A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: CAMINHOS PARA UMA EQUIDADE DE GÊNERO NA ESCOLA

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: CAMINHOS PARA UMA EQUIDADE DE GÊNERO NA ESCOLA
Autores
  • MARIA CECILIA SOUZA PEREIRA
Modalidade
Resumo
Área temática
ST29 - História das mulheres: a produção do conhecimento histórico sob a perspectiva de gênero
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/873694-a-representacao-da-mulher-no-livro-didatico-de-historia--caminhos-para-uma-equidade-de-genero-na-escola
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
História das mulheres; Livro didático de história; Igualdade de Gênero; Escola.
Resumo
RESUMO Sabemos que, historicamente, as mulheres foram relegadas a papéis secundários ou mesmo ignoradas nos relatos históricos tradicionais. Foi com o movimento feminista que a "história das mulheres" veio à tona, tornando possível revisitar e recontar a narrativa histórica sob uma perspectiva de gênero, na qual as mulheres passaram a ser inseridas. A historiadora Mary Del Priore afirma que: “foram as feministas as primeiras a pensar na elaboração de uma História das Mulheres antes dos historiadores/as." (DEL PRIORE, 2007, p. 220). Michelle Perrot e Joan Scott são historiadoras feministas que problematizam essa invisibilidade das mulheres na historiografia, através de suas obras pioneiras. Perrot, em "Os excluídos da história", adotou uma abordagem influenciada pela Escola dos Annales e pela Nova História Cultural, ampliando o escopo histórico para incluir temas sociais, culturais e econômicos, dando voz a sujeitos históricos antes invisibilizados. Por outro lado, Joan Scott (1990), em "Gênero: uma categoria útil de análise histórica", argumentou que o gênero não é apenas uma questão biológica, mas uma construção social que molda as relações de poder em diversas esferas da vida. Ambas contribuíram significativamente para uma história mais inclusiva e plural. Este artigo busca refletir sobre a representação da mulher nos livros didáticos de história e como essas representações impactam nas desigualdades de gênero construídas no espaço escolar. Para a efetivação da pesquisa, a metodologia adotada foi a análise da Coleção História Global Brasil e Geral, utilizada do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, do PNLD 2020, do autor Gilberto Cotrim. A presente coleção foi selecionada tendo em vista ser a coleção adotada na escola EREM Tito Pereira de Oliveira, da qual faço parte do corpo docente. Entende-se que a educação é uma das vias que nos possibilita construir espaços de reflexão e mudanças de posturas no que concerne às relações de gênero, como ressalta Louro (2003, p.58): "A escola, através de símbolos e códigos, delimita os espaços entre os gêneros e institui e separa o 'lugar' dos meninos e das meninas". Nesse contexto, ressalto a importância de analisar a representação feminina no livro didático de história como um caminho para refletir sobre como são construídas as relações de gênero na escola. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COTRIM, Gilberto. História Global 1. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/1592662> Acesso: jun. 2024. _______________. História Global 2. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/1592659> Acesso: jun. 2024. _______________. História Global 3. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em: <https://sabstrgobrashml.blob.core.windows.net/$web/PNLD/PNLD_2018/HistoriaGlobal/3o%20Ano/HistoriaGlobal_3_MP_0104P18043_PNLD2018.pdf> Acesso: jun. 2024. DEL PRIORE, Mary. História das mulheres: as vozes do silêncio. In. FREITAS, Marcos C. de. Historiografia Brasileira em perspectiva. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2007. PERROT, Michelle. Os excluídos da História: Operários, mulheres e prisioneiros. 3 ed. (1 ed. 1988) Tradução: Denise Bottman. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma Perspectiva pós-estruturalista. 6. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Porto Alegre: Educação e Realidade. v. 16 n. 2, p. 21, jul/dez. 1990.
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, MARIA CECILIA SOUZA. A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: CAMINHOS PARA UMA EQUIDADE DE GÊNERO NA ESCOLA.. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/873694-A-REPRESENTACAO-DA-MULHER-NO-LIVRO-DIDATICO-DE-HISTORIA--CAMINHOS-PARA-UMA-EQUIDADE-DE-GENERO-NA-ESCOLA. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes