SEMIOLOGIA NA PRÁTICA HOSPITALAR: RELAÇÃO COM A MELHORA NO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA.

Publicado em 28/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0318-6

DOI
10.29327/xxvi-semana-cientifica-do-curso-de-medicina-da-ufu-379451.762926  
Título do Trabalho
SEMIOLOGIA NA PRÁTICA HOSPITALAR: RELAÇÃO COM A MELHORA NO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA.
Autores
  • Ana Clara Gondim
  • Nattan Afonso Rodrigues Mariano
  • Moisés Ranay Santos Prado
  • Dr. Wallisen Tadashi Hattori
Modalidade
Resumo: Relato de Experiência
Área temática
Ensino
Data de Publicação
28/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxvi-semana-cientifica-do-curso-de-medicina-da-ufu-379451/762926-semiologia-na-pratica-hospitalar--relacao-com-a-melhora-no-aprendizado-dos-estudantes-de-medicina
ISBN
978-65-272-0318-6
Palavras-Chave
Clínica Geral, Pandemia por COVID-19, Relações médico-paciente.
Resumo
Introdução: A pandemia por COVID-19 interrompeu o ensino presencial em diversas faculdades, interrompendo até mesmo a Semiologia, disciplina que estuda o meio e modo de verificar os sinais e sintomas do paciente para realizar uma anamnese, disciplina em que a prática é altamente fundamental para a compreensão do discente de medicina. O retorno presencial foi crucial para a conexão entre teoria e prática e aprendizado da matéria, destacando a importância das vivências práticas na área da saúde. Objetivos: Evidenciar a importância do retorno das aulas práticas de Semiologia em uma universidade federal de medicina, no contexto da pandemia do Covid-19. Delineamento e Métodos: Neste estudo, incorporamos um relato de experiência para descrever e analisar as vivências e resultados relacionados à reintegração das aulas práticas de Semiologia, a fim de avaliar seu impacto no aprendizado dos estudantes de medicina. Relato de caso/experiência: O planejamento da experiência iniciou-se pela elaboração do plano de ensino do eixo em que a Semiotécnica se encontra, o qual foi elaborado pela coordenação da Faculdade. Posteriormente, os 60 alunos do 2° período foram divididos em 4 grupos com seus respectivos preceptores para aprenderem conforme cada um deles acredita ser o método mais eficaz, mas sempre seguindo a ementa proposta. Dessa forma, desde o começo das aulas de Semiotécnica, frequentamos o hospital, o que contribuiu, e muito, com o nosso aprendizado de uma forma geral. Sendo assim, as primeiras aulas foram sobre como elaborar corretamente uma anamnese, e os demais ensinamentos, tanto teóricos quanto práticos, giraram em torno de cada etapa da anamnese, visando compreender cada uma delas e como realizar os exames, tendo o conhecimento do nosso professor e o livro de Semiologia Médica do Porto como norte do nosso estudo. Desse modo, fizemos isso durante todo o semestre, e, após coletar as anamneses, elas eram discutidas em sala com o professor, que fazia correções e orientações. Conclusão: O retorno das aulas práticas presenciais em uma universidade federal foi crucial para que os alunos de medicina ganhassem experiência real na área da saúde, melhorando sua compreensão das consultas médicas e dos exames físicos. É fundamental que a disciplina de Semiologia seja predominantemente composta por aulas práticas, permitindo que os estudantes interajam com pacientes, conduzam anamneses e realizem exames físicos de maneira correta.
Título do Evento
XXVI Semana Científica do Curso de Medicina da UFU
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica do Curso de Medicina da UFU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

GONDIM, Ana Clara et al.. SEMIOLOGIA NA PRÁTICA HOSPITALAR: RELAÇÃO COM A MELHORA NO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxvi-semana-cientifica-do-curso-de-medicina-da-ufu-379451/762926-SEMIOLOGIA-NA-PRATICA-HOSPITALAR--RELACAO-COM-A-MELHORA-NO-APRENDIZADO-DOS-ESTUDANTES-DE-MEDICINA. Acesso em: 13/06/2025

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