O III Seminário de Design Cênico: elementos visuais e sonoros da cena será realizado em caráter online. O evento, de cunho científico e pedagógico, é promovido gratuitamente pelo Grupo de Trabalho Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.
O objetivo deste evento é reunir professores e pesquisadores brasileiros relacionados ao escopo do GT para discutir o tema: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO NO DESENHO DA CENA: CRIAÇÃO E ENSINO, considerando o contexto brasileiro atual de crise política, econômica, sanitária e cultural. Os resultados dessas dicussões serão apresentados no Seminário Permanente da ABRACE ONLINE, em dezembro de 2020.
Serão 5 encontros, das 16h às 18h, às quintas-feiras, com diferentes formatos:
29/10 - 16h - Abertura: 16h10 - Palestras: Profa. Dra. Fátima Costa de Lima (UDESC) e Prof. Dr. Ferdinando Martins (USP) (transmitidas pelo YouTube, com participação do público pelo chat - acesse: https://youtu.be/4c6N9wNK_qw) Cenografia das escolas de samba: alegorias entre arte e política, covid e carnaval, com profa. Dra. Fátima Costa de Lima) (UDESC) Desde 2018, algumas escolas de samba do Concurso do Grupo Especial da LIESA tem desfilado no sambódromo carioca temas de protesto e resistência social. Neste contexto, a reflexão sobre a interseção entre arte e política na expressão cenográfica das alegorias carnavalescas permite pensar a continuidade deste tipo de temática em sinopses anunciadas durante o período de isolamento social, em que as escolas de samba se preparam para se e quando o carnaval chegar. Cenografia contemporânea e arquiteturas do corpo a partir do trabalho acadêmico-criativo de Marcelo Denny - com Prof. Dr. Ferdinando Martins (USP) O objetivo é apresentar as ressonâncias entre as reflexões teóricas e a criações cênicas do professor Marcelo Denny (USP), em especial a partir de seus últimos trabalhos nos grupos Desvio Coletivo e Teatro da Pomba Gira e de sua colaboração com a Companhia de Teatro Heliópolis. Destaca-se a relação entre o espaço cenográfico e a construção de silhuetas corporais que, em conjunto, constituem-se em arquiteturas do corpo. |
05/11 - Mesas temáticas (transmitidas pelo YouTube, com participação do público pelo chat) 16h - A relevância da participação das instituições brasileiras de ensino nos eventos internacionais de cenografia e seus processos curatoriais Com: Dra. Rosane Muniz Rocha (UFRGS, Belas Artes SP, Senac SP, SP Escola de Teatro); Dr. Dalmir Rogério Pereira (UFG); Dr. João Carlos Machado (UFRGS). 17h - Rumos das investigações, estudos e pesquisas acadêmicas em iluminação cênica no Brasil Com: Dr. José Sávio Oliveira de Araújo (UFRN); Dra. Nadia Moroz Luciani (UNESPAR); Dr. Berilo Luigi Deiró Nosella (UFSJ) |
12/11 - Salas virtuais de discussão de comunicações de pesquisas relacionadas aos eixos propostos. (pela plataforma Jitsi Meet) Serão duas salas simultâneas: A e B. Cada rodada de debates de comunicações terá 40 minutos de debates, iniciando: 16h ou 16h40 ou 17h20. Lembre-se: serão salas de debates! As comunicações já estão disponibilizadas em vídeos para serem assistidos previamente ao encontro. Serão 6 rodadas de debates. Escolha as suas e assista previamente os vídeos nas playlists correspondentes (basta clicar nos links abaixo, deixamos bem arrumadinho. Cada playlist tem aproximadamente 25 minutos). Na descrição de cada vídeo você encontrará um resumo e outras informações. Os debates serão abertos a todos que presentes nas salas, por isso será importante para melhor proveito que as playlists sejam assistidas antes. 1 - Comunicações: 16h-16h40 - Sala A - eixo: Desafios e possibilidades no ensino remoto do design cênico (https://www.youtube.com/playlist?list=PLsMEczsbbya6ajrrW_sVB4zsEGKKIB-TA) 1. Vanderlei Antonio Bachega Junior (UDESC) - O ensino de Iluminação Cênica : e o que acontece com a experiência 2. Laura de Paula Resende; Vitoria Rosa Vieira; Berilo Luigi Deiró Nosella (UFSJ) - Formação em iluminação Cênica na academia : tecnologias virtuais e histórias da iluminação como práticas laboratoriais 3. Gabriela Valcanaia; Nádia Luciani (UNESPAR) - LABIC em Tempos de Pandemia 4. Rafael Augusto Bicudo de Souza (USP) - Lideranças técnicas em rede: iniciativas remotas de formação e debate em 2020 5. Beatriz Magno (Unirio) - Educação visual e ensino de cenografia - abordagens metodológicas e adaptações para aulas virtualizadas 6. Anielizabeth Cruz e Larissa Elias (UFRJ) - Processos em Papel 1. Marcio Ricardo Desideri (UNESP) - Discutindo maquiagem , processo criativo, rede de conexões e suas vertentes cênicas na era da live do Instagram 2. Eduardo dos Santos Andrade (UFMG) - O espaço cênico no teatro expandido: reflexões sobre novos paradigmas da cenografia num mundo em pandemia 3. Joana Angélica Lavallé (UFS) - Bispo do Rosário e processos de criação de visualidades experimento cênico em isolamento social da Companhia de Teatro da UFS 4. Mona Magalhães (Unirio) - Encontros de Caracterização na quarentena. 5. Carla Nagel (UDESC) - Festival Folclórico de Parintins: Memória coletiva e as fronteiras entre platéia e palco em tempos de isolamento social 6. Willian Tadeu Melcher
Jankovski Leite (UDESC) - Quando os tambores silenciam:
mobilizações e atividades das escolas de samba de Florianópolis em ciclos
carnavalescos atípicos (1988, 2013 e 2021) 3 - Comunicações: 16h40- 17h20 Sala A -eixo: Desafios e possibilidades no ensino remoto do design cênico https://www.youtube.com/playlist?list=PLsMEczsbbya5Dj1DfG64ojRMSZQN77cXe 1. Paulo Vinícius Alves (UNESPAR) - O espaço relacional no ensino remoto da cenografia 2. Rafael Torres da Silva; Madson Oliveira, Marcos Ribeiro (UFRJ) - Força na Peruca 3. Tainá Macêdo Vasconcelos (USP/ UNIFAP) - Exercício de criação de trajes de cena para Macbeth 4. Francisco José Cabral Leocádio - Os enfrentamento para a pesquisa e aprendizado de uma história da cenografia 5. Rosane Muniz (UFRGS- SP/Escola de Teatro) - Designers à Beira do Abismo: um projeto de criação remoto às avessas 4 - Comunicações: 16h40- 17h20 - Sala B - eixo: Tecnologias de imagem, som e espaço: contribuições poéticas e perspectivas da cena https://www.youtube.com/playlist?list=PLsMEczsbbya5pp5oW9UWZ8b6y2BW-srUl 1. Larissa Elias (UFRJ) - O cão é morto – ação inacabada: visões, imagens e sons 2. Regilan Deusamar Barbosa Pereira (UFSJ) - Tupi or not Tupi e a antropofagia entre o teatro e a tecnologia 3. Priscila de Souza Chagas do Nascimento (UFSJ) - Cenotecnia: uma análise sobre a função e o ofício do trabalhador cenotécnico em São Paulo 4. Anna Theresa Kuhl (USP) - Poéticas Visuais em experiências cênicas virtuais: Logo Ali 5. Débora Oelsner Lopes (UNIRIO) - A inquieta busca da cenografia: as conferências-espetáculo de Eichenbauer e seus alunos na Escola de Artes Visuais do Parque Lago, nos anos 1970 6. 6. Rafaela Blanch Pires (UFG) - O uso de micro-controladores arduino e a “cultura maker” no ensino de iluminação cênica: possíveis contribuições com a iluminação nas renovações dos espaços cênicos 5 - Comunicações: 17h20-18h - Sala A - eixo: Projetos e ações artísticas em tempo de distanciamento social https://www.youtube.com/playlist?list=PLsMEczsbbya5DMBq742VDmy4jC0SQe_gS 1. Michele Augusto (Universidade de Lisboa) - Identidade fragmentada 2. Arianne Vitale Cardoso (USP) - O Figurino em ação: mascaramentos, vivências performativas e uma abordagem metodológica para práticas artísticas 4. Java Orlando Teixeira (UDESC) - Minha fantasia, minhas regras. 