Palestrante
Samuel Lima
raduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), é mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutor pelo mesmo programa (2005). Cursou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, tanto no mestrado quanto no doutoramento na área de "Mídia e Teoria do Conhecimento", sob orientação dos professores Drs. Hélio Ademar Schuch (mestrado) e Nilson Lemos Lage (doutorado), ambos docentes do curso de jornalismo da UFSC. Foi docente e coordenador do curso de jornalismo da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em Joinville (SC), de fevereiro de 2000 até março/2009, trabalhando com disciplinas de edição para jornalismo impresso, jornal-laboratório, pesquisa em comunicação e seminários de mídia e política. Foi professor adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB), de 2009/2016. É professor do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (JOR/UFSC), desde 01/03/2016. É um dos coordenadores da pesquisa "Perfil profissional do jornalismo brasileiro" e integrou a equipe da pesquisa "Journalistic role performance around the globe - Etapa Brasil". É um dos coordenadores da pesquisa "Governança Social, Produção e Sustentabilidade para um jornalismo de novo tipo", concluída em junho de 2020. É pesquisador do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (UFSC), desde abril de 2014. Autor e co-organizador dos livros: "Perfil do Jornalista Brasileiro: características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012" (2013), em co-autoria com Jacques Mick; "Reportagem, pesquisa e investigação" (2012), com Rogério Christofoletti; "Ensinar comunicação: desafios pedagógicos no ensino do Jornalismo e da Publicidade" (2012), com Jacques Mick; "Jornalismo científico e pesquisa na Amazônia", com Manuel José de Sena Dutra; e, "Quem são os funcionários do Banco do Brasil? Perfil sociodemográfico, político e do trabalho (2014), em co-autoria com Jacques Mick; em 2016, lançou "Jornalismo, Crítica e Ética", em co-autoria com Francisco José Castilhos Karam; em 2018, publicou "Pesquisa de mercado: fundamentos teórico-metodológicos aplicados a estudos de publicidade e opinião", em co-autoria com Edmundo Brandão Dantas. Em 2020, publicou a obra "Novos olhares sobre o trabalho no jornalismo brasileiro", em co-autoria com Fábio Pereira, Paula Melani Rocha e Rafael Grohmann.