Certificado de 2h
Certificado Even3
100% Online
Gratuito
Assistir com certificado de 2 horas
R$ 12,90
Acesso por 1 mês sem Certificado
Grátis
Nos últimos anos grande atenção tem sido dada ao uso de estratégias ativas de ensino e aprendizagem, e de mídias digitais. Isso tem sido intensificado ainda mais por conta das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além do enorme avanço no desenvolvimento de computadores e acesso à internet, que têm imposto aos professores do Ensino Superior e da Educação Básica grande preocupação com o desenvolvimento de competências sócio emocionais e uso de ferramentas digitais. Nosso grupo tem destinado grande atenção ao estudo e aplicação de diversas estratégias ativas, em especial a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) [1]. Embora nossa a experiência tenha demonstrado algum êxito no desenvolvimento das componentes ontológicas e metodológicas, o desenvolvimento da vertente epistemológica tem se mostrado menos intensa, prejudicando a formação integral esperada pela Educação Inter e Transdisciplinar. Em função de sabermos que não há como desenvolver a componente epistemológica sem que o conteúdo duro seja profundamente abordado, percebemos que uma evolução da estratégia PBL poderia ser explorada, que denominamos de Aprendizagem Baseadas em Temas. Exemplos de aplicação desta estratégia, ainda pouco explorada pela comunidade acadêmica, serão apresentados. As dificuldades de implementação e suas vantagens serão também mostradas. Acredita-se que esta estratégia possa ser usada para explorar soluções para problemas com a implantação de currículo integrado, especialmente nos cursos e disciplinas das áreas duras de ciências exatas e biológicas. [1] C. A. M. dos Santos et al., Different Teaching Approaches and Use of Active Learning Strategies as Tools for Inter-and Transdisciplinary Education. Int. J. Soc. Sci. Studies, Vol. 8, No. 2; p. 15-23, 2020. https://doi.org/10.11114/ijsss.v8i2.4693.
O I Workshop de Ensino Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia visa construir um espaço de debate sobre o ensino de ciência e tecnologia no Brasil em escolas da rede básica (ensino fundamental e médio) e superior. Nesse primeiro ano, o evento será constituído de um ciclo de palestras e minicursos.