RESIDUAL DE PRODUTOS QUÍMICOS E BIOLÓGICO NO CONTROLE DO BICHO MINEIRO DO CAFEEIRO (LEUCOPTERA COFFEELLA)

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0285-1

Título do Trabalho
RESIDUAL DE PRODUTOS QUÍMICOS E BIOLÓGICO NO CONTROLE DO BICHO MINEIRO DO CAFEEIRO (LEUCOPTERA COFFEELLA)
Autores
  • Mauro Aparecido Ambrósio Filho
  • Paulo Henrique de Siqueira Sabino
Modalidade
Trabalho de Conclusão de Curso
Área temática
Agronomia
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxii-seminario-de-iniciacao-cientifica-e-xviii-simposio-de-pesquisa-da-unifenas-391247/759776-residual-de-produtos-quimicos-e-biologico-no-controle-do-bicho-mineiro-do-cafeeiro-(leucoptera-coffeella)
ISBN
978-65-272-0285-1
Palavras-Chave
Biológicos, Químicos, Cafeeiro
Resumo
Este trabalho tem por objetivo avaliar o residual de produtos químicos e biológico no controle do bicho mineiro do cafeeiro (Leucoptera coffeella). Para este trabalho foram utilizadas plantas de café da variedade Catuaí Vermelho IAC 144 em uma propriedade no município de Guaranésia, sul de Minas Gerais. O delineamento utilizado foi o em blocos ao acaso, com quatro tratamentos: T1 - Controle (Apenas água); T2 - Metarhizium anisopliae; T3 - Diamidas antranílicas; T4 – Piretróide, e quatro repetições, totalizando assim 16 parcelas experimentais. Cada parcela será composta por dez plantas, onde 2 de cada lado foram eliminadas e somente as 6 centrais avaliadas.Os produtos utilizados para condução do ensaio e suas respectivas doses foram: Água (controle); Meta-turbo SC® (Metarhizium anisopliae) – 2 L p.c.ha-; Bulldock® 125 SC (Beta-Ciflutrina) - 30 9 mL p.c.ha-1 e Altacor® (Clorantraniliprole) - 90 g produto comercial (p.c).ha-1 . Foi avaliado o número de folhas minadas pelo bicho mineiro. Para isso, foi escolhido um ramo central do pé de café e feito uma marcação com fita, contando o número de folhas presentes, e na sequência foi avaliado o número de folhas atacadas pelo bicho mineiro nos ramos marcados de cada planta. Foram consideradas mortas as lagartas que não se movimentaram ao serem estimuladas com estilete. Após cada avaliação, as folhas minadas serão retiradas para avaliar o efeito residual dos produtos ao longo do tempo e os dados transformados em porcentagem de infestação. As avaliações serão realizadas 15, 30 e 60 dias após a aplicação dos tratamentos. De posse dos dados analisados, os mesmos serão submetidos ao teste F para análise de variância e, se significativo, as médias dos tratamentos serão comparadas pelo teste de Tukey a um nível de 5% de significância, utilizando o software SISVAR (Ferreira, 2019). Foram feitas somente duas avaliações até o momento, as quais ainda não foram submetidas ao teste F, o que será feito em breve. Espera-se resultados sobre qual dos produtos comerciais tiveram maior efeito residual no controle do bicho mineiro do cafeeiro, assim facilitando a vida de produtores que precisam de realizar o controle desta praga. Este trabalho é de suma importância no setor cafeeiro, tendo em vista que o bicho mineiro é uma das principais pragas da cultura. Este trabalho não é financiado. Palavras chave: Biológicos, Químicos, Cafeeiro.
Título do Evento
XXII Seminário de Iniciação Científica e XVIII Simpósio de Pesquisa da UNIFENAS
Cidade do Evento
Alfenas
Título dos Anais do Evento
Anais do XXII Seminário de Iniciação Científica e XVIII Simpósio de Pesquisa da Unifenas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FILHO, Mauro Aparecido Ambrósio; SABINO, Paulo Henrique de Siqueira. RESIDUAL DE PRODUTOS QUÍMICOS E BIOLÓGICO NO CONTROLE DO BICHO MINEIRO DO CAFEEIRO (LEUCOPTERA COFFEELLA).. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxii-seminario-de-iniciacao-cientifica-e-xviii-simposio-de-pesquisa-da-unifenas-391247/759776-RESIDUAL-DE-PRODUTOS-QUIMICOS-E-BIOLOGICO-NO-CONTROLE-DO-BICHO-MINEIRO-DO-CAFEEIRO-(LEUCOPTERA-COFFEELLA). Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes