IX CInCCi - Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade
O propósito do VIII CINCCI
é reunir pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir as atividades terciárias
(comércio, serviços e turismo) e sua relação com o território, diante dos constantes desafios impostos
por um mundo globalizado, onde o consumo, estimulado e facilitado pelas
mudanças tecnológicas, ignora as fronteiras físicas, promove alterações
comportamentais e contribui para o acirramento das mudanças climáticas, ao potencializar a produção de bens, ampliar os meios e a forma de distribuição e
armazenagem e intensificar a necessidade de descarte.
Os eventos do CINCCI têm sido realizados desde 2005. Nascido no âmbito
da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, junto ao Laboratório de
Comércio e Cidade – LABCOM, apresenta-se como o único evento nacional a tratar
da relação comércio, serviços e cidade junto à área do conhecimento da Arquitetura
e Urbanismo. A relevância dos estudos sobre as atividades terciárias e a cidade,
para além de sua função de abastecimento, distribuição e consumo de bens e
serviços que exercem, também respondem pela vitalidade urbana e pelo
fortalecimento das relações humanas ao propiciar e potencializar os encontros,
tão desejados e valorizados.
Os CINCCI’s têm reunido pesquisadores de diversas universidades públicas
e privadas que se dedicam ao estudo dessa temática, abrindo espaço para
estudantes de pós-graduação e de graduação, sempre buscando a participação de
profissionais dessa área do conhecimento visando aproximar a academia à
sociedade. O caráter transdisciplinar
que envolve os eventos “comércio e cidade”, se evidencia pela crescente
participação de pesquisadores e palestrantes de outras áreas do conhecimento
como geografia, turismo, economia, antropologia, história urbana, design,
administração e marketing, dentre outras. O evento já foi realizado em São
Paulo, Uberlândia, Porto Alegre e virtualmente a partir de Fortaleza e Londrina,
tendo recebido auxílio de Instituições como FAPESP, CNPQ, CAPES, SEBRAE, das
Universidades receptoras do evento e das demais universidades de origem dos membros
da comissão organizadora.
ESPAÇO DO TERCIÁRIO, DINÂMICAS ECONÔMICAS E SOCIOAMBIENTAIS: repensando práticas e revendo paradigmas
O consumo de bens e serviços tangíveis e intangíveis que estão no âmbito das atividades terciárias, tem se apresentado como forte motor da economia mundial, cujos impactos territoriais já estão sendo observados e precisam ser mais bem compreendidos para melhor administrados em busca da qualidade ambiental urbana de nossas cidades. Se por um lado 0 advento da virtualidade além de trazer outros contornos e desafios para a relação dialética entre o consumo e a cidade no Século XXI reforçando um desprendimento do “aqui e agora” diante de uma outra relação com o tempo e o espaço, responde também pela possibilidade ampliada do consumo diante dos apelos gerados e direcionados ao consumismo que contribuem para a emergência das mudanças climáticas seja no âmbito da produção, da distribuição, do consumo ou do descarte. Assim, o momento atual exige mudanças de paradigma no comportamento individual e coletivo, dos consumidores, fornecedores e divulgadores, no sentido de garantir a qualidade de vida, a vitalidade urbana e a sustentabilidade do planeta. Esses desafios acabam impondo múltiplas perspectivas e aportes empíricos, teóricos e interpretativos para antigas e novas questões no campo da Gestão e do Planejamento Urbano e Regional, da Arquitetura e Urbanismo, do Design e áreas afins.
Nesse contexto, convidamos a comunidade acadêmica e profissional a discutir essa temática submetendo trabalhos que pretendam avançar na discussão do terciário (comércio, serviços e turismo) diante das transformações espaciais e comportamentais às que o mundo digital tem promovido, bem como aos impactos socioambientais decorrentes dos apelos consumistas. e que também contribuem para a emergência das mudanças climáticas.
EIXOS TEMÁTICOS: (preferencialmente, mas não estão limitados a)
1. ASPECTOS SOCIAIS, AMBIENTAIS, CULTURAIS, ARTÍSTICOS e VIRTUAIS DO CONSUMO:
cultura e consumo, troca, cultura material; consumidor, consumo e consumismo; moda e modismo, arte urbana; consumo de arte e patrimônio, consumo e entretenimento, ética e cidadania, consumo e controle social, consumo e saúde mental, consumo e alienação, consumo e mídias sociais. Abastecimento e desperdício, consumo e descartabilidade
2.TERCIÁRIO, PLANEJAMENTO, INTERVENÇÃO E GESTÃO URBANA: políticas urbanas, gestão e planejamento; urbanismo comercial; políticas de requalificação, resiliência urbana, mercado imobiliário; redes e fluxos, dinâmicas urbanas; cidades 24 horas, centros e centralidades, cidades criativas, análise espacial do terciário, modelos urbanos e configuracionais, geomarketing, teorias locacionais, comércio e serviços informais (ambulantes).
3. A ARQUITETURA E OS ESPAÇOS DE ABASTECIMENTO E CONSUMO: espaços varejistas e inserção urbana; tipologias arquitetônicas de comércio e serviços: mercados públicos, lojas de departamento, galerias comerciais; franquias; shopping centers, outlets,flagship stores; lojas; pop centers, camelódromos, centros empresariais, espaços de co-working, conjuntos multiusos/multifuncionais, centros de recreação e lazer; museus; centros de exposição e eventos, hotelaria, resorts, centros de gestão; Black stores ; Dark kitchens, entre outros.
4. CIDADE, ARQUITETURA E DESIGN COMO SIGNOS DO CONSUMO: city marketing, paisagem urbana e mídia exterior; comunicação urbana, branding, showroom; arquitetura promocional em feiras e exposições de negócios; pop-up stores, vitrinas,visual merchandising; páginas na web; publicidade, marketing digital.
5. TURISMO E LAZER , PRODUÇÃO E CONSUMO DE LUGARES E EXPERIÊNCIAS turismo e urbanização; turismo e mercado imobiliário; consumo dos lugares; turismo e centros urbanos; turismo e requalificação urbana; turismo e patrimônio; turismo urbano; turismo e ;ecoturismo. . turismo e meio ambiente, megaeventos; eventos e espaço público; segmentação do turismo (compras, negócios, cultural, etc.); turismo e arquitetura; arquitetura temática; atrações, serviços e infraestrutura turística; hospitalidade, viagens, divulgação turística,turismo de experiências, turismo comunitário, turismo e a cultura dos streamings, turismofobia.
6. LOGÍSTICAS TERRITORIAIS E VIRTUAIS DO TERCIÁRIO: fluxos urbanos e regionais, abastecimento alimentar; centros de distribuição e armazenagem; transporte de cargas e modais de distribuição; logística portuária; novas hierarquias urbanas e novas centralidades; mobilidade e transporte; uberização, distribuição de mercadorias, e-commerce, serviços on-line, serviços por aplicativos e mídias sociais; automação e tecnologia; cidades inteligentes, IA
Cronograma
(Datas importantes)
30 de Abril, 2025 21 de Maio, 2025 - data limite para submissão dos
resumos dos trabalhos e dos pôsteres de graduação.
30 de Maio, 2025 - divulgação dos trabalhos aceitos
para apresentação e/ou publicação nos anais; e dos pôsteres selecionados
para exposição.
30 de junho, 2025 - data limite
para inscrição de artigos e pôsteres, garantindo a inclusão nos
anais e na programação do evento. Prazo final para envio do artigo
completo
30 de Junho 2025 - data limite para envio das
imagens para o Concurso Fotográfico e envio do e-mail com as informações
para o lançamento dos livros na sessão de “Conversa com Autoras e
Autores”.
30 de Julho, 2025 – divulgação da programação
oficial.
10,11 e 12 de setembro de 2025 – Realização do VIII CinCCi, em
Uberlândia.
Atividades do evento
ARTIGOS COMPLETOS
Serão
aceitos trabalhos em Inglês, Português e Espanhol, conforme o template a ser disponibilizado em https://www.even3.com.br/comercioecidade2025
e deverão ser submetidos no formato de resumo com até 500 palavras,fundamentados
em projetos de pesquisa, de extensão, teses, dissertações, e/ou trabalhos
técnicos.
Os
resumos com máximo de 500 palavras deverão conter a seguinte estrutura: (1) título;
(2) entre 3 e 5 palavras-chave; (3) identificação do problema a ser investigado,
objetivos do trabalho e a síntese da metodologia e; (4) principais resultados e
contribuições obtidos;
Os
trabalhos serão submetidos por meio da plataforma do evento https://www.even3.com.br/comercioecidade2025/
onde deverão identificar o nome (autoria), instituição de origem, e-mail,
indicação da temática escolhida. No momento do envio, o autor principal deverá
responder um formulário Google disponível na plataforma do evento, informando
os dados de cadastro dos autores e instituição.
Quanto
à autoria, cada trabalho deverá ter no máximo três autores. Quando houver mais
de três autores deverão ser explicitadas a participação de cada autor no
projeto e/ou na elaboração do texto. Os trabalhos com múltiplos autores (ou
grupos) deverão ter pelo menos um deles inscrito no evento; um mesmo autor pode
ser responsável por até 2 (duas) apresentações de trabalho; caso um mesmo grupo
apresente mais de um trabalho, o primeiro autor deve sempre observar a
categoria mínima ‘Estudante de Pós-Graduação’. Todos os trabalhos aprovados
pela Comissão Científica, desde que inscritos, serão incluídos nos Anais do Evento.
PÔSTERES
DE GRADUAÇÃO
A
exposição de pôsteres é uma modalidade direcionada aos estudantes de graduação,
visando valorizar a sua produção e estimular a formação de novos pesquisadores na
área objeto do Colóquio. Serão aceitos trabalhos desenvolvidos como Iniciação
Científica, trabalho de disciplinas ou Trabalho de Conclusão de Curso de
Graduação que tenham vinculação com as temáticas do evento e inscritos em
conjuntos com o professor orientador.
Os
resumos dos pôsteres serão selecionados pela Coordenação Geral; os aceitos
serão publicados nos Anais, mediante inscrição no evento. A data limite para
envio dos resumos, dos pôsteres e da inscrição constam do cronograma do evento.
Os estudantes de graduação participantes deverão
trazer um pôster impresso no primeiro dia do evento, de acordo com o template
específico para tal a ser disponibilizado, para integrar uma exposição painéis
e participar dos momentos de diálogo sobre as pesquisas / trabalhos realizados.
VI
CONCURSO DE FOTOGRAFIAS
O
VII Concurso de Fotografias é uma atividade cultural que ocorre durante o IX
CinCCi, com a temática: O LUGAR DA TROCA, DO
COMÉRCIO E DO CONSUMO
O
concurso visa incentivar um olhar reflexivo sobre as práticas da troca,
comércio e consumo, através de imagens fotográficas. É voltado a todos os
interessados e amantes da fotografia. Cada participante do VII CONCURSO DE
FOTOGRAFIAS pode inscrever até 02 imagens, independentemente de sua inscrição
no evento.
As
imagens devem ser submetidas na plataforma https://www.even3.com.br/comercioecidade2025
, em formato digital (JPG) com resolução mínima de 300 dpi, incluindo um título
de não mais do que 10 palavras.
O
arquivo deverá conter o nome, endereço e profissão do autor(a). O envio das
imagens implica no aceite às condições e regulamentos do concurso, disponível
do site do evento. As imagens serão exibidas durante o IX CinCCi sem
identificação de autoria. A definição das três melhores imagens será feita
pelos participantes inscritos no Colóquio. As três imagens que receberem a
maior pontuaçãototal, de
acordo com o regulamento, serão as vencedoras.Cada autor(a) irá receber um certificado de participação e os vencedores
os certificados de premiação.
LEILÃO DE LIVROS
Visando
a divulgação de produções intelectuais e artísticas na área e propiciar uma
maior interação entre os participantes para além da troca de ideias, o IX CinCCi realizará
a sexta edição do “LEILÃO DE LIVROS”, que tem sido sempre exitosa.
Os
participantes poderão aderir à atividade por meio de doação à
Coordenação Geral, durante o evento, de livros, CDs, teses, dissertações e
outras publicações (antigas, esgotadas ou recém-publicadas). Este ano o leilão
também poderá receber produtos, fotos, gravuras etc., de autoria dos
participantes. O caráter é cultural, de divulgação e como forma de promover o
consumo de experiências. A aquisição dos produtos pelos participantes será
realizada durante o evento por meio de lances (melhor oferta), geralmente abaixo
do seu valor de mercado. Os recursos obtidos pelo leilão serão utilizados para
cobrir despesas do evento. Se tiver dúvidas, consulte cincci.2025@gmail.com.
CONVERSA COM AUTORAS E AUTORES
Todososparticipantes do
evento que tenham livros recentemente publicados (de 2020 em diante) sobre a
temática principal, ou eixos do evento, são convidados para participar nesta
atividade. Para tanto, solicitamos aos autores interessados que entrem em
contato com a Comissão Organizadora, por meio do e-mail cincci.2025@gmail.com enviando os dados de sua obra.
A Coordenação Geral organizará uma sessão denominada ‘Conversa com Autores’,
respeitando os interesses do evento, a qual integrará a programação geral. As
obras poderão ser comercializadas no local sob inteira responsabilidade de seus
respectivos autores.