A PROBLEMÁTICA FRENTE A INFORMAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO ESQUIZOFRÊNICO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA

Publicado em 20/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1133-4

Título do Trabalho
A PROBLEMÁTICA FRENTE A INFORMAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO ESQUIZOFRÊNICO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA
Autores
  • Bianca Figueiredo Flor
  • JULYA FERREIRA TAVARES
  • MARCOS VINICIUS DA SILVA CATAXO
  • Otávio Sanches Siqueira da Silva
  • TAÍSSA DE SOUZA
  • Victor Camara
  • Denise Ribeiro
  • Christiane Pimenta
Modalidade
Varginha - Iniciação Científica
Área temática
Varginha - Psicologia
Data de Publicação
20/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxiii-seminario-iniciacao-cientifica-xix-simposio-pesquisa-unifenas/995814-a-problematica-frente-a-informacao-sobre-o-transtorno-esquizofrenico-na-formacao-dos-alunos-de-psicologia
ISBN
978-65-272-1133-4
Palavras-Chave
Esquizofrenia, Psicologia, estudantes, tratamento, transtorno
Resumo
O estudo investigou o conhecimento sobre o transtorno de esquizofrenia entre alunos de Psicologia do nono período da UNIFENAS Varginha, buscando avaliar a formação recebida e a preparação para lidar com pacientes com esse transtorno. A pesquisa utilizou um método qualitativo, empregando questionários online com perguntas abertas e fechadas direcionadas a alunos do nono período. As questões abordaram percepções sobre o conhecimento adquirido e a importância da psicoterapia no tratamento da esquizofrenia. Foram obtidas seis respostas, com alunos de abordagens como TCC, Psicanálise e Junguiana. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos avaliou seu conhecimento sobre a esquizofrenia como "médio", enquanto alguns o consideraram “alto” ou “muito alto”. A pesquisa apontou que, embora os estudantes demonstrem uma base de conhecimento, esta ainda pode ser insuficiente para atender de forma plena as necessidades de pacientes esquizofrênicos, resultando em um atendimento potencialmente superficial. Além disso, a formação limitada pode perpetuar estigmas e preconceitos, que já estão presentes entre os alunos ao ingressarem no curso. A análise sugeriu que a carga horária destinada ao estudo de transtornos como a esquizofrenia durante a graduação é restrita, o que pode afetar a preparação dos alunos. O estudo concluiu que é necessária uma reformulação curricular, com mais ênfase na prática clínica e em uma abordagem mais profunda sobre o transtorno. Assim, espera-se que os futuros psicólogos estejam melhor preparados para oferecer um cuidado de qualidade, que contribua para a melhoria da condição clínica e da qualidade de vida dos pacientes com esquizofrenia.
Título do Evento
XXIII Seminário de Iniciação Científica e XIX Simpósio de Pesquisa da UNIFENAS
Cidade do Evento
Alfenas
Título dos Anais do Evento
Anais do XXIII Seminário de Iniciação Científica e XIX Simpósio de Pesquisa da Unifenas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FLOR, Bianca Figueiredo et al.. A PROBLEMÁTICA FRENTE A INFORMAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO ESQUIZOFRÊNICO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA.. In: Anais do XXIII Seminário de Iniciação Científica e XIX Simpósio de Pesquisa da Unifenas. Anais...Alfenas(MG) UNIFENAS, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxiii-seminario-iniciacao-cientifica-xix-simposio-pesquisa-unifenas/995814-A-PROBLEMATICA-FRENTE-A-INFORMACAO-SOBRE-O-TRANSTORNO-ESQUIZOFRENICO-NA-FORMACAO-DOS-ALUNOS-DE-PSICOLOGIA. Acesso em: 12/07/2025

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