Palestra 74 inscritos

Desafios da modernidade tardia: problemas complexos e a educação científica e tecnologia interdisciplinar

Certificado de 2h

Certificado Even3

100% Online

Gratuito

Assistir com certificado de 2 horas

R$ 12,90

Acesso por 1 mês sem Certificado

Grátis

Convidados

Palestrante
PIETROCOLA, Maurício

Palestrante: Prof. Dr. Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1984) e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1988). Iniciou a carreira docente como professor de Física em Escolas de nível médio (1984-1988). Realizou seu doutoramento em Epistemologia e História da ciência na Universidade de Paris VII (1992). Fez Livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo intitulada: ?Reflexões Histórico-Epistemológicas e o Ensino das Ciências?(2004). Foi professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (1993-2002). Foi secretário de Educação na Sociedade Brasileira de Física por duas gestões (1999-2001 e 2001-2003). Foi membro do International Comission on Physics Education ( 2002- 2005). Na gestão seguinte tornou-se vice-presidência (2005-2008). O pesquisador tem participado da organização de diversos eventos, nacionais e internacionais, de pesquisa em ensino de ciências, . Foi membro correspondente internacional da equipe RESHEIS ( Recherches Epistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et Instituitions scientifiques). Foi pesquisador visitante na Universidade de Maryland e na Universidade Autonoma de Barcelona. Em 2013-2014 foi Distinguished Visiting Fellow no programa Advanced Research Collaborative e no Urban Education Program da City University of New York. É Atualmente professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre Desenvolvimento de estratégias inovadoras no Ensino de Ciências e Formação de professores.

Palestrante
PIETROCOLA, Maurício

Palestrante: Prof. Dr. Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1984) e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1988). Iniciou a carreira docente como professor de Física em Escolas de nível médio (1984-1988). Realizou seu doutoramento em Epistemologia e História da ciência na Universidade de Paris VII (1992). Fez Livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo intitulada: ?Reflexões Histórico-Epistemológicas e o Ensino das Ciências?(2004). Foi professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (1993-2002). Foi secretário de Educação na Sociedade Brasileira de Física por duas gestões (1999-2001 e 2001-2003). Foi membro do International Comission on Physics Education ( 2002- 2005). Na gestão seguinte tornou-se vice-presidência (2005-2008). O pesquisador tem participado da organização de diversos eventos, nacionais e internacionais, de pesquisa em ensino de ciências, . Foi membro correspondente internacional da equipe RESHEIS ( Recherches Epistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et Instituitions scientifiques). Foi pesquisador visitante na Universidade de Maryland e na Universidade Autonoma de Barcelona. Em 2013-2014 foi Distinguished Visiting Fellow no programa Advanced Research Collaborative e no Urban Education Program da City University of New York. É Atualmente professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre Desenvolvimento de estratégias inovadoras no Ensino de Ciências e Formação de professores.

Sobre o conteúdo

Palestrante: Prof. Dr. Maurício Pietrocola Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1984) e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1988). Iniciou a carreira docente como professor de Física em Escolas de nível médio (1984-1988). Realizou seu doutoramento em Epistemologia e História da ciência na Universidade de Paris VII (1992). Fez Livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo intitulada: ?Reflexões Histórico-Epistemológicas e o Ensino das Ciências?(2004). Foi professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (1993-2002). Foi secretário de Educação na Sociedade Brasileira de Física por duas gestões (1999-2001 e 2001-2003). Foi membro do International Comission on Physics Education ( 2002- 2005). Na gestão seguinte tornou-se vice-presidência (2005-2008). O pesquisador tem participado da organização de diversos eventos, nacionais e internacionais, de pesquisa em ensino de ciências, . Foi membro correspondente internacional da equipe RESHEIS ( Recherches Epistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et Instituitions scientifiques). Foi pesquisador visitante na Universidade de Maryland e na Universidade Autonoma de Barcelona. Em 2013-2014 foi Distinguished Visiting Fellow no programa Advanced Research Collaborative e no Urban Education Program da City University of New York. É Atualmente professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre Desenvolvimento de estratégias inovadoras no Ensino de Ciências e Formação de professores.

Sobre o evento

O Grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – GECTSA foi criado em 2011, sob a coordenação dos professores doutores Licurgo Peixoto de Brito e Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida. Este Grupo está cadastrado na Plataforma Lattes/CNPq, e é parte integrante do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Este Grupo de estudos e pesquisas tem desenvolvido ao longo de sua existência discussões epistemológicas e metodológicas na abordagem CTS/CTSA no âmbito da região amazônica, no estado do Pará. Nesse sentido, este evento foi idealizado em comemoração aos 10 anos de percurso histórico do GECTSA e em homenagens ao nosso ilustre mestre Licurgo Peixoto de Brito, contando com a participação especial de professores-pesquisadores renomados nesta área.

O acesso ao conteúdo é 100% gratuito. A emissão do certificado custa R$ 12,90.

Benefícios

  • Acesso vitalício
  • Assista via smartphone e smartvs
  • Acesso a materiais complementares
  • Certificado da atividade