EXPLORANDO A QUÍMICA COM HUMOR: MEMES COMO UMA PROPOSTA DIDÁTICA

Publicado em 20/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0993-5

Título do Trabalho
EXPLORANDO A QUÍMICA COM HUMOR: MEMES COMO UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Autores
  • Ranyelle Oliveira da Silva
  • Roberto Alves de Sousa Luz
Modalidade
Relato de Pesquisa - Trabalho completo
Área temática
Ensino, Aprendizagem e Avaliação - EA
Data de Publicação
20/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxii-encontro-nacional-de-ensino-de-quimica-397660/815938-explorando-a-quimica-com-humor--memes-como-uma-proposta-didatica
ISBN
978-65-272-0993-5
Palavras-Chave
estratégias, memes, química
Resumo
O avanço da tecnologia e das redes sociais tem impactado o processo educacional, destacando os memes como ferramenta alternativa e inovadora para o ensino. Entretanto, nem todos os memes científicos têm propósito educacional. Este estudo buscou propor estratégias para auxiliar os professores de Físico-Química na aplicação de memes em sala de aula. A pesquisa, de caráter básico e exploratório, utilizou softwares como Adobe Illustrator e CorelDraw na produção dos memes. As estratégias de aplicação foram embasadas na Teoria da Mudança/Evolução Conceitual e na Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Embora atualmente a produção de material didático esteja crescendo, poucas são as discussões acerca de como esses materiais podem nortear o docente. Logo, o material didático proposto tem potencial em auxiliar professores na sua prática pedagógica, visto que, através dos aspectos visuais e da linguagem acessível dos memes foi possível desenvolver estratégias para a sua utilização dentro da sala de aula.
Título do Evento
XXII Encontro Nacional de Ensino de Química
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XXII Encontro Nacional de Ensino de Química
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Ranyelle Oliveira da; LUZ, Roberto Alves de Sousa. EXPLORANDO A QUÍMICA COM HUMOR: MEMES COMO UMA PROPOSTA DIDÁTICA.. In: Anais do XXII Encontro Nacional de Ensino de Química. Anais...Belém(PA) UFPA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxii-encontro-nacional-de-ensino-de-quimica-397660/815938-EXPLORANDO-A-QUIMICA-COM-HUMOR--MEMES-COMO-UMA-PROPOSTA-DIDATICA. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes