A VIVÊNCIA DE UMA NECROPSIA FETAL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZADO TEÓRICO-PRÁTICO PARA ESTUDANTES DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 28/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0318-6

DOI
10.29327/xxvi-semana-cientifica-do-curso-de-medicina-da-ufu-379451.756382  
Título do Trabalho
A VIVÊNCIA DE UMA NECROPSIA FETAL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZADO TEÓRICO-PRÁTICO PARA ESTUDANTES DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Julliana Silva Luiz
  • Nikolas Lisboa Coda Dias
  • Patrícia Rodrigues Bernadelle
  • Fabiola Prado de Morais
Modalidade
Resumo: Relato de Experiência
Área temática
Ensino
Data de Publicação
28/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxvi-semana-cientifica-do-curso-de-medicina-da-ufu-379451/756382-a-vivencia-de-uma-necropsia-fetal-como-instrumento-de-aprendizado-teorico-pratico-para-estudantes-de-medicina--um
ISBN
978-65-272-0318-6
Palavras-Chave
Autópsia, Gravidez de Alto Risco, Hipertensão Induzida pela Gravidez, Estudantes de Medicina, Educação Médica.
Resumo
INTRODUÇÃO: As necropsias são exames realizados em cadáveres para auxiliar na definição das causas de morte, fornecer dados estatísticos para os serviços de saúde e contribuir com o desenvolvimento científico-médico, impondo-se como importante ferramenta de ensino para os estudantes de Medicina. OBJETIVOS: Objetiva analisar as contribuições da vivência de uma necropsia fetal para consolidar o conhecimento médico, entender seus impactos na vigilância epidemiológica e a importância da assistência pré-natal. MÉTODOS : Trata-se de um relato de experiência sobre a percepção e a aprendizagem relacionadas a uma prática de ensino da Liga Acadêmica de Patologia Médica realizada por estudantes, que consistia em acompanhar uma necropsia fetal que ocorreu no Serviço de Verificação de Óbitos do município de Uberlândia. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A prática de ensino vivenciada permitiu aos alunos conhecerem possíveis consequências de acompanhamentos pré-natais irregulares, que podem levar a uma gravidez de alto risco devido a complicações, como a hipertensão induzida pela gravidez, que se manifesta por uma pressão arterial de pelo menos 140/90mmHg acompanhada de proteinúria significante, e o hipotireoidismo, caracterizado por uma queda na produção dos hormônios triiodotironina e tiroxina. Em razão dessas complicações, instaura-se uma hipoperfusão vascular gerando insuficiência placentária secundária às doenças supracitadas, culminando em óbitos fetais por sofrimento fetal agudo. Ademais, viabilizou-se aprender mais sobre os fenômenos cadavéricos através de achados necroscópicos e reafirmou-se a importância da declaração de óbito no direcionamento das políticas públicas e da adesão das gestantes à assistência pré-natal. CONCLUSÕES: O caso vivenciado exemplifica a importância da realização adequada do pré-natal, uma vez que o óbito fetal foi decorrente de patologias maternas evitáveis. Logo, tornaram-se evidentes as contribuições que uma necropsia pode oferecer aos seus espectadores, incrementando-se consideravelmente na educação médica, uma vez que o raciocínio clínico foi estimulado pelos achados necroscópicos, possibilitando o entendimento da doença materna e possíveis repercussões fetais, as quais seriam evitáveis caso se fizesse um adequado prosseguimento pré-natal, justificando a crucialidade da autópsia e a escrita deste artigo.
Título do Evento
XXVI Semana Científica do Curso de Medicina da UFU
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica do Curso de Medicina da UFU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

LUIZ, Julliana Silva et al.. A VIVÊNCIA DE UMA NECROPSIA FETAL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZADO TEÓRICO-PRÁTICO PARA ESTUDANTES DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxvi-semana-cientifica-do-curso-de-medicina-da-ufu-379451/756382-A-VIVENCIA-DE-UMA-NECROPSIA-FETAL-COMO-INSTRUMENTO-DE-APRENDIZADO-TEORICO-PRATICO-PARA-ESTUDANTES-DE-MEDICINA--UM. Acesso em: 29/06/2025

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