão de justiça social e é essencial para a sustentabilidade a longo prazo. Entendemos então que a intercientificidade entre os conhecimentos indígenas e os conhecimentos ocidentais, bem como de outros eixos científicos, nos currículos e pesquisas acadêmicas enriquece a compreensão científica e promove uma abordagem holística e interdisciplinar das questões ambientais.
FORMULÁRIOS PARA ENVIO DO TRABALHO FINAL - 24/06 À 06/07
OS formulários estão separados por Modalidade. Envio o Trabalho Final no formulário correspondente à modalidade escolhida durante a submissão dos resumos.
No formulário, solicitamos que disponibilize um link (pode ser do drive, youtube, spotify, ou qualquer outra plataforma que nos permita acessar o conteúdo) com permissão de acesso liberada para o email: enei2025submissoes@gmail.com
Modalidade Artes Visuais:
No formulário, solicitamos que possa anexar foto ou arquivo .PDF que permita visualizar o Trabalho.
Literatura:
No formulário, solicitamos que envie o trabalho literário em formato .PDF.
Artes Cênicas:
No formulário, enviar em arquivo .PDF com o roteiro de performance, ou, se possível, um link (pode ser do drive, youtube ou qualquer outra plataforma que nos permita acessar o conteúdo) que permita visualizar a performance.
TEMPLATE PARA ENVIO DO TRABALHO FINAL - Relato de Experiência e Trabalhos Empírico/teóricos
OBSERVAÇÃO: Todos os Autores deverão constar no ato de submissão, trabalhos com autores que não estavam previamente indicados no ato de submissão serão desconsiderados, pois não serão aceitas alterações na ordem ou no número de coautores após a aprovação do trabalho.
Indicar no NOME DO ARQUIVO somente o nome de primeiro autor e o título do trabalho.
[No TÍTULO usar fonte tamanho 14 todas em letras maiúsculas; Nomes dos autores usar fonte tamanho 12; Instituições usar fonte tamanho 10]
O trabalho deverá ter no mínimo sete (7) páginas e máximo 12 páginas (contando as páginas de referência). caracteres com espaços, incluindo título, resumo e bibliografia formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, alinhamento justificado, folha A4, margens 2,5 cm.
Período para envio do Trabalho Final: 24/06/2025 à 30/06/2025
Novidades em Breve sobre a programação do Evento! Fiquem ligados!
Local do Evento
Cronograma e Regras de Submissões
Cronograma de Submissão dos Trabalhos
Os envios dos Resumos e do Trabalho Final serão realizados por formulário disponibilizado na plataforma do evento.
Primeira Chamada de submissões
Envio de resumos: 03/03/2025 à 07/03/2025
Envio dos pareceres e cartas de aceite: 15/03/2025 à 20/03/2025
_________________
Segunda Chamada de submissões
Envio de resumos: 24/03/2025 à 31/03/2025
Envio de pareceres e cartas de aceite: 15/04/2025 à 20/04/2025
_________________
Terceira Chamada de submissões
Envio de resumos: 28/04/2025 à 05/05/2025
Envio de pareceres e cartas de aceite: 15/05/2025 à 20/05/2025
_________________
Período para envio do Trabalho Final: 24/06/2025 à 30/06/2025
Regras para Submissão de Trabalhos
Serão submetidos para avaliação os resumos dos trabalhos. Em caso de Aprovação ou Aprovação com Ressalva dos resumos, os autores deverão entregar o Trabalho Final no período estipulado.
OS Trabalhos Finais poderão ser enviados nas modalidades: Trabalho Empírico ou teórico, Relato de Experiência, Audiovisual, Artes Visuais, Literatura e Artes Cênicas.
A submissão deverá ser realizada pelo primeiro autor (em casos de Relato de Pesquisa e Relato de Experiência) ou autor responsável (para as outras modalidades).
Cada primeiro autor/autor responsável poderá enviar no máximo dois (2) trabalhos.
O trabalho Submetido deverá ser inédito, não tendo sido publicado em nenhum outro evento científico, revistas ou livros.
A submissão deverá ser realizada de acordo com o formulário da linha temática escolhida.
Escreva um resumo simples (mínimo de 200 palavras, máximo 300) descrevendo o trabalho. Indique a temática abordada, resuma o conteúdo, apresente os objetivos e metodologias utilizadas, além de resultados obtidos ou esperados (se houver)
Formato de Apresentação
Trabalhos empíricos, teóricos e relatos de experiência serão apresentados com apresentação oral, fica opcional a utilização de slides.
Trabalhos submetidos em outras modalidades deverão ser apresentados de acordo com a modalidade escolhida.
O tempo para apresentação será definido após a finalização das submissões e envio dos Trabalhos Finais.
Submissões de Trabalhos - 28/04/2025 à 05/05/2025
Acesse o formulário correspondente à linha temática que deseja submeter o resumo do seu trabalho
Linha 1: História, Memória e Identidade dos Povos Indígenas
Descrição: Esta linha temática é direcionada à uma reflexão profunda sobre a história, a memória e as identidades dos povos indígenas, destacando as contribuições para a construção de conhecimentos plurais e interculturais, a relação dessas temáticas com a vivência universitária e a justiça climática. Explora também reflexões sobre epistemologias e cosmologias indígenas em diálogo as formas de conhecimento não-indígenas e o mundo terrestre.
Temas: Permanência indígena na Universidade; Vivência da aldeia para a Universidade; Conhecimentos Ancestrais na Ciência; Diálogos Interculturais; Produção Intelectual Indígena: desafios e avanços; Ciência Indígena e produção de conhecimento acadêmico; valorização das artes indígenas; impacto da mudança da vida do território para a universidade; Arte, Literatura e Narrativas Indígenas sobre o Clima; Legado Ambiental para as Futuras Gerações; Epistemologias e Cosmologias Indígenas;
_________________
Linha 2: Saúde, Educação e Políticas Linguísticas para os Povos Indígenas
Descrição: Esta linha temática convida a um debate aprofundado sobre os desafios e conquistas nas áreas de saúde, educação e políticas linguísticas direcionadas aos povos indígenas. Propõe a valorização dos saberes e práticas culturais próprias, ressaltando a importância da ancestralidade para repensar essas temáticas de forma integral. Além disso, destaca o papel estratégico da educação no enfrentamento das mudanças climáticas e na promoção da saúde e bem-estar das comunidades indígenas.
Temas: Processos interculturais e intercientíficos na prestação de serviços de saúde; Saúde mental e o conceito de "Bem Viver"; Soberania alimentar e segurança nutricional; Educação escolar indígena e territórios etnoeducacionais; Educação especial voltada aos povos indígenas; Saberes e ciências ancestrais indígenas; Estratégias educacionais para o fortalecimento e resgate das línguas indígenas; Expressões artísticas, literárias e narrativas indígenas; O papel da educação na promoção de práticas sustentáveis e na mitigação dos impactos climáticos.
Descrição: Destaque para a luta histórica e contemporânea dos povos indígenas pela garantia dos territórios, direitos e também pelo clima. A linha também abrange os processos de reapropriação territorial, como um exercício vital de descolonização pelo qual os povos indígenas evidenciam o que são, o que foram e o que desejam ser. Busca destacar a territorialidade indígena dentro e fora dos territórios indígenas e abordar o movimento indígena como um todo e em todas as suas vertentes.
Temas: A luta pelo acesso e permanência nas universidades; História da luta do movimento indígena; Vivência entre Território e Universidade; Impacto Ambientais e Exploração ilegal nos territórios e culturas indígenas; A luta pela justiça climática; Movimentos de juventudes e gênero; O impacto do marco temporal e perda de direitos indígenas; Legado Ambiental para futuras gerações; Comunicação e jornalismo indígena como estratégia de luta e resistência; Territórios Indígenas e sustentabilidade; Gestão Territorial;
_________________
Linha 4: Diversidade, Sexualidade, Gênero e maternidade/paternidade indígena
Descrição: A proposta é promover um diálogo sobre como a diversidade e a garantia de direitos podem contribuir para um futuro mais equilibrado e justo.Também abrange reflexões sobre as intersecções entre diversidade, gênero, sexualidade e parentalidade nas culturas indígenas, destacando as vivências e resistência indígena LGBTQIAPN+, mulheres indígenas na produção da ciência indígena, e os direitos da maternidade e paternidade indígena. Também abre espaço para a discussão sobre infância e juventude numa perspectiva indígena e suas relações com o futuro do mundo terrestre.
Temas: Mulheres Indígenas, Território e preservação Ambiental; Discussões de Gênero e a vivência LGBTQIAPN+ nas culturas indígenas; Violência de gênero e direitos humanos; Políticas direcionadas a mães e pais gestantes, mães e pais com filhos menores nas Universidades; Relação entre maternidade e paternidade nas culturas indígenas; Diversidade como ponte para garantia de um futuro no mundo terrestre;