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Educação Escolar e Diversidade

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Convidados

Palestrante
Fábio Santos de Andrade

Educador Social, Historiador, Fotógrafo, Pesquisador e Extensionista. Pós-doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Ciências Sociais (área de Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Políticas Públicas e Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduado em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACIE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEE), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Membro do Banco de Avaliadores (BASis/INEP). Membro de comissão científica de diversos periódicos. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIR). Pesquisador da História Social, da Educação Social e da Sociologia da Juventude, atuando com os seguintes temas: crianças e adolescentes em situação de rua, pessoas em situação de rua, povos e culturas tradicionais, vida cotidiana, movimentos sociais, educação popular e inclusão positiva na Educação Básica. Os estudos e pesquisas partem da compreensão sobre a epistemologia e ontologia fenomenológica de Merleau-Ponty, em diálogo com orientação teórico-metodológica da Pedagogia de Paulo Freire, com a Hermenêutica de Profundidade de John Thompson e com a Sociologia do Cotidiano de José Machado Pais. Desenvolve trabalhos na defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social e das pessoas em situação de rua. Atua na luta por direitos humanos e por justiça social. Líder do HUMANIZE: Grupo de Pesquisa sobre História, Educação Social e Vida Cotidiana. Vice Líder do Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação (GPMSE/UFMT). Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pesquisadoras e Pesquisadores pela Justiça Social (ABRAPPS). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Coordenador regional (RO) da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). Articulador da Rede Situação de Rua - Rede Colaborativa pela Justiça Social - @situacaoderua.

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Fábio Santos de Andrade

Educador Social, Historiador, Fotógrafo, Pesquisador e Extensionista. Pós-doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Ciências Sociais (área de Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Políticas Públicas e Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduado em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACIE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEE), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Membro do Banco de Avaliadores (BASis/INEP). Membro de comissão científica de diversos periódicos. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIR). Pesquisador da História Social, da Educação Social e da Sociologia da Juventude, atuando com os seguintes temas: crianças e adolescentes em situação de rua, pessoas em situação de rua, povos e culturas tradicionais, vida cotidiana, movimentos sociais, educação popular e inclusão positiva na Educação Básica. Os estudos e pesquisas partem da compreensão sobre a epistemologia e ontologia fenomenológica de Merleau-Ponty, em diálogo com orientação teórico-metodológica da Pedagogia de Paulo Freire, com a Hermenêutica de Profundidade de John Thompson e com a Sociologia do Cotidiano de José Machado Pais. Desenvolve trabalhos na defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social e das pessoas em situação de rua. Atua na luta por direitos humanos e por justiça social. Líder do HUMANIZE: Grupo de Pesquisa sobre História, Educação Social e Vida Cotidiana. Vice Líder do Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação (GPMSE/UFMT). Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pesquisadoras e Pesquisadores pela Justiça Social (ABRAPPS). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Coordenador regional (RO) da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). Articulador da Rede Situação de Rua - Rede Colaborativa pela Justiça Social - @situacaoderua.

Sobre o evento

A Universidade Federal de Rondônia, por meio do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), convida a comunidade científica, acadêmica e profissionais da educação e áreas afins para participarem do III Colóquio Nacional de Educação Escolar UNIR que neste ano traz como temática “Educação Escolar: ressignificando práticas educativas para o esperançar”, na modalidade ONLINE. O evento será realizado no período de 15 a 17/12/2021 – ano do centenário de Paulo Freire - e tem como objetivo lançar problematizações acerca do campo da Educação Escolar em uma perspectiva de ressignificação das práticas educativas. Visa ainda apresentar estudos que reflitam sobre os desafios de consolidar, na educação pública, discursos, ações e práticas docentes que contribuam para melhorar a qualidade da educação em Rondônia, na Amazônia e no Brasil. O evento destina-se aos profissionais da educação, pesquisadores, pesquisadoras, acadêmicos e acadêmicas dos cursos de licenciaturas e dos programas de pós-graduação da área de educação e afins. Será desenvolvido por meio de conferências, rodas de conversa, oficinas e minicursos com a participação de pesquisadores e pesquisadoras de diferentes instituições brasileiras e da Comunidade Regional. Em decorrência da pandemia, nessa edição, defesas públicas de dissertações com a apresentação de pesquisas intervencionistas e propositivas desenvolvidas pelo PPGEEProf não serão apresentadas ao longo dos três dias de eventos, mas durante as semanas anteriores e posteriores ao evento a serem divulgadas no presente site.

O acesso ao conteúdo é 100% gratuito. A emissão do certificado custa R$ 12,90.

Benefícios

  • Acesso vitalício
  • Assista via smartphone e smartvs
  • Acesso a materiais complementares
  • Certificado da atividade