Live 159 inscritos

Novas Tecnologias digitais da informação e comunicação no Ensino de Química: desafios no contexto da pandemia

Certificado de 3h

Certificado Even3

100% Online

Gratuito

Assistir com certificado de 3 horas

R$ 12,90

Acesso por 1 mês sem Certificado

Grátis

Convidados

Palestrante
Profª Drª. Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos-UFPE-(Palestrante)

Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008) e mestra em Ensino das Ciências (2011) pelo Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE) e doutora em Ensino de Química (2015) pelo Programa Interunidades em Ensino das Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP). Coordena o Núcleo de Investigação de Práticas Pedagógicas no Ensino de Química (@NIPPEQ), certificado pela CNPq. Professora Permanente nos Programas de Pós Graduação em Educação e Matemática (PPGECM-UFPE) e Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI-UFRPE). Atua nas linhas de pesquisa: Formação de Professores com produção e uso de recursos da Tecnologias da informação e Comunicação (TIC) no Ensino de Química; Estruturação de estratégias didáticas para uso de simulações e recursos lúdicos no Ensino de Química para a Educação Básica e Ensino Superior; Produção e Uso de tiras cômicas no Ensino de Química; Além de desenvolver ações extensionistas com desenvolvimento de práticas formativas contextualizadas e interdisciplinares e coordenação da Feira de Ciências do Agreste Pernambucano (FCAP) e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Atualmente é consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e de periódicos nacionais, atuando também como professora colaboradora - Espaço Ciência.

Palestrante
Profª Drª. Maria das Graças Cleophas-UNILA-(Palestrante)

Licenciada em Química e mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID e contribuiu administrativamente atuando como vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é Professora Adjunta (Nível 2) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Coordenadora do Curso de Química - Licenciatura e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui experiência com o ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Construção de diferentes estratégias e materiais lúdico-didáticos voltados para formação de professores de Ciências; Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem das ciências naturais; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências; Uso de m-learning como estratégia de ensino da Química; Formação de Professores de Ciências e Estratégias Metacognitivas. É Membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (ReLAPEQ), editora da Revista Educação Química en Punto de Vista (EQPV) e Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS). É líder do Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química (NuDPEQ). Promove a popularização da química por meio do site A Graça da Química (www.agracadaquimica.com.br).

Palestrante
Profº Me. Thiago Pereira da Silva-UNIVASF- (Mediador)

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUIMICA pela Universidade Estadual da Paraíba (2008), Pós Graduação em EDUCAÇÃO AMBIENTAL pela FIP ( 2011), Pós Graduação em METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA pela UNINTER (2014). Mestre em ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA pela UFRN (2015), com pesquisa na área de Ensino de Química.Atuou como Professor Substituto na Área de Ensino de Química da Universidade Estadual da Paraíba- CCT- DQ, no período de Agosto de 2011 á Dezembro de 2015, e como professor substituto da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG- CES- Cuité, no período de outubro de 2015 á Julho de 2017, atuando na área de Ensino de Química. Atualmente é professor efetivo Assistente A, da Universidade Federal Vale do São Francisco-UNIVASF- Campus Serra da Capivara- São Raimundo Nonato-PI, do curso de Licenciatura em Química, atuando na Área de Ensino de Química. Trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: Construção e validação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para o Ensino de Química;Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel; Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira; Formação de Professores de Química; Educação em direitos humanos e os conteúdos cordiais no Ensino de Química; Tecnologias da Informação e comunicação no Ensino de Química e questões sóciocientíficas e abordagem CTSA no Ensino de Química.

Palestrante
Profª Drª. Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos-UFPE-(Palestrante)

Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008) e mestra em Ensino das Ciências (2011) pelo Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE) e doutora em Ensino de Química (2015) pelo Programa Interunidades em Ensino das Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP). Coordena o Núcleo de Investigação de Práticas Pedagógicas no Ensino de Química (@NIPPEQ), certificado pela CNPq. Professora Permanente nos Programas de Pós Graduação em Educação e Matemática (PPGECM-UFPE) e Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI-UFRPE). Atua nas linhas de pesquisa: Formação de Professores com produção e uso de recursos da Tecnologias da informação e Comunicação (TIC) no Ensino de Química; Estruturação de estratégias didáticas para uso de simulações e recursos lúdicos no Ensino de Química para a Educação Básica e Ensino Superior; Produção e Uso de tiras cômicas no Ensino de Química; Além de desenvolver ações extensionistas com desenvolvimento de práticas formativas contextualizadas e interdisciplinares e coordenação da Feira de Ciências do Agreste Pernambucano (FCAP) e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Atualmente é consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e de periódicos nacionais, atuando também como professora colaboradora - Espaço Ciência.

Palestrante
Profª Drª. Maria das Graças Cleophas-UNILA-(Palestrante)

Licenciada em Química e mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID e contribuiu administrativamente atuando como vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é Professora Adjunta (Nível 2) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Coordenadora do Curso de Química - Licenciatura e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui experiência com o ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Construção de diferentes estratégias e materiais lúdico-didáticos voltados para formação de professores de Ciências; Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem das ciências naturais; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências; Uso de m-learning como estratégia de ensino da Química; Formação de Professores de Ciências e Estratégias Metacognitivas. É Membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (ReLAPEQ), editora da Revista Educação Química en Punto de Vista (EQPV) e Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS). É líder do Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química (NuDPEQ). Promove a popularização da química por meio do site A Graça da Química (www.agracadaquimica.com.br).

Palestrante
Profº Me. Thiago Pereira da Silva-UNIVASF- (Mediador)

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUIMICA pela Universidade Estadual da Paraíba (2008), Pós Graduação em EDUCAÇÃO AMBIENTAL pela FIP ( 2011), Pós Graduação em METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA pela UNINTER (2014). Mestre em ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA pela UFRN (2015), com pesquisa na área de Ensino de Química.Atuou como Professor Substituto na Área de Ensino de Química da Universidade Estadual da Paraíba- CCT- DQ, no período de Agosto de 2011 á Dezembro de 2015, e como professor substituto da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG- CES- Cuité, no período de outubro de 2015 á Julho de 2017, atuando na área de Ensino de Química. Atualmente é professor efetivo Assistente A, da Universidade Federal Vale do São Francisco-UNIVASF- Campus Serra da Capivara- São Raimundo Nonato-PI, do curso de Licenciatura em Química, atuando na Área de Ensino de Química. Trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: Construção e validação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para o Ensino de Química;Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel; Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira; Formação de Professores de Química; Educação em direitos humanos e os conteúdos cordiais no Ensino de Química; Tecnologias da Informação e comunicação no Ensino de Química e questões sóciocientíficas e abordagem CTSA no Ensino de Química.

Sobre o evento

O I Seminário Virtual do Curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, terá como tema: "Química, Educação e Ensino: algumas discussões contemporâneas e terá como objetivo refletir sobre alguns temas atuais na área de Química, Educação e Ensino que tem se destacado no cenário educacional brasileiro, trazendo as suas contribuições para o desenvolvimento destas ciências e em particular, para a formação dos professores de Química. As transmissões ocorrerão ao vivo pelo canal do youtube da TV Caatinga-UNIVASF! Sejam bem vindos! Será um prazer tê-los conosco!

O acesso ao conteúdo é 100% gratuito. A emissão do certificado custa R$ 12,90.

Benefícios

  • Acesso vitalício
  • Assista via smartphone e smartvs
  • Acesso a materiais complementares
  • Certificado da atividade