“A MISÉRIA MORAL DA ESCRAVIDÃO”, A QUESTÃO RACIAL NA OBRA “MAUÁ - EMPRESÁRIO DO IMPÉRIO” DE JORGE CALDEIRA (1995)

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
“A MISÉRIA MORAL DA ESCRAVIDÃO”, A QUESTÃO RACIAL NA OBRA “MAUÁ - EMPRESÁRIO DO IMPÉRIO” DE JORGE CALDEIRA (1995)
Autores
  • RICKELMY SILVA RODRIGUES
Modalidade
Resumo
Área temática
ST24 - Escravidão, emancipação e pós-abolição: trajetórias e experiências negras
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/873842-a-miseria-moral-da-escravidao-a-questao-racial-na-obra-maua---empresario-do-imperio-de-jorge-caldeira-(1995)
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
Mauá, Biografia, Questão Racial, Brasil, Século XIX.
Resumo
Nesta comunicação, pretendo apresentar resultados de pesquisa em andamento, cujas análises são fundamentadas numa biografia sobre Irineu Evangelista de Sousa, Mauá (1813 – 1889), intitulada “Mauá-Empresário do Império”, de autoria de Jorge Caldeira (jornalista e cientista político) e publicada em 1995, com o propósito de investigar a temática racial numa obra sobre o século XIX e elaborado no fim do século XX, num contexto de ebulição de políticas neoliberais no Brasil. Para o desenvolvimento do estudos, realizamos a revisão bibliográfica referente ao assunto mencionado, sobretudo, de pesquisas que tratam dos negócios da escravidão no Rio de Janeiro, capital do Império do Brasil, em meados do século XIX (S. Chalhoub (1990; C. G. Guimarães, 2013, Caldeira, 1999, dentre outros) e ancorando-se no conceito de “representação”, na perspectiva de Roger Chartier, sobre o qual interessa-nos compreender a “exibição de uma presença, apresentação pública de algo ou alguém” (CHARTIER, 1990, p. 20), e da reflexão da cultura histórica que perpassam a obra, que conforme a definição do historiador Elio Flores, configura-se como “os enraizamentos do pensar historicamente que estão aquém e além do campo da historiografia e do cânone historiográfico” (FLORES, 2007, p. 95). A partir dessas premissas, buscamos tanto compreender o comportamento e práticas sociais de Mauá em relação ao trabalho escravo quanto de como os últimos anos da escravidão foram representadas na obra de Caldeira. Ademais, outra questão a ser examinada se refere ao uso e abusos da imagem de Irineu Evangelista de Sousa, que no tempo presente figura nas redes e mídias sociais (documentários, podcast, etc.) com a imagem de um dos “maiores” empresários do país e, também, um admirável e inspirador empreendedor, que esteve em oposição ao escravismo no século XIX. Portanto, a pesquisa histórica poderá contribuir para ampliar a ação desse sujeito social, assim como compreender o uso da sua trajetória de vida na atualidade, no caso, a partir da atualização de sua memória e trajetória de vida, como a produzida por Caldeira (1995), identificando se, concretamente, houve medidas por parte de Mauá pelo fim do trabalho escravizado ou se outras estratégias foram utilizadas pelo “empresário” no contexto do capitalismo do século XIX. Como um dos resultados da pesquisa, indicamos que há uma rica narrativa histórica relativa à escravidão atlântica na obra de Caldeira, abordando o cotidiano dos escravizados no contexto urbano carioca. Assim, concluímos, que além da contribuição para a história desse personagem, a obra de Caldeira apresenta uma complexidade das relações sociais e raciais no século XIX, sobretudo da escravidão no Império, possibilitando perceber uma reconstrução histórica de como Mauá, a de Caldeira, lidou com o “cancro” ou a “miséria social da escravidãoa” da sua época, ou seja, o século da crises: no mundo do trabalho e na política monárquica brasileira e também de movimentos de contestação à ordem escravista.
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, RICKELMY SILVA. “A MISÉRIA MORAL DA ESCRAVIDÃO”, A QUESTÃO RACIAL NA OBRA “MAUÁ - EMPRESÁRIO DO IMPÉRIO” DE JORGE CALDEIRA (1995).. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/873842-A-MISERIA-MORAL-DA-ESCRAVIDAO-A-QUESTAO-RACIAL-NA-OBRA-MAUA---EMPRESARIO-DO-IMPERIO-DE-JORGE-CALDEIRA-(1995). Acesso em: 05/08/2025

Trabalho

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