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A classe de trompete da EMUFPA traz como convidado para o 48º ENARTE o professor Jorge Almeida. Renomado internacionalmente, o músico irá compartilhar sua experiência como solista internacional e principal trompete de umas das maiores orquestras da Europa, dividindo com os participantes um pouco de seu amplo conhecimento sobre a performance do instrumento e sua cosmovisão sobre a escola de trompete na Europa e, principalmente, em Portugal, destacando que o grande desenvolvimento do repertório solo e orquestral para o instrumento deu-se a partir do maior invento tecnológico para ele: chaves e pistons, no século XIX. A proposta da masterclass inclui uma explanação sobre a escola de trompete na Europa quanto ao desenvolvimento do repertório e aos correspondentes processos estilísticos. A atividade divide-se em : (1) apresentação curricular do ministrante; (2) exposição dos estilos, do repertório e preparação; (3) exposições dos vídeos pré-gravados de quatro a cinco alunos; (4) conclusão e agradecimentos. Destina-se a alunos de todos os níveis e a profissionais que almejam uma carreira em todos os âmbitos em que o trompete seja necessário. Os interessados em participar da atividade como executantes devem postar vídeo da sua performance no YouTube e enviar o link para o e-mail elielson@ufpa.br O vídeo deve constar na plataforma como "não listado" e conter, no título ou na descrição, nome do compositor, nome da peça e nome do executante. Até 5 participantes serão atendidos, conforme ordem de envio.
Para promover um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre profissionais e estudantes de Música, a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) realizará, de 13 a 17 de dezembro, a 48ª edição do Encontro de Artes de Belém (ENARTE). O evento será online e gratuito. Idealizado pela primeira vez na década de 1970 pelo pianista, professor e compositor Altino Pimenta, o ENARTE nasceu como proposta para promover as diversas linguagens artísticas em atuação na UFPA, no período do Círio de Nazaré. Com o tempo, o projeto configurou-se como uma mostra musical e, hoje, apresenta resultados das atividades acadêmicas e artísticas de professores e alunos da EMUFPA, além de trazer convidados. Em 2021, o ENARTE celebra o centenário de seu criador. Biografia. Altino Rosauro Salazar Pimenta (1921-2003) foi pianista, compositor, letrista e professor de música, nascido em Belém/PA. Recebeu aulas particulares de piano na infância; posteriormente, concluiu o curso de piano de Mário Neves. Ao longo de sua vida, obteve sólido currículo por meio de cursos e atuações profissionais, residindo em Belém, Rio de Janeiro, Amapá e Minas Gerais. Sua formação foi marcada pelos estudos em teoria musical com Iberê Lemos e Lorenzo Fernandez e aperfeiçoamento pianístico com Magdalena Tagliaferro, Herminia Roubaud e Maria do Carmo Ney, além de cursos de musicologia com George Kullmann e Ernest Schumann. Sua formação musical foi complementada pela experiência profissional em emissoras de rádio e outros estabelecimentos, nos quais passou a tocar gêneros populares e a fazer improvisos, bem como pelo exercício da docência em diversos contextos. Seu trabalho composicional é manifesto desde a juventude, mas somente a partir de 1980 sua produção cresce em volume e se aprimora em estilo. Concentra-se em música para câmara, piano solo e canções, em sua maior parte com poemas de autores amazônicos que evocam paisagens culturais brasileiras. Seu estilo o coloca em comparação com Waldemar Henrique, Villa-lobos e outros de vertente nacionalista. Divulgou sua obra no exterior durante a década de 1990, em viagens à Alemanha, França e Estados Unidos. Produziu três discos e dois álbuns de partituras, que abarcam parte de suas composições. Até o ano de 2002, que antecede o ano de sua morte, continuava compondo, demonstrando seu ímpeto artístico e entusiasmo pela vida, tão relatados por seus conhecidos. Sua vida e obra têm sido objeto de estudo e de inspiração para os que conviveram com ele e por admiradores de sua música. Além de sua relevância como compositor, Altino Pimenta é estimado por sua atuação como professor e gestor do Serviço de Atividades Musicais da UFPA (atual Escola de Música da UFPA), período em que criou o Encontro de Artes de Belém, em 1974.