NARUTO NAS AULAS DE ARTE NAS ESCOLAS DE SÃO PAULO; UM OLHAR PARA AS NOVAS CRIAÇÕES ARTÍSTICAS INFANTOJUVENIS

Publicado em 20/01/2021 - ISBN: 978-65-5941-092-7

DOI
10.29327/139982.29-1  
Título do Trabalho
NARUTO NAS AULAS DE ARTE NAS ESCOLAS DE SÃO PAULO; UM OLHAR PARA AS NOVAS CRIAÇÕES ARTÍSTICAS INFANTOJUVENIS
Autores
  • Isac dos Santos Pereira
Modalidade
Resumos Externos
Área temática
Linguística, Letras e Artes
Data de Publicação
20/01/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxixconic/309670-naruto-nas-aulas-de-arte-nas-escolas-de-sao-paulo-um-olhar-para-as-novas-criacoes-artisticas-infantojuvenis
ISBN
978-65-5941-092-7
Palavras-Chave
Naruto. Desenho animado. Memórias. Arte/Educação.
Resumo
Introdução: A presente pesquisa decorreu de investigações a partir de reflexões sobre a importância do registro do Arte/Educador em sala de aula como um dever de resgate de memórias ao analisar e avaliar as atividades dos educandos, bem como sua práxis pedagógica. Com isso, de maneira um tanto focada e certeira, notou-se que mais do que simples e inócuos consumos e reflexões sobre a animação Naruto disponibilizadas em algumas plataformas, ele passou a entrar na sala de aula como mais um artista para dialogar e criar com as crianças e os pré-adolescentes. Objetivos: Tão logo, objetiva-se por mostrar a importância dos desenhos animados enquanto obra de Arte em sala de aula e sua reflexão mais aprofundada por parte do Arte/Educador. Relato e reflexões da experiência: Ao refletir durante longo tempo sobre a avaliação de suas práticas e dos processos de criação de seus educandos em sala de aula, o pesquisador deu-se conta por meio de resgates mnemônicos – ativados por suas fotografias – que, para além do entretenimento, monstros e heróis encontrados em tal animação, colocavam-se cada vez mais como elementos inerentes na poética artística dos estudantes do ensino Fundamental I dentro das escolas públicas com as quais teve e tem contato. Heróis bonzinhos, ou até mesmo os vilões monstruosos, envoltos em diferentes dimensões estéticas visuais e sonoras, passaram a fazer parte dos movimentos das danças criadas em aula, das dramatizações corporais desenvolvidas nas propostas de teatro, das composições musicais e, principalmente, das configurações gráficas e pictóricas confeccionadas pelas crianças. Nisso, foi possibilitado refletir que, segundo Jacquinot-Delaunay (2007, p.174),“cada nova tecnologia da informação ou da comunicação (...)”, pode carregar em seu bojo a “esperança de um uso educativo” para além do entretenimento. Considerações: Acredita-se que foi e é possível verificar essas interlocuções artísticas, pois o corpo da criança – ao vivenciar Arte, em sua forma mais democrática – aceita e ao mesmo tempo propicia a consolidação de novas memórias, através de experiências, sejam elas no âmbito das linguagens artísticas mais conhecidas ou da própria animação. Além do mais, tal coerência entre o conhecimento docente e a Arte audiovisual, apreciada pelas crianças, como diria Barbosa (2002), faz com que homem ou mulher, tidos aqui também como a própria criança, não se sintam estrangeiros no próprio país; eles passam a ter uma linguagem comum, um recurso comunicacional inerente ao grupo no qual estão inseridos.
Título do Evento
XXIX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFAM
Título dos Anais do Evento
Anais do XXIX Congresso de Iniciação Científica da UFAM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

PEREIRA, Isac dos Santos. NARUTO NAS AULAS DE ARTE NAS ESCOLAS DE SÃO PAULO; UM OLHAR PARA AS NOVAS CRIAÇÕES ARTÍSTICAS INFANTOJUVENIS.. In: Anais do XXIX Congresso de Iniciação Científica da UFAM. Anais...Manaus(AM) UFAM, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/XXIXCONIC/309670-NARUTO-NAS-AULAS-DE-ARTE-NAS-ESCOLAS-DE-SAO-PAULO-UM-OLHAR-PARA-AS-NOVAS-CRIACOES-ARTISTICAS-INFANTOJUVENIS. Acesso em: 03/05/2025

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