AS REPRESENTAÇÕES DA MATERNIDADE NAS PINTURAS DE GÊNERO DO SÉCULO XVII

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
AS REPRESENTAÇÕES DA MATERNIDADE NAS PINTURAS DE GÊNERO DO SÉCULO XVII
Autores
  • Hugo Michel da Silva Souza
  • Maria Do Socorro Cipriano
Modalidade
Resumo
Área temática
ST27 - Práticas educativas e história cultural: diálogos interdisciplinares
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/873739-as-representacoes-da-maternidade-nas-pinturas-de-genero-do-seculo-xvii
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
Maternidade. Pinturas de gênero. Práticas educativas.
Resumo
O presente artigo tem por finalidade investigar sobre como as representações da maternidade nas pinturas de gênero podem ser compreendidas enquanto exercícios de aprendizado social dos modelos possíveis de ser mãe, na Holanda do período moderno. Conforme Philippe Ariés (1986), o tema da família é difundido nas fontes pictóricas europeias, especialmente a partir do século XVII, coincidindo com a emergência da família burguesa. Com base nessa nova configuração, a criança assume um lugar central no núcleo familiar, mas também se nota como a figura da mulher vai ganhando um lugar de importância em sua relação com os filhos e nas atividades relativas à sua função maternal, ao exemplo do que explícita a obra do pintor Pieter Hooch, em sua obra A mãe. Mas, se essas representações contribuem para um ideal de família moralmente exemplar e para a exaltação de uma família adequada aos novos valores, que vão sendo delineados para a época, entretanto, para além das imagens das madonas renascentistas, outras se distanciam desse modelo inspirado na imagem de santificação cristã. Nesta análise, não se prioriza apenas as pinturas que denotam gestos e cenários ideais, mas também as que denunciam outros comportamentos do que deveria ser a mãe ideal, as que mostram distorções. Pois, alguns pintores holandeses, empenhados em capturar detalhadamente cenas cotidianas de pessoas comuns, acabaram por oferecer aos pesquisados atuais, múltiplas possibilidades de leituras sobre aquele passado, sobretudo, no que diz respeito à relação entre pinturas e práticas culturais do passado; igualmente sobre como se configuravam e divulgavam normas comportamentais do feminino. Metodologicamente, este trabalho dialoga com a historiografia relativa à pintura e ao tema da maternidade e estudos sobre as pinturas holandesas enquanto leitura daquele cenário. Teoricamente, o artigo terá como referências: HERNÁNDES, Fernando (2007); MANGUEL, Albert (2001); CHARTIER, Roger (1990), CERTEAU, Michel de (2000).
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Hugo Michel da Silva; CIPRIANO, Maria Do Socorro. AS REPRESENTAÇÕES DA MATERNIDADE NAS PINTURAS DE GÊNERO DO SÉCULO XVII.. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/873739-AS-REPRESENTACOES-DA-MATERNIDADE-NAS-PINTURAS-DE-GENERO-DO-SECULO-XVII. Acesso em: 28/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes