A Comissão Organizadora do I Encontro Regional do PROFGEO tem a honra de convidar o público a participar deste evento que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de setembro de 2026, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul.
Com o tema “Escola e Universidade caminhando juntas”, a primeira edição do Encontro Regional do PROFGEO tem a intenção de demonstrar a potência formativa desta relação, que em nosso Programa de Mestrado se mostra cada vez mais íntima. Assim, objetivamos fomentar debates e reflexões sobre o ensino de Geografia e a formação de professores, contemplando os seguintes eixos:
• Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar;
• Formação docente em Geografia;
• As linguagens no ensino de Geografia;
O evento abrangerá mesas redondas, conferências, grupos de trabalhos, oficinas, minicursos e práticas de campo, além de apresentações culturais e artísticas. Tais atividades objetivam incentivar a aproximação escola-universidade, com vistas a reflexão sobre o ensino de Geografia e a formação docente nesse campo disciplinar.
O I Encontro Regional do PROFGEO resulta de um esforço institucional coletivo, e soma-se a outros eventos organizados por diferentes instituições da Rede Nacional do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), a partir do ano de 2024, com o intuito de oferecer espaços de diálogo e reflexão sobre o Programa e permitir a apresentação de trabalhos e resultados de pesquisa dos docentes cursistas e professores da Rede Pública de Educação Básica. A abrangência do evento é regional, porém, seu alcance está para além dos limites regionais, estimulando a participação de docentes e pesquisadores de toda a Rede Nacional, bem como aqueles (as) vinculados à diferentes Programas de Pós-Graduação e Grupos de Pesquisa da área de Ensino de Geografia.
O I Encontro Regional do PROFGEO será realizado nas dependências da
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e está sendo organizado
pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de
Geografia (PROFGEO) da mesma Universidade

A realização deste evento no município de Dourados, Mato Grosso do Sul, na região do Centro-Oeste, representa um movimento de descentralização institucional e territorial que atravessa toda a Rede Nacional do PROFGEO, presente em todas as cinco regiões brasileiras, e caminha no sentido de oportunizar e ampliar a participação e a formação docente em Ensino de Geografia em regiões, escolas e comunidades interioranas. A Universidade Federal da Grande Dourados, que no ano de 2025 completou 20 anos de existência, é parte deste processo de descentralização e abre as portas para a realização deste importante encontro acadêmico.
Prof(a). Dra. Juliana
Grasiéli Bueno Mota (Coordenadora Geral)
Universidade Federal da Grande Dourados
Prof(a). Dra. Flaviana
Gasparotti Nunes (Coordenadora Geral)
Universidade Federal da Grande Dourados
Prof. Dr. Ricardo
Devides Oliveira (Coordenador Geral)
Universidade Federal da Grande Dourados
Prof. Dra. Flavia
Gabriela Domingos Silva
Universidade Federal da Grande Dourados
Prof. Dra. Camila
Riboli Rampazzo
Universidade Federal da Grande Dourados
Prof. Dr. Bruno José
Rodrigues Frank
Universidade Federal da Grande Dourados
Prof. Dr. Gustavo
Roberto dos Santos Leandro
Universidade Federal da Grande Dourados