CONFIGURAÇÃO TEÓRICO–EMPÍRICA DA NOÇÃO DE DISCURSO DIGITAL ESCOLAR RELATIVO À QUÍMICA (DDERQ)

Publicado em 20/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0993-5

Título do Trabalho
CONFIGURAÇÃO TEÓRICO–EMPÍRICA DA NOÇÃO DE DISCURSO DIGITAL ESCOLAR RELATIVO À QUÍMICA (DDERQ)
Autores
  • Néstor Alexander Zambrano González
Modalidade
Relato de Pesquisa - Trabalho completo
Área temática
Linguagem e Cognição - LC
Data de Publicação
20/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxii-encontro-nacional-de-ensino-de-quimica-397660/820086-configuracao-teoricoempirica-da-nocao-de-discurso-digital-escolar-relativo-a-quimica-(dderq)
ISBN
978-65-272-0993-5
Palavras-Chave
DDErQ, configuração teórico-empírica, formação inicial
Resumo
Apresenta-se a configuração teórico-empírica da noção de Discurso Digital Escolar relativo à Química, adotando-se como referencial teórico-metodológico elementos da Análise de Discurso em sua vertente iniciada por Pêcheux. Além de tecer seus fundamentos teóricos a partir de quatro pilares, foram identificadas empiricamente cinco condições relevantes nos modos de produção discursiva dos participantes. As análises permitiram evidenciar a importância de promover espaços de reflexão que contribuam para a transformação da prática escolar desde a formação inicial. Também possibilitaram pensar os recursos tecnológicos como constitutivos da própria prática e reconhecer o papel central do professor em ambientes de ensino e aprendizagem de química mediados pelas TDIC, assim como as implicâncias de oportunizar a contextualização, historicização e ressignificação do conhecimento científico escolar em prol de gerar condições de participação incidente para setores mais amplos da população, lhes permitindo exercer ativamente a cidadania e construir coletivamente alternativas para enfrentar desafios contemporâneos de complexidade crescente.
Título do Evento
XXII Encontro Nacional de Ensino de Química
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XXII Encontro Nacional de Ensino de Química
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONZÁLEZ, Néstor Alexander Zambrano. CONFIGURAÇÃO TEÓRICO–EMPÍRICA DA NOÇÃO DE DISCURSO DIGITAL ESCOLAR RELATIVO À QUÍMICA (DDERQ).. In: Anais do XXII Encontro Nacional de Ensino de Química. Anais...Belém(PA) UFPA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxii-encontro-nacional-de-ensino-de-quimica-397660/820086-CONFIGURACAO-TEORICOEMPIRICA-DA-NOCAO-DE-DISCURSO-DIGITAL-ESCOLAR-RELATIVO-A-QUIMICA-(DDERQ). Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes