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Estudos do Discurso e sua relevância social

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R$ 12,90

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Grátis

Convidados

Palestrante
Gersiney Santos

Doutor em Linguística do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (PPGL - UnB). Mestre em Linguística do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (PPGL - UnB) (2013). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Atuou como integrante do grupo de pesquisa 'Mobilização, direitos e cidadania: ação, representação e identificação no discurso'. É membro da Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica sobre a Pobreza Extrema (REDLAD). É membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB). É membro do Laboratório de Estudos Críticos (LabEC) da Universidade de Brasília e da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED). Tem experiência como revisor/editor - sendo membro de equipe editorial e de conselho consultivo de periódicos acadêmicos de alcances nacional e internacional -, tradutor e docente de ensino superior nos níveis público e privado (área de Língua portuguesa) em instituições como Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e na Faculdade São Luís de França.Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Produção de Texto e Linguística ? com ênfase em Análise de Discurso Crítica (ADC) ?, Método Sincrônico-Diacrônico de Análise Linguística de Textos (MSDALT), atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa; Linguística; Discurso e linguagem; Produção de Texto; Educação e pobreza extrema.

Palestrante
Pilar Acosta

– Professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Brasília - IFB. Coordenadora do Curso de Ensino Médio Integrado em Administração do Instituto Federal de Brasília. Mestra (2012) e doutora (2018) em Linguística, área de concentração Linguagem e Sociedade - Análise de Discurso, do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasíília (PPGL - UnB). É licenciada (2011) e bacharela (2010) em Letras Português pela Universidade de Brasília (2010). Membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB). Filiada à Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED). Líder do Laboratório de Pesquisa "REDESCOBRIR: Laboratório Tecnologia e Diversidade" (IFB). Líder do grupo de pesquisa "Falo porque elas falam - Análise de Discurso Crítica e Estudos Feministas". Membro do Grupo de Pesquisa "Redescobrir: educação, cultura e práticas inovadoras". Foi laureada pela 9a edição do Prêmio Professores do Brasil, nas etapas Distrital, Regional - Centro-Oeste - e Nacional, na categoria Ensino Médio com o projeto "Heroínas sem estátua - o conhecimento a partir das mulheres" e foi agraciada com o 3º Prêmio Mulher Educadora, Cidadã do Mundo, no V Encontro de Mulheres Educadoras do SINPRO - DF. Esteve supervisora (2018) e coordenadora do PIBID Letras Português, Pedagogia e Dança do IFB (2019). Esteve supervisora do Projeto Salto do PIBID Letras e PBSL da Universidade de Brasília (2014-2017). Foi professora de Língua Portuguesa de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF (2013-2015). Atuou na orientação de monografias de conclusão de curso da Pós-Graduação Lato Sensu em Revisão de Texto do UniCEUB (2012- 2016). Foi tutora de diversas disciplinas pela UAB (2011-2013)

Palestrante
Gersiney Santos

Doutor em Linguística do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (PPGL - UnB). Mestre em Linguística do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (PPGL - UnB) (2013). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Atuou como integrante do grupo de pesquisa 'Mobilização, direitos e cidadania: ação, representação e identificação no discurso'. É membro da Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica sobre a Pobreza Extrema (REDLAD). É membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB). É membro do Laboratório de Estudos Críticos (LabEC) da Universidade de Brasília e da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED). Tem experiência como revisor/editor - sendo membro de equipe editorial e de conselho consultivo de periódicos acadêmicos de alcances nacional e internacional -, tradutor e docente de ensino superior nos níveis público e privado (área de Língua portuguesa) em instituições como Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e na Faculdade São Luís de França.Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Produção de Texto e Linguística ? com ênfase em Análise de Discurso Crítica (ADC) ?, Método Sincrônico-Diacrônico de Análise Linguística de Textos (MSDALT), atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa; Linguística; Discurso e linguagem; Produção de Texto; Educação e pobreza extrema.

Palestrante
Pilar Acosta

– Professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Brasília - IFB. Coordenadora do Curso de Ensino Médio Integrado em Administração do Instituto Federal de Brasília. Mestra (2012) e doutora (2018) em Linguística, área de concentração Linguagem e Sociedade - Análise de Discurso, do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasíília (PPGL - UnB). É licenciada (2011) e bacharela (2010) em Letras Português pela Universidade de Brasília (2010). Membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB). Filiada à Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED). Líder do Laboratório de Pesquisa "REDESCOBRIR: Laboratório Tecnologia e Diversidade" (IFB). Líder do grupo de pesquisa "Falo porque elas falam - Análise de Discurso Crítica e Estudos Feministas". Membro do Grupo de Pesquisa "Redescobrir: educação, cultura e práticas inovadoras". Foi laureada pela 9a edição do Prêmio Professores do Brasil, nas etapas Distrital, Regional - Centro-Oeste - e Nacional, na categoria Ensino Médio com o projeto "Heroínas sem estátua - o conhecimento a partir das mulheres" e foi agraciada com o 3º Prêmio Mulher Educadora, Cidadã do Mundo, no V Encontro de Mulheres Educadoras do SINPRO - DF. Esteve supervisora (2018) e coordenadora do PIBID Letras Português, Pedagogia e Dança do IFB (2019). Esteve supervisora do Projeto Salto do PIBID Letras e PBSL da Universidade de Brasília (2014-2017). Foi professora de Língua Portuguesa de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF (2013-2015). Atuou na orientação de monografias de conclusão de curso da Pós-Graduação Lato Sensu em Revisão de Texto do UniCEUB (2012- 2016). Foi tutora de diversas disciplinas pela UAB (2011-2013)

Sobre o evento

A proposta deste seminário é discutir a perspectiva da estética negra, indígena, quilombola nas práticas docentes, bem como na produção, reprodução e consumo de imagens e textos. Tal discussão é essencial ao meio acadêmico, tendo em vista que é empírico o movimento estético decolonial que surgiu na última década, em resposta a meio século de construção de uma estética colonial que promoveu e, ainda, promove relações hegemônicas. Nessa conjuntura, temos a responsabilidade social de agenciar debates e discursos em favor da visibilidade de uma estética decolonial, além de ponderar sobre a naturalização e cristalização da estética colonial que permeia nossa vida cotidiana.

O acesso ao conteúdo é 100% gratuito. A emissão do certificado custa R$ 12,90.

Benefícios

  • Acesso vitalício
  • Assista via smartphone e smartvs
  • Acesso a materiais complementares
  • Certificado da atividade