Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente

Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente

presencial Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB - Redenção - Ceará - Brasil

O evento já encerrou

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Evento online

III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

29 de Agosto de 2022

XVIII Brazilian Congress of Plant Physiology and I Ibero-latinoamerican Congress of Plant Biology

6 de Setembro de 2022
Porto Alegre
Evento online

II Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente

18 de Outubro de 2022

FIPED2022

14 de Setembro de 2022
Altamira

Programação Detalhada

 PROGRAMAÇÃO DETALHADA

 

29/01/2020

 

Manhã

8h - Credenciamento – Campus das Auroras (Pátio da Cantina)

9h às 12h – Minicursos Campus das Auroras (Bloco C)

 

Minicurso 1 – Crise Estrutural do Capital e desafios da Educação e Ensino

 

Prof. Dr. Solonildo Almeida da Silva

 

Horário: 9h às 12h

Local: Sala 203 – Bloco C

Campus das Auroras

 

Minicurso 2Metodologias Ativas e sua relação com Sequência Fedathi e Paulo Freire

 

Prof. Dr. Lourenço Ocuni Cá - Guiné-Bissau

 

Horário: 9h às 12h

Local: Sala 209 – Bloco C

Campus das Auroras

 

Minicurso 3 – Educação e Habermas: possibilidades do Agir Comunicativo em sala de aula e as competências da BNCC

 

Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro

Profa. Marizete Batista do Nascimento

 

Horário: 9h às 12h

Local: Sala 214 – Bloco C

Campus das Auroras

 

Minicurso 4 – Projeto de pesquisa para mestrado: passo a passo para elaboração

 

Profa. Dra. Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite

 

 

Horário: 9h às 12h

Local: Sala 213 – Bloco C

Campus das Auroras

 

 

Tarde

 

14h – Abertura oficial – Campus das Auroras (Pátio dos Auditórios)

Conferência de Abertura: ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE - Brasil-África: (in)certezas, desafios e lutas

Prof. Dr. Alindo Mendes Vieira – Cabo Verde – UniCV

Profa. Dra. Maria Socorro Lucena Lima – Brasil – UECE

Mediação: Profa. Dra. Artemisa Odila Cande Monteiro – Guiné Bissau – UNILAB

 

Noite

 

18h – Lançamento de livros

Campus das Auroras

Pátio dos Auditórios

 

 

 

 

30/01/2020

 

Manhã: Mesas Redondas - Auditórios – Campus das Auroras

Auditório 1 – Auroras - Manhã

Auditório 2 – Auroras – Manhã

8h15min – 10h

8h15min – 10h

A dimensão estética e formação de professores

 

Prof. Dr. José Albio Moreira de Sales – PPGE UECE

Profa. Dra. Ana Cristina de Moraes – UECE

Profa. Dra. Jo A-Mi - UNILAB

Mediação: Profa. Dra. Jeannette Pouchain Ramos – UNILAB

 

Formação para a Diversidade nas Relações Étnico-raciais: Diálogos Afro-cearense e Indígena no Ceará

 

Profa. Ms. Maria Eliene Magalhães da Silva - UFC

Cacique Kauã Pitaguary (Mestrando João Paulo da Silva Lima) - UNILAB

Profa. Ms. Maria Eliane da Silva Santos - Creche Quilombola Neide Vovó Jovina

Mediação: Prof. Dr. Roberto Kennedy Gomes Franco – UNILAB

 

10h15min – 12h

10h15min – 12h

Pós-Graduação e Formação de Professores

 

Prof. Dr. José Ernandi Mendes – MAIE UECE

Prof. Dr. Francisco Régis Vieira Alves – PGECM IFCE

Prof. Dr. Jean Mac Cole Tavares Santos – POSENSINO UERN

Mediação: Prof. Dr. Elcimar Simão Martins – PPGEF UNILAB-IFCE

Formação de Educadores de Jovens e Adultos: experiências e conexões internacionais África e Brasil

 

Profa. Dra. Jacqueline Cunha da Serra Freire - UFPA

Profa. Ms. Maria Kellynia Farias Alves - UECE / SME Caucaia

Profa. Ms. Ana Lúcia Nobre da Silveira – CEJA Baturité

Mediação: Prof. Dr. Luis Carlos Ferreira – UNILAB

 

 

Manhã: Videoconferência

10h às 12h - Sala de Videoconferência – Auroras

Cooperação Internacional e Redes de Cidades: as cidades Educadoras

Jorge Salgado Simões - Câmara Municipal de Torres Novas - Portugal

Mediação: Prof. Dr. Luis Miguel Dias Caetano – Portugal - UNILAB

 

Tarde – Mesas Redondas - Auditórios – Campus das Auroras

Auditório 1 – Auroras - Tarde

Auditório 2 – Auroras – Tarde

13h30min – 15h15min

13h30min – 15h15min

A Formação Inicial de professores e o Programa Residência Pedagógica no Estado do Ceará: entre desafios e aprendizagens

 

Profa. Dra. Elisangela André da Silva Costa - UNILAB

Profa. Dra. Profa. Dra. Ingrid Louback de Castro Moura – UFC
Profa. Dra. Maria de Lourdes da Silva Neta – IFCE

Mediação: Profa. Dra. Maria José Camelo Maciel – UECE

 

Metodologias Ativas: compartilhando experiências de ensino e aprendizagem

 

Profa. Dra. Marília Carvalho - FECLESC

Prof. Dr. Igor Paim - IFCE

Prof. Dr. Gilberto Cerqueira – UFC

Mediação: Prof. Dr. Luis Miguel Dias Caetano – UNILAB

 

15h30min – 17h15min

15h30min – 17h15min

O Programa Institucional de Iniciação a Docência e a formação inicial de professores: experiências do Ceará e Bahia em diálogo

 

Profa. Dra. Luma Nogueira Andrade - UNILAB
Prof. Dra. Francione Charapa Alves - UFCA
Prof. Dr. Andreyson Calixto de Brito – IFCE

Mediação: Profa. Dra. Maria Marina Dias Cavalcante – UECE

Avaliação Educacional e Formação de professores

 

Profa. Dra. Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca  - UFC

Profa. Dra. Joyce Carneiro de Oliveira - IFCE

Profa. Ms. Ana Paula Pequeno - SEDUC

Mediação: Profa. Dra. Sinara Mota Neves de Almeida – UNILAB

 

Noite – Oficinas - Campus dos Palmares

Oficina 1 – Saberes Docentes de Humanização

 

Profa. Dra. Rebeca de Alcântara e Silva Meijer

 

Horário: 18h às 21h

Local: Sala 7 – Palmares 1

Campus dos Palmares

Oficina 2 – A Sustentabilidade na EJA

 

Profa. Ms. Luana Mateus de Sousa

Profa. Ms. Maria do Socorro Lopes da Silva

 

Horário: 18h às 21h

Local: Sala 308 – Palmares 3

Campus dos Palmares

 

Oficina 3 – Oficina de escrita (Auto)Biográfica

 

Prof. Bruno Miranda

Janderson Almeida

 

Horário: 18h às 21h

Local: Sala 210 – Palmares 3

Campus dos Palmares

 

Oficina 4Educação especial: sala de recursos multifuncionais (SRM) e atendimento educacional especializado (AEE) como parte da política inclusiva

 

Profa. Francisca Janaina Dantas Galvão Ozório

Profa. Querem Hapuque M. Alves Muniz

 

Horário: 18h às 21h

Local: Sala 11 – Palmares 1

Campus dos Palmares

 

Oficina 5 – Novas Epistemologias Contra o Racismo: ofício da rezadeira e sua continuidade contra o preconceito na educação e saúde

 

Profa. Ms. Maria Eliene Magalhães da Silva

 

Horário: 18h às 21h

Local: Sala 312 – Palmares 2

Campus dos Palmares

 

Oficina 6 – O uso da polidez como ferramenta de integração social nas práticas pedagógicas

 

Profa. Dra. Georgia Maria Feitosa e Paiva

Joanna Darck Silva Carneiro

 

Horário: 18h às 21h

Local: Sala 312 – Palmares 3

Campus dos Palmares

 

Oficina 7 – (Etno) Ciência Africana: um diálogo a partir do pensamento dos Dogons

 

Alexandrino Moreira Lopes – Cabo Verde

Ianes Augusto Cá – Guiné-Bissau

 

Horário: 18h às 21h

Local: Sala 307 – Palmares 3

Campus dos Palmares

 

Oficina 8 – Ecoespiritualidade & Danças Africanas

 

Prof. Dr. Bas’Ilele Malomalo – República do Congo

 

Horário: 18h às 21h

Local: Pátio – Palmares 2

Campus dos Palmares

 

 

31/01/2020

 

Manhã e Tarde – Apresentação de trabalhos – Campus das Auroras

Horários e salas disponíveis no site https://www.even3.com.br/cief2020

Menu: Submissões / Apresentação

 

Noite - Encontro de Associações de Estudantes Internacionais

Igor Óscar Teixeira - Cabo Verde

Baltazar Ernesto Zero – Moçambique

Adaziza Pires Santiago - São Tomé e Príncipe

Mikail Victória Oringa Simões - Guiné Bissau

Evandro Manuel Jorge - Angola

Horário: 18h às 21h - Local: Sala 304 - Palmares 2 - Campus dos Palmares

 

Parcerias – Pátio da Cantina - Campus das Auroras

 

Feira Agroecológica da Unilab

Na ocasião serão comercializados produtos da agricultura familiar, artesanato e outros dos grupos produtivos que fazem parte da Rede de Arte, Cultura e Agricultura Familiar (RACAF).

Coordenação: Profa. Dra. Clebia Mardonia Freitas Rabelo

Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTESOL)

 

Liga Acadêmica de Gênero e Infecções Sexualmente Transmissíveis (LAGIST) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Intervenção em saúde voltada para estudantes, professores e funcionários da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e participantes do Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente.

Coordenação: Profas. Marilene Guanabara, Simone Paes de Melo e Maria Alix Araújo

Estudantes: Yasmin Melo Aragão; Amanda Lílian Monteiro de Almeida; Samuel da Silva Nobre; - Antonia Helena de Oliveira Nascimento; Ana Karollyne Silva Bernardo; Dhâmaris Fonseca do Amarante

 

Organização:

 

 Elcimar Simão Martins         Elisangela André da Silva Costa           Sinara Mota Neves de Almeida

       Coordenação CIEF                      Coordenação Institucional PRP                  Coordenação PPGEF UNILAB-IFCE

 

Realização

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência – EDDocência

Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) / Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN/UNILAB)

 

UNILAB - Auroras
Rua José Franco de Oliveira, s/n, CEP.: 62.790-970, Redenção – Ceará – Brasil

 

UNILAB - Palmares
Rodovia CE 060 – Km51, CEP.: 62785-000 – Acarape – CE – Brasil

CARTA CIRCULAR – Janeiro de 2020

 

CARTA CIRCULAR – Janeiro de 2020

 

Seja bem vindo ao Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente (CIEF)! Com muita alegria informamos que recebemos mais de 800 inscrições e 485 submissões de trabalho! Tudo está sendo preparado com muito zelo para que o nosso evento seja um sucesso!

Relacionamos abaixo algumas informações importantes:

 

a) Credenciamento

O credenciamento ficará disponível durante todo o evento. Cada participante receberá um crachá contendo um QR code que será obrigatoriamente utilizado para acesso às atividades.

 

b) Apresentação de trabalhos

Os trabalhos serão apresentados no dia 31/01/2020, nos turnos manhã (8 às 12h) e tarde (13h30min às 17h30min), na UNILAB Campus das Auroras, Redenção/CE.

Existem três modalidades de apresentação:

Resumo Simples (até 10 minutos) - Roda de conversa

Resumo Expandido (até 12 minutos) - Apresentação com apoio de Power Point

Artigo (até 15 minutos) - Apresentação com apoio de Power Point

Cada coordenador de Círculo Dialógico vai organizar o tempo para que possa ficar um espaço para discussão e debate.

Todas as salas contarão com Datashow. Não há necessidade de confecção de banner.

Organizamos um template para os slides e disponibilizamos no site. Verifique em: Submissões / Tipos / Modalidades / Template Power Point - Artigo e Resumo Expandido

Informamos ainda que estamos trabalhando na alocação dos trabalhos nos espaços de apresentação e no dia 27/01/2020 divulgaremos os horários e as salas.

 

c) Inscrição em atividades

Não há necessidade de inscrição para as mesas redondas. No entanto, para ter acesso às mesmas é necessário apresentar o crachá com QR code.

A inscrição para minicursos e oficinas acontecerá no momento do credenciamento. A quantidade de vagas é limitada e a preferência se dará de acordo com a ordem de chegada ao credenciamento.

 

d) Alojamento

Considerando as demandas levantadas pelos (as) inscritos (as), a coordenação do CIEF disponibiliza 120 vagas gratuitas para alojamento de estudantes de graduação e/ou pós-graduação em salas de aula no campus das Auroras, UNILAB.

1. Os alojamentos são divididos por sexo, devendo o participante trazer colchonete, lençol, toalha e material de higiene pessoal.

2. Caso o número de interessados seja maior que o número de vagas disponibilizadas para o Alojamento, serão definidos os seguintes critérios de prioridade:

1°) Estudantes de Graduação;

2°) Estudantes de Pós-graduação.

A chamada de inscrições para o Alojamento encerrar-se-á às 23h59m 24/01/2020.

O alojamento poderá ser utilizado somente por participantes devidamente inscritos no Congresso, previamente cadastrados e não-residentes no Maciço de Baturité.

Apenas participantes inscritos no CIEF poderão pleitear uma vaga no Alojamento por meio de preenchimento do formulário eletrônico, no link:

https://forms.gle/afsZTsBQZ54W3s6J8

e) Certificados e Anais

Os certificados e anais serão disponibilizados no site do evento: https://www.even3.com.br/cief2020

 

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail da Secretaria do CIEF: cief@unilab.edu.br

 

Coordenação Geral:

Prof. Dr. Elcimar Simão Martins – UNILAB

Profa. Dra. Elisangela André da Silva Costa – UNILAB

Profa. Dra. Sinara Mota Neves de Almeida – UNILAB

Sobre o evento

O Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente (CIEF), que se realizará de 29 a 31 de janeiro de 2020, em Redenção/Ceará/Brasil, é um evento científico, que congrega pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos da educação e demais interessados em refletir – a partir do diálogo entre a universidade e a escola da educação básica – sobre os desafios e as possibilidades do Ensino e da Formação Docente no atual contexto, marcado por (in) certezas, desafios e lutas.

A formação de professores tem se constituído mundialmente como uma importante pauta ao longo das últimas décadas, tendo em vista as transformações ocorridas na sociedade contemporânea, que dizem respeito à evolução científica, tecnológica, associadas ao rápido desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação.

As formas como nos relacionamos com nós mesmos, com o outro e com a totalidade; com o tempo, considerando presente, passado e futuro; com o conhecimento em suas mais variadas formas de construção são perpassadas por princípios e valores relacionados à globalização, que tem como uma de suas principais marcas a perspectiva da redução de distâncias e o desenvolvimento de novas maneiras de estabelecer relações entre as nações, considerando, sobretudo, as relações econômicas, políticas e culturais.

Tais aspectos se configuram como uma realidade a ser considerada pelas instituições que lidam com a educação de forma ampla e restrita; mas também como um desafio que nos convida a repensar a modo como universidades e escolas funcionam para dar conta da tarefa de formar sujeitos.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foi criada com a perspectiva de materializar estratégias de cooperação internacional com Timor Leste e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), considerando as demandas desses diferentes locais em relação à formação de profissionais necessários à promoção de seu desenvolvimento. Uma das áreas prioritárias de ação definidas pelo conjunto de países foi a formação de professores para atuação na educação básica.

Assim, a Unilab vem, desde o ano de 2010, articulando a construção e a operacionalização de cursos voltados à formação de professores em nível de graduação, e pós-graduação.

Considerando os desafios postos pela realidade, os compromissos institucionais estabelecidos junto à comunidade e, ainda, os resultados das atividades desenvolvidas a partir da extensão universitária, dos estágios, das atividades de iniciação científica e iniciação a docência, o coletivo de professores que atua nos cursos de licenciatura buscou desenvolver estratégias que permitissem um maior diálogo entre todos os sujeitos envolvidos nos processos de formação (estudantes, professores da educação básica e superior, gestores e comunidade) para debater os limites e possibilidades da formação e do trabalho docente e identificar demandas formativas a serem consideradas em termos de formação inicial e continuada.

·                    No ano de 2015 foi realizada a I Mostra de Estágio Supervisionado – I MESU – como uma iniciativa do coletivo docente de Estágio do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (CNeM) do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na perspectiva de materializar a decisão institucional coletiva de ressignificar o Estágio Supervisionado no bojo do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e práticas educativas, tendo como temática “Formação de professores(as): ensino, práticas pedagógicas, gestão e cotidiano escolar”.

·                    Em 2016, compreendendo a importância dos diálogos entre os Institutos de Ciências Exatas e da Natureza e o Instituto de Humanidades e Letras, nos quais estão alocados os cursos de licenciatura da UNILAB, e de fortalecimento da interlocução com outras instituições, propusemos, a ampliação do evento, agregando à Mostra, a realização do I Encontro de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas. Tal proposição sustentou-se na necessidade de afirmação do caráter acadêmico e científico desse esforço coletivo, considerando as classificações apresentadas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras - FORPROEX. O Encontro de Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino nasceu, portanto, com o intuito de reafirmar o Estágio como espaço / tempo de construção do conhecimento sobre a docência enquanto práxis e a perspectiva formativa do educar pela pesquisa, com devido registro dos conhecimentos através da publicação de textos de natureza científica. A II MESU e o I EESPE tiveram como temática A formação de professores como práxis no diálogo entre escola e universidade”, contando com a apresentação de 60 experiências de professores e estudantes dos cursos de licenciatura e professores que atuam na educação básica no Ceará;

·                    Em 2017, considerando o desafio vivido nacionalmente em relação às concepções de educação e de formação de professores e, ainda, ao financiamento da educação, fomos impulsionados a refletir junto à sociedade sobre experiências desenvolvidas por estudantes e professores da educação básica e da educação superior no contexto da formação docente como modo de reafirmar a necessidade de investimento na área. A III MESU e o II EESPE tiveram como tema “Educação e diversidade no contexto contemporâneo”, contando com a apresentação de 145 trabalhos desenvolvidos por estudantes de cursos de licenciatura e de pós-graduação, assim como por professores que atuam na educação básica e superior no Estado do Ceará. A organização do evento expandiu-se da Unilab para outras Instituições de Ensino Superior, tendo atuado ativamente no processo de construção e realização do evento: Universidade Estadual do Ceará; Universidade Estadual Vale do Acaraú; Universidade Regional do Cariri; Universidade Federal do Ceará; Universidade Federal do Cariri; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Contamos, ainda, com a colaboração da Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará e do Instituto Universitário de Educação de Cabo Verde.

 

Diante do histórico exposto, visualizamos a necessidade de integrar ambos os eventos em uma única ação que oportunizasse continuar o processo de expansão do alcance dos debates a outros sujeitos e espaços, sem deixar de considerar os importantes contributos deixados por esta semente lançada, no ano de 2015, em solo fértil. Importa darmos continuidade aos debates, convidando para esta ciranda em torno da formação e do trabalho docente um número cada vez maior de pessoas e instituições que possam agregar, com suas experiências e estudos, novas reflexões a esta temática tão cara para a sociedade contemporânea. Desse desejo, nasceu o I Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, que será realizada no ano de 2020 a sua primeira edição, que traz como tema “Ensino e Formação Docente na contemporaneidade: (in) certezas, desafios e lutas”.

 

Sejam bem-vindos/as ao Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente – CIEF!

Comitê Científico

Adelino Inácio Assane - Universidade Rovuma (Moçambique)

Adriana Campani - UVA

Aldieris Braz Amorim Caprini – IFES

Ana Paula Sthel Caiado – UNILAB

Andrea Moura da Costa Souza – IFCE 

António Cipriano Parafino Gonçalves – UniLicungo (Moçambique)

Antonio Roberto Xavier – UNILAB

Brígida Martins D' Oliveira Singo - UniLicungo (Moçambique)

Carolina Maria Costa Bernardo – UNILAB

Cicera Sineide Dantas Rodrigues – URCA

David Silvestre Chabai Mudzenguerere - UniLicungo (Moçambique)

Elcimar Simão Martins – UNILAB

Elisangela André da Silva Costa – UNILAB

Elsa Maria Frederico Livo Ozobra – Universidade Pedagógica (Moçambique)

Emanoel Rodrigues Almeida – IFCE  

Enísio Guilhermina Cuamba - UniLicungo (Moçambique)

Eunice Andrade de Oliveira Menezes - UFCA

Everton Dalmann – Universidade Católica da Guiné Bissau (Guiné Bissau)

Farissai Pedro Campira - UniLicungo (Moçambique)

Fátima dos Santos Batalhão - UniLicungo (Moçambique)

Felizardo António Pedro – UniLicungo (Moçambique)

Flora Raquel Medina Zavala - Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazan (Honduras)

Florêncio Extermo Maulano - UniLicungo (Moçambique)

Florenço Varela - Instituto Universitário de Educação (Cabo Verde)

Francione Charapa Alves – UFCA

Francisco Régis Vieira Alves – IFCE

Geraldo Vernijo Deixa - UniLicungo (Moçambique)

Geranilde Costa e Silva – UNILAB

Gertrudes Oliveira - Universidade Jean Piaget (Cabo Verde)

Gilson de Sousa Oliveira – IFCE  

Guilherme Basílio - UniLicungo (Moçambique)

Hugo de Melo Rodrigues - UECE

Isabel Vasco Mamude Mataruca  -  ISEDEF (Moçambique)

Jacqueline Cunha da Serra Freire - UFPA

Jean Maccole Tavares Santos – UERN

João Philipe Macedo Braga - UNILAB

Joaquim José Jacinto Escola - Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Portugal)

José Augusto Pacheco - Universidade do Minho (Portugal)

José Bartolomeu Jocene Marra - UniLicungo (Moçambique)

José de Sousa Breves Filho – IFCE  

Joyce Carneiro de Oliveira – IFCE  

Kae Stoll Colvero – UNILAB

Leandro de Proença Lopes – UNILAB

Lourenço Ocuni Cá – UNILAB

Luis Carlos Ferreira  – UNILAB

Luis Miguel Dias Caetano – UNILAB

Mara Rita Duarte de Oliveira – UNILAB

Márcia Barbosa de Sousa – UNILAB

Marco Alexandre da Silva Batista - Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal)

Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite – IFCE  

Maria de Lourdes da Silva Neta – IFCE

Maria do Socorro Maia Silva – UNILAB

Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca - UFC

Maria Marina Dias Cavalcante - UECE

Maria Socorro Lucena Lima - UECE

Mariana Passos Ramalhete – IFES

Marta Rochelly Ribeiro Gondinho – UFPI

Monica de Souza Serafim – UFC

Osmar Hélio Alves Araújo – UNIFESSPA

Nilton Soares de Souza Neto - Universidade Lusófona da Guiné Bissau (Guiné Bissau)

Rebeca de Alcântara e Silva Meijer - UNILAB

Regilany Paulo Colares - UNILAB

Sara de Paula Lima - UFC 

Sérgio Afonso Mulema - UniLicungo (Moçambique)

Sinara Mota Neves de Almeida – UNILAB

Solonildo Almeida da Silva – IFCE  

Tania Maria Rodrigues Lopes - UECE

Tiago Estevam Gonçalves (IFCE)

Tiago Tendai Chingore - UniLicungo (Moçambique)

Valnora Leister - JMU (Virgínia - EUA)

Verônica Maria de Araújo Pontes – UERN

Zaida Maria Correia Lopes Pereira – Universidade Católica da Guiné Bissau (Guiné Bissau)

Inscrições

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INFORMAÇÕES IMPORTANTES

CARTA CIRCULAR – Novembro de 2019

 

O Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente (CIEF), que se realizará de 29 a 31 de janeiro de 2020, em Redenção/Ceará/Brasil, é um evento científico, que congrega pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos da educação e demais interessados em refletir – a partir do diálogo entre a universidade e a escola da educação básica – sobre os desafios e as possibilidades do Ensino e da Formação Docente no atual contexto, marcado por (in) certezas, desafios e lutas.

O período de Submissão de trabalhos é de 02 a 20/12/2019, via site do evento: https://www.even3.com.br/cief2020/

Cada participante poderá submeter até dois trabalhos, utilizando o template (modelo) disponibilizado (de acordo com a modalidade), utilizando o editor de texto: Word for Windows. Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades: Resumo Simples, Resumo Expandido e Trabalho Completo.

Todos os trabalhos serão publicados serão publicados nos Anais Online do evento.

Para cada trabalho serão aceitos até quatro autores e um orientador (principalmente para estudantes da graduação). Todos os autores devem estar inscritos no evento.

Formas de Apresentação

Roda de conversa: Resumo Simples;

Apresentação oral (utilização de apresentação em Power Point): Resumo Expandido e Artigo.

 

O CIEF está organizado em cinco Círculos Dialógicos (CD) e os trabalhos devem ser encaminhados de acordo com objetivo de cada CD:

 

ü  Círculo Dialógico 1Diálogos entre escola e universidade na formação inicial - Coordenação:  Profa. Dra. Regilany Paulo Colares 

Discutir acerca da formação inicial de professores a partir de reflexões que abordem a relação entre a escola e a universidade. O CD 1 contempla trabalhos ligados ao Estágio Supervisionado, ao Programa Residência Pedagógica, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), dentre outros.

 

ü  Círculo Dialógico 2Diálogos entre escola e universidade na formação continuada  - Coordenação:  Profa. Dra. 


Refletir sobre a formação continuada de professores por meio do diálogo entre a escola e a universidade, abordando, entre outras questões, as mudanças ocorridas no contexto do trabalho docente e os novos desafios para a formação docente.

 

ü  Círculo Dialógico 3Diálogos entre escola e universidade na gestão escolar -  Coordenação:  Profa. Ms. Maria do Socorro Maia Silva 

Oportunizar a discussão entre escola e universidade na gestão escolar. Compreendendo que a gestão escolar tem se destacado como tema básico das discussões acerca da modernização do sistema educacional, o CD3 contempla ainda trabalhos que abordam experiências ligadas às políticas educacionais.

 

ü  Círculo Dialógico 4Diálogos entre cultura, direitos humanos e diversidade  Coordenação:  Profa. Dra. Geranilde Costa e Silva

Proporcionar a discussão de trabalhos que envolvam investigações teóricas, metodológicas e práticas com o fito de debater questões relacionadas à cultura, aos direitos humanos e à diversidade.

 

 

ü  Círculo Dialógico 5 - Diálogos entre planejamento, avaliação e inovação educacional  Coordenação: Profa. Dra. Rebeca de Alcântara e Silva Meijer

Discutir sobre os limites e as possibilidades do planejamento, da avaliação e da inovação educacional, considerando a escola como instituição de produção de conhecimento, pesquisa e experimentação.


Círculo Dialógico 6 – Diálogos entre formação docente e ensino para/com as populações negras, indígenas e africanas. Coordenação: Profa. Dra. Carolina Maria Costa Bernardo

Refletir sobre a formação docente e o ensino na perspectiva teórica e metodológica afro-indígena-referenciada, que está pautada no atendimento à Lei 9.394/1996 (modificada pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08). Com isso, busca-se a discussão de trabalhos e pesquisas que pautam a formação de professores nas licenciaturas e o ensino para/com as populações negras, indígenas e africanas.

 

Regras de Submissão:

O título do trabalho deve conter no máximo 15 palavras, em caixa alta, centralizado. Na segunda linha abaixo do título colocar nome do/a(s) participante(s), vínculo institucional, e-mail, alinhados à direita.

Regras para as modalidades de submissão:

 

ü  RESUMO SIMPLES

O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único. Recomendam-se entre 150 e 250 palavras, com breves e concretas informações sobre a problematização, justificativa, objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser iniciados imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve absolutamente conter referências bibliográficas. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que esta, deverão ser incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto” e iniciando a próxima palavra, obviamente, com letra maiúscula.

 

ü  RESUMO EXPANDIDO

O Resumo Expandido deve conter no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) páginas. O trabalho deve conter: resumo, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Resumo: Seguir as regras do Resumo Simples. Introdução: recomendamos que seja abordado: contexto (o que se conhece sobre o tema), o quê? (de que trata o texto), para quê? (os objetivos do texto), como? (a metodologia a ser empregada), por quê? (a relevância do tema). Desenvolvimento: recomendamos que essa seção inclua Metodologia; Referencial Teórico; Resultados e Discussão. A Metodologia deverá apresentar os caminhos metodológicos e uso de ferramentas, técnicas de pesquisa e de instrumentos para coleta de dados. O Referencial Teórico aborda as principais discussões teóricas sobre a temática. Resultados e Discussão. Organizar os dados encontrados, na forma de categorias analíticas e sistematização dos achados empíricos. Nesta sessão poderão ocorrer o uso de gráficos, tabelas e quadros, atentando para a utilização e identificação segundo as normas da ABNT. As discussões (análises) geradas a partir dos resultados deverão ser embasadas com os autores estudados. Considerações Finais: devem ser elaboradas com frases curtas, retomando o percurso feito e respondendo aos objetivos. Não devem ser apresentadas informações novas ou citações. Referências: devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

 

ü  ARTIGO

O Artigo deve conter no mínimo 08 (oito) e no máximo 12 (doze) páginas. O trabalho deve conter: resumo, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Resumo: Seguir as regras do Resumo Simples. Introdução: recomendamos que seja abordado: contexto (o que se conhece sobre o tema), o quê? (de que trata o texto), para quê? (os objetivos do texto), como? (a metodologia a ser empregada), por quê? (a relevância do tema). Desenvolvimento: recomendamos que essa seção inclua Metodologia; Referencial Teórico; Resultados e Discussão. A Metodologia deverá apresentar os caminhos metodológicos e uso de ferramentas, técnicas de pesquisa e de instrumentos para coleta de dados. O Referencial Teórico aborda as principais discussões teóricas sobre a temática. Resultados e Discussão. Organizar os dados encontrados, na forma de categorias analíticas e sistematização dos achados empíricos. Nesta sessão poderão ocorrer o uso de gráficos, tabelas e quadros, atentando para a utilização e identificação segundo as normas da ABNT. As discussões (análises) geradas a partir dos resultados deverão ser embasadas com os autores estudados. Considerações Finais: devem ser elaboradas com frases curtas, retomando o percurso feito e respondendo aos objetivos. Não devem ser apresentadas informações novas ou citações. Referências: devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

 

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail da Secretaria do CIEF: cief@unilab.edu.br

 

Sejam bem-vindos/as ao Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente – CIEF!

 

Coordenação Geral: 

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência - EDDocência

 

Prof. Dr. Elcimar Simão Martins – UNILAB

Profa. Dra. Elisangela André da Silva Costa – UNILAB

Profa. Dra. Sinara Mota Neves de Almeida – UNILAB

A região do Maciço de Baturité, a UNILAB e Hospedagem

          A região do Maciço de Baturité é composta por treze municípios, quais sejam: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção. De acordo com Martins (2011, p. 21), tal região “destaca-se no semiárido quente do Ceará por apresentar clima ameno, abundância de atrativos naturais como flora, fauna, riachos, quedas d'água, fontes de água mineral, além de um dos raros vestígios de Mata Atlântica existente no interior nordestino”. 

Os municípios do Maciço de Baturité estão a uma distância média de cem quilômetros da capital do Ceará, que “está em uma posição privilegiada em relação à África e à Europa. Essa localização foi um dos pontos estratégicos que definiram a implantação da Unilab no Ceará” (DIÓGENES; AGUIAR, 2013, p. 18). Acarape e Redenção, onde estão situados os campi da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) no Ceará, são os mais próximos da capital, com uma distância média de aproximadamente 57 e 60 quilômetros, respectivamente.

A escolha da cidade de Redenção para a sede administrativa da UNILAB se deu em virtude do pioneirismo do referido município na libertação de pessoas escravizadas no ano de 1883, ou seja, cinco antes da promulgação da Lei Áurea no Brasil. De acordo com informações do Ato Provincial de 18 de março de 1942, a primeira denominação de Redenção foi Acarape, porém com a abolição dos escravizados, o município passa a chamar-se Redenção, conforme a Lei Provincial nº 2167, de 17 de agosto de 1889 (FERREIRA, 1959). Importante destacar que Redenção contava com um distrito chamado Acarape, que em 1987 foi elevado à categoria de município, sendo, portanto, emancipado e, novamente, tornou-se uma cidade, agora desmembrada de Redenção.

A UNILAB surge como uma possibilidade de ampliação do acesso ao ensino superior, em um ousado projeto de inclusão de estudantes africanos e timorenses aliado à interiorização do ensino, buscando combater o déficit histórico de grupos sociais minoritários no ambiente acadêmico. A instituição foi criada pelo Governo Federal, na gestão do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, no contexto de expansão da rede pública federal de educação superior por meio da Lei Nº 12.289, de 20 de julho de 2010, vinculada ao Ministério da Educação, com sede e foro na cidade de Redenção, no Maciço de Baturité/Ceará (BRASIL, 2010).

Atualmente, além dos campi da Liberdade e das Auroras no município de Redenção, a UNILAB conta com a Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape, também no Maciço de Baturité e o campus do Malês, situado no município de São Francisco do Conde, na Região do Recôncavo Baiano, onde está concentrado o maior percentual de população autodeclarada negra do Brasil (superior a 90%), sendo esse o principal motivo para a instalação do referido campus na Bahia.

O município de Redenção conta com apenas duas pousadas:


Pousada Hotel Recanto do Outeiro

https://www.ferias.tur.br/empresa/44345/pousadahostelrecantodoouteiro/

Fone (85) 9 8967-5257

Diárias a partir de 40 reais

 

Pousada Charm (Centro de Redenção)

https://www.ferias.tur.br/empresa/39569/pousadacharm/

https://www.facebook.com/pages/Pousada-Charm/1817943231789092

 Fone: (85) 9 85461607

Diárias a partir de 50 reais



Há muitas opções de hospedagem no município de Baturité-CE (distante 30km de Redenção)


Há excelentes opções de lazer nos municípios serranos: Guaramiranga, Pacoti, Mulungu, Aratuba!


 

BATURITÉ (Distância Baturité/Redenção - 36km)

 

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SITE

MOSTEIRO DOS JESUITAS

(85)992207227/33470362

secretaria@mosteirodosjesuitas.com.br

SÍTIO OLHO D'ÁGUA S/N ZONA RURAL.BATURITÉ-CE

www.mosteirodosjesuitas.com.br

HOTEL COLONIAL

(85) 997645353/ 33470167

reservas@hotelcolonialbaturite.com.br

R. HILTON VICTOR, 135 – CENTRO. BATURITE-CE

www.hotelcolonialbaturite.com.br

HOTEL PADRE CICERO

(85) 988243090 / 33470102

hotelpadrecicero@hotmail.com

R. VER. FRANCISCO FRANCELINO, 1425 – CENTRO. BATURITÉ-CE

www.hotelpadrecicerobaturite.com.br

 

GUARAMIRANGA  (Distância Guaramiranga / Redenção Via Baturité - 53 km)

 

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SITE

CASARÃO DOS UCHOA

3321.1442 / 9889.3223 casaraodosuchoa@hotmail.com

RUA CORONEL FRANCISCO DE MATOS BRITO, N°. 163, CENTRO – GUARAMIRANGA - CE

Não possui site

COMPLEXO -TURISTICO ALTO DA SERRA

98547.6162 / 99677.3720 /99285.3853 contato@altodaserrahotel.com.br

SÍTIO MACAPAZINHO, S/N, KM 110, GUARAMIRANGA - CE

www.altodaserrahotel.com.br

CEDROS HOTEL DE SERRA

3321.1117 / 99929.3735 reservas@cedrospousada.com.br

RUA CEL. BATISTA DE QUEIROZ, N°. 340, CENTRO – GUARAMRIANGA - CE

www.cedrospousada.com.br

 

CHALÉ DAS MONTANHAS

3321.1150 / 3246.1165/ 99992.6804 wilsonbezerrafilho@hotmail.com

SÍTIO MACAPAZINHO, S/N, KM 109, GUARAMIRANGA - CE

www.chalesdasmontanhas.com.br

HOTEL MONTENEGRO

99925.5767 / 999032556 hotelguaramiranga@yahoo.com.br

RUA JOAQUIM ALVES NOGUEIRA, N°. 561, CENTRO, GUARAMIRANGA - CE

www.hotelmontenegro.com.br

 HOTEL VALE DAS NUVENS

96355.1767 / 98563.6882 reservas@valedasnuvens.com.br

SÍTIO SÃO FRANCISCO, S/N, GUARAMIRANGA - CE

www.valedasnuvens.com.br

POUSADA DOS CAPUCHINHOS

3321.1112 / 99721.1119 contato@pousadadoscapuchunhos.com.br

LADEIRA DA GRUTA, S/N, CENTRO, GUARAMIRANGA - CE

www.pousadadoscapuchinhos.com.br

POUSADA DAS HORTÊNCIAS

98622.8464 / 97992.3696 reservasguara@yahoo.com.br

AV. VICENTE SOARES, N°. 284, CENTRO, GUARAMIRANGA - CE

Não possui site

POUSADA DA JOSY

9968.0083 /98843.2276 / 3321.1338 pousadadajosy@gmail.com

RUA CEL. BATISTA DE QUEIROZ, N°. 374, CENTRO, GUARAMIRANGA - CE

www.pousadadajosy.com.br

POUSADA LEVI’

3321.1394 / 98867.5963 / 99718.1415

AV. VICENTE SOARES, N°. 900, CENTRO, GUARAMIRANGA - CE

Não possui site

POUSADA MANJERICÃO

99810.8586 / 3321.1826 airtonfranca61@gmail.com

RUA FRANCISCO MATOS BRITO, N°. 275, CENTRO, GUARAMIRANGA - CE

www.pousadamanjericao.com.br

POUSADA ZEUS

98888.6674 / 99928.9290 sandracarminha@yahoo.com.br

AV. VICENTE SOARES, N°. 190, CENTRO, GUARAMIRANGA - CE

www.pousadazeus.business.site

 

PACOTI  (Distância Pacoti/Redenção via CE 253 - 34 km)

 

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SITE

POUSADA RECREIO

(85)  988703337 /33251340

R. PADRE CONSTANTINO, Nº 338 - CENTRO,

 PACOTI - CE

www.pousadarecreio.com.br

CHALÉ NOSSO SÍTIO

(85) 999275917

contato@chalenossositio.com.br

RUA JOSÉ MARINHO GÓES, S/N, CENTRO –PACOTI-CE

www.chalenossositio.com.br

 

Venha conhecer as belezas do Maciço de Baturité!


Opções de hospedagem em Maracanaú - região metropolitana de Fortaleza



MARACANAÚ (Distância Maracanaú/Redenção - (48,6 km) via CE-060)


 

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ENDEREÇO

 

SITE

Ibis Styles Maracanaú

(85) 3014-8200

Av: Um, número 37 - Jereissati I, Maracanaú - CE, 61900-410

https://all.accor.com/hotel/B305/index.pt-br.shtml?utm_campaign=seo+maps&utm_medium=seo+maps&utm_source=google+Maps

Hotel das Maracanãs

((85) 3014-1280

 R. Treze, 485 - Jereissati I, Maracanaú - CE, 61900-260

https://www.hoteldasmaracanas.com.br/pt-br/




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