Mesa-redonda 60 inscritos

Mulheres Compositoras: pesquisas, saberes e vivências

Certificado de 2h

Certificado Even3

100% Online

Gratuito

Assistir com certificado de 2 horas

R$ 12,90

Acesso por 1 mês sem Certificado

Grátis

Convidados

Palestrante
Gabriella de Mattos Affonso

Natural de Belém, Gabriella Affonso iniciou seus estudos de piano com Doris Azevedo, obtendo o curso técnico sob sua orientação pela Escola de Música da UFPA. Possui Bacharelado e Mestrado pela City University of New York (EUA) sob a orientação de Edna Golandsky, com a qual estudou e aperfeiçoou a abordagem Taubman (técnica pianística) por vários anos. Realizou curso de Performer Diploma em Piano na Indiana University (Bloomington, EUA) com o pianista Arnaldo Cohen, obtendo uma bolsa para atuar nesta universidade como "Associate Instructor''. Dentre outros pianistas importantes à sua formação destacam-se Antonio Guedes Barbosa, Daysi de Luca e Edson Elias, com quem estudou na École Normale de Musique de Paris (França). É Doutora em Música pela Universidade de São Paulo (USP), tendo como orientador o Prof. Dr. Eduardo Monteiro. Sua pesquisa foca em aspectos da performance de obras de Chopin relacionados às tradições interpretativas do compositor, às características e experimentação dos pianos de época, entre outros. Em 2018 realizou um Master Course em performance em pianos históricos e em pianos modernos promovido pelo Narodowy Instytut Fryderyka Chopina (Instituto Chopin), em Varsóvia (Polônia). Detentora de prêmios no Brasil, Estados Unidos e França, Gabriella atua como recitalista, camerista e solista de orquestra. Profere palestras e ministra workshops, seminários e masterclasses de piano (Unicamp, Faculdade Santa Marcelina – São Paulo, IECG – Pará, EINPP), atuando como professora de piano nas Oficinas de Piano USP (ECA, USP – São Paulo) e em festivais internacionais de música no Brasil. Em 2019 lecionou piano no Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) – Pará, e atualmente é professora efetiva da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) e integra a comissão organizadora do VI Encontro Internacional de Pedagogia do Piano (2021).

Palestrante
Gisele Pires Mota

Professora de Piano, Música de Câmara e Colaboração Pianística da Universidade de Brasília, Gisele Pires Mota possui Pós-Doutorado em Música Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal, Doutorado em Piano Performance – Acompanhamento e Música de Câmara (Florida State University – EUA), Mestrado em Performance Musical (Universidade Federal de Goiás), além de aperfeiçoamento com a pianista russa Anastasyia Evsina e masterclasses com Margot Garret, Warren Jones, Simone Dinnerstein, Moura Castro, Sergei Dukachev entre outros. Já tocou com instrumentistas e cantores dos EUA, Hungria, Áustria, Coreia, França, Porto Rico, em óperas no Brasil e nos Estados Unidos, em coros e também em peças de teatro. Faz parte do Duo Calliandra e do Brasília Ensemble. Além da carreira de pianista colaboradora, apresentou recentemente recitais solo com repertório polonês e brasileiro em turnê pela Europa. Participou como convidada da gravação de diversos CDs e em 2014 lançou o CD “Luz e Névoa – Canções de Câmara de Alberto Nepomuceno” com o tenor André Vidal, sendo este o primeiro registro somente com canções em português do compositor. Apresentou-se em diversas cidades do Brasil (Natal, Rio de Janeiro, Goiânia, Belo Horizonte, Campinas, Brasília e outras), Estados Unidos e em turnê pela Europa. Vem atuando como professora e palestrante em festivais de música nacionais e internacionais como pianista e camerista. Como pesquisadora, é coordenadora do Laboratório de Pesquisas Pianísticas – LPP do Departamento de Música da UnB, onde tem desenvolvido estudos e publicado artigos sobre a inter-relação entre poesia e música, repertório cancional brasileiro, formação e mercado de trabalho do pianista, música contemporânea para piano e resgate da obra pianística e camerística de compositoras brasileiras. É fundadora e vice-presidente da recém criada ABPC – Associação Brasileira de Piano Colaborativo.

Palestrante
Gabriella de Mattos Affonso

Natural de Belém, Gabriella Affonso iniciou seus estudos de piano com Doris Azevedo, obtendo o curso técnico sob sua orientação pela Escola de Música da UFPA. Possui Bacharelado e Mestrado pela City University of New York (EUA) sob a orientação de Edna Golandsky, com a qual estudou e aperfeiçoou a abordagem Taubman (técnica pianística) por vários anos. Realizou curso de Performer Diploma em Piano na Indiana University (Bloomington, EUA) com o pianista Arnaldo Cohen, obtendo uma bolsa para atuar nesta universidade como "Associate Instructor''. Dentre outros pianistas importantes à sua formação destacam-se Antonio Guedes Barbosa, Daysi de Luca e Edson Elias, com quem estudou na École Normale de Musique de Paris (França). É Doutora em Música pela Universidade de São Paulo (USP), tendo como orientador o Prof. Dr. Eduardo Monteiro. Sua pesquisa foca em aspectos da performance de obras de Chopin relacionados às tradições interpretativas do compositor, às características e experimentação dos pianos de época, entre outros. Em 2018 realizou um Master Course em performance em pianos históricos e em pianos modernos promovido pelo Narodowy Instytut Fryderyka Chopina (Instituto Chopin), em Varsóvia (Polônia). Detentora de prêmios no Brasil, Estados Unidos e França, Gabriella atua como recitalista, camerista e solista de orquestra. Profere palestras e ministra workshops, seminários e masterclasses de piano (Unicamp, Faculdade Santa Marcelina – São Paulo, IECG – Pará, EINPP), atuando como professora de piano nas Oficinas de Piano USP (ECA, USP – São Paulo) e em festivais internacionais de música no Brasil. Em 2019 lecionou piano no Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) – Pará, e atualmente é professora efetiva da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) e integra a comissão organizadora do VI Encontro Internacional de Pedagogia do Piano (2021).

Palestrante
Gisele Pires Mota

Professora de Piano, Música de Câmara e Colaboração Pianística da Universidade de Brasília, Gisele Pires Mota possui Pós-Doutorado em Música Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal, Doutorado em Piano Performance – Acompanhamento e Música de Câmara (Florida State University – EUA), Mestrado em Performance Musical (Universidade Federal de Goiás), além de aperfeiçoamento com a pianista russa Anastasyia Evsina e masterclasses com Margot Garret, Warren Jones, Simone Dinnerstein, Moura Castro, Sergei Dukachev entre outros. Já tocou com instrumentistas e cantores dos EUA, Hungria, Áustria, Coreia, França, Porto Rico, em óperas no Brasil e nos Estados Unidos, em coros e também em peças de teatro. Faz parte do Duo Calliandra e do Brasília Ensemble. Além da carreira de pianista colaboradora, apresentou recentemente recitais solo com repertório polonês e brasileiro em turnê pela Europa. Participou como convidada da gravação de diversos CDs e em 2014 lançou o CD “Luz e Névoa – Canções de Câmara de Alberto Nepomuceno” com o tenor André Vidal, sendo este o primeiro registro somente com canções em português do compositor. Apresentou-se em diversas cidades do Brasil (Natal, Rio de Janeiro, Goiânia, Belo Horizonte, Campinas, Brasília e outras), Estados Unidos e em turnê pela Europa. Vem atuando como professora e palestrante em festivais de música nacionais e internacionais como pianista e camerista. Como pesquisadora, é coordenadora do Laboratório de Pesquisas Pianísticas – LPP do Departamento de Música da UnB, onde tem desenvolvido estudos e publicado artigos sobre a inter-relação entre poesia e música, repertório cancional brasileiro, formação e mercado de trabalho do pianista, música contemporânea para piano e resgate da obra pianística e camerística de compositoras brasileiras. É fundadora e vice-presidente da recém criada ABPC – Associação Brasileira de Piano Colaborativo.

Sobre o conteúdo

A efervescência de estudos sobre mulheres nas artes, a partir da segunda metade do século XX, desperta novos olhares e reflexões acerca de sua (não) existência no campo criativo. Um novo olhar se faz necessário para ampliar o debate sobre as práticas e representações femininas na música, de forma a tornar visível a produção e os estudos sobre mulheres no Brasil.

Sobre o evento

Para promover um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre profissionais e estudantes de Música, a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) realizará, de 13 a 17 de dezembro, a 48ª edição do Encontro de Artes de Belém (ENARTE). O evento será online e gratuito. Idealizado pela primeira vez na década de 1970 pelo pianista, professor e compositor Altino Pimenta, o ENARTE nasceu como proposta para promover as diversas linguagens artísticas em atuação na UFPA, no período do Círio de Nazaré. Com o tempo, o projeto configurou-se como uma mostra musical e, hoje, apresenta resultados das atividades acadêmicas e artísticas de professores e alunos da EMUFPA, além de trazer convidados. Em 2021, o ENARTE celebra o centenário de seu criador. Biografia. Altino Rosauro Salazar Pimenta (1921-2003) foi pianista, compositor, letrista e professor de música, nascido em Belém/PA. Recebeu aulas particulares de piano na infância; posteriormente, concluiu o curso de piano de Mário Neves. Ao longo de sua vida, obteve sólido currículo por meio de cursos e atuações profissionais, residindo em Belém, Rio de Janeiro, Amapá e Minas Gerais. Sua formação foi marcada pelos estudos em teoria musical com Iberê Lemos e Lorenzo Fernandez e aperfeiçoamento pianístico com Magdalena Tagliaferro, Herminia Roubaud e Maria do Carmo Ney, além de cursos de musicologia com George Kullmann e Ernest Schumann. Sua formação musical foi complementada pela experiência profissional em emissoras de rádio e outros estabelecimentos, nos quais passou a tocar gêneros populares e a fazer improvisos, bem como pelo exercício da docência em diversos contextos. Seu trabalho composicional é manifesto desde a juventude, mas somente a partir de 1980 sua produção cresce em volume e se aprimora em estilo. Concentra-se em música para câmara, piano solo e canções, em sua maior parte com poemas de autores amazônicos que evocam paisagens culturais brasileiras. Seu estilo o coloca em comparação com Waldemar Henrique, Villa-lobos e outros de vertente nacionalista. Divulgou sua obra no exterior durante a década de 1990, em viagens à Alemanha, França e Estados Unidos. Produziu três discos e dois álbuns de partituras, que abarcam parte de suas composições. Até o ano de 2002, que antecede o ano de sua morte, continuava compondo, demonstrando seu ímpeto artístico e entusiasmo pela vida, tão relatados por seus conhecidos. Sua vida e obra têm sido objeto de estudo e de inspiração para os que conviveram com ele e por admiradores de sua música. Além de sua relevância como compositor, Altino Pimenta é estimado por sua atuação como professor e gestor do Serviço de Atividades Musicais da UFPA (atual Escola de Música da UFPA), período em que criou o Encontro de Artes de Belém, em 1974.

O acesso ao conteúdo é 100% gratuito. A emissão do certificado custa R$ 12,90.

Benefícios

  • Acesso vitalício
  • Assista via smartphone e smartvs
  • Acesso a materiais complementares
  • Certificado da atividade