NUANCES DOS SABERES PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO (PCK): UM ESTUDO DE CASO PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÂNTICOS NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 20/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0993-5

Título do Trabalho
NUANCES DOS SABERES PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO (PCK): UM ESTUDO DE CASO PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÂNTICOS NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Léo da Silva Floriano
  • Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
Modalidade
Relato de Pesquisa - Trabalho completo
Área temática
Formação Docente - FD
Data de Publicação
20/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxii-encontro-nacional-de-ensino-de-quimica-397660/812043-nuances-dos-saberes-pedagogicos-de-conteudo-(pck)--um-estudo-de-caso-para-o-ensino-de-conceitos-quanticos-no-ensi
ISBN
978-65-272-0993-5
Palavras-Chave
PCK, Ensino de Química, Mecânica Quântica
Resumo
A sistematização dos saberes e conhecimentos necessários ao professor tem sido amplamente debatida por pesquisadores da área educacional, especialmente a partir dos anos 1980, com a introdução do conceito de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge ou PCK). E baseando-se nas ideias de Shulman (1986), o foco está na diversidade dos saberes docentes, buscando entender como se manifestaram os conhecimentos pedagógicos de um grupo de professores de Química em aulas do 1° ano do ensino médio em Cuiabá (MT), especificamente sobre os conceitos quânticos que englobam a Química. Para isso, adota-se um estudo de caso, utilizando o estudo de caso, de caráter qualitativo. A coleta de dados é realizada por questionários. A análise é feita por meio da análise de conteúdo, visando aproximar os conceitos sobre os conhecimentos docentes e produzir textos de pesquisa que contribuam para a reflexão e formação de professores de Química na região.
Título do Evento
XXII Encontro Nacional de Ensino de Química
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XXII Encontro Nacional de Ensino de Química
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FLORIANO, Léo da Silva; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. NUANCES DOS SABERES PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO (PCK): UM ESTUDO DE CASO PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÂNTICOS NO ENSINO MÉDIO.. In: Anais do XXII Encontro Nacional de Ensino de Química. Anais...Belém(PA) UFPA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxii-encontro-nacional-de-ensino-de-quimica-397660/812043-NUANCES-DOS-SABERES-PEDAGOGICOS-DE-CONTEUDO-(PCK)--UM-ESTUDO-DE-CASO-PARA-O-ENSINO-DE-CONCEITOS-QUANTICOS-NO-ENSI. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes