SORRIA E DIGA PH: USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA A AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 20/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0993-5

Título do Trabalho
SORRIA E DIGA PH: USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA A AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Murilo Nícolas Mombelli
  • Feliphe Cristiano Belluci
  • Guilherme Gonçalves Costa
  • Wilton José Diolindo Nascimento Júnior
  • Gildo Girotto Junior
Modalidade
Relato de Pesquisa - Trabalho completo
Área temática
Tecnologias Digitais - TD
Data de Publicação
20/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxii-encontro-nacional-de-ensino-de-quimica-397660/815196-sorria-e-diga-ph--uso-de-inteligencia-artificial-generativa-para-a-avaliacao-de-uma-sequencia-didatica-com-enfoqu
ISBN
978-65-272-0993-5
Palavras-Chave
Inteligência Artificial, Planejamento didático-pedagógico, Formação de professores.
Resumo
O uso de Inteligência Artificial (IA) com finalidades educacionais tem constituído um importante debate na literatura. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho foi o de analisar a viabilidade do uso de IA generativa para a avaliação de Sequências Didáticas (SD) com enfoque no Ensino Médio, levantando algumas possibilidades e limitações nesse processo. Na primeira etapa, elaboramos uma SD com temática ácido-base. Em seguida, utilizamos a IA generativa de texto ChatGPT (GPT-3.5) para avaliar cinco aspectos da SD proposta: (1) contexto; (2) objetivos de aprendizagem; (3) adequação teórico-metodológica; (4) estratégias didáticas; e (5) estratégias avaliativas. As respostas geradas foram submetidas à Análise Textual Discursiva (ATD). A análise evidenciou um possível uso da IA para a avaliação da SD, requerendo uma comunicação clara e bem-informada para seu refinamento. O estudo sugere um uso crítico-reflexivo, cuidadoso e com viés formativo das IA para a obtenção de feedback sobre o planejamento didático-pedagógico.
Título do Evento
XXII Encontro Nacional de Ensino de Química
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XXII Encontro Nacional de Ensino de Química
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOMBELLI, Murilo Nícolas et al.. SORRIA E DIGA PH: USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA A AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE NO ENSINO MÉDIO.. In: Anais do XXII Encontro Nacional de Ensino de Química. Anais...Belém(PA) UFPA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxii-encontro-nacional-de-ensino-de-quimica-397660/815196-SORRIA-E-DIGA-PH--USO-DE-INTELIGENCIA-ARTIFICIAL-GENERATIVA-PARA-A-AVALIACAO-DE-UMA-SEQUENCIA-DIDATICA-COM-ENFOQU. Acesso em: 29/10/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes