POR UMA HISTÓRIA PLURAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÕES DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
POR UMA HISTÓRIA PLURAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÕES DE PROFESSORES DE HISTÓRIA
Autores
  • Margarida Maria Dias de Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
ST08 - Historiografia formatando memória sobre o ensino (de História)
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/875251-por-uma-historia-plural--experiencias-de-formacoes-de-professores-de-historia
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
História plural, Formações de professores de História, Universidade Federal da Paraíba
Resumo
O presente projeto de pesquisa parte da necessidade de uma pluralização da história do ensino de história circunscrita nas atividades de formação dos profissionais de história no Brasil na segunda metade do século XX, quando se criam a maioria dos cursos de história das universidades federais. Para execução deste estudo pretende-se refletir sobre a experiência da Universidade Federal da Paraíba, mais especificamente, do curso de história sediado na capital, João Pessoa. Durante o período de 1976 a 1980, a Universidade Federal da Paraíba foi dirigida por Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. No seu reitorado que Motta (2014) define como um dos reitores articulados com os interesses da modernização que se empreendia nesse momento pelo Ministério da Educação, a UFPB passou de três para sete campi e com uma vigorosa contratação de professores (MOTTA, 2014, p. 270). O impacto da transformação por que passou a UFPB fez-se sentir em variados aspectos: na ampliação da oferta de vagas tanto para alunos quanto para professores; na chegada de muitos docentes de fora do estado; na ocupação do espaço urbano da capital, entre outros aspectos . Em todos os âmbitos seria possível demonstrar alterações significativas nas formas de sentir, pensar e agir. Contudo, move-se com o interesse pela tentativa de recortar essa experiência para, fundamentada nos estudos de Ferreira (2013a; 2013b), buscar compreender uma realidade bem mais complexa do que nos fez acreditar a historiografia produzida ao término da ditadura militar (1964-1985) que, aos poucos, moldou o campo do ensino de história e que restringiu a uma única chave explicativa a atuação docente e a reflexão sobre o ensino-aprendizagem de história: que os anos 80 do século XX construíram todas as novidades no campo - dos objetos, objetivos e recursos mobilizados para caracterizar o exercício docente e delimitar o campo de pesquisa, (embora não relacione esse nascedouro com o chão da sala de aula) - foi determinante para a construção do objeto de pesquisa ensino de história. Buscamos por meio desse estudo contribuir para compreender as inflexões que se delineiam na escrita da história para muito além de uma história tradicional x inovadora ou marxista x positivista, e outras visões dicotômicas dos fenômenos sociais. Deseja-se, portanto, pluralizar a narrativa do ensino de história, por meio da busca e sistematização de informações, interpretação de dados e análise de fontes que exemplifiquem a diversidade de experiências formativas de cursos superiores de história, desta feita, por meio do entendimento do que significou a convivência – no início conflituosa e, posteriormente, negociada – de formas de produção do conhecimento histórico na Universidade Federal da Paraíba no período de 1976-1980, representados aqui pelo estudo dos fazeres profissionais dos historiadores/professores de história, Silvio Frank Alem e José Octávio de Arruda Melo.
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. POR UMA HISTÓRIA PLURAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÕES DE PROFESSORES DE HISTÓRIA.. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/875251-POR-UMA-HISTORIA-PLURAL--EXPERIENCIAS-DE-FORMACOES-DE-PROFESSORES-DE-HISTORIA. Acesso em: 02/08/2025

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