III Seminário de Design Cênico: elementos visuais e sonoros da cena

III Seminário de Design Cênico: elementos visuais e sonoros da cena

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

11º Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA 2022)

5 de Setembro de 2022

XVIII Brazilian Congress of Plant Physiology and I Ibero-latinoamerican Congress of Plant Biology

6 de Setembro de 2022
Porto Alegre

SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa

4 de Outubro de 2022
São Paulo
Evento online

11º Congresso de Geriatria e Gerontologia do Estado do Rio de Janeiro - GeriatRio 2022

17 de Outubro de 2022

Sobre o evento

III Seminário de Design Cênico: elementos visuais e sonoros da cena será realizado em caráter online. O evento, de cunho científico e pedagógico, é promovido gratuitamente pelo Grupo de Trabalho Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.

O objetivo deste evento é reunir professores e pesquisadores brasileiros relacionados ao escopo do GT para discutir o tema: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO NO DESENHO DA CENA: CRIAÇÃO E ENSINOconsiderando o contexto brasileiro atual de crise política, econômica, sanitária e cultural. Os resultados dessas dicussões serão apresentados no Seminário Permanente da ABRACE ONLINE em dezembro de 2020.


Serão 5 encontros, das 16h às 18h, às quintas-feiras, com diferentes formatos:


29/10 - 16h - Abertura:

16h10 - Palestras: Profa. Dra. Fátima Costa de Lima (UDESC) e Prof. Dr. Ferdinando Martins (USP)  (transmitidas pelo YouTube, com participação do público pelo chat - acesse: https://youtu.be/4c6N9wNK_qw

Cenografia das escolas de samba: alegorias entre arte e política, covid e carnaval, com profa. Dra. Fátima Costa de Lima) (UDESC)

Desde 2018, algumas escolas de samba do Concurso do Grupo Especial da LIESA tem desfilado no sambódromo carioca temas de protesto e resistência social. Neste contexto, a reflexão sobre a interseção entre arte e política na expressão cenográfica das alegorias carnavalescas permite pensar a continuidade deste tipo de temática em sinopses anunciadas durante o período de isolamento social, em que as escolas de samba se preparam para se e quando o carnaval chegar.


Cenografia contemporânea e arquiteturas do corpo a partir do trabalho acadêmico-criativo de Marcelo Denny - com Prof. Dr. Ferdinando Martins (USP) 

O objetivo é apresentar as ressonâncias entre as reflexões teóricas e a criações cênicas do professor Marcelo Denny (USP), em especial a partir de seus últimos trabalhos nos grupos Desvio Coletivo e Teatro da Pomba Gira e de sua colaboração com a Companhia de Teatro Heliópolis. Destaca-se a relação entre o espaço cenográfico e a construção de silhuetas corporais que, em conjunto, constituem-se em arquiteturas do corpo.

05/11 - Mesas temáticas (transmitidas pelo YouTube, com participação do público pelo chat)

16h - A relevância da participação das instituições brasileiras de ensino nos eventos internacionais de cenografia e seus processos curatoriais

Com: Dra. Rosane Muniz Rocha (UFRGS, Belas Artes SP, Senac SP, SP Escola de Teatro); Dr. Dalmir Rogério Pereira (UFG); Dr. João Carlos Machado (UFRGS).


17h - Rumos das investigações, estudos e pesquisas acadêmicas em iluminação cênica no Brasil 

Com: Dr. José Sávio Oliveira de Araújo (UFRN); Dra. Nadia Moroz Luciani (UNESPAR); Dr. Berilo Luigi Deiró Nosella (UFSJ)

12/11 - Salas virtuais de discussão de comunicações de pesquisas relacionadas aos eixos propostos. (pela plataforma Jitsi Meet)

Serão duas salas simultâneas: A e B. 

  

Cada rodada de debates de comunicações terá 40 minutos de debates, iniciando: 16h ou 16h40 ou 17h20. Lembre-se: serão salas de debates! As comunicações já estão disponibilizadas em vídeos para serem assistidos previamente ao encontro.

Serão 6 rodadas de debates. Escolha as suas e assista previamente os vídeos nas playlists correspondentes (basta clicar nos links abaixo, deixamos bem arrumadinho. Cada playlist tem aproximadamente 25 minutos). Na descrição de cada vídeo você encontrará um  resumo e outras informações. Os debates serão abertos a todos que presentes nas salas, por isso será importante para melhor proveito que as playlists sejam assistidas antes.

1 - Comunicações: 16h-16h40 - Sala A - eixo: Desafios e possibilidades no ensino remoto do design cênico (https://www.youtube.com/playlist?list=PLsMEczsbbya6ajrrW_sVB4zsEGKKIB-TA)

1. Vanderlei Antonio Bachega Junior (UDESC) - O ensino de Iluminação Cênica : e o que acontece com a experiência 

2.  Laura de Paula Resende; Vitoria Rosa Vieira; Berilo Luigi Deiró Nosella (UFSJ) - Formação em iluminação Cênica na academia : tecnologias virtuais e histórias da iluminação como práticas laboratoriais

3. Gabriela Valcanaia; Nádia Luciani (UNESPAR) - LABIC em Tempos de Pandemia

4. Rafael Augusto Bicudo de Souza (USP) - Lideranças técnicas em rede: iniciativas remotas de formação e debate em 2020

5.    Beatriz Magno (Unirio) - Educação visual e ensino de cenografia - abordagens metodológicas e adaptações para aulas virtualizadas

6. Anielizabeth Cruz e Larissa Elias (UFRJ) - Processos em Papel


2 - Comunicações: 16h-16h40 - Sala B - eixo: Projetos e ações artísticas em tempo de distanciamento social https://www.youtube.com/playlist?list=PLsMEczsbbya7FpQQImdExM7A_739tJ7t1

1. Marcio Ricardo Desideri (UNESP) - Discutindo maquiagem , processo criativo, rede de conexões e suas vertentes cênicas na era da live do Instagram 

2. Eduardo dos Santos Andrade (UFMG) - O espaço cênico no teatro expandido: reflexões sobre novos paradigmas da cenografia num mundo em pandemia 

3. Joana Angélica Lavallé  (UFS) - Bispo do Rosário e processos de criação de visualidades  experimento cênico em isolamento social da Companhia de Teatro da UFS 

4. Mona Magalhães  (Unirio) - Encontros de Caracterização na quarentena.

5. Carla Nagel (UDESC) - Festival Folclórico de Parintins: Memória coletiva e as fronteiras entre platéia e palco em tempos de isolamento social

6. Willian Tadeu Melcher Jankovski Leite (UDESC) - Quando os tambores silenciam: mobilizações e atividades das escolas de samba de Florianópolis em ciclos carnavalescos atípicos (1988, 2013 e 2021)


3 - Comunicações: 16h40- 17h20 Sala A -eixo: Desafios e possibilidades no ensino remoto do design cênico https://www.youtube.com/playlist?list=PLsMEczsbbya5Dj1DfG64ojRMSZQN77cXe

1.  Paulo Vinícius Alves  (UNESPAR) - O espaço relacional no ensino remoto da cenografia 

2. Rafael Torres da Silva; Madson Oliveira, Marcos Ribeiro (UFRJ) - Força na Peruca

3. Tainá Macêdo Vasconcelos (USP/ UNIFAP) - Exercício de criação de trajes de cena para Macbeth 

4. Francisco José Cabral Leocádio - Os enfrentamento para a pesquisa e aprendizado de uma história da cenografia

5. Rosane Muniz (UFRGS- SP/Escola de Teatro) - Designers à Beira do Abismo: um projeto de criação remoto às avessas


4 - Comunicações: 16h40- 17h20 - Sala B - eixo: Tecnologias de imagem, som e espaço: contribuições poéticas e perspectivas da cena https://www.youtube.com/playlist?list=PLsMEczsbbya5pp5oW9UWZ8b6y2BW-srUl

1. Larissa Elias  (UFRJ) - O cão é morto – ação inacabada: visões, imagens e sons 

  2. Regilan Deusamar Barbosa Pereira (UFSJ) - Tupi or not Tupi e a antropofagia entre o teatro e a tecnologia

3. Priscila de Souza Chagas do Nascimento (UFSJ) - Cenotecnia: uma análise sobre a função e o ofício do trabalhador cenotécnico em São Paulo 

4. Anna Theresa Kuhl  (USP) - Poéticas Visuais em experiências cênicas virtuais: Logo Ali 

5. Débora Oelsner Lopes (UNIRIO) - A inquieta busca da cenografia: as conferências-espetáculo de Eichenbauer e seus alunos na Escola de Artes Visuais do Parque Lago, nos anos 1970

6. 6. Rafaela Blanch Pires  (UFG) - O uso de micro-controladores arduino e a “cultura maker” no ensino de iluminação cênica: possíveis contribuições com a iluminação nas renovações dos espaços cênicos


5 - Comunicações: 17h20-18h - Sala A - eixo: Projetos e ações artísticas em tempo de distanciamento social https://www.youtube.com/playlist?list=PLsMEczsbbya5DMBq742VDmy4jC0SQe_gS

1. Michele Augusto (Universidade de Lisboa) - Identidade fragmentada 

2. Arianne Vitale Cardoso (USP) - O Figurino em ação: mascaramentos, vivências performativas e uma abordagem metodológica para práticas artísticas

 3.  Marcelo de Campos Velho Birck; Gisela Reis Biancalana (UFSM)  Arqueologia Doméstica: uma proposta de videoperformance e instalação 

4. Java Orlando Teixeira (UDESC) - Minha fantasia, minhas regras.

5. Sávio Araújo (UFRN) - Projeto “Uma canção por Dia”: construções cenográficas e soluções tecnológicas para um corpo/espaço em isolamento social

6. Paula Batista da Silva (UDESC) - O carnaval não pode parar: nas alturas com as pernas de pau durante a pandemia da COVID-19


6 - Comunicações: 17h20-18h - Sala B eixo: Tecnologias de imagem, som e espaço: contribuições poéticas e perspectivas da cena https://www.youtube.com/playlist?list=PLsMEczsbbya4QnHG1Q2jX7CumlxkjdnF7

1. Francisco Moreira Turbiani (USP) - A luz em processo: um mergulho na criação de Guilherme Bonfanti na  Trilogia Bíblica do Teatro da Vertigem 

2. Bianca Queiroz de Carvalho (UFRJ) - A metamorfose acústica no edifício teatral: do teatro grego ao teatro multi-configurável 

3. Ismael Scheffler; Ariane Regina Feliciano de Oliveira (UTFPR) - Teatro em Pauta - TUT 2020 

4. Leticia Mendes de Oliveira (Leticia Andrade) (UFOP) - Encenação e tecnologia: interfaces e pesquisas artísticas em vídeo e iluminação cênica

5.  Luiz Renato Gomes Moura (URCA) - A criação da iluminação na encenação virtual #Poliface_Edith_7x7: perspectivas  sobre atuação e visualidade

 

19/11 - Prática criativa de interação sobre uma problematização - Prof. Dr. Fred van Amstel (UTFPR) (vagas limitadas)
(Fala inicial disponível online: https://www.youtube.com/watch?v=HILuvBwYHCI)

26/11 - Fórum de sintetização dos trabalhos do III Seminário (preparação para o Seminário Permanente da ABRACE ONLINE. de 11/12/2020) (atividade para aos integrantes do GT Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras - Plataforma Jitsi Meet)



Sobre acesso e certificados:

*As atividades de 29/10 e 05/11 serão transmitidas abertas pelo YouTube, podendo ser acompanhadas por qualquer pessoa. As comunicações de pesquisa que serão discutidas em 12/11, estarão disponíveis no YouTube com acesso aberto a qualquer pessoa a partir de 29/10/2020. As atividades de 19/11 e 26/11 serão restritas aos integrantes do GT.

** Será fornecida declaração de participação: aos integrantes de mesa temática que estiverem presentes nos debates; aos participantes de comunicação que estiverem presentes nos debates; aos ouvintes que: a) estiverem inscritos no evento; b) participarem de ao menos 4 atividades; c) registrarem suas presenças em link fornecido durante cada atividade. 


REGULAMENTO PARA PARTICIPAR COMO INTEGRANTE DE MESA TEMÁTICA, em 05/11: 

1- A programação de 05/11/2020 será composta por duas mesas temáticas transmitidas pelo YouTube. Cada mesa temática terá 60 minutos de duração, sendo os 30 minutos iniciais a exibição de um vídeo de exposição dos três integrantes da mesa e os demais 30 minutos para o debate com o público que os assistirá pelo YouTube (o público utilizará o chat do canal).

2 - Cada mesa redonda será composta por três componentes de diferentes instituições, sejam mestres, doutores ou doutorandos.

3 - As propostas de mesas temáticas deverão ser enviadas por escrito até 21/09 PRORROGADO ATÉ 28/09 , para e-mail: 3seminariodesigncenico@gmail.com, e deverão fornecer as seguintes informações: integrantes/instituições de composição da mesa, título, palavras-chave e sinopse. As propostas serão analisadas pelo comitê científico e serão selecionadas apenas duas, considerando: o atendimento de composição dos integrantes; a temática estar relacionada ao tema principal do III Seminário de Design Cênico:  ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO NO DESENHO DA CENA: CRIAÇÃO E ENSINO e ao contexto brasileiro atual, podendo tomar em consideração questões como: desafios e possibilidades no ensino remoto de design cênico, projetos e ações artísticas em tempos de distanciamento social, tecnologias de imagem, som e espaço: contribuições poéticas e perspectivas na cena, ou temas afins; a abordagem estar relacionada ao escopo do GT; que as duas propostas ofereçam diversidade para as discussões. Todos proponentes receberão resposta do processo seletivo por e-mail até dia 26/09/2020.

4 - Cada tema proposto selecionado deverá ser preparado pelos integrantes em um vídeo de 25 a 30 minutos de duração. A organização, abordagem e estrutura do vídeo ficará a critério de seus proponentes. O vídeo finalizado deverá ser disponibilizado pelo canal de YouTube de um dos integrantes (como vídeo público ou não listado) até dia 21/10/2020 e o link informado ao comitê científico pelo e-mail: 3seminariodesigncenico@gmail.com.

5 - No dia 05/11, o vídeo será transmitido no canal do III Seminário no YouTube sendo seguido de discussão online dos três autores com os participantes do Seminário que interagirão pelo chat de transmissão.

6 - Ao submeter o vídeo para o III Seminário de Design Cênico: elementos visuais e sonoros da cena, os/as autores/autoras concordam em deixar o vídeo disponível no canal do evento com acesso aberto por tempo indeterminado.


REGULAMENTO PARA PARTICIPAR COMO APRESENTADOR DE COMUNICAÇÃO:

1- A programação de 12/11/2020 será composta por salas virtuais de discussão sobre comunicações inscritas para esta modalidade. Cada comunicação corresponde a um vídeo de até 5 minutos relacionado a um dos eixos temáticos propostos:

a) Desafios e possibilidades no ensino remoto de design cênico

b) Projetos e ações artísticas em tempos de distanciamento social

c) Tecnologias de imagem, som e espaço: contribuições poéticas e perspectivas na cena 

2 - Poderá se inscrever para apresentação de comunicação (vídeo) pesquisadores mestres, doutores e estudantes de mestrado e doutorado. Estudantes de graduação ou especialização deverão se inscrever com seu/sua orientador/orientadora.

3 - A proposta de comunicação deverá ser enviada por escrito até 21/09 PRORROGADO ATÉ 28/09pelo e-mail: 3seminariodesigncenico@gmail.com, e deverá contar com as seguintes informações: autoria, titulação, instituição, título, palavras-chave, resumo e indicação do eixo temático ao qual sua comunicação está relacionada. A proposta será analisada pelo comitê científico. Todos proponentes receberão resposta do processo seletivo por e-mail até dia 26/09/2020. 

4 - As propostas selecionadas deverão ser preparadas para apresentação em um vídeo de até 5 minutos.  O vídeo finalizado deverá ser disponibilizado em canal próprio do/da autor/autora pelo YouTube (como vídeo público ou não listado) até dia 21/10/2020 e o link informado ao comitê científico pelo e-mail: 3seminariodesigncenico@gmail.com.

3 - Os vídeos de comunicações serão reunidos em grupos de até 5 comunicações relacionadas aos eixos temáticos e organizados em playlist pelo comitê científico no canal do YouTube criado para o III Seminário e ficarão disponíveis de forma pública a partir de 29/10/2020.

4 - Em 12/11/2020, serão organizadas salas virtuais de discussão abertas para todos inscritos no III Seminário (comunicadores, ouvintes, etc) com os temas dos três eixos (os links destas salas virtuais serão enviados por e-mail no dia 12/11). Cada sala discutirá uma playlist disponibilizada. Os inscritos no III Seminário deverão ter assistido previamente (a partir de 29/10) a playlist/eixo temático de seu interesse para aproveitamento das discussões nas salas virtuais que contarão com a presença online dos/das autores/autoras de cada vídeo. 

5- Ao submeter o vídeo para o III Seminário de Design Cênico: elementos visuais e sonoros da cena, o/a autor/autora concorda em deixar o vídeo disponível no canal do evento com acesso aberto por tempo indeterminado.


REGULAMENTO PARA PARTICIPAR DA ATIVIDADE PRÁTICA CRIATIVA, em 19/11:

1- A programação de 19/11/2020 será composta por uma atividade de prática criativa cujo objetivo é desenvolver por metodologia ativa uma dinâmica para o desenvolvimento de alternativas de ensino remoto. (Vagas limitadas)

2 - Os critérios para a participação na atividade são:

3 - A inscrição para a atividade prática criativa deverá ser feita na página do evento (https://www.even3.com.br/designcenico2020/). Faça login e selecione a atividade em Programação. Todos os inscritos receberão por e-mail até o dia 18/11/2020 a indicação do link da plataforma da atividade.


REGULAMENTO PARA PARTICIPAR DA ATIVIDADE FÓRUM DE SINTETIZAÇÃO em 26/11:

1 - A programação de 26/11/2020 será um fórum de sintetização do evento, cujo objetivo será reunir e analisar aspectos importantes tratados nas apresentações e debates do III Seminário. Esta tarefa contará com o auxílio de relatores e com a participação dos integrantes do GT que participaram do III Seminário de Design Cênico. 

2 - Os critérios para a participação na atividade são:

Ser integrante do GT Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras. 

- Ter participado das atividades anteriores.

3 -  As inscrições deverão ser feitas por meio deverão ser feitas na página do evento (https://www.even3.com.br/designcenico2020/) . Elas serão analisadas pelo comitê científico. Será enviado um e-mail com o link da plataforma onde esta atividade será realizada.

4 - Os resultados do fórum de sintetização (consequentemente do III Seminário) serão apresentados em 11/12/2020, às 19h, no Seminário Permanente da ABRACE ONLINEna Mesa 5: Tempo, Espaço, Tradição, História: o que nos dizem do passado e do futuro? , na qual participarão os GTs: Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade; História das Artes do Espetáculo; Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras e Teorias do Espetáculo; e da Recepção - Ver https://www.even3.com.br/abraceonline/) - Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=4zpKtgmo8tQ&feature=youtu.be 


Lista de links relacionados:

Comitê científico:
Dr. Ismael Scheffler (UTFPR) (coordenador)
Dra. Aby Cohen (SP, UK) 
Dr. João Carlos Machado (UFRGS)
Dr. Dalmir Rogério Pereira (UFG)
MSc. Mariana Cesar Coral (UDESC)
Dra. Nádia Moroz Luciani (UNESPAR)
Dra. Rosane Muniz (UFRGS, Belas Artes SP, Senac SP, SP Escola de Teatro)



O Seminário de design cênico: elementos visuais e sonoros da cena teve sua primeira realização em 2013, na UTFPR, em Curitiba/PR. A segunda edição ocorreu em 2017, na mesma instituição, realizado em parceria com o GT. Nos Anais desses eventos, é possível encontrar mais informações:
- Anais de 2013
- Anais de 2017

Inscrições

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}