RIO, 40 GRAUS E A EMERGÊNCIA DO CINEMA MODERNO NO BRASIL

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
RIO, 40 GRAUS E A EMERGÊNCIA DO CINEMA MODERNO NO BRASIL
Autores
  • José Almir Santos Basílio Filho
Modalidade
Resumo
Área temática
ST16 - História e Linguagens: literatura, música, teatro, cinema e pintura
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/875088-rio-40-graus-e-a-emergencia-do-cinema-moderno-no-brasil
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
Cinema brasileiro, análise fílmica, Rio 40 Graus, Nelson Pereira dos Santos, história do cinema
Resumo
O objetivo do presente trabalho é discutir a relevância histórica do filme Rio, 40 Graus (1955), dirigido por Nelson Pereira dos Santos. A realização da citada obra é entendida não apenas como um exemplo da efervescência cultural brasileira em um contexto de intensa agitação na sociedade, mas também como o marco inicial do cinema moderno no Brasil, caracterizado pela profunda articulação entre inovação temática e estética. A partir da metodologia da análise fílmica, problematizamos como as escolhas estéticas do diretor no filme em questão refletem seus objetivos de trazer para as telas problemas sociais como racismo e desigualdade econômica - representando-os, de forma inovadora, segundo uma perspectiva distinta dos padrões ideológicos das nações imperialistas. O trabalho tem como referencial teórico as formulações de Raymond Williams sobre o materialismo aplicado aos estudos culturais, de modo que encaramos com igual relevância o filme em si e suas condições de produção, distribuição e exibição, condicionadas pela conjuntura socioeconômica da época. A análise fílmica levada a cabo no decorrer do trabalho permite entender porque Rio, 40 Graus chegou a ser classificado como um "proto-Cinema Novo", isto é: um precursor do movimento que marcaria a produção cinematográfica nacional da década seguinte através de seu radicalismo estético e engajamento político. Diversos trechos analisados ilustram como a abordagem política e estética do filme, realizado nos anos da chamada democracia populista, remete ao projeto nacional-popular predominante entre as esquerdas no período: enfatizando a intervenção restrita aos limites da democracia burguesa com o objetivo de superar o imperialismo e subdesenvolvimento, bem como trazendo para as telas aspectos da chamada cultura popular. Em meio a continuidades e descontinuidades entre o Cinema Novo e Rio, 40 Graus, podemos perceber como este filme é fundamental para entender a trajetória do cinema engajado brasileiro a partir dos anos 1950, sobretudo por inserir o cinema brasileiro na constelação do moderno, conforme definição de Ismail Xavier.
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FILHO, José Almir Santos Basílio. RIO, 40 GRAUS E A EMERGÊNCIA DO CINEMA MODERNO NO BRASIL.. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/875088-RIO-40-GRAUS-E-A-EMERGENCIA-DO-CINEMA-MODERNO-NO-BRASIL. Acesso em: 18/05/2025

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