5. Sávio Araújo (UFRN) - Projeto “Uma canção por Dia”: construções cenográficas e soluções tecnológicas para um corpo/espaço em isolamento social 6. Paula Batista da Silva (UDESC) - O carnaval não pode parar: nas alturas com as pernas de pau durante a pandemia da COVID-19 6 - Comunicações: 17h20-18h - Sala B eixo: Tecnologias de imagem, som e espaço: contribuições poéticas e perspectivas da cena https://www.youtube.com/playlist?list=PLsMEczsbbya4QnHG1Q2jX7CumlxkjdnF7 1. Francisco Moreira Turbiani (USP) - A luz em processo: um mergulho na criação de Guilherme Bonfanti na Trilogia Bíblica do Teatro da Vertigem 2. Bianca Queiroz de Carvalho (UFRJ) - A metamorfose acústica no edifício teatral: do teatro grego ao teatro multi-configurável 3. Ismael Scheffler; Ariane Regina Feliciano de Oliveira (UTFPR) - Teatro em Pauta - TUT 2020 4. Leticia Mendes de Oliveira (Leticia Andrade) (UFOP) - Encenação e tecnologia: interfaces e pesquisas artísticas em vídeo e iluminação cênica 5. Luiz Renato Gomes Moura (URCA) - A criação da iluminação na encenação virtual #Poliface_Edith_7x7: perspectivas sobre atuação e visualidade
|
19/11 - Prática criativa de interação sobre uma problematização - Prof. Dr. Fred van Amstel (UTFPR) (vagas limitadas) (Fala inicial disponível online: https://www.youtube.com/watch?v=HILuvBwYHCI) |
26/11 - Fórum de sintetização dos trabalhos do III Seminário (preparação para o Seminário Permanente da ABRACE ONLINE. de 11/12/2020) (atividade para aos integrantes do GT Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras - Plataforma Jitsi Meet) |
Sobre acesso e certificados: *As atividades de 29/10 e 05/11 serão transmitidas abertas pelo YouTube, podendo ser acompanhadas por qualquer pessoa. As comunicações de pesquisa que serão discutidas em 12/11, estarão disponíveis no YouTube com acesso aberto a qualquer pessoa a partir de 29/10/2020. As atividades de 19/11 e 26/11 serão restritas aos integrantes do GT. ** Será fornecida declaração de participação: aos integrantes de mesa temática que estiverem presentes nos debates; aos participantes de comunicação que estiverem presentes nos debates; aos ouvintes que: a) estiverem inscritos no evento; b) participarem de ao menos 4 atividades; c) registrarem suas presenças em link fornecido durante cada atividade. |
REGULAMENTO PARA PARTICIPAR COMO INTEGRANTE DE MESA TEMÁTICA, em 05/11:
1- A programação de 05/11/2020 será composta por duas mesas temáticas transmitidas pelo YouTube. Cada mesa temática terá 60 minutos de duração, sendo os 30 minutos iniciais a exibição de um vídeo de exposição dos três integrantes da mesa e os demais 30 minutos para o debate com o público que os assistirá pelo YouTube (o público utilizará o chat do canal).
2 - Cada mesa redonda será composta por três componentes de diferentes instituições, sejam mestres, doutores ou doutorandos.
3 - As propostas de mesas temáticas deverão ser enviadas por escrito até 21/09 PRORROGADO ATÉ 28/09 , para e-mail: 3seminariodesigncenico@gmail.com, e deverão fornecer as seguintes informações: integrantes/instituições de composição da mesa, título, palavras-chave e sinopse. As propostas serão analisadas pelo comitê científico e serão selecionadas apenas duas, considerando: o atendimento de composição dos integrantes; a temática estar relacionada ao tema principal do III Seminário de Design Cênico: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO NO DESENHO DA CENA: CRIAÇÃO E ENSINO e ao contexto brasileiro atual, podendo tomar em consideração questões como: desafios e possibilidades no ensino remoto de design cênico, projetos e ações artísticas em tempos de distanciamento social, tecnologias de imagem, som e espaço: contribuições poéticas e perspectivas na cena, ou temas afins; a abordagem estar relacionada ao escopo do GT; que as duas propostas ofereçam diversidade para as discussões. Todos proponentes receberão resposta do processo seletivo por e-mail até dia 26/09/2020.
4 - Cada tema proposto selecionado deverá ser preparado pelos integrantes em um vídeo de 25 a 30 minutos de duração. A organização, abordagem e estrutura do vídeo ficará a critério de seus proponentes. O vídeo finalizado deverá ser disponibilizado pelo canal de YouTube de um dos integrantes (como vídeo público ou não listado) até dia 21/10/2020 e o link informado ao comitê científico pelo e-mail: 3seminariodesigncenico@gmail.com.
5 - No dia 05/11, o vídeo será transmitido no canal do III Seminário no YouTube sendo seguido de discussão online dos três autores com os participantes do Seminário que interagirão pelo chat de transmissão.
6 - Ao submeter o vídeo para o III Seminário de Design Cênico: elementos visuais e sonoros da cena, os/as autores/autoras concordam em deixar o vídeo disponível no canal do evento com acesso aberto por tempo indeterminado.
REGULAMENTO PARA PARTICIPAR COMO APRESENTADOR DE COMUNICAÇÃO:
1- A programação de 12/11/2020 será composta por salas virtuais de discussão sobre comunicações inscritas para esta modalidade. Cada comunicação corresponde a um vídeo de até 5 minutos relacionado a um dos eixos temáticos propostos:
a) Desafios e possibilidades no ensino remoto de design cênico
b) Projetos e ações artísticas em tempos de distanciamento social
c) Tecnologias de imagem, som e espaço: contribuições poéticas e perspectivas na cena
2 - Poderá se inscrever para apresentação de comunicação (vídeo) pesquisadores mestres, doutores e estudantes de mestrado e doutorado. Estudantes de graduação ou especialização deverão se inscrever com seu/sua orientador/orientadora.
3 - A proposta de comunicação deverá ser enviada por escrito até 21/09 PRORROGADO ATÉ 28/09, pelo e-mail: 3seminariodesigncenico@gmail.com, e deverá contar com as seguintes informações: autoria, titulação, instituição, título, palavras-chave, resumo e indicação do eixo temático ao qual sua comunicação está relacionada. A proposta será analisada pelo comitê científico. Todos proponentes receberão resposta do processo seletivo por e-mail até dia 26/09/2020.
4 - As propostas selecionadas deverão ser preparadas para apresentação em um vídeo de até 5 minutos. O vídeo finalizado deverá ser disponibilizado em canal próprio do/da autor/autora pelo YouTube (como vídeo público ou não listado) até dia 21/10/2020 e o link informado ao comitê científico pelo e-mail: 3seminariodesigncenico@gmail.com.
3 - Os vídeos de comunicações serão reunidos em grupos de até 5 comunicações relacionadas aos eixos temáticos e organizados em playlist pelo comitê científico no canal do YouTube criado para o III Seminário e ficarão disponíveis de forma pública a partir de 29/10/2020.
4 - Em 12/11/2020, serão organizadas salas virtuais de discussão abertas para todos inscritos no III Seminário (comunicadores, ouvintes, etc) com os temas dos três eixos (os links destas salas virtuais serão enviados por e-mail no dia 12/11). Cada sala discutirá uma playlist disponibilizada. Os inscritos no III Seminário deverão ter assistido previamente (a partir de 29/10) a playlist/eixo temático de seu interesse para aproveitamento das discussões nas salas virtuais que contarão com a presença online dos/das autores/autoras de cada vídeo.
5- Ao submeter o vídeo para o III Seminário de Design Cênico: elementos visuais e sonoros da cena, o/a autor/autora concorda em deixar o vídeo disponível no canal do evento com acesso aberto por tempo indeterminado.
REGULAMENTO PARA PARTICIPAR DA ATIVIDADE PRÁTICA CRIATIVA, em 19/11:
1- A programação de 19/11/2020 será composta por uma atividade de prática criativa cujo objetivo é desenvolver por metodologia ativa uma dinâmica para o desenvolvimento de alternativas de ensino remoto. (Vagas limitadas)
2 - Os critérios para a participação na atividade são:
3 - A inscrição para a atividade prática criativa deverá ser feita na página do evento (https://www.even3.com.br/designcenico2020/). Faça login e selecione a atividade em Programação. Todos os inscritos receberão por e-mail até o dia 18/11/2020 a indicação do link da plataforma da atividade.
REGULAMENTO PARA PARTICIPAR DA ATIVIDADE FÓRUM DE SINTETIZAÇÃO em 26/11:
1 - A programação de 26/11/2020 será um fórum de sintetização do evento, cujo objetivo será reunir e analisar aspectos importantes tratados nas apresentações e debates do III Seminário. Esta tarefa contará com o auxílio de relatores e com a participação dos integrantes do GT que participaram do III Seminário de Design Cênico.
2 - Os critérios para a participação na atividade são:
- Ser integrante do GT Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras.
- Ter participado das atividades anteriores.
Lista de links relacionados:
|