A FORMAÇÃO DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE SEMIOTÉCNICA

Publicado em 28/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0318-6

DOI
10.29327/xxvi-semana-cientifica-do-curso-de-medicina-da-ufu-379451.762561  
Título do Trabalho
A FORMAÇÃO DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE SEMIOTÉCNICA
Autores
  • Molly Matheus
  • Mariana Ponce Pires
  • Erika Kiyomi Yuyama
Modalidade
Resumo: Relato de Experiência
Área temática
Ensino
Data de Publicação
28/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxvi-semana-cientifica-do-curso-de-medicina-da-ufu-379451/762561-a-formacao-da-relacao-medico-paciente--experiencias-de-ensino-na-disciplina-de-semiotecnica
ISBN
978-65-272-0318-6
Palavras-Chave
Medicina Clínica, Relações Médico-Paciente, Anamnese
Resumo
INTRODUÇÃO Um dos componentes preconizados nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina é a Atenção às Necessidades Individuais de Saúde, que descreve ações chaves, como a coleta da história clínica, exame físico e formulação de hipóteses diagnósticas. Isso posto, a matéria de semiotécnica desempenha um papel fundamental na formação acadêmica, sendo responsável por possibilitar o primeiro contato dos alunos com os pacientes. Essa etapa inicial é essencial para o desenvolvimento de habilidades clínicas e também estabelece as bases de uma relação médico-paciente ética e respeitosa. OBJETIVOS Esse trabalho tem por objetivo relatar as experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de Medicina durante o ciclo básico, na matéria de semiotécnica, com enfoque na construção da relação médico-paciente. MÉTODO Os informes presentes neste relato de experiência foram adquiridos durante as aulas de Semiotécnica previstas no currículo do curso de medicina, bem como através de revisão bibliográfica sobre o assunto. RELATO DE EXPERIÊNCIA O contato inicial dos alunos com os pacientes ocorre no segundo período, durante a realização de anamneses e exames físicos, que são as bases do conteúdo da disciplina de semiotécnica. A princípio, os discentes são expostos a teoria abordando a técnica da anamnese. Posteriormente, os alunos visitam o ambiente hospitalar, onde coletam a história clínica dos pacientes. Em um segundo momento, os estudantes recebem orientações sobre a realização de exames físicos e, após praticarem entre si, têm a oportunidade de acompanhados pelo preceptor aplicarem na prática o conhecimento adquirido com os pacientes do hospital. É, portanto, um momento de extrema importância pois permite que os discentes coloquem em prática o que aprenderam em sala de aula, ensinando-os como guiar uma consulta real pautada na ética médica, de forma a respeitar os pacientes e sua autonomia. Os primeiros pacientes são sempre marcantes e ensinam muito aos alunos, que até então são inseguros e inexperientes, e os ajudam a lembrar, mesmo com o passar do tempo, da necessidade de ter uma postura humanizada. CONSIDERAÇÕES FINAIS Portanto, a disciplina de Semiotécnica não é apenas uma introdução aos aspectos práticos da medicina, mas também é a base para o desenvolvimento de habilidades e técnicas de comunicação imprescindíveis para uma boa entrevista clínica, é uma oportunidade para que os discentes desenvolvam a empatia na relação médico-paciente.
Título do Evento
XXVI Semana Científica do Curso de Medicina da UFU
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica do Curso de Medicina da UFU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MATHEUS, Molly; PIRES, Mariana Ponce; YUYAMA, Erika Kiyomi. A FORMAÇÃO DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE SEMIOTÉCNICA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxvi-semana-cientifica-do-curso-de-medicina-da-ufu-379451/762561-A-FORMACAO-DA-RELACAO-MEDICO-PACIENTE--EXPERIENCIAS-DE-ENSINO-NA-DISCIPLINA-DE-SEMIOTECNICA. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes